Tanto os proprietários de pequenas casas de veraneio quanto os agricultores que cultivam frutas para posterior venda no mercado utilizam fertilizantes especiais que aumentam a produtividade. A quantidade de vegetais e frutas que podem ser colhidas em suas parcelas depende de quão corretamente a fertilização é selecionada. O fertilizante “Gigante” é um fertilizante de ação prolongada que estimula o crescimento das plantas cultivadas e aumenta a produtividade.
Composição e forma de liberação
O fertilizante organomineral é comercializado na forma de pó, grânulos e líquido. Para alimentar as plantas, o “Gigante” é utilizado tanto na forma seca como na forma de solução aquosa na rega. O fertilizante contém os seguintes elementos úteis:
- óxido de ferro - 0,1%;
- composto de nitrogênio - 2,5%;
- óxido de cálcio - 1%;
- óxido de fósforo - 4,5%;
- ácidos húmicos solúveis em água - 2%;
- óxido de potássio - 9%;
- óxido de magnésio - 0,2%;
- suspensão aquosa com reação neutra - de 8 a 10%.
Pequenas alterações na quantidade de componentes ativos são observadas em diferentes tipos de fertilizantes, no total existem 4 variedades de “Gigante” à venda - baga, vegetal, universal e batata.
O fertilizante foi testado em laboratório e possui certificado que atesta a segurança biológica do fertilizante.
Vantagens e desvantagens
No processo de utilização do fertilizante, proprietários de chalés de verão e agricultores identificaram diversas vantagens do medicamento que distinguem o “Gigante” de outros produtos similares.
As vantagens da alimentação incluem os seguintes pontos:
- Após a aplicação do fertilizante, a quantidade de húmus no solo aumenta e sua estrutura melhora, sem risco de introdução de microrganismos patogênicos no solo.
- Ao aplicar “Gigante”, elimina-se o risco de overdose de microelementos, a fertilização não afeta o aumento da acidez e salinização do solo.
- Baixo custo com alta eficácia do medicamento.
- Ação prolongada - os componentes do fertilizante são liberados gradualmente à medida que são absorvidos pelo sistema radicular.
- Para fornecer às plantas cultivadas os componentes nutricionais necessários, basta uma única aplicação de “Gigante” por safra.
- O medicamento é ambientalmente seguro, tanto para humanos quanto para microrganismos benéficos que vivem no solo.
- Nenhum impacto negativo na rotação de culturas.
- Após a fertilização, a produtividade aumenta e o crescimento das culturas acelera.
- Graças ao “Gigante”, as plantas adoecem menos.
- O fertilizante demonstra maior resistência à lixiviação e é bem absorvido pelas culturas.
- Após a aplicação da adubação é possível evitar que o solo seque e transforme o solo em torrões.
Os jardineiros não encontraram nenhuma desvantagem em fertilizantes como “Gigante”, razão pela qual o fertilizante é sempre popular.
Mecanismo de ação e área de uso
Após a aplicação do fertilizante, ele é gradativamente absorvido pelas raízes e a partir daí distribuído por todos os tecidos da planta cultivada. O fertilizante é usado para:
- alimentar culturas hortícolas, frutícolas e ornamentais;
- realizar o preparo do solo pré-semeadura;
- melhorar a estrutura de solos com baixo teor de húmus e argilosos pesados;
- enriquecer o substrato antes de plantar vasos de plantas em casa.
Instruções de uso do produto “Gigante”
O fabricante indicou nas instruções como usar o medicamento e dosagens para as diferentes plantas cultivadas. O uso depende do tipo de fertilizante.
O fertilizante “batata” pode ser aplicado de duas maneiras:
- Aplicação em covas de plantio. Na cova de plantio da batata são colocados de 15 a 30 gramas de fertilizante, misturado ao solo, após o que é colocado o tubérculo.
- Para melhorar o solo. No outono, por 1 sq. m de cama, adicione 1 litro de fertilizante e cave na baioneta de uma pá.
"Universal":
- Na primavera para melhorar o solo. 150 gramas de grânulos são espalhados por metro quadrado de área escavada e cobertos com ancinho.
- Fertilização de culturas na primavera. 150 gramas de grânulos são embutidos em um círculo ao redor do tronco até uma profundidade de 8 cm, depois o solo é regado e uma camada de cobertura morta é colocada.
- Alimentação de plantas no verão. 10 litros de água são colocados em um recipiente e 50 gramas de fertilizante são dissolvidos nele, misturados bem e deixados por um dia. A solução de trabalho é usada uma vez por semana em vez de irrigação com água pura.
- Use ao plantar. Adicione 2 colheres de sopa de fertilizante em cada cova e plante as mudas, depois regue generosamente e coloque uma camada de cobertura morta.
- Preparando-se para o inverno. No outono, aplique 1 litro de fertilizante por metro quadrado de campo até uma profundidade de 20 cm.
“Autumn Giant” é utilizado para aplicação em troncos de árvores e para melhorar as características do solo antes do inverno. No primeiro caso, use 100 gramas de fertilizante por 1 metro quadrado. metro de área, no segundo - 1 litro para a mesma área.
“Berry Giant” é usado no cultivo de arbustos de frutas e bagas:
- Para o morango, pegue uma colher de sopa de fertilizante, coloque na cova de plantio e misture com a terra, após o que o arbusto é plantado.
- Ao plantar arbustos de frutas jovens, use 3 xícaras de grânulos por cova.
- Para fertilizar plantas adultas, aplique “Gigante” no círculo do tronco da árvore (150 gramas), regue e coloque uma camada de cobertura morta.
Medidas de segurança
Apesar do medicamento ter composição natural, recomenda-se realizar todos os trabalhos com luvas de proteção. Fumar e comer são proibidos durante a aplicação da fertilização. Após terminar o trabalho, deve-se lavar o rosto e as mãos com sabão e lavar as roupas de proteção..
Compatibilidade com outras substâncias
Não é recomendado o uso de “Gigante” junto com outros fertilizantes minerais, caso contrário o solo ficará saturado de sais.Se os solos forem muito pobres, a fertilização foliar com compostos orgânicos é permitida nos primeiros anos após o plantio.
Ele pode ser substituído?
Se “Gigante” não estiver à venda, pode ser substituído por medicamentos como “Salut” ou “Universal”.