A groselha é uma baga que cresce em muitos países. Frutas saudáveis são saborosas e adequadas para enlatados. No processo de cultivo de arbustos, os jardineiros encontram pragas de insetos. O tamanho dos insetos é pequeno, o que não impede que formem colônias inteiras, prejudicando o arbusto. Portanto, para os residentes de verão, a questão de como lidar com os pulgões da groselha desempenha um papel especial.
- Tipos de pragas
- Pulgão
- Groselha
- Pobegovaya
- Galha vermelha
- Os principais sinais de danos ao mato
- Por que os insetos são perigosos para as groselhas?
- Qual é a conexão entre formigas e pulgões?
- Maneiras de combater infestações de pulgões e formigas
- Remédios populares
- Amônia
- Vinagre
- Refrigerante
- Cinzas
- Tabaco
- Sabão
- Mostarda
- Alho
- Sérum
- Vodka
- Permangantsovka de potássio
- Celidônia
- Infusão de folhas e pontas de batata
- Infusão de malmequeres
- Camomila farmacêutica
- Amônia
- Fumigação
- Cascas de laranja
- Remoção manual
- Aparar
- Produtos biológicos e químicos
- Quando e como tratar
- Tecnologia e regras
- Prazos
- Dicas para prevenção
- Plantas que repelem pulgões
- "Nitrafeno"
- Capina
- Cuidado oportuno e adequado
- Derramando água fervente
Tipos de pragas
Os pulgões são pequenos insetos que se alimentam da seiva das plantas que crescem no jardim. Os residentes de verão cultivam muitos vegetais e frutas, por isso existem muitos tipos de pulgões. Alguns besouros alimentam-se exclusivamente de uma planta específica, enquanto outros se adaptaram para infectar vários tipos de culturas. O aparecimento de pulgões é observado no início da primavera com o florescimento das folhas jovens.
Pulgão
O comprimento do corpo do parasita não excede 2,5 mm. Encontrado em groselhas brancas, vermelhas e pretas. É o agente causador de infecções virais que entram na planta através de picadas de insetos. Como resultado, crescimentos anormais chamados galhas se formam nas folhas.
Groselha
Põe ovos que sobrevivem facilmente ao inverno na base dos botões. O aparecimento das larvas ocorre em abril. Sugando o suco dos botões, eles gradualmente passam para brotos verdes e pecíolos de folhas recém-floridas.
Indivíduos alados são encontrados na primavera e no outono. O verão é um período favorável para distribuição. Procuram plantas com rebentos jovens, fixando-se no topo. Os pulgões da groselha parasitam todos os tipos de groselhas.
Pobegovaya
Você pode identificar o inseto pelo formato das folhas da planta. Eles se enrolam, tornando-se como um casulo. Os pulgões os utilizam como proteção contra insetos que capturam insetos.Ao desdobrar a folha, é possível observar um grande número de pulgões junto com formigas.
Galha vermelha
Depois que as larvas eclodem dos ovos, elas colonizam a parte inferior das folhas. Em locais onde os insetos se acumulam, as folhas crescem e ficam cobertas de inchaços. Mais tarde adquirem uma tonalidade avermelhada.
Os principais sinais de danos ao mato
É muito fácil reconhecer que os pulgões comem groselhas. Existem pequenos insetos nos galhos, raízes das folhas e suas partes inferiores. Os arbustos costumam ter folhas enroladas cheias de insetos em seu interior.
Examinando as groselhas todos os dias, é possível notar o aparecimento de formigas subindo nos galhos.
Se o número de áreas afetadas por pulgões aumentar, os frutos ficam menores e caem antes de atingirem a maturidade.
Por que os insetos são perigosos para as groselhas?
Aos primeiros sinais de danos por pulgões nos arbustos, é necessário iniciar o combate. O inseto se alimenta da seiva das plantas, ajudando a impedir o crescimento de novos brotos. Gradualmente, a cultura infectada enfraquece e morre.
Não apenas a groselha, mas também outras espécies estão em risco. As colônias que trabalham com formigas pretas representam o maior perigo. Eles aceleram a morte da planta transferindo pulgões para outras partes da vegetação.
Qual é a conexão entre formigas e pulgões?
As formigas protegem os pulgões dos insetos inimigos que os destroem. Eles também transferem pulgões para outras plantas, fornecendo-lhes alimento. Por sua vez, os pulgões secretam um líquido pegajoso e doce e o deixam nas folhas, de onde se alimentam as formigas. Esse recurso é característico de pulgões brancos, vermelhos, verdes, pretos e outros tipos de pulgões.
Maneiras de combater infestações de pulgões e formigas
Para salvar os arbustos de groselha da invasão de pulgões, eles começam a lutar na primavera. Dependendo do grau de dano às culturas, são desenvolvidas medidas de controle de insetos.Se houver apenas alguns pulgões, a medicina tradicional ajudará.
Métodos mais agressivos são usados contra grandes infestações de parasitas. Se um ataque de pulgões levou ao aparecimento de novas colônias, são utilizadas preparações químicas. Estes são fungicidas e inseticidas.
Remédios populares
Para preparar soluções que são pulverizadas na cultura, são utilizados diversos produtos. A maioria está sempre à mão. Alguns podem ser adquiridos na farmácia, pois estão disponíveis gratuitamente. Estas são drogas familiares a todas as pessoas desde a primeira infância.
Amônia
O produto não só ajuda a derrotar os pulgões da groselha, mas também satura os arbustos com nitrogênio. Seu crescimento é acelerado, os frutos são formados e os danos causados pelo parasitismo de pulgões são curados. A receita da isca é fácil de preparar em casa.
55 ml de amônia são dissolvidos em 12 litros de água. Antes de pulverizar, adicione uma pitada de sabão em pó. Em vez de um aparelho de processamento, você pode usar um regador com ponta larga. O envenenamento por insetos ocorre apenas uma vez em um arbusto. O segundo procedimento de tratamento é realizado após 2 semanas. A pulverização frequente é proibida, pois leva ao excesso de nitrogênio. A destruição dos pulgões com amônia ocorre nos primeiros 3 dias após a pulverização.
Vinagre
Você pode livrar os arbustos dos pequenos insetos com outro remédio que está sempre presente na cozinha de qualquer dona de casa. O vinagre é um líquido que ajuda a combater os pulgões, independentemente da época de cultivo da groselha. Adequado para pulverizar arbustos onde os frutos estão amadurecendo. Você precisará de 25 ml de vinagre por balde de água. O líquido é eficaz por 1,5 semanas, dependendo do clima. O cheiro azedo e o aroma do vinagre afastam os insetos.
Refrigerante
Como resultado da mistura do pó e da água, obtém-se uma solução que é utilizada para pulverização. Jardineiros experientes aconselham substituir o refrigerante comum por carbonato de sódio. O iodo é adicionado como agente adicional.
Cinzas
Antigamente, não existiam medicamentos no mercado para combater doenças de plantas. Para tanto, foram utilizados meios improvisados. Ash foi considerado um dos mais eficazes. Ainda é usado na agricultura. As cinzas são espalhadas pelos arbustos de groselha, bem como pelo solo. Uma solução é preparada com base nisso. Ash permite que você se livre completamente dos pulgões em 4-5 tratamentos.
Tabaco
A pulverização com líquido à base de tabaco é realizada três vezes por temporada:
- antes que os botões apareçam;
- após a floração;
- no momento do amadurecimento dos bagos.
O tabaco, assim como a cinza, pode ser usado não diluído. Para não preparar soluções, a planta é plantada perto de arbustos. A cultura exige cuidados constantes, mas agradece por repelir pulgões e outras pragas.
Sabão
Preparar receitas com produtos simples envolve adicionar sabão. Graças a ele, partes da planta ficam cobertas por uma película protetora, dificultando a alimentação dos pulgões e dificultando a movimentação. Para pulverização, é útil uma solução de sabão preparada em água. Pode ser sabão em pó ralado ou sabonete líquido.
O habitual é substituído pelo alcatrão. Elimina pulgões nos ramos da groselha e também ajuda a planta a se recuperar mais rapidamente. Sabe-se que o alcatrão de bétula é uma substância com propriedades medicinais.
Mostarda
A especiaria é valiosa no combate aos pulgões devido ao seu odor pungente e sabor amargo. Para preparar a solução, o pó de mostarda é útil. Para um balde de água você precisará de 10 colheres de sopa. eu. mostarda.
Alho
A tintura de alho dá bons resultados.Para que o líquido adquira um sabor amargo rico, as matérias-primas são inicialmente trituradas. Após a infusão, é filtrado e utilizado em spray. O alho pode aumentar as propriedades protetoras do sistema imunológico da planta.
Sérum
O laticínio é utilizado em sua forma pura, sem preparo prévio. Repele insetos com odor azedo e pungente. Para matar rapidamente os parasitas, a pulverização é realizada a cada 3 dias. Para fins preventivos, 1 procedimento por semana é suficiente.
Vodka
As características de preparo e uso são as mesmas dos soros. Ao pulverizar uma planta com vodka, atenção especial é dada ao verso das folhas. Você pode se livrar dos pulgões molhando os galhos.
Permangantsovka de potássio
Ao preparar a solução, recomenda-se respeitar rigorosamente a dosagem. Se você exagerar no permanganato de potássio, poderá destruir a planta. O medicamento é diluído em 1 litro de água para que o líquido fique com uma cor rica. A solução é então colocada em um balde com água, após o qual está pronta para pulverização.
Celidônia
A grama fresca é esmagada e despejados 12 litros de água. A mistura é deixada em infusão por pelo menos um dia. Coe antes de usar.
Infusão de folhas e pontas de batata
Matérias-primas frescas, pré-cortadas com faca, serão úteis. Isso irá acelerar a liberação do suco e sua mistura com a água. O recipiente com a massa é levado ao fogo e levado à fervura. O líquido pode ser armazenado em local fresco e a quantidade necessária pode ser diluída em água antes do uso.
Infusão de malmequeres
Mais eficaz contra pulgões. Os malmequeres coletados são enchidos com água e infundidos por vários dias. A solução deve estar saturada com um odor pungente. Para facilidade de uso, ele é filtrado.
Camomila farmacêutica
É preparado como qualquer remédio fitoterápico. As matérias-primas são enchidas com água e infundidas. A decocção concentrada é diluída em água e usada como spray.
Amônia
O produto adquirido no quiosque da farmácia combate a invasão de pulgões nos arbustos de groselha. Se houver poucos insetos, potes abertos são colocados em todo o jardim. Para remover colônias inteiras, é preparada uma solução.
Fumigação
O procedimento é realizado durante o período de inchaço dos rins. Ervas aromáticas são usadas como matéria-prima para fumegante. Também podem ser cortados galhos de árvores.
Cascas de laranja
A casca que sobra depois de comer laranja não tem pressa em jogar fora. Quanto mais amargor houver na crosta, melhor será o resultado. A solução é preparada da forma padrão - infundindo a matéria-prima em água e coando antes de usar.
Remoção manual
É considerada a forma mais fácil de combater os pulgões. Os insetos são lavados com água de uma mangueira. A maioria dos insetos morre sob água corrente durante o tratamento. O procedimento é útil se houver poucos pulgões nos arbustos.
Os indivíduos são destruídos manualmente. Recomenda-se que a pessoa use luvas médicas.
Aparar
Outro evento que não envolve o uso de soluções pré-preparadas. Os ramos afetados são podados com tesoura de poda. As folhas enroladas também são arrancadas. As partes cortadas dos arbustos são retiradas do local e incendiadas.
Produtos biológicos e químicos
Você pode remover sinais de danos causados por pulgões às plantas usando produtos químicos. Mas o uso é limitado durante certas épocas de cultivo. Os inseticidas são aprovados para pulverização no início da primavera, antes do aparecimento das flores. As substâncias tóxicas que entram no tecido da groselha durante o processamento permanecem lá por até um mês.
Os pulgões também são removidos com produtos biológicos.Eles agem muito mais lentamente, mas não são tão agressivos quanto os produtos químicos. Eles são baseados em resíduos de microrganismos que têm a capacidade de destruir pulgões. Não são prejudiciais ao corpo humano, mas não são recomendados para uso antes da colheita.
Quando e como tratar
A escolha do agente de pulverização é uma das etapas importantes no combate aos percevejos. Para se livrar dos insetos, você precisa conhecer a tecnologia, os termos e as regras de processamento das plantas. O não cumprimento das recomendações pode destruir não só a colheita, mas também a própria planta.
Tecnologia e regras
O jardineiro deve estar familiarizado com as seguintes nuances:
- A pulverização é realizada em dias calmos.
- À noite ou de manhã.
- Os rebentos jovens são completamente imersos num recipiente com solução.
- Os ramos saudáveis de um arbusto infectado também estão sujeitos a tratamento.
- A parte inferior das folhas é lavada à mão.
As groselhas são processadas uniformemente. É dada especial atenção ao meio do mato. Não deve haver nenhum espaço não tratado na planta.
Prazos
O número mínimo de tratamentos é 4 vezes. No verão, a pulverização é repetida após a precipitação. Via de regra, estamos em junho. Antes de os frutos verdes se formarem, são usados produtos químicos. Ao longo de um mês, o veneno será gradualmente removido da cultura. Produtos químicos também são permitidos no outono. A pulverização após a colheita ajuda a destruir os ovos postos pelos pulgões para infestar a próxima estação.
Se já houver bagas nos ramos, utiliza-se a medicina tradicional. Não causarão danos ao corpo humano durante o período de maturação. Vinagre, soro de leite, vodka, infusões de ervas são o que é permitido durante a frutificação da groselha.
Dicas para prevenção
Proteger os arbustos de groselha dos pulgões é mais fácil do que tentar se livrar de uma infestação de insetos. Para fazer isso, os jardineiros usam métodos simples, mas eficazes. A pessoa deve tomar cuidado para proteger a colheita durante todo o período de cultivo.
Plantas que repelem pulgões
As plantações que emitem um aroma rico repelem os pulgões. Devido ao cheiro, o inseto não consegue viver e se reproduzir no local, por isso sai dele. As plantas adequadas incluem lavanda, calêndula, hortelã, coentro e alho.
"Nitrafeno"
A droga é uma pasta marrom rica. Caracterizado por ação complexa. É usado no início da primavera para destruir ovos de pulgões, dos quais emergem os insetos no início do verão.
Capina
Não deve haver ervas daninhas na área onde crescem arbustos e árvores frutíferas. Eles se tornam um bom esconderijo para insetos. Durante todo o período de crescimento e frutificação das groselhas, elas são removidas.
Cuidado oportuno e adequado
Consiste em ações simples que as pessoas muitas vezes subestimam. Isso inclui regar, remover ervas daninhas e inspecionar os arbustos. Você também deve cuidar da proximidade das groselhas.
Derramando água fervente
Para evitar o aparecimento de pulgões e sua propagação, é recomendável lidar primeiro com as formigas. Se houver formigueiros no jardim, são tomadas medidas urgentes para destruí-los. Para isso, basta regar o solo sob os arbustos com água fervente.
O jardineiro tem todas as chances de evitar infestar as groselhas com pulgões. Fazer isso não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Para fazer isso, você precisa dedicar tempo aos cuidados básicos com os arbustos. Quando aparecerem os primeiros sinais de insetos, trate.