Ferazim é um fungicida sistêmico, conforme instruções de uso, utilizado para proteger grãos e beterraba sacarina dos principais inimigos que causam a morte de metade da safra. O medicamento é diluído em água até a concentração desejada. A solução é usada para tratar as plantações durante a estação de crescimento. Um agente fungicida pode ser usado para tratar as sementes antes da semeadura.
- Características da droga
- Finalidade, composição e forma de liberação
- Como funciona o produto?
- Vantagens e desvantagens de um fungicida
- Taxas de consumo para diferentes plantas
- Especificações de preparação da solução de trabalho
- Trigo, cevada e centeio
- Beterraba sacarina
- Flores de interior
- Como usar a solução preparada
- Precauções de segurança para uso
- Grau de toxicidade
- Compatibilidade com outras ferramentas
- Regras de armazenamento
- Análogos
Características da droga
Ferazim é um agente fungicida sistêmico usado para proteger e tratar plantas contra uma série de doenças fúngicas, principalmente o oídio. A droga entra em vigor por 2 a 4 semanas.
Recomenda-se tratar as plantas com este fungicida 1 a 3 vezes por temporada. Deve haver um intervalo de 10 a 30 dias entre as pulverizações (dependendo da lesão).
Finalidade, composição e forma de liberação
O medicamento fungicida tem efeito protetor e terapêutico. Ferazim contém carbendazim. Este medicamento fungicida é produzido na forma de suspensão concentrada. Vendido em latas plásticas de 10 litros.
Adequado para as seguintes culturas:
- grãos (trigo, cevada, centeio) - de septoria, oídio, fusarium, podridão, ferrugem da folha, cercosporelose, mofo cinzento;
- beterraba sacarina - contra a praga da cercospora, oídio;
- macieiras - de sarna, oídio;
- batatas - de rizoctonia, podridão de fusarium;
- girassol - de Phomopsis.
Recomenda-se diluir o medicamento com água antes de usar. A dosagem para cada planta está indicada nas instruções. A solução de trabalho é pulverizada nas plantações durante a estação de crescimento para fins de prevenção ou quando surge uma infecção fúngica. Um agente fungicida pode ser usado para tratar sementes.
Como funciona o produto?
A substância ativa, carbendazim, pertence à classe dos benzimidazóis. Entrando pela folhagem ou raízes, a droga inibe a mitose nas células fúngicas. A substância ativa não afeta a síntese de DNA. A droga começa a apresentar propriedades fungicidas 4 a 6 horas após a irrigação das plantas. A substância ativa retarda o processo de divisão celular do patógeno, previne o desenvolvimento de fungos e bloqueia a esporulação.
Vantagens e desvantagens de um fungicida
Prós:
- possui simultaneamente propriedades protetoras e terapêuticas;
- protege todas as partes da planta, inclusive folhas novas emergentes;
- não lavado pela precipitação;
- começa a agir 4-6 horas após a irrigação;
- pode ser usado em baixas temperaturas.
Imperfeições:
- persiste por muito tempo no solo (meia-vida - 6 meses);
- com o uso prolongado, surgem formas resistentes de fungos.
Taxas de consumo para diferentes plantas
Dosagem para diferentes culturas:
- Para grãos: para cada dez litros de líquido, 10-20 mililitros de concentrado.
- Para beterraba sacarina: 20-25 mililitros de suspensão por dez litros de água.
- Para flores de interior: por litro de líquido 0,3-0,5 mililitros de concentrado.
Especificações de preparação da solução de trabalho
A solução fungicida é preparada imediatamente antes do tratamento das plantas. A substância dissolvida não é armazenada por muito tempo, pois perde rapidamente suas propriedades benéficas. Recipientes de plástico são usados para preparar a solução.
A suspensão é primeiro diluída com uma pequena quantidade de água e, em seguida, todo o volume do líquido é adicionado. A mistura é agitada durante 10 minutos antes da utilização.
Recomenda-se também agitar a solução durante o uso para que fique homogênea.
Trigo, cevada e centeio
O agente fungicida protege os grãos de diversas podridões, oídio, mofo da neve, ferrugem e evita o acamamento. A pulverização é realizada para fins de prevenção ou quando surge uma infecção fúngica. Os grãos são processados no início da primavera e as colheitas de inverno no outono.
Para dez litros de líquido, tome 10-20 mililitros de concentrado. Em uma temporada, são realizados 1-2 tratamentos com intervalo de 10-15 dias.Para tratar as sementes, prepare uma solução de dez litros de líquido e 1 litro de concentrado. Essa mistura é suficiente para processar 1 tonelada de grãos.
Beterraba sacarina
Um agente fungicida é usado para proteger a beterraba do oídio e da cercospora. Para preparar uma solução fungicida funcional, tome 20-25 mililitros de concentrado para cada dez litros de líquido. Para tratar fungos, são necessários 1-3 tratamentos com intervalo de 10-15 dias após cada um.
Flores de interior
As plantas de interior podem ser tratadas com uma solução fungicida para protegê-las da podridão das raízes e do oídio. Para borrifar flores, faça uma mistura de baixa concentração. Para um litro de água você precisa tomar apenas 0,3-0,5 mililitros de suspensão (meça a substância com uma seringa). Para proteger as culturas de interior, basta um tratamento. Em caso de danos graves, a pulverização pode ser repetida após 10 dias.
Como usar a solução preparada
A solução fungicida recém-preparada é pulverizada nas plantas para proteção ou quando um patógeno aparece. Recomenda-se realizar o tratamento 1 a 3 vezes por temporada. O tratamento é realizado de forma sistêmica, a cada 2-3 semanas. O tratamento das sementes é realizado imediatamente após a colheita ou alguns dias antes da semeadura. A última pulverização é realizada 30 dias antes da colheita.
Precauções de segurança para uso
Ferazim pertence à classe de perigo 2 (para humanos). Você precisa trabalhar com isso com cautela. Ao preparar uma solução fungicida, deve-se usar respirador, luvas de borracha e roupa de proteção. Após o trabalho, é necessário lavar as mãos e o rosto com água morna e sabão e enxaguar a boca com solução de refrigerante.
Grau de toxicidade
A droga não é fitocida. É relativamente seguro para entomófagos. Em pequenas doses não inibe as minhocas.Seguro para pássaros, peixes, abelhas.
Ligeiramente tóxico para humanos e animais.
Compatibilidade com outras ferramentas
Ferazim é compatível com fungicidas de outros grupos químicos. Pode ser misturado com inseticidas e acaricidas. Não pode ser usado com preparações altamente alcalinas.
Regras de armazenamento
O fungicida pode ser armazenado em embalagem original hermeticamente fechada por 3 anos a partir da data de fabricação. A temperatura ideal de armazenamento é de 10 a 20 graus acima de zero. O recipiente com a suspensão deve ser mantido longe de produtos alimentares e fora do alcance das crianças.
Análogos
Medicamentos semelhantes contendo carbendazim: Derozal Euro, Carbezim, Karzibel, Sarfun. Para o tratamento preventivo de plantas contra uma ampla gama de doenças fúngicas, pode-se utilizar o biofungicida Fitosporin.
É verdade que a droga não contém produtos químicos. Contém apenas esporos e células de bactérias vivas. Este fungicida sistêmico tem efeito inibitório sobre fungos e pode ser usado como imunomodulador.