Os proprietários começam a cultivar muitas plantas cultivadas em casa, semeando sementes para mudas e depois transferindo-as para estufas ou terrenos abertos. Os fertilizantes ajudam a aumentar a produtividade e a produzir mudas fortes e saudáveis. Após o uso, os brotos adoecem menos e não reagem aos caprichos do clima. Para as mudas, utiliza-se o “Athlet” - uma cobertura que não só aumenta a produtividade, mas também melhora a qualidade do solo.
- Composição e características do fertilizante Atlet
- Prós e contras de usar
- Como funciona e para que serve?
- Instruções de uso
- Para tomates
- Para pimentões e berinjelas
- Para repolho
- Para pepinos
- Para arbustos ornamentais
- É possível alimentar mudas de petúnia?
- Medidas de segurança
- Erros de aplicativo
- Combinação com outras substâncias
- Armazenamento e prazo de validade
- Análogos
Composição e características do fertilizante Atlet
O fertilizante para mudas de plantas culturais e ornamentais “Athlet” contém um único componente - cloreto de clormequat. Em um litro da droga sua concentração é de 600 gramas. O fertilizante é comercializado na forma de solução, acondicionada em ampolas de 1,5 ml, opção escolhida por proprietários de pequenas parcelas. Para uso industrial, o fertilizante é acondicionado em garrafas plásticas maiores.
O fabricante do Atleta é a empresa nacional Farmácia Verde para Jardineiros. Antes do uso, o fertilizante deverá ser diluído em água, mas a concentração difere para mudas de plantas diferentes.
A fertilização é utilizada de duas maneiras - após o aparecimento das folhas dos cotilédones - por rega pela raiz e como fertilizante foliar. “Athlet” é utilizado exclusivamente na fase de desenvolvimento de mudas de frutíferas e plantas ornamentais. Graças ao uso de fertilizantes, os brotos conseguem acumular a quantidade necessária de substâncias e distribuí-las corretamente pelos tecidos, com isso as plantas não se esticam e não desperdiçam energia no desenvolvimento das raízes laterais. Os brotos tratados possuem folhas densas e caules fortes que não se quebram com rajadas de vento quando são transplantados para campo aberto.
Prós e contras de usar
Os residentes de verão, que usam fertilizantes há muitos anos para melhorar mudas de hortaliças e plantas ornamentais, identificaram muitas vantagens do medicamento e pequenas desvantagens do fertilizante.
Eles listaram o seguinte como vantagens:
- Não é preciso ter medo de uma overdose - mesmo que a quantidade de alimentação recomendada seja ultrapassada, nenhum dano será causado às mudas.
- O crescimento e desenvolvimento das plantas são regulados após a aplicação da fertilização.
- O fertilizante não representa perigo para quem realiza o tratamento e para os insetos benéficos.
- Com o uso do "Athleta", a imunidade das lavouras aumenta e elas adoecem menos após o plantio em campo aberto.
- O medicamento tem preço acessível pelo fato de ser produzido por uma empresa nacional.
- A substância ativa do fertilizante contém o conjunto principal de substâncias úteis necessárias ao pleno desenvolvimento das plantas.
- Após a aplicação da fertilização, é possível obter um aumento no rendimento das hortaliças.
- O fertilizante promove o bom desenvolvimento do sistema radicular, para que no momento do transplante ou colheita as mudas não se deitem.
- O período de floração das plantas ornamentais é prolongado.
Entre as desvantagens do Atleta, os jardineiros observam que ele tem um período de uso limitado para plantas cultivadas, é usado apenas para mudas e não tem efeito positivo em exemplares adultos.
Como funciona e para que serve?
As instruções de uso indicam que Atlet se destina ao tratamento de mudas de hortaliças e plantas ornamentais. O princípio ativo do fertilizante inibe a atividade de um hormônio como a giberelina, que promove a formação e o desenvolvimento das raízes laterais. Após a aplicação da fertilização, a parte do solo se desenvolve de maneira uniforme, as mudas não crescem demais nem se esticam.
Instruções de uso
Para que o fertilizante para mudas cumpra sua finalidade, é necessário respeitar as normas de consumo de alimentação e as regras de preparo da solução de trabalho.
Para tomates
Para fortalecer as mudas de tomate, prepare um líquido de trabalho dissolvendo 15 gramas de Atleta em 10 litros de água limpa. É permitido o uso de fertilizantes tanto por método radicular quanto foliar. O beneficiamento das mudas é realizado em três etapas. A primeira vez que o fertilizante é usado no momento em que se formam 3 folhas no broto. A fertilização seguinte é realizada em intervalos de uma semana, porém a concentração do fertilizante deve ser aumentada, reduzindo a quantidade de água para 6,5 litros.
É necessário levar em consideração que se for dada preferência à alimentação radicular, um único tratamento das mudas é suficiente.
Para pimentões e berinjelas
Para melhorar o crescimento das mudas de pimentão e berinjela, é necessário preparar um litro de água. É duro e não pode ser tirado da torneira, recomenda-se deixá-lo repousar ou usar água de nascente. Despeje o conteúdo de uma ampola de fertilizante no líquido e misture bem com um palito de madeira. As mudas são tratadas uma vez, após a formação de 3 folhas. Para fertilizar os pimentões, utiliza-se o método foliar, os azuis são alimentados com rega pela raiz.
Para repolho
Para alimentar mudas de repolho, prepare meio litro de água, ao qual é adicionado 1,5 ml de fertilizante Atlet. Para obter resultados, você precisará de três tratamentos em intervalos semanais. Mudas de repolho são alimentadas apenas com rega pela raiz.
Para pepinos
As instruções de uso do fertilizante Atlet não indicam que o medicamento pode ser usado em mudas de pepino.Portanto, não é recomendável processar essa cultura, na melhor das hipóteses não dará resultado e, na pior, levará à morte dos brotos.
Para arbustos ornamentais
Flores e arbustos ornamentais são as únicas plantas recomendadas para serem tratadas com Atlet durante o período de brotação. Para isso, é necessário preparar uma solução de trabalho composta por um litro de água mole e uma ampola do medicamento. A pulverização é feita pelo método foliar, certificando-se de que a solução cobre abundantemente as folhas e botões do arbusto ornamental. Você precisará realizar 2 tratamentos em intervalos de uma semana.
É possível alimentar mudas de petúnia?
Mudas de petúnia são alimentadas por métodos foliares e de raiz. O fluido de trabalho é preparado na proporção de uma ampola por litro de água. Para evitar que as mudas se estiquem, bastam duas pulverizações com intervalo de uma semana.
Medidas de segurança
A alimentação suplementar para atletas pertence à 3ª classe de toxicidade. Apesar da relativa segurança do medicamento para humanos, roupas de trabalho e luvas são utilizadas durante o processamento.
Erros de aplicativo
Se você planeja transportar mudas por muito tempo, não deve tratá-las com fertilizantes, pois isso afetará negativamente o desenvolvimento do sistema radicular. A rega com água comum não deve ser realizada antes de três dias após o uso do fertilizante.
Se, após a pulverização, aparecerem manchas esbranquiçadas nas folhas, são sinais de desenvolvimento de fitotoxicidade, que pode ser causada por excesso significativo da dosagem indicada nas instruções. Este fenômeno também é observado após tratamento em temperaturas elevadas do ar (mais de 25).
Combinação com outras substâncias
A única coisa com a qual “Athlet” pode ser combinado é o sulfato de cobre, neste caso as plantas têm proteção adicional contra a infecção pela requeima.
Armazenamento e prazo de validade
Mantenha o fertilizante em uma despensa trancada. Deve estar seco e escuro ali. O prazo de validade indicado pelo fabricante é de 2 anos.
Análogos
Se necessário, você pode substituir “Athlet” por medicamentos como “Antivylegach”, “Tour” ou “Kornevin”.