Para obter uma colheita rica e de alta qualidade, os jardineiros usam não apenas fertilizantes orgânicos, mas também fertilizantes minerais. À venda estão produtos individuais e preparações complexas com composição equilibrada de microelementos. O fertilizante "Solução" é usado não apenas para culturas de frutas e frutos silvestres, mas também para plantas ornamentais. Antes de usar o medicamento, leia as instruções, que indicam a dosagem do fertilizante para as diferentes plantas.
- Características e composição
- Vantagens e desvantagens da "argamassa"
- Tipos e finalidade
- Instruções de uso
- Cereais
- Culturas industriais
- Plantas de frutas e bagas
- Culturas vegetais (interior e terreno aberto)
- Culturas de coníferas
- Plantas florais e ornamentais
- Arbustos e árvores decorativos
- Grama
- Medidas de segurança
- Compatibilidade de fertilizantes
- Recursos de armazenamento
- O que pode ser substituído
Características e composição
O fertilizante mineral “Solução” pertence a produtos ecologicamente corretos, pois não contém cloro. O medicamento é comercializado na forma de grânulos, de cor branca. Nas prateleiras das lojas você encontra embalagens para diversas necessidades - sacos com volume de 15 a 100 gramas, baldes plásticos de 1 quilo e sacos contendo 25 kg de fertilizante.
A composição da “Solução” inclui os elementos básicos necessários ao pleno desenvolvimento e frutificação das plantas. Contém: cobre, molibdênio, zinco, manganês, boro, fósforo, nitrogênio, potássio e vitaminas B. O fertilizante é totalmente solúvel em água e é rapidamente absorvido pelas lavouras.
Vantagens e desvantagens da "argamassa"
O fertilizante Solution, que os jardineiros costumam usar em suas roças, tem vantagens e desvantagens.
Proprietários de terrenos particulares destacaram as seguintes vantagens do medicamento:
- possibilidade de utilização tanto para plantas plantadas em campo aberto quanto para culturas em estufa;
- 100% dissolução em água e rápida penetração nos tecidos vegetais;
- facilidade de preparação do fluido de trabalho e custo relativamente baixo do fertilizante;
- efeitos benéficos da “Solução” no crescimento e desenvolvimento das culturas;
- a possibilidade de utilização de fertilizantes em conjunto com meios de proteção contra doenças e pragas;
- mitigação dos efeitos de pesticidas fortes quando usados com “Solução”;
- use para alimentação foliar e de raiz;
- Possibilidade de utilização para frutas e legumes, plantas ornamentais e flores de interior;
- vida útil ilimitada.
No entanto, o fertilizante também apresenta algumas desvantagens.Em primeiro lugar, devido à presença de nitrogênio na composição, não pode ser utilizado para coníferas. Além disso, a composição fixa de todas as variedades exige o aprimoramento da solução de trabalho, uma vez que microelementos benéficos para algumas culturas são prejudiciais para outras.
Tipos e finalidade
O fabricante produz diversos tipos de fertilizantes para lavouras, que se diferenciam apenas na concentração dos elementos principais.
A percentagem de componentes activos é a seguinte (nitrogénio/fósforo/potássio):
- “Solução A” – 10-5-20;
- “Solução A1” – 8-3-28;
- “Solução B” – 18-0-18;
- “Solução B” – 16-0-16.
Convenientemente, todas as marcas deste fertilizante podem ser misturadas entre si e com a maioria dos outros produtos químicos.
Eles usam fertilizantes em qualquer zona climática onde a agricultura seja desenvolvida. Além das casas de veraneio, a argamassa é usada em misturas de tanques para fertilizar cereais e culturas forrageiras. O fertilizante é aplicado regando pela raiz ou por aspersão. O uso de fertilizante na forma seca também é permitido. O principal é calcular corretamente a norma para cada planta.
Instruções de uso
As instruções de uso indicam as regras de preparo do fluido de trabalho e os padrões para cada cultura.
Cereais
As culturas de grãos são alimentadas na fase de emergência no tubo, pelo método da raiz. São adicionados de 500 gramas a 2,5 kg do medicamento por 1000 litros de água. Para preparar a solução de trabalho, use um pulverizador industrial com agitador.
Culturas industriais
A alimentação das raízes das culturas industriais é realizada na época do crescimento da massa verde, dependendo das condições do solo, o procedimento é feito de 1 a 3 vezes durante o período de cultivo ativo. Para cada 1000 litros de água utilize 1 a 2 kg de fertilizante granulado.
Plantas de frutas e bagas
As árvores frutíferas são alimentadas na primavera. O solo no círculo do tronco da árvore é desenterrado e grânulos secos são despejados ao mesmo tempo. Por 1 m² por metro de área use 30 gramas de fertilizante. A realimentação é recomendada no final da floração.
Desta vez eles usam um fertilizante líquido, você precisará de 35 gramas de “Solução” para cada 10 litros de água para a mesma área do círculo do tronco da árvore.
Os arbustos de frutas silvestres (morangos, morangos) são regados com líquido de trabalho assim que a neve derreter completamente. 15 gramas de grânulos são dissolvidos em 10 litros de água limpa e macia e os canteiros são regados com esta solução. A alimentação repetida com a mesma concentração do medicamento é feita após a floração dos arbustos.
Arbustos maiores (framboesas, groselhas) precisarão de 20 gramas por balde de 10 litros, a fertilização é feita de acordo com o mesmo algoritmo.
Culturas vegetais (interior e terreno aberto)
Inicialmente, o produto nutricional das plantas é aplicado na primavera, junto com a escavação da horta. Cerca de 50 gramas do produto químico são utilizados por metro quadrado de território. A aplicação subsequente de fertilização depende das características da cultura cultivada:
- Repolho e tubérculos. Após 30 dias da semeadura no solo, é realizada a primeira rega, utilizando 15 gramas do medicamento para cada balde de 10 litros de água. As mamadas subsequentes são feitas em intervalos de uma semana, mas aumentam a concentração do produto químico para 25 gramas.
- Tomate, pimentão, berinjela, pepino, abobrinha.O fertilizante é aplicado pela primeira vez quando 3 pares de folhas verdadeiras são formados na cultura. Para 10 litros de água são necessários 15 gramas do medicamento. As plantas são alimentadas em intervalos de uma semana. Quando os arbustos começam a frutificar, o número de grânulos aumenta para 25 gramas.
É necessário levar em consideração que a fertilização é realizada de manhã cedo ou após o pôr do sol, para que as gotas da solução que caiam nas folhas não causem queimaduras sob a influência da luz solar. A dosagem do produto é a mesma para plantas abertas e culturas em estufa.
Culturas de coníferas
Como a Solução contém nitrogênio, não é recomendado o uso do produto em coníferas.
Plantas florais e ornamentais
Usando o preparo para flores de jardim e casa, tome 25 gramas de grânulos para cada 10 litros de água. A fertilização é feita no momento do desenvolvimento ativo da planta. Depois disso, use o produto mais duas vezes ao longo da temporada.
Arbustos e árvores decorativos
Se precisar fertilizar árvores ornamentais, você precisará de 30 gramas de grânulos por balde de 10 litros de água. O medicamento é aplicado no máximo 3 vezes durante a estação de crescimento.
Grama
Para grama, tome 25 gramas do medicamento para cada 10 litros de água, adicione o fluido de trabalho durante o período de crescimento ativo da vegetação e, posteriormente, após cada corte.
Medidas de segurança
Ao trabalhar com produtos químicos, siga os requisitos básicos de segurança - use luvas nas mãos e um boné ou lenço na cabeça.
Compatibilidade de fertilizantes
A “solução” pode ser usada em misturas de tanques com quase todos os herbicidas e inseticidas, mas é recomendável realizar primeiro um teste de compatibilidade.
Recursos de armazenamento
Guarde o fertilizante em local seco e onde os raios solares não penetrem.
O que pode ser substituído
Você pode substituir o fertilizante por uma preparação como o Aquarin.