A magnésia potássica é um fertilizante que satura as plantas com microelementos e nutrientes. Além disso, com a ajuda deste medicamento é possível restaurar o solo esgotado. A substância contém todo um complexo de elementos necessários ao pleno desenvolvimento das culturas. O medicamento é acessível e fácil de usar, por isso é tão popular entre jardineiros e jardineiros.
O que é e qual a sua composição?
O potássio e magnésio é entendido como um fertilizante mineral básico que praticamente não contém cloro.Contém uma mistura equilibrada de magnésio e potássio. Essas substâncias são apresentadas na ração na forma de sulfatos.
O medicamento é produzido pela Buysky Chemical Plant.
Ele contém os seguintes componentes:
- potássio – esta substância aumenta a atividade enzimática e melhora o metabolismo celular;
- óxido de magnésio - a composição é necessária para a fotossíntese e produção de proteínas, afeta a estrutura dos tecidos e os processos de crescimento, melhora a absorção de fósforo e cálcio, promove a produção de óleos essenciais e ácido ascórbico;
- enxofre – torna as plantas mais resistentes à seca, flutuações de temperatura e radiação.
Princípio de funcionamento e área de utilização da magnésia potássio
O potássio e magnésio pode ser usado em vários tipos de plantas de jardim, vegetais, frutas e frutos silvestres. Este fertilizante é ótimo para plantas que têm medo do cloro. Isso inclui pepinos, groselhas e uvas. Também estão incluídos nesta categoria os representantes da família Solanaceae.
Graças à sua composição complexa, o potássio magnésio ajuda a alcançar uma série de efeitos:
- O potássio melhora o desenvolvimento de raízes - beterraba e cenoura. A substância também é necessária para as rosas durante o período de floração. O potássio ajuda o tomate a formar frutos e garante seu amadurecimento uniforme.
- O magnésio ajuda a melhorar o crescimento de batatas, cereais e membros da família das leguminosas. A deficiência deste elemento atrasa a absorção dos nutrientes pelas plantas e sua movimentação para o sistema radicular. Se houver falta de substância, a absorção de elementos úteis e seu movimento para o sistema radicular são interrompidos.
- Os representantes da família dos crucíferos precisam de enxofre. Na falta dessa substância, existe o risco de desbaste dos brotos, desfiamento da folhagem e baixa estatura.
O potássio e magnésio é recomendado para uso em culturas sensíveis ao cloro.O medicamento deve ser usado para alimentar as seguintes plantas:
- batata;
- tomates;
- beterraba;
- uva;
- cenoura;
- repolho;
- leguminosas;
- flores de interior;
- citrino;
- tabaco;
- Pimentão
Instruções de uso
O magnésio potássio traz grandes benefícios para diferentes culturas. Este medicamento é indispensável no cultivo da uva. A sua utilização torna os arbustos mais resistentes às geadas e evita o congelamento dos rebentos. A composição também ajuda a evitar o ressecamento dos cachos.
O medicamento também pode ser usado nas seguintes culturas:
- Para rosas. Essas flores não aceitam bem o cloro, por isso precisam ser alimentadas com potássio e magnésio. A composição deve ser aplicada na primavera e no outono. Para 1 metro quadrado vale a pena usar 20 gramas da substância. Deve ser aplicado a 20 centímetros dos arbustos.
- Para tomates. Recomenda-se usar 100-150 gramas da substância por 1 metro quadrado. Durante a temporada você precisa realizar 4-6 tratamentos. Nesse caso, vale ingerir 20 gramas da substância para cada 10 litros de água.
- Para pepinos. A fertilização geralmente é usada antes do plantio de vegetais. Para isso, é necessário usar 100 gramas de produto seco por 1 metro quadrado. Após a aplicação do produto, os canteiros precisam ser regados generosamente. Depois de algumas semanas, o procedimento precisa ser repetido. Recomenda-se aumentar a dosagem para 200 gramas. Após mais 2 semanas, vale adicionar 400 gramas da substância.
- Para batatas. O potássio e magnésio ajuda a aumentar a vida útil das batatas e aumenta o teor de amido nelas.Durante a temporada, a composição deve ser aplicada três vezes. Recomenda-se adicionar 1 colher pequena do produto em cada poço. Antes de amontoar, deve-se usar 20 gramas da substância por 1 metro quadrado. Durante a formação dos tubérculos, recomenda-se utilizar uma solução de 20 gramas do produto e um balde de água.
- Para morangos. Recomenda-se fertilizar esta cultura em agosto. Para isso, deve-se utilizar 35 gramas da substância por 1 metro quadrado. Após o uso, a substância deve ser borrifada com terra.
- Para plantas coníferas. A composição deve ser aplicada na primavera e no outono. Neste caso, recomenda-se recuar 40-50 centímetros do tronco. Para alimentar as culturas de coníferas é necessário aplicar 35 gramas do produto por 1 metro quadrado.
Medidas de segurança
A magnésia potássica não é classificada como substância perigosa. Se seguir as instruções de uso do produto, a composição é totalmente inofensiva ao meio ambiente.
Ao usar o produto, você deve seguir as seguintes recomendações:
- O medicamento deve ser armazenado em depósito separado, fora do alcance de crianças e animais.
- É necessário preparar soluções de trabalho à base de potássio e magnésio em locais com boa ventilação.
- A temperatura de armazenamento não deve exceder +35 graus.
- Para preparar o fluido de trabalho, você deve usar utensílios e ferramentas separados.
- Recomenda-se realizar todas as manipulações com roupas especiais, respirador e luvas.
- É importante evitar o contato do medicamento com as mucosas.
- Se a substância entrar em contato com os olhos ou corpo, é recomendável consultar imediatamente um médico.
O que é compatível com
É proibido combinar potássio magnésio com uréia, pesticidas e estimulantes de crescimento. A droga combina bem com outras drogas.
Condições e períodos de armazenamento
As instruções indicam que a magnésia potássio pode ser armazenada por 5 anos. No entanto, a substância é estável, pelo que o seu prazo de validade real é ilimitado. A composição não requer condições específicas. O único requisito é evitar o contato com a água. A composição dissolve-se facilmente em líquido.
Análogos de fertilizantes
O medicamento tem uma composição única, portanto o complexo não possui análogos exatos.
A magnésia potássica é um remédio eficaz que satura as plantas com substâncias úteis e melhora o seu crescimento. Para que a composição dê o efeito desejado, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso.