Os fertilizantes nitrogenados, como o nitrato, têm sido usados com sucesso na agricultura para alimentar as plantas. Consideremos as propriedades físicas e químicas do nitrato de sódio ou nitrato de sódio, benefícios e malefícios, uso, prazo de validade e regras de armazenamento e contra-indicações de uso. Como preparar você mesmo o salitre, como agir em caso de envenenamento.
O que é nitrato de sódio
O nitrato de sódio pertence aos fertilizantes nitrogenados, contendo 15-16% de nitrogênio e 26% de sódio.Na aparência é um sal branco constituído por pequenos cristais. O salitre dissolve-se bem em água, para que se dissolva mais rapidamente, é aconselhável usar água morna em vez de fria.
Propriedades físicas
O nitrato de sódio não é o único nome da substância. É também chamado de nitrato de sódio ou salitre chileno (já que a grande jazida onde o sal foi extraído pela primeira vez estava localizada no Chile). Atualmente, o sal não é apenas extraído em diversos países, mas é obtido principalmente como subproduto que se forma durante a produção do ácido nítrico a partir da amônia.
O fertilizante é solúvel em água pura, a solubilidade aumenta com o aumento da temperatura, a 20 °C 87,6 g de pó dissolve-se em 100 g de água, a 60 °C – 124,7 g, a 100 °C – 176 g.
Propriedades quimicas
O nitrato de sódio tem a fórmula NaNO3. Absorve a umidade do ar, como resultado do qual ocorre um endurecimento intensivo, ocorre uma mudança estrutural, recristalização de pequenos cristais em grandes. Em local seco não endurece, fica quebradiço e desta forma é conveniente aplicá-lo no solo.
No solo, o nitrato de sódio se decompõe no cátion Na+ e no ânion NO3–. O íon nitrato é absorvido apenas biologicamente, no outono e no inverno, por falta de absorção biológica, não permanece no solo. Por causa disso, ocorrem perdas de nitrogênio, principalmente em solos de textura leve. Devido a esta característica, o nitrato de sódio não é recomendado para aplicação no outono. Se for necessária aplicação antes do inverno, a dosagem deve ser aumentada.
Benefícios e malefícios
Vantagens do nitrato de sódio:
- nutre as plantas com 2 elementos importantes: nitrogênio e sódio;
- nitrogênio na forma de nitrato, mais acessível às plantas;
- alcaliniza o solo;
- pode ser usado como fertilizante para semeadura, plantio e alimentação;
- aprovado para uso em todas as culturas.
Desvantagens: o nitrato de sódio não é utilizado como aplicação principal no outono, pois é facilmente lavado e não traz nenhum benefício.
Área de uso
O nitrato de sódio pode ser utilizado em todos os tipos de solo, com exceção dos solonetzes, pois o sódio contribui para uma salinidade ainda maior do solo. Neutraliza a alta acidez em solos podzólicos e leves. Para esses solos, o nitrato de sódio é mais eficaz do que os fertilizantes com amônia ácida.
Para a aplicação principal, o nitrato de sódio é utilizado em abril, para pré-semeadura (como fertilizante de linha na semeadura) - no mês seguinte, para alimentação radicular e foliar - de junho a agosto. O nitrato de sódio é especialmente recomendado para alimentação de raízes e tomates, pois são culturas que adoram sódio. Ao alimentar a beterraba, torna-a doce devido ao aumento do fluxo de carboidratos da folhagem para as raízes. Também se torna uma fonte de nitrogênio para as culturas durante a estação de crescimento.
Como fazer você mesmo nitrato de sódio
Você pode preparar nitrato de sódio com suas próprias mãos. Para criar fertilizante, são necessários 2 reagentes: nitrato de amônio e cloreto de potássio. Eles precisam ser tomados em proporções iguais. Separadamente, dissolva cada componente da futura mistura em água: 1 parte de salitre em 3 partes de água e 1 parte de potássio em 2 partes de água. Misture até dissolver e combine os dois componentes. Depois disso, coloque fogo.
Começarão a ser liberados vapores de amônia, que são tóxicos se inalados, por isso é necessário preparar o salitre ao ar livre ou em uma área bem ventilada.Quando as bolhas e a evaporação pararem, resfrie a solução e coloque-a na geladeira. O salitre está pronto quando se formam longos cristais brancos. Eles precisam ser esmagados até ficarem pulverulentos. Coloque em sacos de papel ou sacos plásticos grossos. Armazene em local seco.
Instruções de uso
O nitrato de sódio é aplicado em todas as culturas, exceto aquelas que não necessitam de muito sódio como nutriente. A dosagem do fertilizante na agricultura depende da quantidade de nitrogênio no solo, das condições meteorológicas e climáticas, do tipo de cultura cultivada e da anterior. A taxa de utilização do nitrato de sódio não é constante, devendo ser calculada em cada caso separadamente.
Dosagem aproximada para aplicação principal: para tubérculos – 50 g por 1 m², para hortaliças – 40 g por 1 m²; para flores – 35-40 g por 1 m². Para preparar soluções fertilizantes líquidas, 100 g de salitre são dissolvidos em 10 litros de água, e esse volume é consumido por 10 m².
Quando usado em lotes residenciais particulares, o salitre é aplicado durante a escavação no outono, 1-2 kg por cem metros quadrados e 0,5 kg na primavera. Ao plantar árvores, coloque 100-150 g de fertilizante em cada cova de plantio e 60 g de fertilizante sob um arbusto. Você também pode polvilhar o pó nos círculos do tronco das árvores - 15-30 g por 1 metro quadrado. m; para uma árvore adulta, a dosagem máxima não passa de 250 g por planta.
Para facilitar a dosagem, você pode usar meios improvisados: 1 colher de chá. contém 5 g de fertilizante em 1 colher de sopa. eu. – 15 g, em caixa de fósforos – 25 g.
Contra-indicações e regras de armazenamento
Não é recomendado o uso em sapais e solos salinos. Para eles você precisa escolher algum outro fertilizante com efeito semelhante. Quando usado em conjunto, não deve ser misturado com húmus ou aditivos incluindo fósforo e potássio. Não usado em estufas.
A vida útil do nitrato de sódio é ilimitada. Armazenar apenas na embalagem original que não permita a entrada de umidade no pó. Não armazene próximo a fertilizantes orgânicos, alimentos ou produtos domésticos. Manter em armazém inacessível a animais e crianças.
Ao aquecer o fertilizante existe risco de incêndio ou explosão, por isso ele fica isolado de materiais inflamáveis e hermeticamente fechado. Sacos de pó são empilhados em paletes.
Precauções e ações de segurança em caso de envenenamento
O nitrato de sódio em contato com a pele tem efeito irritante. Para evitar isso, use luvas de borracha ao trabalhar com pó. Quando o trabalho terminar, lave as mãos. Também é necessário usar respirador e óculos de proteção; um respirador é especialmente necessário quando você mesmo prepara nitrato de sódio.
O nitrato de sódio é tóxico para os seres humanos e pode ser perigoso se inalado ou se entrar em contato com membranas mucosas ou pele. A poeira é irritante e pode causar queimaduras químicas.
O envenenamento por nitrato de sódio pode ocorrer se as regras de segurança forem violadas ou se a dosagem for excedida. Nesse caso, observam-se os seguintes sintomas: sabor salgado e amargo, náuseas, convulsões, letargia, dores na região do fígado e na nuca, cianose.
Se sentir sintomas que indiquem intoxicação grave, procure imediatamente a ajuda de um médico.Esteja ao ar livre, aqueça-se, troque de roupa. Enxágue a pele com água e os olhos com água fria por 10 a 30 minutos. Se a solução entrar no estômago, é necessário enxaguar: beba 6-7 unidades. comprimidos de carvão ativado, lave com água. Depois de 20 minutos, induza o vômito artificialmente.
O nitrato de sódio é um dos fertilizantes nitrogenados, usado para alimentar todas as culturas, mas é especialmente recomendado para aplicação em tubérculos e culturas de erva-moura - tomate, batata. Contém nitrogênio na forma de nitrato que é facilmente digerível pelas plantas. Pode ser usado para alcalinizar solos ácidos. Não é recomendado para aplicação no outono em solos leves e inundados devido à lixiviação nas camadas inferiores do solo.