O fungicida sistêmico Proton pode ser usado para proteger e tratar grãos, frutas e vegetais contra o oídio, todos os tipos de manchas e ferrugem. A droga tem um longo período de atividade. Protege as plantas de patógenos de doenças fúngicas durante um mês inteiro. Começa a agir uma hora após o processamento da colheita.
- Composição, forma de liberação e finalidade do fungicida Proton
- Mecanismo de ação da droga
- Velocidade de exposição, período de ação protetora
- Vantagens e desvantagens do produto
- Taxa de consumo para diferentes plantas
- Como preparar uma solução funcional
- Instruções para uso de fungicida
- Precauções ao trabalhar com o produto
- Grau de toxicidade
- Interação com outras ferramentas
- Termos e condições de armazenamento
- Existem análogos?
Composição, forma de liberação e finalidade do fungicida Proton
Um agente fungicida de dois componentes protege e trata as plantas contra sarna, ferrugem, oídio, oídio, septório, fungos fuliginosos, queimaduras e manchas nas folhas. A substância ativa é o cresoxim-metilo e o epoxiconazol.
O fungicida está na forma de suspensão concentrada. Vendido em latas plásticas de 10 litros. A suspensão é misturada com uma certa quantidade de água. As plantas são pulverizadas com uma solução fungicida durante a estação de crescimento.
Mecanismo de ação da droga
O medicamento consiste em duas substâncias ativas, cada uma das quais atua sobre uma infecção fúngica. O fungicida penetra nas plantas através das folhas e do sistema radicular, espalha-se pelos órgãos e protege a cultura dos fungos. O cresoxim-metil inibe a respiração mitocondrial celular de patógenos. Impede o desenvolvimento de fungos e previne a esporulação.
A substância é mais eficaz na fase inicial do desenvolvimento da doença. Ajuda a erradicar o patógeno e tem um efeito protetor duradouro. O segundo componente ativo, epoxiconazol, inibe enzimas na biossíntese de esteróis. Possui alto efeito protetor e cicatrizante.
Velocidade de exposição, período de ação protetora
A maioria das substâncias ativas é absorvida pela planta em 1-2 horas. O fungicida começa a agir imediatamente. A droga erradica o patógeno e permanece nos órgãos das plantas por 4-5 semanas. O efeito das substâncias ativas não enfraquece em climas frios e úmidos.
O fungicida exibe suas propriedades protetoras por um mês.
Vantagens e desvantagens do produto
Vantagens do agente fungicida:
- trata as principais doenças fúngicas dos grãos;
- usado para proteger culturas de frutas (maçã, pêra) e vegetais (tomate, pepino);
- pode ser utilizado para fins de prevenção e tratamento;
- não lavado pela chuva;
- rapidamente começa a agir;
- permanece ativo por muito tempo;
- reduz o impacto dos fatores de estresse na cultura.
Imperfeições:
- com uso sistemático, vários fungos podem apresentar resistência;
- Uma solução preparada a partir de suspensão e água não pode ser armazenada por muito tempo.
Taxa de consumo para diferentes plantas
O agente fungicida é utilizado nas seguintes culturas:
- Para grãos (trigo, cevada). Para dez litros de água são necessários 10 mililitros de suspensão.
- Para árvores frutíferas (maçã, pêra). Para dez litros de água são necessários 10 mililitros de suspensão.
- Para vegetais (tomates, pepinos). Para dez litros de líquido você precisa de 5 a 10 mililitros de suspensão.
- Para uvas. Para dez litros de água você precisa de 5 a 6 mililitros de suspensão.
Como preparar uma solução funcional
Para preparar uma mistura fungicida para irrigação de plantas, é necessário levar água limpa e uma certa quantidade de suspensão. A solução é misturada em um recipiente plástico. Primeiro, uma quantidade medida de suspensão é dissolvida em um litro de água. Em seguida, adicione a quantidade necessária de líquido. A mistura bem misturada é colocada em um borrifador.
Dez litros de solução fungicida são suficientes para pulverizar cem metros quadrados.
Instruções para uso de fungicida
Regras para usar solução recém-preparada:
- Os cereais são pulverizados apenas uma vez, logo no início da estação de cultivo (primavera), e as culturas de inverno - no outono.
- As árvores frutíferas são tratadas de 1 a 4 vezes por temporada, exceto no período de floração. A primeira vez é no momento da formação dos esporos da crosta (na primavera). Mantenha um intervalo entre os tratamentos de 20 dias.30 dias antes da colheita é realizada a última pulverização com solução fungicida.
- O medicamento é utilizado na uva para fins preventivos, antes ou depois da floração. São realizados um total de 2 tratamentos. Intervalo - 20 dias. A última pulverização é um mês antes da colheita.
- Os vegetais são processados 1-2 vezes por temporada. É mantido um intervalo de 30 dias entre as pulverizações. O último tratamento é realizado 30 dias antes da colheita.
Precauções ao trabalhar com o produto
É necessário misturar a solução usando máscara protetora, luvas de borracha e traje especial. Durante a operação, deve-se ter cuidado para garantir que o agente fungicida não entre em contato com a pele ou os olhos. Não inale vapores nem beba suspensão concentrada. Após trabalhar com o medicamento, é necessário lavar as mãos e o rosto com água morna e sabão, enxaguar a boca com solução de refrigerante.
Grau de toxicidade
A droga pertence à classe de perigo 3. Desintegra-se rapidamente no solo sem poluir o meio ambiente. O fungicida não é tóxico para pessoas, animais, pássaros e peixes. Não faz mal às plantas, insetos benéficos ou abelhas, mas é aconselhável não usar o medicamento durante a floração das lavouras e no verão intenso das abelhas.
Interação com outras ferramentas
O medicamento é compatível com outros agentes fungicidas, exceto os alcalinos. Pode ser usado com inseticidas, acaricidas, reguladores de crescimento para tratamentos complexos de culturas. Em cada caso de uso é necessário verificar a compatibilidade dos medicamentos a serem misturados.
Termos e condições de armazenamento
A preparação fungicida deve ser utilizada no prazo de 4 anos a partir da data de fabricação. Em embalagem original bem fechada, pode ser armazenado em temperatura ambiente, protegido da umidade, geada e luz solar direta.O produto químico deve ser mantido fora do alcance das crianças, longe dos alimentos.
Existem análogos?
O agente fungicida Proton possui diversos medicamentos semelhantes em seus componentes e princípio de ação. Por exemplo, os fungicidas Kollix Strobitek e Therapist Pro contêm a substância cresoxim-metil, que suprime o desenvolvimento de crostas, oídio, queimaduras e manchas nas folhas.
Os medicamentos Rex Duo, Osiris, Therapist Pro, Triad contêm o componente epoxiconazol, que é usado contra ferrugem, manchas, oídio, septoria.