Muitas pessoas tentam cultivar beterraba em suas casas de verão. Nem todos conseguem isso, pois o cultivo e o cuidado da beterraba em campo aberto apresentam uma série de peculiaridades. A colheita precisa ser regada na hora certa e alimentada adequadamente para obter raízes grandes e doces até o final do verão.
- Como e quando plantar beterraba em terreno aberto?
- Preparando o solo e semeando
- Plantando mudas
- Cuidado de beterraba
- Desbaste de mudas de beterraba
- Regar e fertilizar
- Tratamento e fertilização
- Pragas e doenças da beterraba
- Colheita e armazenamento
- O que você pode plantar depois da beterraba e com o que você pode combinar o plantio da beterraba?
Como e quando plantar beterraba em terreno aberto?
Uma safra de dois anos na estação quente não deve ser semeada nos canteiros muito cedo.A beterraba tolera bem quedas de temperatura de curto prazo. Mas mesmo as plantas sobreviventes podem começar a crescer em meados do verão. Este processo começa no nível genético, uma vez que as baixas temperaturas para as plantas bienais marcam o final da estação de crescimento do primeiro ano de desenvolvimento. Quando esquenta, os arbustos não formam raízes, mas direcionam toda a sua energia para a floração e a formação de sementes, liberando uma flecha de flor.
Para evitar isso, o jardineiro deve escolher um momento para semear a beterraba em campo aberto, quando as geadas já tiverem passado e o solo tiver aquecido a uma temperatura de cerca de +10... +12 °C. Para a Rússia central, a época aproximada de semeadura de beterraba para a colheita de inverno é nos últimos dez dias de maio. As sementes semeadas nesta época terão tempo de brotar e produzir uma boa colheita de raízes até o final de agosto - início de setembro, dependendo da variedade.
Para cultivar beterraba para produção precoce, o jardineiro deve preferir o método de mudas.
Em regiões com invernos amenos e início precoce do calor, o plantio de beterraba no inverno também é praticado para produzir vegetais precoces. Neste caso, as sementes são semeadas no final de outubro - início de novembro. O plantio deve ser feito a uma profundidade de 3 a 4 cm, para conservar as sementes o canteiro deve ser coberto com cobertura morta (serragem, turfa). A espessura da camada de cobertura morta é de 5 a 7 cm.As beterrabas cultivadas desta forma não são adequadas para armazenamento no inverno.
Preparando o solo e semeando
A preparação do local para a semeadura da beterraba na primavera no solo começa no outono, após a colheita. Os melhores predecessores são batatas e outras beladonas, cebolas e legumes. Você não pode plantar beterraba depois de acelga e repolho de vários tipos, bem como cenouras e outras raízes.
O melhor local é uma área com solo fértil, leve e solto, bem aquecido pelo sol.São preferidos solos com reação neutra ou ligeiramente alcalina. Se azeda de cavalo ou piolho (chickweed) crescer no jardim, o solo terá alta acidez. Ao preparar um local para o cultivo de beterraba em terreno aberto, é melhor calar esse solo adicionando farinha de dolomita, giz ou penugem a 1-1,5 kg/m².
Para que a beterraba fique saborosa, o solo das cristas deve ser preenchido com fertilizantes minerais e orgânicos. Para 1 m² você precisa adicionar:
- 20-30 g de sulfato de amônio;
- 10-15 g de cloreto de potássio;
- 30-40 g de superfosfato;
- 15-20 g de nitrato de amônio;
- 4-5 kg de húmus.
Não use estrume fresco, excrementos de pássaros, composto ou materiais semelhantes para fertilizar o solo. Quaisquer fertilizantes orgânicos devem ser aplicados podres para não provocar doença da beterraba sarnento.
Minerais e matéria orgânica são espalhados pela superfície da crista, e então o solo é bem cavado, misturando bem o solo e os fertilizantes. Durante o inverno, os grânulos se dissolvem, enriquecendo o solo com as substâncias de que a beterraba necessita. Na primavera, a área pode ser novamente desenterrada, preparando os canteiros para a semeadura.
As sementes de beterraba são diferentes das outras: são colhidas em 2 a 4 pedaços. e são cobertos por uma concha comum. Cada semente redonda e áspera em um saco produzirá vários brotos durante a germinação. Isso deve ser levado em consideração na semeadura e os grãos devem ser colocados a uma distância de pelo menos 5 cm um do outro. Existe também uma variedade de beterraba chamada Odnosprotkovaya, que germina contrariando as regras gerais e produz apenas 1 broto de cada grão.
Antes da semeadura, as sementes precisam ser inspecionadas. Sua cor natural é cinza amarelado. Caso tenham cor diferente, o tratamento pré-semeadura foi realizado pelos fabricantes do produto. Essas sementes precisam ser germinadas ou semeadas imediatamente.Se o material de plantio não for processado, ele será embebido em uma solução quente de permanganato de potássio rosa claro. Este procedimento destrói bactérias e esporos de fungos.
Após a embebição, as sementes podem ser semeadas imediatamente caso a seleção do local e o preparo dos canteiros já tenham sido concluídos. Às vezes, os jardineiros preferem plantar sementes germinadas. Para isso, são colocados em um pano úmido e colocados em local aquecido por 2 a 3 dias, mantendo um nível constante de umidade no material. Durante esse período, aparecem brotos avermelhados. As sementes não germinadas podem ser deixadas por mais 1-2 dias; elas podem germinar um pouco mais tarde. As sementes com mudas são plantadas em sulcos com cerca de 3-4 cm de profundidade e cobertas com terra.
Na semeadura devem ser observadas as seguintes distâncias:
- Deixe 5 cm entre os grãos em 1 linha;
- Deve haver cerca de 25 cm entre as linhas.
Beterrabas plantadas em cristas estreitas funcionam bem (de acordo com Mittleider). Com esse método, os canteiros são feitos com cerca de 35 cm de largura, com laterais formadas a partir do solo nas bordas. As sementes são plantadas a uma distância de 5 cm uma da outra nessas laterais. A vantagem deste método é a facilidade de cuidado e a iluminação uniforme de todas as plantas.
Plantando mudas
Para obter uma produção precoce, a beterraba é cultivada em mudas. Para fazer isso, as sementes são semeadas 2 a 3 semanas antes do plantio em terreno aberto. O transplante é realizado quando aparecem 2-3 folhas. Para o método de mudas, você pode cultivar beterraba em uma estufa ou em caixas profundas no parapeito de uma janela. Pode ser semeada com mais frequência do que na semeadura direta em campo aberto.
As mudas são plantadas de acordo com o esquema proposto para a semeadura (5x25 cm). É melhor plantar mudas em clima frio e nublado, antes da chuva. Se o tempo estiver ensolarado e quente, é aconselhável sombrear as cristas com gaze ou lutrasil, esticando o tecido sobre os arcos de arame instalados.
Cuidado de beterraba
Após o plantio de sementes ou mudas, o jardineiro deve seguir as regras de cuidado da beterraba em campo aberto. O resultado final depende da sua observância: o tamanho da raiz, o seu sabor e a conservação da qualidade dos vegetais durante o armazenamento no inverno. Seguir técnicas agrícolas simples passo a passo o ajudará a obter a melhor colheita.
Desbaste de mudas de beterraba
Desbaste de plantações de beterraba produzido para obter raízes maiores. Recomenda-se fazer isso 2 a 3 vezes por temporada:
- Ao semear diretamente no solo, o primeiro desbaste é realizado quando aparecem 2-3 folhas nas plantas. Vários brotos eclodirão de cada semente, então os excessos precisam ser retirados, deixando a muda maior e mais desenvolvida. Os rebentos colhidos podem ser utilizados como mudas: coloque-os onde as beterrabas não germinaram.
- A beterraba cultivada por mudas é desbastada pela primeira vez quando se forma no solo uma raiz com diâmetro de 1,5-2 cm.Para uma cultura semeada com sementes, o desbaste neste momento será a segunda vez. É preciso deixar 10 cm entre os arbustos.No desbaste é preciso retirar as plantas fracas e doentes, bem como aquelas que lançaram flechas de flores. As rosetas jovens removidas podem ser usadas como suplemento vitamínico em saladas (em vez de acelga) ou no preparo de borscht de verão.
- O próximo desbaste é realizado se você quiser cultivar raízes particularmente grandes. Nessa época, o diâmetro da raiz já chega a 5 a 6 cm, então o fruto jovem e doce pode ser utilizado como alimento de qualquer forma.
Após cada desbaste, é aconselhável amontoar as beterrabas.Durante esta operação, você precisa ter uma boa ideia de como adicionar terra corretamente ao colo da raiz da roseta: a terra não deve cobrir o ponto de crescimento das folhas no centro do arbusto. Você só precisa cobrir levemente a parte superior da raiz, que fica acima da superfície, com terra. Na maioria das vezes, variedades com raízes alongadas (Cilindro, Foguete e outras) elevam-se acima do solo. Ao mesmo tempo, a roseta inclina-se para o solo e as beterrabas tornam-se curvas.
Regar e fertilizar
Os segredos para o cultivo de beterraba de boa qualidade residem na rega e alimentação adequadas das plantas. É necessário regar abundantemente o canteiro com mudas para molhar o solo até uma profundidade de cerca de 10 cm, onde ficam as finas raízes de sucção da cultura. À medida que cresce, o volume de água de irrigação aumenta para 20-30 l/m² se não houver precipitação natural suficiente.
Durante a formação da raiz, a falta de umidade leva à formação de anéis duros e incolores na polpa da beterraba.
Até que a parte subterrânea atinja um diâmetro de 5-6 cm regar as beterrabas é melhor diariamente ou em dias alternados, concentrando-se na secagem da camada superior do solo com 2 a 3 cm de profundidade. No outono, 3-4 semanas antes da colheita da safra destinada ao armazenamento, a rega é interrompida, mesmo que não chova. Dessa forma, mais substâncias açucaradas são formadas na raiz e ela será melhor armazenada.
Para aumentar o teor de açúcar, você pode alimentar as plantações com água salgada várias vezes por temporada (0,5 colher de chá por 10 l). No estágio inicial de crescimento (antes da formação das raízes), a beterraba precisa ser fertilizada com fertilizantes nitrogenados. Para isso, adicione 1 colher de sopa a 10 litros de água, além do sal. eu. nitrato de amônio. No final do verão, a planta não precisa mais de substâncias nitrogenadas, mas a fertilização também é feita em agosto, acrescentando 1 colher de sopa para cada 10 litros de água. eu. nitrato de potássio.
A fertilização líquida pode ser aplicada não só no solo, mas também de forma foliar, ou seja, regando as folhas com solução nutritiva.
Tratamento e fertilização
Após regar ou aplicar fertilizante líquido, o solo entre as fileiras deve ser afrouxado até uma profundidade de 4 a 5 cm.Ao realizar este procedimento as raízes não devem ser tocadas, por isso o tratamento deve ser realizado com cuidado. O vídeo mostra como, junto com o afrouxamento, são destruídas as ervas daninhas que conseguem crescer entre as rosetas.
No afrouxamento também são aplicados fertilizantes, alimentando a plantação de uma forma diferenciada. O fertilizante mineral complexo (Agricola-4 ou outros) é espalhado nas entrelinhas e depois incorporado ao solo com enxada. Ao realizar essa fertilização, não é necessário adicionar soluções de outros fertilizantes.
Pragas e doenças da beterraba
Doenças e pragas de beterraba pode ser detectado pelos seguintes sinais:
- Manchas marrons com um ponto preto nas folhas da beterraba são uma doença fomose que afeta tanto as folhas quanto a raiz. Pulverizar as folhas com uma solução de ácido bórico (0,5 colher de chá para cada 10 litros de água) e adicionar bórax a 3 g/m² ajudará.
- O míldio é uma infecção fúngica. Neste caso, uma camada acinzentada é visível na parte inferior da folha. Você pode combater o fungo com fungicidas.
- Corneater, ou canela preta, afeta mudas jovens. A doença é prevenida com calagem do solo e adição de bórax (3-5 g/m²) durante a escavação na primavera.
- As raízes grandes são mais frequentemente afetadas pelo fusarium e pela podridão parda. Desenvolvem-se em solos pesados e os métodos de tratamento são a calagem e a aplicação de bórax.
A beterraba também é danificada por pragas de insetos. A maioria deles come folhas e suga (pulgões, pulgas, insetos e outros). As plantas podem ser protegidas através do tratamento com produtos químicos apropriados (Karbofos, Iskra).
Colheita e armazenamento
Os indicadores de rendimento e período de maturação dependem da variedade de beterraba. Mas as datas aproximadas de colheita na Rússia central são de meados a finais de Setembro, quando a temperatura do ar desce para +5... +15 °C. Não é desejável atrasar a colheita expondo as beterrabas ao congelamento quando a temperatura desce abaixo de 0 °C.
As raízes são arrancadas do solo, as folhas e seu ponto de crescimento são cortados e 2/3 das raízes são removidas. Para o armazenamento, as beterrabas são colocadas em caixas polvilhadas com areia seca. Grandes quantidades de vegetais são bem armazenadas na adega em sacos de malha.
O que você pode plantar depois da beterraba e com o que você pode combinar o plantio da beterraba?
Se um jardineiro praticar plantio compactado, os melhores vizinhos para a beterraba serão as seguintes culturas:
- cebola bulbo;
- legumes folhosos e verduras (alface, espinafre e outros);
- variedades de acelga e beterraba de maturação precoce.
Se você seguir a rotação de culturas, no ano seguinte após o cultivo da beterraba, poderá plantar batatas e outras solanáceas, semear cenouras, alho e abóboras. Os melhores substitutos serão as leguminosas, que irão restaurar o teor de nitrogênio do solo. Não se pode plantar acelga no mesmo lugar: suas folhas vão secar e murchar, secando no canteiro.