O fertilizante complexo amofos contém dois elementos vitais para as plantas - fósforo e nitrogênio. Os componentes são solúveis em água e estão numa forma facilmente acessível às plantas. A eficácia do medicamento está associada a uma alta concentração de substâncias ativas e boas características físicas. O amofos é usado como principal meio de fertilização adicional durante a estação de crescimento.
Descrição do amofos
A composição do fertilizante foi desenvolvida para fornecer às plantas uma quantidade suficiente de fosfatos em caso de subconsumo ou má absorção de outros fertilizantes.A falta de fósforo de fácil digestão é especialmente perceptível na fase inicial de desenvolvimento, durante o período de intenso crescimento do sistema radicular. A falta de fósforo afeta negativamente a formação dos órgãos reprodutivos.
O desenvolvimento de toda a planta é inibido, o amadurecimento dos frutos é suspenso e, com isso, o rendimento diminui. Além disso, a falta ou má absorção de fósforo retarda o efeito positivo de outros fertilizantes, principalmente de nitrogênio, nas plantas. Portanto, para a maioria das culturas, a dose necessária de fósforo é aplicada primeiro.
Atenção! O amofos é o melhor fertilizante para uso em estufas e estufas.
Composição do fertilizante
Amofos - concentrado fertilizante nitrogênio-fósforo, em que a participação do fósforo é de 52%, do nitrogênio - cerca de 12%. O fósforo deve ser considerado como elemento principal e o nitrogênio como componente acompanhante. A droga também contém potássio, cálcio, magnésio e enxofre.
O amofos é significativamente mais eficaz do que fertilizantes e misturas de componente único, com o mesmo teor de nitrogênio e fósforo. Segundo especialistas, 1 kg de amofos pode substituir 2,5 kg de superfosfato comum e 0,35 kg de nitrato de amônio. Ou seja, a substância é quase três vezes mais eficaz que um fertilizante convencional, monocomponente.
O amofos é um fertilizante complexo. É obtido neutralizando o ácido fosfórico com amônia. A composição do amofos é expressa pela fórmula química NH4H2PO4. Ao contrário do superfosfato, possui uma estrutura cristalina pronunciada. É um produto que não contém nitratos e cloro. Vamos dissolver em água.
Formulário de liberação
O herbicida é produzido na forma granular na marca “A” e na forma de pó na marca “B”.Ambas as marcas de amofos contêm 44–52% de fósforo e 10–12% de nitrogênio. Formas:
- Recomenda-se o uso local de amofos granulado grau “A” antes da semeadura, como iniciador ou linha.
- O amofos grau “B” é utilizado como produto principal e como cobertura para semeadura contínua. Estas são gramíneas perenes em terras forrageiras, gramados verdes naturais para parques e fins esportivos.
O amofos é vendido em lojas de varejo em recipientes macios ou sacos plásticos. O produto é enviado a granel para grandes empresas agrícolas.
Características físicas e mecânicas
O medicamento possui boas características de produto nos seguintes parâmetros:
- O medicamento possui um grau de higroscopicidade, em que a substância não absorve a umidade do ar durante o armazenamento e transporte. Isso significa que o fertilizante não fica úmido, não gruda e não perde fluidez.
- O produto se dissolve no meio aquático, o que aumenta significativamente as possibilidades de seu uso e métodos de aplicação no solo. As soluções fertilizantes são adequadas para uso em irrigação e irrigação por gotejamento.
- Os grânulos são uniformes em tamanho e resistência e têm o mesmo formato. Essas qualidades são especialmente importantes na aplicação de fertilizantes ao solo por método mecanizado e permitem que o fertilizante seja distribuído uniformemente pela área do local.
- O preparo contém uma quantidade ideal de umidade de cerca de 1%, o que garante a resistência da composição granulométrica e garante a fluidez do produto em todas as etapas, desde o carregamento até a aplicação no solo.
A alta concentração de princípios ativos e a quase total ausência de lastro tornam o uso de amofos muito rentável economicamente.Nas condições das fazendas e empreendimentos agrícolas, os custos de armazenamento, transporte e aplicação de fertilizantes no solo são significativamente reduzidos.
Importante! O fósforo não se move bem no solo. Traga fertilizantes fosfatados deve estar o mais próximo possível do sistema radicular das plantas.
Recomendações de uso
As instruções de uso do amofos recomendam o uso do produto para todas as zonas climáticas, aplicável tanto a solos áridos quanto férteis. O amofos é igualmente eficaz em terrenos protegidos e abertos. Adequado para aplicação em plantações de inverno e primavera-verão, como fertilizante principal ou alimentação adicional. Quando diluído, pode ser utilizado em sistemas de irrigação por gotejamento. Os fertilizantes com fósforo e nitrogênio são necessários para frutas e bagas, hortaliças, tubérculos, cereais, ervas perenes e flores. Como fertilizante principal, aplicam-se as seguintes taxas de consumo por 1 metro quadrado. área m.:
- No preparo do solo, aplicar até 30 g para hortaliças;
- para raízes, essa norma é de 15–25 g;
- para arbustos de frutas e bagas, aplicar na proporção de 15–30 g;
- Aplique até 15–20 g de amofos sob gramados e flores.
Como alimentação vegetativa, a norma é de 5–10 g para tubérculos, vegetais e frutas. Ao alimentar flores, arbustos de frutas silvestres e ervas perenes, use 4–5 g do medicamento. Alguma correção nos padrões é feita pela ação prolongada dos fertilizantes usados anteriormente.
Características do uso de amofos
Como principal fertilizante, o amofos é aplicado no outono ou início da primavera, ao cavar o solo, na proporção de 15–30 g por 1 m² de área. Em uma estufa ou estufa, consomem 40–50 g por 1 m² de área.No cultivo de mudas, adiciona-se 1 a 2 g do medicamento por 1 metro linear de plantio, incrustando-o no solo até uma profundidade de 5 a 6 cm. Idente os sulcos com fertilizante líquido, diluindo 20 g de amofos em um balde de água.
A fertilização no outono e início da primavera é realizada dependendo do tipo de cultura. Os sulcos são preparados ao longo do perímetro do círculo radicular. As depressões são umedecidas e levadas a uma profundidade de 5–6 cm, misturando-se com o solo. Para fornecer rapidamente nutrientes às raízes da planta, os grânulos são dissolvidos em volumes normais de água e utilizados para alimentação das raízes.
É conveniente usar fertilizante líquido para sistemas de irrigação automática ou irrigação por gotejamento. Inicialmente, 1 kg de fertilizante é dissolvido em um balde de água. Dê tempo para que o medicamento se dissolva e filtre a mistura. A solução resultante é um extrato aquoso altamente concentrado. Deve ser diluído na proporção de 1:50. O resultado deve ser 500 litros ou 50 baldes de fertilizante acabado. No estado diluído, a solução é utilizada para rega simples com regador ou para sistemas automáticos de irrigação por gotejamento.
O amofos é um valioso fertilizante de nitrogênio e fósforo com alta concentração de substâncias ativas e de fácil digestão. O uso adequado do medicamento fornece às plantas um conjunto completo de macro e microelementos.