Existe uma crença generalizada entre os jardineiros experientes de que regar a beterraba com água salgada aumenta o teor de açúcar das raízes. Mas os segredos de uma boa colheita não são só estes. Saber o que e como alimentar a beterraba afetará não apenas o sabor, mas também o tamanho e a conservação da qualidade dos vegetais.
Por que regar a beterraba com água salgada?
A fertilização das culturas é a aplicação de substâncias úteis (fertilizantes) durante a estação de crescimento. Na maioria das vezes, as misturas minerais são dissolvidas na água de irrigação e é realizada a fertilização líquida.Desta forma, as plantas obterão o que precisam o mais rápido possível.
O método de alimentação, segundo o qual é necessário regar a beterraba com água salgada, baseia-se no aumento da necessidade de sódio da cultura. Este elemento raramente é encontrado em quantidades suficientes em solos com estrutura pesada e densa, portanto, para muitos jardineiros na Rússia central, a colheita não produz a melhor colheita.
Cultivo de beterraba: regar com água salgada
Ao regar as plantas com água salgada 2 a 3 vezes por temporada, o horticultor introduz no solo a quantidade necessária de microelementos úteis para elas. Mas na hora de fazer essa alimentação é importante não exagerar, caso contrário você pode obter o resultado oposto em vez de vegetais doces. Excesso de qualquer fertilizantes para beterraba é prejudicial, então você precisa aprender a determinar quantas vezes alimentar a cultura e qual solução é adequada para as condições do local.
Quais são os padrões de irrigação?
A maneira mais fácil de determinar a necessidade de sódio, boro, potássio e outros microelementos de uma planta é pela aparência. Quando a beterraba fica sem nutrientes, as folhas ficam pequenas, planas e de cor vermelha. Em condições normais, a lâmina foliar do vegetal é grande, ligeiramente ondulada e de rica cor verde. Dependendo da variedade, apenas o pecíolo da folha ou também as nervuras podem ser vermelhos.
Você pode alimentar uma cama com raízes com fertilizantes complexos especiais para beterraba. O fabricante indica as proporções nas instruções do medicamento.
Ao regar as plantas com água salgada, você mesmo pode determinar as proporções:
- se a beterraba parecer saudável, então 1 colher de chá. o sal de cozinha é dissolvido em 10 litros de água morna e 1 m² é despejado com essa quantidade de líquido;
- se as folhas ficarem vermelhas, aumente a dose de sal para 2 colheres de sopa. eu.por 10 le por 1 m², focando na gravidade da falta de microelementos.
O sal não se dissolve na água muito rapidamente e, ao regar a beterraba, é importante evitar que cristais da substância entrem nas raízes. Uma concentração muito alta da solução torna-a perigosa para uma planta jovem. Antes de regar, deve-se esperar até que todo o sal se dissipe na água. O tempo de infusão da solução pode ser de até 10 minutos.
Recomendações de rega
Para ter à mesa deliciosos vinagretes de beterraba caseiros no verão e no inverno, a alimentação com beterraba é combinada com o regime de rega correto:
- até o aparecimento das mudas, o solo deve permanecer constantemente úmido;
- as mudas jovens são regadas à medida que a camada superior do solo seca com 0,5-1 cm de profundidade;
- quando aparecer uma roseta de 4 a 6 folhas, faça a primeira alimentação com uma solução de sal de cozinha em dosagem mínima (1 colher de chá por 10 litros por 1 m²);
- à medida que as plantas crescem, é necessário levar em consideração que a raiz só acumula substâncias úteis e umidade, e a absorção ocorre a uma profundidade de 10-15 cm, portanto o solo precisa ser umedecido até essa profundidade, despejando 2-3 baldes de água por 1 m²;
- quando o diâmetro da raiz atingir 5-6 cm, dissolva sal, ácido bórico e infusão de cinzas em água, água (como regar e quanto fertilizante tomar está indicado abaixo).
Se houver pouca precipitação, as beterrabas deverão ser regadas a cada 3-5 dias para garantir que o solo retenha umidade suficiente. Se as folhas começarem a ficar vermelhas novamente, pode ser necessária outra alimentação com sal e cinzas.
Além da rega, existe outro método de tratamento - a alimentação foliar. As plantas podem ser enriquecidas com as substâncias de que necessitam pulverizando as partes aéreas com as soluções indicadas.A pulverização também é usada para prevenir doenças da beterraba.
Aumentamos o teor de açúcar de outra maneira
Além de tratar a beterraba com sal, muitas vezes é necessária a adição de boro, potássio e fósforo. Para enriquecer o solo com boro, 10 g de fertilizantes de boro (bórax, ácido bórico, Kemira-lux e outros) devem ser dissolvidos em 10 litros de água. A cinza de madeira também ajuda a enriquecer o solo com microelementos. Precisa ser peneirado, despeje 300-500 g de pó em 1 litro de água e deixe a mistura repousar por 24-36 horas.
Misture a solução resultante com 10 litros de água e despeje o líquido sobre 1 m² de canteiro de beterraba. Os tratamentos podem ser repetidos após 3-5 dias até obter um resultado visível - as folhas adquirem um aspecto normal.
Para enriquecer o solo com potássio e fósforo, necessários à formação das raízes e ao acúmulo de substâncias açucaradas, são utilizados fertilizantes complexos (Agricola-4, Kemira e outros). Você também pode tomar monofosfato de potássio (1 colher de sopa para cada 10 litros de água), misturar 1-2 colheres de sopa de superfosfato. eu. e 1-2 colheres de chá. cloreto de potássio ou 1 colher de chá. nitrato de potássio em 10 litros de água. Um pequeno excesso desses elementos não prejudica a beterraba, a planta leva apenas o que precisa.
Razões pelas quais a beterraba pode não ter um gosto bom
Para a doçura das raízes da beterraba, não só a rega e a fertilização são importantes. As plantas não absorvem bem os nutrientes se o solo for altamente ácido ou encharcado (em áreas pantanosas). Em condições desfavoráveis, as raízes ficam feias, podem rachar ou formar vazios em seu interior e sua estrutura torna-se fibrosa.
Se um horticultor tem esses problemas ano após ano, então o problema não é uma variedade ruim ou um cuidado inadequado com as plantações. O solo simplesmente não é adequado para beterraba.Pode ser melhorado adicionando materiais de cal (penugem, giz, dolomita ou pó de mármore) e areia.
Essas medidas reduzem a acidez do solo e o tornam mais solto. Para 1 m² será necessário até 1 balde de areia (fina e sem argila) e 1-1,5 kg de cal. Para enriquecer o solo com substâncias nitrogenadas necessárias ao crescimento da beterraba, adicione adicionalmente 1 balde de húmus do ano passado.
A serragem (não as aparas) ajudará a soltar o solo. Se a fazenda tiver aves ou porcos, a serragem pode ser usada como cama e, depois que o esterco apodrece, o solo dos canteiros pode ser preenchido com esse húmus. Na ausência de gado, a serragem pode ser empilhada, umedecida e deixada apodrecer durante 1 ano.
O desenvolvimento das culturas de raízes é frequentemente dificultado por pragas e doenças. Pulverizar as folhas com uma solução salina forte (2 colheres de sopa para cada 10 litros de água) geralmente ajuda a eliminar insetos, fungos e bactérias que comem folhas. Ao processar, você deve tentar umedecer a parte inferior da lâmina foliar e o solo ao redor das plantas.