Proteger sementes e plantas vegetativas de doenças fúngicas é uma das etapas obrigatórias do cultivo de plantas cultivadas. Consideremos o impacto e a finalidade do “Fundazol” de acordo com as instruções de uso, sua composição, dosagem e consumo dependendo da cultura a ser tratada. O que pode substituir este produto e sua compatibilidade com outros agrotóxicos.
- Forma de liberação e composição do medicamento "Fundazol"
- O princípio de ação do fungicida
- Contra quais doenças ele funciona?
- Regras para preparar a solução
- Taxa de consumo e recursos do aplicativo
- Para hortaliças
- Para árvores frutíferas e colheitas de frutos silvestres
- Para orquídeas e rosas
- Para tratamento de sementes
- Toxicidade e precauções
- Primeiro socorro
- Compatibilidade do produto com outras substâncias
- Data de validade e regras de armazenamento
- Substituindo o medicamento
Forma de liberação e composição do medicamento "Fundazol"
A droga é produzida pela Agro-Kemi. Forma de embalagem - pó ou comprimidos, embalagem de 250 G. A substância ativa é o benomil na quantidade de 500 g por 1 kg, pertence à classe dos benzimidazóis. Outras características: de acordo com o método de penetração, “Fundazol” refere-se a pesticidas de contato e sistêmicos e, de acordo com a natureza da ação, é um pesticida protetor.
O princípio de ação do fungicida
O "Fundazol" é usado para prevenir e curar infecções fúngicas no trigo, no centeio de inverno e na beterraba sacarina. Em fazendas privadas também é utilizado para o processamento de hortaliças, frutas e flores. Utilizado para tratamento de sementes. Este tratamento ajuda a reduzir o risco de as mudas serem infectadas antecipadamente por fungos.
O benomyl penetra no tecido vegetal, onde é convertido no composto fungicida carbendazim, que destrói os fungos e evita a sua propagação.
Contra quais doenças ele funciona?
O trigo de primavera é tratado contra o oídio, bem como contra mofo da neve, podridão da raiz de Fusarium, cercosporelose e ofiobolose. O centeio também é pulverizado contra as mesmas doenças. As culturas vegetais e hortícolas são tratadas com Fundazol contra antracnose, septoria, murcha de verticillium e fusarium, oídio, requeima, podridão cinzenta e fomosis. Não utilizado contra peronosporose e ferrugem.
Regras para preparar a solução
A solução é preparada na seguinte sequência: despeje 1/3 do volume de água no tanque do aparelho, dilua nele o pó necessário para o processamento e misture.Adicione o restante da água e misture bem novamente até o líquido ficar homogêneo. Você precisa diluir a quantidade de solução necessária para o trabalho naquele dia. Após terminar o trabalho, retire o ar do pulverizador e despeje o restante do produto.
Taxa de consumo e recursos do aplicativo
Para cada tipo de planta, a dosagem e a taxa de consumo serão diferentes. O fabricante fornece recomendações para uso em trigo, centeio e beterraba.
Para hortaliças
Para trigo e centeio, a taxa de aplicação é de 0,3-0,6 kg por hectare, para o oídio – 0,5-0,6 kg por hectare. Pulverizado durante o período vegetativo, com consumo de líquido de 300 litros por hectare, o número de pulverizações é de 1 a 2 vezes. O período de espera é de 52 dias antes da colheita. Para a beterraba, a taxa de aplicação é de 0,6-0,8 kg por hectare, o número de tratamentos é de 1 a 3, o período de espera é de 44 dias.
Para pepinos e tomates, o “Fundazol” é diluído numa concentração de 5-6 g por 10 litros de água. Tratado contra manchas, oídio e requeima. A proteção dura de 3 a 4 semanas.
Para o repolho, o medicamento é diluído na mesma dosagem e tratado antes do plantio das mudas: é colocado na raiz. Existe outra forma de usar o fungicida: as sementes das plantas são tratadas antes do plantio e o substrato é derramado com a solução.
Para árvores frutíferas e colheitas de frutos silvestres
Para a uva, o “Fundazol” é diluído na concentração de 10 g por 10 l, o tratamento é feito antes da floração da videira ou após a colheita dos bagos. Regue o solo na proporção de 1,5 litros por 10 metros quadrados. M. Na jardinagem, as pereiras, macieiras e pessegueiros são tratadas até 5 vezes contra a podridão cinzenta e o oídio. Dosagem – 20 g por 10 l, utilizar de 2 a 5 l para cada árvore (dependendo do tamanho e idade).O primeiro tratamento deve ser realizado antes do aparecimento das flores, o último - 1 mês antes da colheita planejada dos frutos.
Para orquídeas e rosas
Em casa, o “Fundazol” é usado para pulverizar flores cultivadas no jardim e em ambientes fechados. As orquídeas são tratadas aos primeiros sinais de infecção fúngica: o solo é trocado, borrifado com pó na proporção de 1 g por 1 litro e a flor é transplantada para ele. A orquídea em si não é pulverizada com a solução. As rosas são pulverizadas contra o oídio com uma solução na concentração de 10-15 g por 10 litros, com no máximo 3 pulverizações. Não há período de espera.
Para tratamento de sementes
O tratamento das sementes de hortaliças é feito tanto em solução quanto em pó, imediatamente antes da semeadura, ou antecipadamente - aplicar no máximo 30 dias antes da semeadura. A concentração da solução é de 10 g por 1 litro.
Toxicidade e precauções
“Fundazol” refere-se a agentes fungicidas com classe de perigo 2, ou seja, moderadamente perigosos. As precauções de segurança exigem trabalhar com roupas de proteção, luvas de borracha, respirador e óculos de plástico. Durante o trabalho, não retire os equipamentos de proteção, não beba, não fume, não coma.
Para abelhas, classe de perigo 3 – substâncias de baixo risco. Isso significa que o fungicida pode ser usado próximo a apiários. Este produto não deve ser usado próximo a corpos d'água. Não tóxico para plantas, pássaros, abelhas, minhocas. Decompõe-se no solo durante a estação de crescimento. Quaisquer culturas podem ser plantadas na área tratada para a próxima estação.
Primeiro socorro
Se a solução de Fundazol entrar em contato com a pele, enxágue com água. Se o líquido entrar em contato com os olhos ou mucosas da boca, lave com água.Se aparecerem sinais de envenenamento, beba comprimidos de carvão ativado, beba com água e depois de um tempo induza o vômito. Consulte um médico se a condição não melhorar. O autotratamento não é eficaz; a terapia é sintomática.
Compatibilidade do produto com outras substâncias
"Fundazol" mistura-se bem com outros pesticidas. As exceções são agentes alcalinos e soluções de cal ou fertilizantes. Recomenda-se verificar a compatibilidade antes de misturar em um recipiente comum. Para fazer isso, pegue uma pequena quantidade dos dois produtos e misture-os em uma tigela separada. Se não houver reação, você pode misturar pesticidas.
Data de validade e regras de armazenamento
O prazo de validade do Fundazol, se armazenado corretamente, em sua embalagem original original, é ilimitado. As condições ideais são temperaturas de -30 a +30 ºC. A sala onde o medicamento será armazenado deve estar seca e sem iluminação. Manter o produto afastado de alimentos, rações para animais e medicamentos, objetos quentes e fontes de fogo (o pó pode inflamar-se espontaneamente). Não permita que crianças ou animais entrem em contato com o fungicida.
Não armazene a solução preparada de Fundazol por mais de algumas horas. Por não ser adequado para uso mesmo após armazenamento de curto prazo, é necessário diluí-lo o quanto for necessário para o trabalho durante o dia.
Substituindo o medicamento
Os substitutos análogos do “Fundazol” para a substância ativa são “Benorad”, “Benazol”, “Lametil” e “Fundazim”. Têm efeito semelhante sobre os fungos, por isso é aconselhável substituir o “Fundazol” por eles para tratar as mesmas culturas para as quais foi concebido.
“Fundazol” é um fungicida bem conhecido no tratamento de grãos, beterrabas, bem como frutas e plantas de jardim, flores de jardim e de interior contra uma série de infecções fúngicas. A droga, se usada corretamente, não é tóxica para as plantas cultivadas. Quando tratado, não só destrói a infecção, mas também aumenta a germinação das sementes e a robustez invernal das plantas. Mostra eficácia em regiões com quaisquer condições climáticas, com baixas temperaturas na primavera e no outono. Atua rapidamente e apresenta efeito terapêutico e preventivo duradouro.
A substância ativa "Fundazol" afeta diretamente a capacidade de reprodução dos patógenos fúngicos. Isso retarda a propagação da infecção. O medicamento é recomendado para prevenção e tratamento de doenças fúngicas. Resistente à lavagem pela chuva, se já se passaram mais de 3 horas desde o tratamento, não é lavado das folhas. A eficácia do produto pode ser constatada no dia seguinte. No preparo da solução é preciso estar atento à dosagem correta para não prejudicar as plantas.