Durante todo o período de crescimento, as plantas necessitam de suporte com fertilizantes minerais. Você pode usar formulações acessíveis e inofensivas, fáceis de usar e que contenham elementos necessários ao bom desenvolvimento das culturas. Consideremos o uso do "Borofoski", sua composição, princípio de ação e finalidade, vantagens e desvantagens. Como utilizá-lo como principal fertilizante e cobertura, para proteção e prevenção de doenças, quando e como aplicar.
- Composição e forma de lançamento de "Borofoski"
- Princípio e escopo
- Vantagens e desvantagens
- Instruções de uso
- Como fertilizante básico
- Na forma de alimentação
- Para prevenção e proteção de plantas
- Prazos para depósito
- na primavera
- no outono
- Medidas de precaução
- Prazo de validade e condições de armazenamento
- Análogos do produto
Composição e forma de lançamento de "Borofoski"
O fertilizante é produzido pela “AIP-PHOSPHATES” na forma de pequenos grânulos cinza em embalagens macias e lacradas de 1 kg. A composição não contém nitrogênio, mas contém fósforo (10%), potássio (16%), cálcio (25%), magnésio (2%) e boro (0,25%).
Princípio e escopo
Os elementos incluídos na fórmula Borofoski participam ativamente dos bioprocessos que ocorrem nas plantas cultivadas. No jardim pode ser utilizado durante todo o período vegetativo. O fertilizante se diferencia por elementos corretamente selecionados e balanceados, graças aos quais nutre as plantas, normaliza o crescimento, aumenta a fertilidade do solo, aumenta a produtividade e melhora a qualidade dos frutos colhidos. Reduz a entrada de nitratos e metais pesados nos tecidos vegetais. Acelera a sobrevivência e enraizamento de mudas e mudas.
A fertilização com “Borofoskaya” pode ser feita em culturas floridas e ornamentais; este fertilizante é adequado para rosas e outras flores de jardim, vegetais, árvores frutíferas e plantas de frutos silvestres.
O potássio normaliza a absorção de água, melhora o transporte de fluidos por toda a planta, promove o acúmulo de amido e açúcares em frutas e raízes, aumenta a resistência a doenças e aumenta a resistência ao estresse.
O fósforo em Borofoska está na forma de carbonato; esta forma evita que seja removido do solo. O fósforo aumenta o rendimento, afetando positivamente a produtividade, melhora o crescimento de raízes, botões e flores.O cálcio ajuda as plantas a se desenvolverem plenamente e a florescerem abundantemente. O boro é um estimulador do crescimento, da floração e da formação de pólen; sua entrada nas plantas é mais importante durante o período de floração e frutificação.
O fertilizante pode ser utilizado em qualquer fase do cultivo, começando pelas mudas. Apesar de ter de ser dosado corretamente, um ligeiro consumo excessivo não é grande coisa. As plantas retirarão do solo quantos nutrientes necessitarem no momento.
Vantagens e desvantagens
Vantagens e viabilidade do uso do “Borofoski” no jardim:
- a composição inclui fósforo e potássio - os elementos nutricionais mais importantes, bem como cálcio, magnésio e boro igualmente importantes;
- os elementos são apresentados de forma facilmente digerível;
- sem cloro;
- não permanece no solo;
- acidifica o solo, podendo ser utilizado em solos alcalinos;
- apoia as plantas durante sua estação de crescimento ativa.
Contras: devido à reação ácida, não é recomendado para uso em solos ácidos.
Instruções de uso
O “Borofoska” é utilizado como principal fertilizante, ou seja, no preparo do solo e no plantio, para alimentação durante toda a safra, e também como forma de prevenir a deficiência de microelementos no solo e na nutrição das plantas.
Como fertilizante básico
Ao preparar canteiros e cavar, o fertilizante Borofoska é aplicado na primavera ou no outono. Os grânulos são incrustados no solo a uma profundidade de 10 cm para que fiquem localizados ao nível do sistema radicular. Por 1 m² m são aplicados 60 g, 70 g são aplicados em canteiros de hortaliças, 100 g em flores e culturas ornamentais e 50-80 g em árvores e arbustos.
Na forma de alimentação
Ao alimentar as culturas, os grânulos são adicionados secos ao solo ou dissolvidos em água e os canteiros são regados. Dosagem – 2 colheres de sopa. eu. por 10 litros.A frequência da fertilização depende do estado das plantas, mas normalmente este fertilizante é aplicado antes da floração e durante todo o período de frutificação.
Para prevenção e proteção de plantas
O “Borofoska”, devido ao seu teor de boro, pode ser utilizado para prevenir a deficiência de boro e as doenças que daí decorrem. Isto se expressa na morte de pontos de crescimento e novos brotos, na diminuição do número de botões e flores, na queda de frutos já maduros e no desenvolvimento de podridão em vegetais e tubérculos. Para prevenção em solos pobres neste elemento, aplica-se “Borofoska” como fertilizante principal e preferencial, nas doses recomendadas pelo fabricante.
Prazos para depósito
Como outros fertilizantes, o Borofosk não só deve ser dosado corretamente, mas também aplicado em tempo hábil. Então o benefício disso será máximo.
na primavera
O preparo do solo na primavera é feito depois que a neve derrete e seca um pouco. O solo deve aquecer, mas não secar. Os grânulos são espalhados pelos canteiros escavados, após o que são enterrados a uma profundidade rasa com um ancinho. Na primavera, recomenda-se a aplicação de fertilizantes em solos arenosos leves.
no outono
O esquema de utilização do fertilizante Borofoska no outono é o mesmo da primavera. Os grânulos são adicionados ao solo escavado e cobertos. A época da aplicação no outono ocorre após o final do período de cultivo e da colheita. Se você precisar plantar arbustos ou árvores no outono, prepare a área para eles cerca de 2 semanas antes do plantio. No outono, o fertilizante é usado principalmente em solos argilosos pesados.
Medidas de precaução
"Borofoska" não é tóxico para humanos, animais e abelhas. Mas pode irritar a pele ao entrar em contato com grânulos ou solução.Portanto, por segurança, é necessário usar luvas de borracha para uso doméstico e não retirá-las até o final do trabalho. Após finalizar a aplicação, lave as mãos e o rosto com sabonete. Qualquer solução que entre em contato com a pele ou os olhos deve ser lavada com água limpa.
Prazo de validade e condições de armazenamento
O "Borofoska" pode ser armazenado durante 2 anos, desde que cumpridas todas as condições. Os grânulos devem ser protegidos da umidade e da luz solar, para isso devem ser armazenados em sacos originais bem fechados. Não armazene alimentos, produtos domésticos, medicamentos ou ração animal nas proximidades. Se precisar preparar uma solução, você deve dissolver quantos grânulos forem necessários para regar em 1 dia. A solução só pode ser armazenada por 1 dia.
Análogos do produto
Em uma fazenda particular, “Borofoska” pode ser substituído por fertilizantes de fósforo-potássio: monofosfato de potássio, “YaraTera KRISTA MKP”, “Good Host”, “Granfoska”, “Atlante” e outros.
“Borofoska” contém não apenas fósforo e potássio, mas também magnésio e boro em grandes quantidades. Portanto, pode servir para nutrir as plantas e prevenir a falta desses microelementos no solo. Desta forma, é possível normalizar o fornecimento de boro às plantas, prevenir o desenvolvimento de doenças, ativar a floração e melhorar a frutificação. O microelemento melhora a qualidade da colheita, torna-a mais saborosa, dura mais tempo e diminui o percentual de frutos afetados pela podridão.