Muitos jardineiros estão interessados em regar a beterraba em terreno aberto. Afinal, este é um componente importante da tecnologia agrícola. Os horticultores observam que se você observar o regime de umidade e combiná-lo com regar beterraba com água salgada, isso terá um efeito positivo não só no rendimento, mas também no sabor da fruta. É importante saber que dependendo da época de cultivo, a cultura reage de forma diferente à umidade do solo. Para ter sempre um bom resultado é preciso seguir as regras.
Condição do solo e como determiná-la
Jardineiros inexperientes usam esta regra: quanto mais você regar a plantação, melhor será para ela. Mas esta opinião está errada e muitas vezes leva à perda de colheitas. Tanto a falta como o excesso de umidade têm um impacto negativo no desenvolvimento das raízes. O nível de água no solo ajudará a determinar quanta umidade a beterraba precisa.
A aparência do solo está diretamente relacionada ao grau de umidade. Neste caso, existem as seguintes recomendações para rega:
- O solo parece pó e não se aglomera - o que significa que está seco e precisa de muita rega.
- O solo pode formar um caroço, mas quando cai de uma longa distância, ele se desintegra facilmente em pequenos pedaços - é necessária uma rega moderada das beterrabas.
- O solo forma um caroço facilmente, mas não quebra ao bater no solo e não gruda nas mãos - está em bom estado, necessitando de rega apenas em dias quentes.
- A mistura de terra forma uma bola sem problemas e gruda nas mãos - você pode evitar regar por uma semana.
- A compressão do coma é acompanhada pelo aparecimento de gotas úmidas - o solo fica úmido e não precisa de umidade por 14 dias.
Intensidade e frequência
Como mencionado acima, você precisa regar a plantação somente quando for necessário. Isso é influenciado por fatores como fase de crescimento e condições climáticas ambientais. A beterraba é um vegetal que tem a capacidade de armazenar umidade. Durante os períodos de seca, ela usa com moderação. Portanto, o alagamento pode causar mais danos do que a seca.
Uma planta adulta pode ficar sem água por pelo menos 2 semanas. Você não pode fazer isso com brotos jovens que precisam de cuidados cuidadosos. Se a umidade não tiver para onde ir, pode levar a consequências negativas. As raízes apodrecem e racham com o tempo.
Como regar a beterraba corretamente?
A rega da beterraba em terreno aberto pode ser feita de várias maneiras:
- usando uma mangueira;
- irrigação por gotejamento;
- usando um regador;
- método de aspersão.
Usando uma mangueira
É mais frequentemente praticado por agricultores em grandes plantações de hortaliças. Antes de regar, a mangueira é conectada à rede de abastecimento de água e esticada no terreno. Para isso, é preferível escolher produtos duráveis, flexíveis e de duas camadas com trança de náilon.
Para uma rega uniforme, é necessário colocar bicos na mangueira. Eles borrifam jatos de água, para que a umidade chegue às raízes em pequenas partes, sem prejudicar os brotos.
O bom da mangueira é que ela pode ser estendida a qualquer momento usando seções adicionais. Eles são conectados entre si por meio de adaptadores especiais. Com que frequência você deve regar a beterraba neste caso? A mangueira é instalada em terra, deixando a pressão um pouco abaixo da média. Se o solo estiver suficientemente saturado, ele é transferido para outro local.
Ao mesmo tempo, os jardineiros devem garantir que a pressão não corroa o solo e destrua a colheita.
Vantagens e desvantagens deste método
Mais adequado para áreas de médio porte. É impossível utilizar a mangueira em grandes áreas, pois seu peso causa dobras e dobras. Mover-se requer muito esforço físico. Se o produto for feito de material de baixa qualidade, poderá vazar e ficar inutilizável. Boas mangueiras que duram muito tempo custam muito mais.
Irrigação por gotejamento
Uma das maneiras ideais de saturar uma cultura com umidade é a irrigação por gotejamento. Pessoas que podem pagar dizem que a planta recebe a quantidade necessária de líquido.Por sua vez, isto tem um efeito positivo no crescimento e rendimento dos vegetais.
Entre as vantagens está a formação de uma zona com umidade direcionada no terreno. Isso economiza o consumo de água e é adequado para qualquer tipo de solo. Este método não cria crosta nos canteiros, o que reduz os custos de mão de obra humana no trabalho com a cultura. A desvantagem são os custos adicionais de material.
Regar com regador
A beterraba também pode ser saturada de umidade usando um dispositivo simples como um regador. O método conhecido possui vários recursos:
- Os recipientes com sementes de hortaliças semeadas são regados, ultrapassando os limites dos canteiros. Gotas fortes muitas vezes erodem o solo e expõem as sementes, danificando assim as mudas.
- Ao mover o regador sobre as plantas, monitore a pressão da água para que fique uniforme. Então o solo receberá a mesma quantidade de umidade.
- Uma pessoa regula de forma independente a força da rega.
Ao regar os brotos com água, o agricultor sabe que toda a umidade vai para um determinado pedaço de terra. Uma vantagem importante é que após a irrigação, a crosta seca característica não permanece na superfície do solo. Não é aconselhável usar regador em canteiros grandes. Adequado para regar mudas ou saturar uma única planta com umidade.
Aspersão
Este método também é usado em grandes áreas. A vantagem é a ausência de pragas e doenças quando as gotas atingem o topo. Após a rega, o solo fica saturado de umidade e a beterraba a consome moderadamente. Apesar de o solo não precisar ser afrouxado após a rega, a instalação do sistema exige custos monetários consideráveis e alta pressão constante no abastecimento de água.
Requisitos de água
O uso de água gelada afeta negativamente o crescimento do vegetal.Antes de usar, deve ser aquecido para que a planta fique o melhor possível saturada de substâncias úteis. Se a precipitação ocorrer em tempo frio, a água da chuva também é recolhida e deixada a uma temperatura confortável para posterior irrigação. Caso contrário, uma nuance tão insignificante pode afetar o rendimento.
Fertilizantes
Para obter um sabor rico de beterraba, recomenda-se regar a planta com soluções contendo sal ou ácido bórico. Como fertilizante, pegue cinza de madeira e dilua em água. A rega com fertilizantes é realizada duas vezes durante o período de cultivo da beterraba. Com essa técnica, aumenta-se a concentração de açúcares nas raízes, o que torna sua polpa suculenta e doce.