Há muitas maneiras de lidar com os pulgões da beterraba. O vegetal é fácil de cultivar, não apresenta requisitos especiais de condições e proporciona uma colheita boa e numerosa. Mas quando os pulgões colonizam as pontas e as folhas, a qualidade e a quantidade das raízes se deterioram significativamente, por isso é necessário realizar o processamento oportuno da beterraba.
- Métodos para controlar pulgões
- Combatendo pulgões com remédios populares
- Água
- Solução de sabão para pulgões
- Mistura de sabão e refrigerante para pulgões
- Infusão de cinzas para combater pulgões
- Infusão de tabaco contra pulgões em plantas
- Infusão de raspas
- Infusões de ervas picantes contra pulgões
- Infusão de tomate ou batata
- Infusão de cebola contra pulgões
- Infusão de pinho
- Sorrel contra pulgões
- Infusões de flores contra pulgões
- Óleos essenciais contra pulgões
Até a segunda quinzena de julho, o perigo vem dos pulgões sem asas, depois aparecem os insetos com asas, que já podem voar para as lavouras vizinhas. Os ovos são postos em arbustos e árvores vizinhas. Na primavera, as pragas voltam para os canteiros de vegetais.
Métodos para controlar pulgões
A beterraba pode ser tratada para fins preventivos e terapêuticos com diversos inseticidas, que são vendidos em lojas especializadas ou com composições feitas de acordo com receitas populares.
Os inseticidas populares incluem: Aktara, Iskra, Marshall, Commander. As substâncias ativas das composições são absorvidas pela parte verde das plantas e continuam a agir durante quase 3-4 semanas.
Os pulgões começam a se espalhar ativamente no início de abril. Um ataque massivo de pragas pode ser observado a qualquer momento durante o desenvolvimento de uma hortaliça. Se as raízes já estiverem formadas, é melhor usar produtos biológicos ou receitas populares. Você pode comer raízes depois de usar esses remédios após 6 dias.
Os medicamentos biológicos não começam a agir tão rapidamente, mas são seguros. Os ingredientes ativos desaparecem em duas semanas. Para fins preventivos, as soluções são utilizadas uma vez por mês; para fins terapêuticos, podem ser utilizadas quinzenalmente. Os produtos baseados em componentes biologicamente ativos incluem: Iskra Bio, Jaguar, Envidor, Strela.
A eficácia dos medicamentos depende do grau de propagação das pragas, das condições climáticas e do cumprimento das regras de preparação de soluções. Os pulgões afetam não apenas a beterraba, mas também legumes, verduras, batatas e cenouras. Para destruí-los, os horticultores atraem para o local joaninhas, que se alimentam desses insetos.
Para fins preventivos, tratam o material de plantio, seguem as regras de rotação de culturas e, após a colheita, cavam profundamente a área e aplicam fertilizantes. Você não deve plantar um vegetal no mesmo local por vários anos consecutivos.
Os pulgões vivem na lâmina interna da folha. Alimenta-se da seiva da planta, com isso as folhas enrolam, amarelam, secam e caem. A reprodução das pragas é interrompida durante chuvas fortes e clima frio. Nas condições quentes do verão, os pulgões se reproduzem em alta velocidade.
Combatendo pulgões com remédios populares
Os pulgões são capazes de sugar o suco apenas das folhas e caules jovens. É mais fácil para os insetos perfurarem a pele com a tromba. Ao usar produtos químicos, o risco de danos às colheitas aumenta, por isso são usados remédios populares.
Água
A maior infestação de pragas costuma ser observada onde há muitas ervas daninhas no jardim. As ervas daninhas interferem no crescimento e desenvolvimento normal das hortaliças, reduzem sua imunidade, promovem o desenvolvimento de doenças, o que, por sua vez, provoca o aparecimento de pragas.
A água pura ajuda a combater os parasitas, pois os pulgões param de se reproduzir em ambientes úmidos. É melhor usar mangueira e limpar as folhas sob pressão. Pulgões levados por um jato de água são comidos por formigas. Esses métodos devem ser usados regularmente.
Solução de sabão para pulgões
Os remédios populares à base de sabonete são as medidas mais eficazes no combate aos pulgões. Dissolva 110 ml de sabonete líquido em um balde com água. Se o sabonete tiver cheiro, atrairá ainda mais a atenção dos insetos.
Você pode usar sabão em pó ou alcatrão. Para isso, dissolva 100 g do produto triturado em um balde com água.A solução de sabão pode ser usada sozinha ou misturada com outros ingredientes benéficos, como cinza de madeira ou casca de cebola.
Mistura de sabão e refrigerante para pulgões
Um método comprovado de combate aos pulgões é o bicarbonato de sódio, mas o tratamento deve ser realizado em tempo hábil, quando os pulgões acabam de aparecer nos canteiros. Legumes e frutas não podem ser tratados com carbonato de sódio, pois contribui para a morte da massa verde.
Adicione 80 g de refrigerante a 10 litros de água. Para garantir que a solução proteja a planta de pragas por muito tempo e não seja lavada pela chuva, adiciona-se à composição 50 g de sabão em pó.O sabão sólido deve primeiro ser triturado.
A pulverização é realizada apenas à noite, após o pôr do sol. Em dias nublados, o tratamento pode ser realizado a qualquer hora. A luz solar direta pode causar queimaduras na parte verde da planta. Não se deve abusar dos compostos de refrigerante, pois eles alteram a composição do solo e levam ao mau desenvolvimento das hortaliças.
Infusão de cinzas para combater pulgões
Um remédio popular bem conhecido e acessível para tratar o solo contra pulgões em terreno aberto é a infusão de cinzas. Além de eliminar a praga, as cinzas podem enriquecer o solo com microelementos (cálcio, boro, potássio, enxofre). Solos pesados em chalés de verão tornam-se mais leves e o nível de acidez diminui.
A cinza de madeira (300 g) é peneirada, despejada com água e levada à fervura. Depois que o líquido ferver, cozinhe por mais 20 minutos. A solução finalizada é deixada em infusão, após 3 horas é filtrada e diluída em água (o volume total é de 10 l).
Infusão de tabaco contra pulgões em plantas
Outra opção para se livrar dos pulgões da beterraba é uma composição à base de tabaco.Ao cultivar um vegetal, você pode plantar tabaco nas proximidades, então ele repelirá todas as pragas com seu cheiro.
Você pode usar preparações caseiras. Para a infusão, pode-se levar 55 g de pó de tabaco ou 95 g de shag. O componente selecionado é despejado em um litro de água morna por três dias. A infusão finalizada deve ser filtrada e diluída em água. Pulverize o vegetal três vezes com intervalo de três dias.
Infusão de raspas
Existe outra composição comprovada que pode ser usada para tratar beterraba contra pulgões. O cheiro cítrico é desagradável para as pragas e as repele, por isso as soluções são preparadas à base de raspas de frutas cítricas.
É necessário pegar 550 g de casca de laranja seca, adicionar um litro de água e deixar fermentar por um dia. Em seguida, a infusão é fervida e cozida por mais 12 minutos. A solução finalizada é filtrada e diluída em água. Para que a solução fique mais tempo na parte verde da planta, adicione 25 g de sabão.
Infusões de ervas picantes contra pulgões
Os pulgões não toleram o cheiro e o sabor de alimentos picantes. Portanto, as formulações são frequentemente preparadas com adição de alho, raiz-forte e pimenta. Você pode preparar composições de qualquer um dos componentes listados com suas próprias mãos. Uma master class sobre preparação da composição pode ser encontrada nas páginas do site:
- Folhas e raízes esmagadas de raiz-forte são despejadas em água morna e deixadas em infusão por um dia.
- Duas vagens de pimenta são cortadas em rodelas, despejadas em um litro de água fervente e deixadas por 4 horas.
- Para fazer uma infusão de alho, é necessário cortar alguns dentes do vegetal picante em rodelas pequenas e despejar um litro de água fervente. Depois que o líquido esfriar, adicione 10 ml de sabonete líquido.
Uma infusão de celidônia não é considerada menos útil. Os caules, folhas, flores e raízes da planta podem ser úteis.As partes coletadas da planta são cortadas em pequenos pedaços e enchidas com água (é necessário levar 3,5 kg de planta por balde de água). A composição é infundida por três horas, passando para um local quente e escuro.
Infusão de tomate ou batata
Pulverizar canteiros de vegetais com infusão de batata ou tomate é eficaz. Estas infusões são recomendadas para repelir muitos parasitas.
Para a infusão, copas, brotos e folhas de tomate ou batata podem ser úteis. Você vai precisar de cerca de 2 kg de verduras, que são despejadas em água fervente e deixadas por 4 horas. Você pode adicionar água morna e deixar ferver o líquido, depois deixar cozinhar por mais 25 minutos. A mistura resultante é resfriada e são adicionados 25 ml de sabonete líquido.
Infusão de cebola contra pulgões
A infusão de cebola é considerada um fertilizante útil e um excelente remédio para pulgões nas folhas da beterraba. As receitas populares descrevem diversas opções de preparo da infusão.
É necessário despejar as cascas de cebola com água quente por dois dias e depois coar. É aconselhável adicionar sabão à solução de cebola preparada para que o produto não seja lavado pela chuva. Antes do uso, a composição é diluída novamente com água.
À noite, coloque 250 g de cascas de cebola em um balde com água morna e deixe durante a noite. De manhã, filtre a mistura e pulverize os canteiros de beterraba sem diluir.
Para preparar a seguinte solução você vai precisar de muitas cabeças de cebola (cerca de 25 pedaços), que são picadas finamente, despejadas com um litro de água e deixadas por 5 horas. Antes de usar, adicione alguns gramas de sabão. A solução finalizada deve ser filtrada e diluída em água.
Infusão de pinho
Se aparecerem pontos pretos (pulgões) no interior de uma folha ou caule de beterraba, é recomendado o uso de infusões de pinheiro. O cheiro das agulhas de pinheiro repele não apenas os pulgões, mas também outras pragas.
Durante uma semana em local escuro é necessário infundir 2 kg de agulhas de pinheiro em 10 litros de água. A composição deve ser agitada periodicamente. Depois disso, a solução é filtrada e diluída em água antes do uso.
Sorrel contra pulgões
Pragas da beterraba pode ser lavado com infusão de azeda de cavalo. Você precisará colocar 350 g de azeda em um balde com água quente e deixar em infusão por 4 horas. Depois disso, você pode começar a pulverizar os canteiros de vegetais.
Infusões de flores contra pulgões
Mudas de algumas flores podem repelir pulgões e outras pragas. Ao lado da beterraba, é útil plantar flores como camomila, lavanda, tanásia, capuchinha, petúnia e malmequeres.
Para preparar uma solução de camomila, é necessário despejar 120 g de qualquer parte da planta com água fervida na quantidade de um litro. Deixe em infusão por 11 horas. Em seguida, adicione 10 g de raspas de sabão. Antes de usar, dilua com água.
As raízes do dente-de-leão também ajudam a lidar com os pulgões. Você vai precisar pegar 350 g de folhas e 180 g de raízes de uma planta com flores, adicionar 10 litros de água e deixar em infusão por 3,5 horas.
Óleos essenciais contra pulgões
A beterraba vermelha tratada contra pulgões com soluções à base de óleos essenciais ficará protegida por muito tempo do ataque de pragas.
12 gotas de óleos essenciais são dissolvidas em 110 g de creme. Você pode escolher lavanda, tomilho, tea tree e cedro. A mistura resultante é diluída em 500 ml de água. Recomenda-se pulverizar beterraba com a composição resultante pela manhã e à noite durante três dias.