Os fungicidas para plantas de interior incluem uma extensa lista de medicamentos. Todos os produtos adquiridos têm efeito protetor. As preparações fungicidas protegem as flores de interior de vários tipos de fungos, tratam as plantas doentes, inibem o desenvolvimento de patógenos perigosos e destroem-nos no nível celular. Qualquer agente fungicida é diluído em água antes do uso.
- Características de preparações para flores de interior
- Classificação
- Dependendo das propriedades químicas
- Dependendo do efeito sobre o patógeno
- Por finalidade de uso
- Dependendo da natureza da distribuição nos tecidos vegetais
- O princípio de ação das drogas
- Regras gerais de aplicação
- Lista de remédios eficazes para plantas de interior
- Tricodermina
- Gamair
- Mistura bordalesa
- Tsineb
- Alirin
- Ágata
- Sabonete verde
- Abiga
- Fitosporina
- Albita
- Permangantsovka de potássio
- Qual droga é melhor escolher
Características de preparações para flores de interior
Os fungicidas são usados para proteger e tratar plantas de interior contra vários tipos de fungos, bactérias e vírus. Os medicamentos têm composições diferentes e efeitos diferentes sobre os patógenos. Todos os agentes fungicidas combatem microrganismos cuja atividade parasitária provoca manchas nas folhas, formação de buracos, apodrecimento de algumas partes da planta, aparecimento de ferrugem, mofo e placa bacteriana.
Existem fungicidas que afetam apenas um patógeno, embora a maioria combata vários fungos ao mesmo tempo. É verdade que um patógeno geralmente se instala em uma planta.
Quanto mais cedo a doença for detectada, maior será a chance de salvar a flor de interior. Os agentes fungicidas são mais eficazes na fase inicial da infecção.
Classificação
As preparações fungicidas são divididas em grupos, dependendo da composição e método de ação nas plantas. De acordo com sua ação seletiva, todos os produtos são divididos em dois tipos: contra o oídio ou contra fungos do míldio.
Dependendo das propriedades químicas
Com base na sua composição e propriedades, as preparações fungicidas são divididas nos seguintes grupos:
- Biológico. Utilizado para prevenção ou na fase inicial da infecção. Eles consistem em esporos de fungos benéficos que colonizam uma planta ou solo. O território em que vive um microrganismo torna-se impróprio para outras espécies.
- Químico. Preparações constituídas por componentes químicos. Proteja e trate flores de interior contra infecções fúngicas. Utilizado para tratamento de sementes e desinfecção de solo.
Dependendo do efeito sobre o patógeno
Com base na natureza do seu impacto sobre os patógenos, eles são divididos nos seguintes grupos:
- verdadeiros fungicidas - atuam nos processos bioquímicos dentro da célula fúngica, levando à morte do patógeno;
- pseudofungicidas - atuam sobre o fungo quando ele entra nas plantas;
- antagonistas microbianos são produtos biológicos constituídos por cepas avirulentas.
Por finalidade de uso
Os fungicidas podem ser usados nos seguintes casos:
- para tratamento de sementes;
- para tratamento de solo;
- para pulverização preventiva de culturas saudáveis e proteção contra patógenos;
- fortalecer o sistema imunológico, aumentar a resistência das plantas ao estresse;
- para tratar uma cultura doente e eliminar microorganismos que causam a doença.
Dependendo da natureza da distribuição nos tecidos vegetais
Dependendo do método de ação nas plantas, as preparações fungicidas são:
- Sistêmico. Eles penetram na cultura irrigada e se espalham por todos os órgãos. Eles alteram os processos bioquímicos nas plantas. Eles têm um efeito deprimente sobre o fungo, onde quer que ele esteja, e causam sua morte. Capaz de destruir patógenos localizados na superfície e no interior. Eles permanecem por muito tempo nos tecidos e órgãos da planta, exercendo função curativa e protetora.
- Contato. Eles diferem na ação local. Não penetram no interior e atuam sobre fungos localizados na superfície. O efeito protetor e terapêutico ocorre enquanto o medicamento permanecer nos órgãos externos da flor. Não é usado para tratamento, mas para suprimir patógenos. Normalmente, quando se utilizam fungicidas de contato, são realizados 3 a 5 tratamentos de plantas, mantendo um intervalo de 10 a 15 dias.
O princípio de ação das drogas
Mecanismos de ação dos agentes fungicidas:
- perturbar os processos respiratórios dos fungos;
- suprimir a divisão das células fúngicas;
- formam produtos metabólicos em plantas que são inibidores de fungos;
- formam barreiras à penetração de patógenos;
- inibir as toxinas fúngicas de que necessitam para o desenvolvimento;
- bloquear a formação de ergosterol nas células fúngicas;
- suprimir a formação de ácidos nucleicos;
- inibir a troca de energia;
- penetram no interior das plantas (biológicos) e liberam toxinas que matam os fungos.
Qualquer agente fungicida inibe o desenvolvimento de fungos, previne o crescimento de micélio e a formação de esporos.
Os medicamentos terapêuticos destruirão os microrganismos que causaram a doença nas flores de interior.
Regras gerais de aplicação
As preparações fungicidas são comercializadas na forma de pó, suspensão ou emulsão. Antes do uso, a substância da embalagem é dissolvida em água. A quantidade de líquido e as regras de preparo da solução costumam estar indicadas nas instruções.
As flores de interior são irrigadas com uma mistura líquida de certa concentração por meio de um borrifador. Um pouco de solução fungicida é colocada sob a raiz. Para fins de prevenção, basta um tratamento. A planta doente é pulverizada várias vezes. Um intervalo de 10 a 15 dias é mantido entre os tratamentos.
Lista de remédios eficazes para plantas de interior
Para proteger e tratar flores de interior, compre um medicamento. A escolha do fungicida é baseada nos sinais de danos e na conveniência do uso de um determinado fungicida.
Tricodermina
Biofungicida composto por esporos de fungos e micélio. Protege contra o oídio, crosta, requeima, fusarium e podridão. Usado para fins de prevenção.
Gamair
Um produto biológico que consiste em células fúngicas vivas. Protege contra moniliose, sarna, requeima, canela preta, manchas e podridão.Usado para prevenção e quando aparecem os primeiros sinais de infecção fúngica.
Mistura bordalesa
Produto químico constituído por sulfato de cobre e cal. Usado para fins protetores e terapêuticos. Eficaz contra oídio, manchas, podridão, moniliose, coccomicose.
Tsineb
Agente químico com ação sistêmica de contato curativa e terapêutica. Alivia crostas, mofo, requeima, septoria, antractose. Não afeta o oídio.
Alirin
Biofungicida à base de bactérias vivas. Protege contra o oídio, podridão radicular, canela preta, requeima, alternária. Usado para irrigação e rega de raízes de plantas de interior.
Ágata
Produto biológico à base de bactérias do solo, é utilizado para proteger as flores de interior de doenças, aumenta a germinação das sementes e melhora o desenvolvimento do sistema radicular. É utilizado como agente protetor e como fertilizante leve.
Sabonete verde
Produto biológico à base de sais de potássio, óleos vegetais e ácidos graxos. Tem uma reação alcalina.
Utilizado como componente na preparação de soluções fungicidas.
Abiga
Agente fungicida de contato à base de oxicloreto de cobre. Usado contra peronospora, antracnose, requeima, requeima, septoria, míldio.
Fitosporina
Biofungicida à base de bactérias. Usado para proteger flores de interior contra oídio, manchas, bacteriose, crostas, ferrugem e podridão.
Albita
Um produto biológico que estimula as reações protetoras naturais das flores de interior. Utilizado como agente fungicida e imunomodulador. Protege contra oídio, manchas e ferrugem.
Permangantsovka de potássio
Preparação química constituída por sais de potássio. Tem uma reação alcalina.Usado para tratamento de sementes, desinfecção de solo e tratamento de oídio.
Qual droga é melhor escolher
Todos os agentes fungicidas, em maior ou menor grau, afetam o crescimento e o desenvolvimento de patógenos. Para fins de prevenção, é melhor usar produtos biológicos. Eles povoarão as plantas e o solo com fungos benéficos e impedirão o desenvolvimento de espécies perigosas.
Uma flor doente de interior terá que ser tratada com produtos químicos sistêmicos ou de contato. Qualquer fungicida selecionado é dissolvido em água conforme instruções da embalagem, após o que as plantas são irrigadas com pulverizador.