Fertilizantes complexos com microelementos são amplamente utilizados na alimentação de plantas, bem como no tratamento de sementes antes do plantio. Consideremos o efeito de um desses fertilizantes - “Siliplant”, composição e forma de liberação, escopo de aplicação, vantagens e desvantagens. Como usar para mudas, grãos, vegetais, arbustos e árvores de frutas silvestres, uvas, flores, gramados. Como armazenar e o que pode ser substituído.
- Composição e forma de liberação do medicamento "Siliplant"
- Princípio operacional e escopo de uso
- Vantagens e desvantagens
- Instruções de uso
- Para mudas
- Para culturas de grãos
- Para beterraba sacarina
- Para girassol
- Para batatas
- Para pepinos
- Para tomates
- Para repolho
- Para cenouras
- Para morangos e morangos silvestres
- Para groselhas, framboesas e uvas
- Para árvores frutíferas
- Para gramados
- Para colheitas de flores
- Medidas de segurança
- Regras de armazenamento
- Como você pode substituir o fertilizante?
Composição e forma de liberação do medicamento "Siliplant"
A peculiaridade deste fertilizante é o seu significativo teor de silício (7%), também existem elementos em quelatos (em gramas por litro) - ferro - 0,30, magnésio - 0,10, cobre - 0,70, molibdênio - 0,06, zinco - 0,08, manganês - 0,30, boro (B) - 0,090, cobalto - 0,015. Há pouco potássio - apenas 1%.
“Siliplant Universal” é produzido pela ANO “NEST M”. Trata-se de um fertilizante líquido, embalado em embalagens de 100 ml e 1 litro; mediante solicitação você pode adquirir embalagens de 5, 10 e 20 litros.
Princípio operacional e escopo de uso
O “Siliplant” é utilizado no tratamento de mudas e sementes antes do plantio, podendo também ser utilizado na alimentação de plantas vegetativas. O fertilizante repõe o elemento silício do solo, acelera o desenvolvimento de partes verdes e raízes e os processos fotossintéticos.
Além disso, o medicamento “Siliplant” tem outro efeito: fortalece as paredes celulares, aumenta a resistência a diversas pragas, patógenos e fungos e ajuda na recuperação de diversos estresses (da salinidade do solo ou mudanças de temperatura). Também pode potencializar o efeito dos produtos agrícolas, pois adere firmemente à superfície da folhagem e a solução entra rapidamente nas plantas.
O fertilizante Siliplant ativa o crescimento de raízes e folhas, forma uma película que dificulta a germinação dos esporos e a alimentação das pragas. Melhora o fornecimento de compostos de fósforo e potássio do solo, reduzindo assim a aplicação de fertilizantes adequados. Os frutos de plantas fertilizadas com Siliplant são melhor armazenados, seu teor de açúcar aumenta e seu sabor melhora.A droga também estimula o processo de formação de húmus e aumenta o número de bactérias do solo.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do Siliplant são as seguintes:
- aumenta a taxa de utilização de vários fertilizantes;
- elimina os efeitos tóxicos dos metais pesados;
- pode ser usado para processar todas as culturas;
- regula o teor de silício no solo;
- pode ser usado para preparar frutas e coníferas para o inverno;
- baixas taxas de consumo.
Desvantagens do "Siliplant": não contém nutrientes essenciais.
Instruções de uso
Para diferentes finalidades, a concentração e o consumo da solução Siliplant serão diferentes. As informações são fornecidas nas instruções de uso.
Para mudas
As mudas são pulverizadas quando formam o primeiro par de folhas. A solução é preparada na concentração de 3-6 ml por 10 litros de água. Você pode combinar a pulverização com repelentes de pragas; a solução geral aderirá melhor à superfície e será mais eficaz.
Para culturas de grãos
Neste caso, utiliza-se “Siliplant” para tratar as sementes com uma solução com consumo de 60 ml por tonelada. O tratamento melhora a germinação, aumenta o arbusto das plantas, o peso dos grãos, o rendimento, reduz a incidência de doenças e torna as plantas resistentes ao acamamento. Se utilizar fertilizantes juntamente com pesticidas, os seus efeitos negativos são reduzidos e a sua eficácia aumenta.
Para beterraba sacarina
Nesta cultura, o Siliplant é utilizado em conjunto com herbicidas para eliminar seus efeitos tóxicos e aumentar a taxa de morte de ervas daninhas.Neste caso, o consumo de herbicidas pode ser reduzido em 20-30%. Taxa de aplicação:
- na fase de cotilédone - 1 par de folhas 0,3-0,4 l/ha;
- 0,6-0,8 l/ha – 2-3 pares (opção ideal);
- 0,6-1,0 l/ha – quando as folhas da fileira estão juntas.
O medicamento "Siliplant" aumenta a produtividade e o teor de açúcar (a produção de açúcar por hectare aumenta em 20-30%).
Para girassol
O "Siliplant" é utilizado com herbicidas quando as plantas têm 3-5 folhas, na 2ª vez - na brotação, início da floração. Norma: 0,9-1,2 l/ha. O consumo de insumos agrícolas é reduzido em 20-40%, a suscetibilidade das inflorescências ao apodrecimento é reduzida, o rendimento aumenta e a porcentagem de gordura nas sementes para óleo aumenta.
Para batatas
Primeiro, os tubérculos são tratados para reduzir a probabilidade de infecção. Consumo – 30 ml por tonelada, volume de solução – 10 l. Para mudas, “Siliplant” é combinado com herbicidas com taxa de aplicação de 0,8-1 l/ha. Como resultado, o consumo de pesticidas é reduzido em 20-50% e os rendimentos aumentam em 14% (quando usados com Aktara). Se você usar apenas “Siliplant” 3 vezes nos tubérculos, brotos e na fase de botão, o rendimento aumenta em 28%. Os tubérculos de sementes são tratados com uma solução a 0,3% para prolongar o armazenamento.
Para pepinos
Trate as mudas com fertilizante Siliplant para ativar o crescimento das folhas (solução a 0,05%). Depois - durante a brotação, com concentração de 0,1-0,2% para aumentar a produtividade e reduzir a incidência, principalmente, do oídio.
Uma solução de alimentação de 0,1-0,2 l/ha e 0,8-1 l/ha estimula o crescimento de rebentos laterais e o número de ovários. O rendimento aumenta 8-15%, a qualidade da fruta melhora.
Para tomates
Aplicar o fertilizante Siliplant no tomate na fase inicial de crescimento, quando aparecem os botões no primeiro cacho, e depois para prevenir doenças e aumentar a produtividade, com intervalo de 2 a 3 semanas. Para leitos abertos, o intervalo é de 1,5 a 2 semanas. Taxa de aplicação – 0,8-1,2 l/ha.
Para repolho
A 1ª vez é tratada com Siliplant nas mudas para estimular o crescimento (0,2-0,3 l/ha). 2º momento - na amarração das espigas, para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das espigas (0,9-1,2 l/ha).
Para cenouras
As plantas jovens são pulverizadas com um líquido de 5 ml por 10 litros na fase de brotação para estimular o crescimento, aumentar o acúmulo de açúcar e o rendimento geral.
Para morangos e morangos silvestres
São realizados três tratamentos: no início do crescimento do arbusto, na fase de brotação e na colheita dos frutos. Taxa de aplicação: 0,9-1,2 l/ha. O fertilizante reduz a infestação, preserva os ovários e aumenta o rendimento.
Para groselhas, framboesas e uvas
Os arbustos são pulverizados durante a brotação para preservar os ovários, repetidos em intervalos de 2 semanas (0,9-1,2 l/ha). “Siliplant” pode ser combinado com fertilizantes foliares.
Para árvores frutíferas
Aplicar o fertilizante Siliplant com silício e microelementos durante a brotação e durante o crescimento dos frutos. A taxa de microfertilizante para frutas de caroço é de 2,5-3,0 l/ha, para pomóideas – 2-3,6 l/ha.“Siliplant” ajuda as árvores a resistir a doenças, sobreviver ao inverno e aumenta a produtividade em 10-20%.
Para gramados
Os gramados que consistem principalmente de gramíneas de cereais (incluindo gramíneas esportivas) são alimentados com Siliplant desde o início da estação de cultivo até o final da temporada, com um intervalo de 3-4 semanas. Pode ser combinado com fertilizantes e produtos agrícolas protetores. A norma é 0,6-0,9 l/ha.
Para colheitas de flores
As flores de 1 ano são alimentadas na emergência ou quando plantadas no solo, depois mais 3 vezes, com intervalo de 3 semanas. A norma é 0,15-0,45 l/g. As flores perenes são fertilizadas no início da estação de crescimento e depois 2 a 3 vezes por estação, seguindo o mesmo esquema e com o mesmo consumo.
Medidas de segurança
"Siliplant" tem uma classe de perigo 4. Ele contém álcali, então você precisa trabalhar com ele usando luvas, óculos e respirador para proteger a pele e as mucosas. Se a solução entrar em contato com a pele ou os olhos, lave-a com água. Se houver sintomas de envenenamento, pegue carvão medicinal e enxágue.
O líquido derramado pode ser coletado com areia, turfa, serragem e compostado.
Regras de armazenamento
O "Siliplant" é armazenado por 3 anos em sua embalagem original. Condições: temperatura – 5-35 C, ambiente escuro e seco, com boa ventilação. Armazene fertilizantes separadamente de rações, medicamentos, produtos domésticos e produtos.
Como você pode substituir o fertilizante?
O fertilizante pode ser substituído pelas preparações “NV-101”, “Tsitovit”, “Reacom SR Zerno”, “Micro-Mineralis”, “Complexo Yara Milá", "Razormin", "Gumate Ultra", "Oracle Multicomplex", "Reacom-quelato". São microfertilizantes que contêm um conjunto de elementos minerais em quelatos. Também podem ser utilizados para todas as culturas, na agricultura no campo e em terrenos privados, para alimentação de jardins e plantas de jardim.
“Siliplant” é uma preparação eficaz que contém vários microelementos, incluindo o silício, necessários à nutrição e funções vitais das plantas. Além da nutrição, aumenta a resistência das culturas a doenças, fatores ambientais negativos e pragas. Melhora a qualidade das frutas, raízes, bagas, grãos, aumenta significativamente a produtividade, ajuda a preservar as frutas durante o armazenamento no inverno, reduz as perdas por podridão e outras infecções durante o armazenamento. Quando utilizado em conjunto com outros fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos, permite reduzir o seu consumo e, portanto, reduzir o custo da sua aquisição, o que leva à redução dos custos de produção.