Os pepinos são uma cultura vegetal muito quente e que adora umidade, que não cresce em solos pobres e não fertilizados. Falaremos sobre a importância dos fertilizantes nitrogenados para os pepinos.
- Por que as plantas precisam de nitrogênio?
- Quais são as consequências do baixo teor de nitrogênio no solo?
- Classificação de fertilizantes para pepinos
- Características dos fertilizantes nitrogenados
- Fertilizantes para pepinos em estufa
- Falta e excesso de nitrogênio no solo
- Como fazer uma ótima colheita usando apenas matéria orgânica
Por que as plantas precisam de nitrogênio?
Já o nitrogênio é o principal elemento envolvido no metabolismo das células animais e vegetais. É um componente de quase todas as partes do citoplasma de uma célula vegetal, suas proteínas, clorofila, a maioria das vitaminas, ácidos nucléicos e enzimas.
Quais são as consequências do baixo teor de nitrogênio no solo?
Sabe-se que as plantas tiram do solo tudo o que precisam para sua nutrição, crescimento e desenvolvimento. Se houver deficiência de nitrogênio no solo, as plantas se desenvolvem mal: os caules e as folhas são finos, flácidos, amarelam rapidamente, forma-se um pequeno número de ovários, que não dão frutos ou dão frutos mal. Como resultado, as plantas morrem rapidamente.
Classificação de fertilizantes para pepinos
A falta de minerais no solo provoca doenças e mau desenvolvimento das plantas. Os pepinos precisam de nutrientes em todas as fases do seu desenvolvimento, desde a semeadura no solo até a frutificação.
Os fertilizantes vêm nos seguintes tipos:
- Por origem:
- Mineral;
- Orgânico.
- Por método de aplicação no solo:
- Subsolo;
- Superficial.
- Por estrutura e condição física:
- Líquido;
- Semi liquido;
- Sólido.
- De acordo com o método de alimentação das plantas:
- Método raiz;
- Método foliar.
- Pelo número de substâncias na composição:
- Simples;
- Complexo.
Características dos fertilizantes nitrogenados
Fertilizantes minerais. Os fertilizantes minerais de nitrogênio são produzidos em três tipos:
- Amoniacal, que inclui sulfato de amônio. Eles são aplicados ao solo na primavera, antes da semeadura dos pepinos, e também no outono, após a colheita.
- Nitrato, que inclui nitrato de amônio. Esses fertilizantes são mais frequentemente usados como cobertura: são aplicados na forma dissolvida no início da primavera e no verão.
- Amida, que inclui uréia. Aumentam muito a acidez do solo, agem rapidamente e são destruídos e removidos com a mesma rapidez com água.
Os fertilizantes orgânicos são esterco, excrementos de pássaros, turfa, lodo, restos de plantas e folhas e adubo verde. Todos os fertilizantes orgânicos devem primeiro ser preparados antes de serem aplicados no solo, e o próprio jardineiro decide o que alimentar especificamente.
Tipos | Descrição dos fertilizantes orgânicos |
Estrume | O estrume (verbasco ou porco) não pode ser aplicado fresco. Devido ao alto teor de uréia, isso pode levar à “queima” completa das plantas. É melhor que o estrume podre ou semi-apodrecido seja diluído em água e regado na raiz de cada pepino. Além disso, estrume completamente apodrecido (pelo menos um ano em uma fossa de compostagem) pode ser adicionado às plantas para melhor nutrição e enraizamento do caule.
|
Excrementos de pássaros | Excrementos de pássaros, geralmente excrementos de galinha ou codorna, também não podem ser enterrados frescos no solo. A cama fresca deve ser diluída em água na proporção de 1:5. É bom que haja um barril na propriedade ou na estufa onde você possa diluir as fezes com água e deixar em infusão por vários dias. O resultado é a chamada solução mãe. É diluído em um balde de água na proporção de 1: 9. O pepino gosta muito deste fertilizante, é ideal para regar e dá excelentes resultados.
|
Turfa | Se o solo no local não tiver nitrogênio suficiente, então a turfa é escavada nele. Pode ser adquirido em qualquer loja especializada e em qualquer quantidade. É melhor adicionar turfa imediatamente ao preparar o local para o plantio de pepinos, mas você pode simplesmente colocar um pouco nos buracos ao plantar mudas.
|
IL | O lodo do fundo de rios e lagos é muito rico em minerais e nitrogênio. Este fertilizante orgânico é utilizado como componente para melhorar a qualidade do solo arenoso. Antes de aplicar este fertilizante para pepinos, você precisa espalhá-lo em uma camada fina e secar ao sol por 2 a 3 dias e, em seguida, polvilhar o solo ao redor dos caules com ele. A camada não deve ultrapassar 1,5 cm. |
Restos de plantas e folhagens | Os restos de plantas e folhas que apodrecem em uma pilha de compostagem formam um bom húmus. Tal húmus Você pode despejar nos buracos, misturar com a terra e colocar nos canteiros ao redor do caule da planta. Além disso, se você desenterrar folhas e restos de caules de grama no solo no outono, na primavera essa área estará rica em nitrogênio e pronta para o plantio de vegetais. |
Estrume verde | Os adubos verdes são plantas (leguminosas e cereais) que, depois de crescerem até as sementes começarem a inchar, são enterradas no solo. Isto tem um efeito muito benéfico no estado do solo, melhora a sua composição mineral, enriquece-o com compostos azotados de origem natural e aumenta a higroscopicidade do solo, o que é muito útil para os pepinos. |
Fertilizantes para pepinos em estufa
O cultivo de pepinos em casa de vegetação é mais eficaz, pois garante colheitas mais precoces e abundantes. O período de frutificação dos arbustos é prolongado devido ao fato de nos abrigos ser mais fácil controlar e manter a temperatura e a umidade ideais para esta cultura.
Os fertilizantes para pepinos em estufa devem ser balanceados, aplicados em tempo hábil e não exceder os padrões aceitáveis. Esquema de convencional alimentando pepinos inclui no início uma fórmula de nitrogênio para uma melhor vegetação, depois potássio e fósforo para o rendimento e saúde dos arbustos.
Conselho:
Pepinos em diferentes estágios de crescimento e desenvolvimento precisam mudar os tipos de fertilizantes contendo nitrogênio. Portanto, antes de plantar mudas, é melhor enterrar turfa ou esterco bem podre no solo.
Se for esperada uma onda de frio, ou imediatamente após, é melhor regar as mudas jovens de pepino com nitrato de amônio.
A alimentação dos pepinos na fase de floração e formação dos frutos é realizada a cada rega. Ao mesmo tempo, junto com o nitrogênio, a planta também necessita de outras substâncias, principalmente potássio, magnésio, cálcio e fósforo.
O fertilizante triplo nitroammofosk e outros fertilizantes complexos semelhantes funcionam bem durante este período. Além disso, excelentes resultados durante o período de floração e formação dos pepinos são obtidos regando verbasco e excrementos de pássaros com água na proporção de 1 litro de solução mãe para cada 10 litros de água.
Deve-se lembrar que o nitrogênio nitrato se acumula nos frutos das plantas e, portanto, na fase de floração e frutificação, deve ser excluído da fertilização.
Com níveis normais de potássio, fósforo, magnésio e nitrogênio no solo, os pepinos desenvolvem imunidade estável a doenças, bem como a flutuações estressantes de temperatura.
Falta e excesso de nitrogênio no solo
Manifestações de deficiência e excesso de nitrogênio no solo. As características detalhadas são fornecidas na tabela:
Deficiência de nitrogênio | Excesso de nitrogênio |
O conteúdo insuficiente de N nos solos (isto é especialmente observado em solos podzólicos e arenosos, bem como em solos franco-arenosos e cinzentos) é caracterizado por uma inibição geral do crescimento e desenvolvimento das plantas. Não se desenvolvem o suficiente, têm cor clara e arbustos e folhagens fracos. A parte florida das plantas é fraca. As folhas com essa deficiência crescem em ângulo agudo. A vegetação fica mais lenta, os brotos ficam mais finos. As folhas começam a amarelar cedo. Além disso, o amarelecimento começa nas nervuras e segue para a parte tecidual da folha, primeiro nas folhas inferiores da planta. Se você não agir imediatamente após detectar os primeiros sinais, a planta morrerá. | O conteúdo excessivo de N nos solos é caracterizado por um crescimento muito forte das plantas. O caule e as folhas engrossam e adquirem uma rica cor verde, mas poucas flores são formadas e principalmente masculinas. A frutificação com alto teor de N é fraca e a imunidade das plantas é reduzida.O excesso de nitrogênio e a falta de fósforo, potássio e magnésio levam ao enfraquecimento dos processos metabólicos da planta, sua morbidade e morte. |
Para o crescimento e desenvolvimento normais, os pepinos necessitam de um complexo equilibrado de minerais do solo, que, através de transformações químicas, garantem o metabolismo normal dos tecidos vegetais e, portanto, uma colheita generosa.
Como fazer uma ótima colheita usando apenas matéria orgânica
Ao crescer, os pepinos precisam de calor, rega e solo fértil. Para proporcionar calor e nutrição, são dotadas de camas quentes, que podem ser facilmente feitas com as próprias mãos e colocadas tanto em estufas como em campo aberto.
As partes laterais e finais da caixa da cama são feitas de tábuas ou ardósia. Essas camas consistem em várias camadas:
- A primeira camada é de papelão ou areia. A areia é derramada com pelo menos 10 cm de profundidade.Uma ou duas camadas de papelão de embalagem comum de caixas desnecessárias também fazem um excelente trabalho para isolar uma cama quente de ervas daninhas.
- A segunda camada é colocada com qualquer grama: recém cortada, feno, palha ou cobertura morta. É distribuído uniformemente e pisoteado na caixa. A espessura desta camada é de pelo menos 30-40 centímetros.
- A terceira camada consiste em húmus, turfa, excrementos de pássaros ou qualquer esterco, mas não fresco. É melhor que o estrume e os excrementos sejam do ano passado. Esta camada deve ter aproximadamente 10-15 centímetros.
- A última camada é qualquer solo que você tenha. Claro, chernozem iluminado com areia é o ideal. Para um balde de terra preta você pode levar um quilo de turfa e dois quilos de areia peneirada, além de dois copos de cinzas. A espessura desta camada deve ser de 40 a 50 centímetros.
Esses canteiros recebem fertilizantes nitrogenados e duram dois ou três anos.Eles aquecem devido ao isolamento do solo com papelão ou areia, e também devido à liberação de calor quando as bactérias processam esterco e grama. Eles são regados apenas com água morna e colhidos.
No terceiro ano, pode-se alimentar levemente os vegetais da horta durante a frutificação com verbasco ou excrementos de pássaros, regando as plantas pela raiz. Após três anos, o conteúdo da cama é varrido e reorganizado de acordo com o mesmo padrão.