Os fertilizantes com potássio são considerados meios importantes responsáveis pelo desenvolvimento normal das plantas cultivadas. O conteúdo deste elemento no solo afeta diretamente os parâmetros de produtividade. Graças ao uso de quantidade suficiente de fertilizantes, é possível ativar o processo de fotossíntese, fortalecer o sistema imunológico, acelerar o amadurecimento e o sabor das frutas.
- Sinais de deficiência e excesso de potássio nas plantas
- Tipos de fertilizantes potássicos
- Cloreto de Potássio
- Sulfato de potássio (sulfato de potássio)
- Calimagnésia (sulfato de potássio e magnésio)
- Kalimag
- Sal de potássio (potássio)
- Pó de cimento
- Como você conseguiu isso?
- Termos e taxas de aplicação
- Como usar?
- Precauções de segurança para uso
Sinais de deficiência e excesso de potássio nas plantas
O potássio é de grande importância para o desenvolvimento das culturas hortícolas. Este elemento está contido em muitos fertilizantes. Se as plantas apresentam deficiência da substância, a amônia se acumula em suas células. Isso provoca suscetibilidade a infecções fúngicas e causa a morte dos brotos. Isto é devido à cessação da síntese de elementos proteicos e carboidratos complexos nas células.
Ao mesmo tempo, o excesso de potássio também afeta negativamente o crescimento e o desenvolvimento das culturas. Por isso, é importante ter cuidado ao utilizar fertilizantes à base dessa substância. Exceder a dosagem é estritamente proibido.
Tipos de fertilizantes potássicos
Todos os suplementos de potássio são divididos em 2 categorias:
- Cloretos - facilmente misturáveis com água. Eles só podem ser adicionados ao solo no outono. Isso dará tempo ao cloro para evaporar do solo durante o inverno.
- Os ácidos sulfúricos também se misturam facilmente com água. Além disso, esses produtos podem ser usados não apenas no outono, mas também na primavera ou no verão. Porém, é recomendado o uso de pequenas dosagens.
Cloreto de Potássio
A cobertura inclui 45-65% de potássio. Também contém 40% de cloro, o que aumenta a acidez do solo. O cloro retarda o desenvolvimento das culturas e provoca a deterioração da qualidade das culturas. Portanto, o cloreto de potássio deve ser aplicado exclusivamente no outono. No momento em que as plantas começam a crescer, o componente perigoso tem tempo de desaparecer da estrutura do solo. O cloreto de potássio é branco. Ao mesmo tempo, o fertilizante é caracterizado por uma cor acinzentada ou rosa.
Sulfato de potássio (sulfato de potássio)
Este fertilizante contém 50% de potássio e aproximadamente 20% de enxofre. O segundo componente beneficia membros das famílias das leguminosas e das crucíferas. Ao mesmo tempo, não há cloro no fertilizante.
Esta preparação de potássio pode ser usada para melhorar o desenvolvimento de pepinos, tomates e morangos.Também é utilizado para alimentar vinhas e plantas ornamentais. A composição é perfeita para culturas suscetíveis ao cloro.
Recomenda-se que o sulfato de potássio seja usado na primavera como fertilizante principal. Pode ser usado no cultivo em terreno aberto e em casa de vegetação.
Calimagnésia (sulfato de potássio e magnésio)
Este medicamento inclui 30% de potássio e 9-17% de magnésio. Esta composição de potássio é adequada para aplicação em solos com baixo teor de magnésio. O fertilizante é caracterizado por uma cor rosa acinzentada e uma fração de partículas muito finas.
Calimagnésia não absorve umidade, por isso pode ser facilmente armazenada e transportada. A composição é facilmente absorvida pelo sistema radicular. Geralmente é usado como alimentação principal na primavera.
Kalimag
Esta ferramenta corresponde composição com potássio magnésio. No entanto, contém adicionalmente sulfato de cálcio e cloreto de sódio. Neste caso, o produto contém 15-20% de potássio, 10% de magnésio e 17% de enxofre.
Sal de potássio (potássio)
Este medicamento é uma mistura de cloreto de potássio e silvinita. Nesse caso, o volume de potássio na substância é de 40%. No entanto, o fertilizante contém muito cloro, o que pode causar grandes danos aos tomates, batatas e frutas silvestres. O sal de potássio é considerado o mais eficaz para a beterraba. A composição é aplicada no solo apenas no outono, durante a preparação do local para o inverno.
Pó de cimento
Este produto é considerado um resíduo obtido durante a produção de cimento. Contém sulfatos, carbonatos e bicarbonatos. O produto contém uma pequena quantidade de silicatos de potássio.
O pó de cimento contém 10-35% de potássio. Além disso, não contém cloro. Este fertilizante tem efeito alcalinizante.É mais frequentemente usado para culturas que não toleram bem o cloro.
O fertilizante tem estrutura fina e pode causar irritação nas mucosas humanas. Portanto, agora raramente é usado na agricultura.
Como você conseguiu isso?
A tecnologia de fabricação de fertilizantes potássicos depende da composição e finalidade das preparações:
- O cloreto de potássio é obtido por flotação. Para tanto, são utilizadas formações minerais. Neste caso, a silvinita é moída e depois tratada com uma solução mãe. Durante o processo de produção, o licor é separado do sedimento. Como resultado, é possível obter cloreto de potássio na forma cristalina.
- O sulfato de potássio é obtido pela mistura de schenita e langbenita.
- Para obter potássio e magnésio, é necessário processar a quenita. A substância chega ao mercado na forma de grânulos ou pó marrom-acinzentado.
- O sal de potássio é uma mistura de cloreto de potássio e silvinita. Às vezes, o segundo componente é alterado para cainita.
Termos e taxas de aplicação
Para que as preparações de potássio dêem o resultado desejado, é importante seguir rigorosamente a dosagem. Existem várias opções para administração de medicamentos:
- O principal é que as camas precisam ser alimentadas no outono. Isso é feito antes de cavar o solo.
- Pré-semeadura - a composição deve ser aplicada nas covas antes do plantio. Ao mesmo tempo, é combinado com sulfatos ou outros sais benéficos.
- Adicional - os suplementos de potássio são aplicados antes do florescimento das plantas ornamentais ou do amadurecimento das frutas. Isso é feito quando são detectadas deficiências nutricionais.
As taxas de aplicação são selecionadas levando em consideração a variedade de componentes minerais, a composição do solo e as necessidades da cultura. Por 1 metro quadrado vale a pena usar a seguinte quantidade de medicamentos:
- 20-40 gramas de cloreto de potássio;
- 20 gramas de nitrato de potássio;
- 10-15 gramas de sulfato de potássio.
Como usar?
Para que o uso do potássio seja eficaz, é necessário levar em consideração o tipo de cultura cultivada:
- Pepinos. Para produzir 100 quilos de fruta são necessários 440 gramas de potássio. Recomenda-se o uso de sal duplo, que contém um mínimo de cloro.
- Batata. Esta cultura assimila perfeitamente o Kalimag. Você deve adicionar 1 colher pequena do produto em cada buraco.
- Tomates. Para produzir 100 quilos de tomate são necessários 500 gramas de potássio. Como esta cultura necessita de fósforo, é melhor usar substâncias complexas. O uso de potássio-magnésia aumenta a produtividade em 40%.
- Morango. Esta cultura não tolera exposição ao cloro. Portanto, os fertilizantes que contenham este componente devem ser aplicados no outono com cal. O potássio torna as frutas mais doces e aumenta sua vida útil.
Precauções de segurança para uso
Ao usar fertilizantes à base de potássio, você deve usar equipamento de proteção individual - respirador, óculos de proteção, luvas. Isto ajuda a evitar o contacto de componentes perigosos com a pele e membranas mucosas. Após aplicar o fertilizante, lave as mãos com sabão.
O potássio é de grande importância para o desenvolvimento normal das plantas cultivadas. Hoje existem muitos fertilizantes com este componente, o que permite escolher a melhor opção de acordo com a sua necessidade.