As framboesas são um depósito de vitaminas e minerais benéficos, por isso não é de surpreender que as variedades remanescentes, que produzem colheitas várias vezes por temporada, tenham rapidamente se tornado populares. Uma dessas variedades é a framboesa Hércules, cuja descrição pode impressionar qualquer pessoa. A vantagem do híbrido não é apenas a frutificação duas vezes por safra, mas também a produtividade.
- Descrição e características do Hércules de framboesa
- Os principais prós e contras da variedade
- As nuances do cultivo de frutas silvestres
- Qual local do local é adequado para o plantio?
- Preparando o terreno
- Seleção de mudas
- Vamos começar a pousar
- Quando plantar framboesas Hércules
- Regras para cuidar de framboesas
- Regar e fertilizar
- Capina, afrouxamento e cobertura morta
- Aparar
- Inverno
- Doenças e insetos nocivos
- Colheita e uso
Descrição e características do Hércules de framboesa
A variedade de framboesa Hércules foi criada pelo criador russo I. V. Kazakov. Os arbustos rendem até 2 vezes durante a estação de crescimento - em julho e agosto. Os frutos amadurecem pela primeira vez em rebentos velhos. A segunda vez - para os jovens. O arbusto é do tipo levemente espalhado, atingindo 2 m de altura sem poda, os brotos são bastante potentes, mesmo que haja muita colheita nos arbustos, eles não se curvam para baixo, amarrando-se ao suporte dos arbustos não é necessário.
Os rebentos jovens têm uma tonalidade esmeralda, os rebentos do ano passado tornam-se de cor púrpura acastanhada e cobertos por uma camada cerosa. Todos os caules estão totalmente cobertos de espinhos.
Entre os benefícios estão muitas frutas vermelhas. Os frutos em plena maturação atingem o peso de 7 a 12 g, o peso máximo pode chegar a 16 g O formato do fruto é cônico, a cor da framboesa é rosa rico com tonalidade vermelha. A polpa é densa, de sabor agridoce e com pronunciado aroma a framboesa. De acordo com a escala de degustação, a variedade recebeu 4 pontos em 5.
Até 2 kg de colheita são colhidos de um arbusto adulto da variedade Hércules. Devido ao seu rendimento elevado e estável, a variedade é cultivada não só em chalés de verão, mas também em escala industrial. A variedade pertence a híbridos resistentes à seca e à geada. Mas em invernos com pouca neve, é aconselhável proteger os arbustos das geadas.
Os principais prós e contras da variedade
As principais vantagens da variedade Hércules para o jardineiro:
- qualidades gustativas dos frutos silvestres;
- produtividade;
- a frutificação ocorre duas vezes por ano;
- bagas grandes;
- os arbustos são capazes de sobreviver a invernos gelados e verões secos;
- facilidade de atendimento.
Entre as desvantagens está a má formação de brotos, durante o verão há apenas três brotos de reposição. Além disso, os arbustos estão completamente cobertos de espinhos, o que dificulta a colheita dos frutos. É fácil ferir as mãos se você montar sem luvas.
As nuances do cultivo de frutas silvestres
A tecnologia de cultivo de variedades remanescentes praticamente não difere do plantio de híbridos comuns de framboesa. Este é um momento crucial do qual depende não só a produtividade futura, mas também a saúde e a imunidade a doenças e pragas.
Qual local do local é adequado para o plantio?
Antes de começar a plantar mudas de framboesa, você deve decidir a escolha do local. As framboesas são culturas que gostam de luz e frutificam mal quando plantadas à sombra. A área com framboesas deve ser iluminada por todos os lados por mais da metade do dia. Além disso, o local deve ser protegido de ventos frios de todos os lados. É melhor plantar mudas no lado sul ou leste.
Não é aconselhável colocar mudas próximas a árvores espalhadas. Eles não apenas bloquearão o sol para as framboesas, mas também absorverão a maior parte dos nutrientes do solo. Por causa disso, as framboesas vão piorar.
O solo para plantio é fértil e bem drenado. Solo franco-arenoso ou argiloso é o mais favorável.
Preparando o terreno
Eles começam a preparar o solo para o plantio das mudas no outono. Nesse período, o solo é desenterrado, todas as ervas daninhas são removidas e adicionado esterco podre. Durante o inverno, o solo ficará fértil. Na primavera, o solo é novamente desenterrado e regado com uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfetá-lo. Depois disso, eles iniciam o plantio.
Você deve cavar a uma profundidade de pelo menos 15 cm, pois os insetos nocivos passam o inverno na camada superior do solo e, na primavera, se alimentam do suco das folhas jovens das plantas que crescem perto do local de inverno.
Seleção de mudas
No momento do plantio, atenção especial é dada à escolha do material de plantio. Em primeiro lugar, na hora de comprar uma muda, o sistema radicular é inspecionado. As raízes devem ser elásticas, saudáveis e não ressecadas.Eles também devem estar livres de sinais de mofo e vestígios de insetos.
Os brotos devem ser elásticos, sem danos ou vestígios de insetos. Os caules são de cor castanho-avermelhada, com uma pequena camada de revestimento ceroso. Se houver galhos secos na muda, ela não é adequada para o plantio.
Vamos começar a pousar
A variedade Hércules é propagada principalmente por mudas ou estacas. Mas a maneira mais fácil é comprar exemplares prontos e plantá-los.
Processo de plantio:
- Faça buracos no solo com cerca de 60 cm.
- Cole uma cerca de madeira forte no meio.
- A distância entre os furos é de até 70 cm.
- Coloque a muda no buraco, enterre com terra e compacte próximo ao colo da raiz.
Amarre a nova muda na cerca. No final do plantio regue as framboesas com água morna.
Quando plantar framboesas Hércules
As framboesas Hércules são plantadas na primavera ou no outono. Na primavera, segunda quinzena de abril - início de maio é considerado um período favorável para isso. No outono, o plantio é realizado no final de setembro - início de outubro. A época de plantio dos arbustos não afeta o rendimento.
Regras para cuidar de framboesas
Como qualquer cultura agrícola, as framboesas necessitam de cuidados constantes. Alguns jardineiros negligenciam esses procedimentos. Posteriormente, isso afeta o rendimento.
Regar e fertilizar
A framboesa remontante, Filha de Hércules, não pode dar frutos sem fertilizar. A planta é alimentada pela primeira vez no início de maio com fertilizantes nitrogenados. Na segunda vez, os nutrientes são adicionados durante a floração e a frutificação. Use fertilizantes complexos de fósforo-potássio, cinzas de madeira ou excrementos de pássaros diluídos. Após a colheita, o estrume podre é adicionado ao solo.
Os arbustos são regados abundantemente na primeira metade do período vegetativo.Então, 5-6 hidratantes por mês são suficientes.
Capina, afrouxamento e cobertura morta
Várias vezes por mês é necessário soltar o solo da plantação de framboesas. O solo é capinado até uma profundidade de 7 a 9 cm, não sendo recomendado soltá-lo mais fundo, para não danificar o sistema radicular dos arbustos. Durante a capina, todas as ervas daninhas são removidas da área.
Para evitar que o arbusto morra devido às geadas de inverno, o solo ao redor dos arbustos é coberto com cobertura morta. A camada de cobertura morta não deve ser inferior a 10 cm. Turfa, serragem, palha e agrofibra são adequados como materiais de cobertura morta. Além de proteger o arbusto da geada, eles também retêm a umidade do solo e evitam o crescimento de ervas daninhas.
Aparar
No outono, todos os ramos secos e danificados das framboesas são cortados. Também é aconselhável podar os brotos de dois anos que deram colheita este ano. Não é recomendado tocar em ramos jovens e saudáveis.
Inverno
No outono, após a colheita, são cortados os brotos de dois anos que já deram frutos. Galhos fracos e secos também são removidos. Em seguida, cobrem a framboesa com ramos de abeto. Se os invernos na região de cultivo forem quentes, eles ficam sem abrigo.
Doenças e insetos nocivos
Freqüentemente há pulgões nas framboesas. Você pode se livrar dele borrifando uma solução com sabão. O besouro da framboesa também é encontrado no mato. Você pode se livrar dele tratando as plantas com karbofos. Para evitar o aparecimento de insetos na planta na primavera, o solo é desenterrado no outono e regado com permanganato de potássio.
Manchas brancas e marrons são destruídas pela pulverização com preparações contendo cobre. Tratar as plantas com calda bordalesa ajuda a prevenir a ferrugem. Se aparecer um mosaico manchado nos arbustos, ele não pode ser curado. Você terá que desenterrar e destruir os arbustos. O mesmo deverá ser feito se os arbustos adoecerem com o enrolamento das folhas.
Colheita e uso
A variedade de framboesa Hércules dá frutos duas vezes por temporada. É melhor usar luvas ao colher frutas silvestres, especialmente se as framboesas forem grandes. Todos os caules da planta estão cobertos de espinhos e é fácil danificar a casca na colheita dos frutos. Recomenda-se a colheita de manhã cedo, quando o sol está nascendo, ou ao entardecer, quando já se pôs. Se você colher as frutas quando estiverem frias, elas durarão mais. Bagas colhidas no calor estragam rapidamente.
Para colher framboesas, é recomendável levar cestos ou baldes grandes. Se as bagas ficarem umas sobre as outras em uma camada espessa, elas rapidamente começarão a fermentar e ficarão mofadas. As frutas duram mais tempo na geladeira, a uma temperatura de +4 - +6 graus.
O uso de framboesas na culinária é extenso. Os frutos silvestres são utilizados para fazer conservas, compotas e compotas. As framboesas também fazem tortas e tortas deliciosas. As frutas são congeladas frescas para o inverno. Outra forma de colher frutas é secá-las. Bagas secas são usadas para preparar chá.