O sulfato de potássio também é chamado de sulfato de potássio. É considerado um dos fertilizantes mais eficazes. A composição é usada para alimentar plantas. É especialmente eficaz no cuidado de culturas que reagem negativamente ao cloro. Quando utilizada corretamente, a substância ajuda a obter excelentes resultados. No entanto, às vezes os jardineiros estão interessados no que pode substituir o sulfato de potássio.
O que é sulfato de potássio e para que serve?
O sulfato de potássio é um fertilizante eficaz sem cloro.Contém potássio, necessário ao desenvolvimento normal das plantas cultivadas. Normalmente o fertilizante é produzido na forma de grânulos brancos.
O fertilizante é utilizado para alimentação seca e para irrigação por irrigação de culturas cultivadas em terreno fechado ou aberto. A composição é utilizada durante a estação de crescimento.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens da alimentação incluem o seguinte:
- Aumentar o teor de açúcares e vitaminas na estrutura das células vegetais, aumentando a resistência a diversas patologias e reduzindo a probabilidade de danos aos frutos por podridão cinzenta.
- Restaurando a viabilidade das plantas perenes após o inverno.
- Pode ser usado em plantas sensíveis ao cloro.
- Melhorar a circulação de fluidos nas células vegetais.
- Influência efetiva no desenvolvimento das plantas, ativação da formação de novos brotos.
- Baixo custo.
- Fácil de usar.
- Nenhum dano às pessoas se a técnica de aplicação for seguida.
No entanto, o fertilizante também apresenta algumas desvantagens:
- Possibilidade de combinação com nem todos os fertilizantes. Isso cria dificuldades quando é necessário aplicar diversos fertilizantes.
- Risco de absorção de microelementos importantes do solo.
Quando usar
A droga é mais eficaz quando usada em tipos de solo turfoso, arenoso e vermelho. Também pode ser usado para terra argilosa e preta, mas neste caso é necessário umedecer bem o solo. A necessidade máxima de potássio é sentida pelas culturas que crescem em áreas calcárias, uma vez que esse solo contém um mínimo de sais.
O fertilizante é adequado para as seguintes culturas:
- leguminosas;
- representantes da família dos crucíferos - repolho, nabo, beterraba, cenoura;
- girassol;
- morango;
- pepinos;
- tomates;
- pimenta;
- beringela;
- arbustos de bagas;
- árvores frutiferas.
Como diluir e instruções de uso
O medicamento pode ser administrado de diferentes maneiras:
- Na forma seca, o produto é utilizado no início da primavera ou outono. No primeiro caso, o medicamento é usado antes do plantio, no segundo - na escavação do local para o inverno.
- A alimentação líquida é considerada o método mais eficaz. Os cristais diluídos em água atingem o sistema radicular com muito mais rapidez.
- A solução de pulverização pode ser usada durante a estação de crescimento. Para fazer isso, você precisa pegar 35-40 gramas de grânulos e misturar com 10 litros de água. A composição resultante é usada para pulverizar massa verde.
Medidas de precaução
Ao utilizar a substância, é importante utilizar equipamentos de proteção individual - respirador e luvas. Eles devem ser usados independentemente de como a substância é usada. Equipamentos de proteção ajudarão a prevenir o contato com a pele e membranas mucosas, bem como a inalação de poeiras e vapores tóxicos. Após concluir o trabalho, é necessário lavar bem as mãos com sabão.
Compatibilidade com outros fertilizantes
Ao combinar sulfato de potássio com outras substâncias, é recomendável seguir estas regras:
- a composição não pode ser combinada com giz e uréia;
- o medicamento deve ser combinado com agentes nitrogenados imediatamente antes da aplicação no solo;
- Ao usar sulfato de potássio em solos ácidos, recomenda-se combiná-lo com cal.
O que pode substituí-lo?
O produto pode ser substituído por outros fertilizantes potássicos, mas é importante seguir uma série de regras:
- Cloreto de potássio – tem a maior gravidade específica do óxido de potássio.Porém, a composição inclui cloro, considerado tóxico para a maioria das plantas. Portanto, o cloreto de potássio só pode ser usado para escavações profundas antes do inverno.
- Nitrato de potássio - contém óxido de potássio e nitrogênio. A composição pode ser usada mesmo após a formação dos ovários. No entanto, na maioria das vezes é usado para alimentar tubérculos e frutos silvestres. A composição pode ser aplicada seca ou em solução.
- O potássio e magnésio é um fertilizante combinado à base de potássio e magnésio. Não há cloro nele. A composição é utilizada na forma de cobertura quando o teor de magnésio no solo é baixo.
O sulfato de potássio é um produto eficaz frequentemente usado para fertilizar plantas cultivadas. Porém, se necessário, pode ser substituído por outros compostos de potássio, seguindo rigorosamente as instruções.