O objetivo do fungicida "Diskor" é proteger árvores frutíferas, batatas e beterraba para muitas doenças. O produto é altamente ativo, possui amplo espectro de ação, destruindo fungos de diversas classes. Consideremos o princípio de ação, composição do medicamento, dosagem e taxas de consumo de acordo com as instruções, compatibilidade com outros produtos agrícolas e análogos deste medicamento.
- Composição e forma de liberação do fungicida Discor
- Mecanismo de ação e âmbito de aplicação
- Taxa de consumo e instruções de uso do medicamento
- Macieira, pereira
- Batata
- Culturas de flores
- Pedido de rosas
- Arbustos ornamentais
- Beterraba sacarina
- Uva
- Precauções de segurança ao usar o produto
- Compatibilidade com outros pesticidas
- Como armazená-lo corretamente?
- O que pode ser substituído?
- Como é diferente da droga "Skor"
Composição e forma de liberação do fungicida Discor
O princípio ativo do “Discora” é o difenoconazol, que pertence à classe dos triazóis, na quantidade de 250 g por 1 litro. Produzido pela AGRUSKHIM LLC na forma de emulsão concentrada em garrafas de 1 litro e latas de 5 litros. Aprovado para uso em plantações de culturas industriais e em residências e jardins privados.
“Diskor” refere-se a pesticidas de contato e sistêmicos, pela natureza de ação - a fungicidas protetores, cicatrizantes e imunizantes, por ação sobre microrganismos patogênicos - a pesticidas e fungicidas.
Mecanismo de ação e âmbito de aplicação
O difenoconazol como parte do fungicida para combate a doenças de plantas "Diskor" atrapalha a síntese de esteróis nos tecidos fúngicos. Estas substâncias são necessárias para o desenvolvimento dos fungos, pelo que a sua funcionalidade é interrompida.
Taxa de consumo e instruções de uso do medicamento
O efeito curativo é mais pronunciado se o tratamento for realizado no máximo 4 dias após a infecção. A droga tem efeito fungicida em frutas e folhas. O período de proteção nas árvores frutíferas é de 20 a 30 dias e de 20 a 40 dias nas batatas.
O medicamento deve ser diluído em água morna a uma temperatura de 25 °C. Na água fria ou, pelo contrário, na água quente, pode perder algumas das suas propriedades.
Macieira, pereira
Para sarna e oídio, macieiras e pereiras são tratadas até 4 vezes em diferentes fases da estação de crescimento. A taxa de aplicação do produto é de 0,15-0,2 litros, o consumo é de 10 litros por cem metros quadrados. O período de espera é de 28 dias.As macieiras são pulverizadas contra a praga de Alternaria 2 vezes - por botão rosa e após 2 semanas. Taxa de aplicação – 0,3-0,35 l, consumo – 15 l por cem metros quadrados. O período de espera é de 28 dias.
Batata
A cultura é pulverizada contra Alternaria quando aparecem sinais da doença e após 1,5-2 semanas. A norma é 0,3-0,4 l, o consumo de líquido é 2-4 l por cem metros quadrados. O período de espera é de 10 dias.
Culturas de flores
As flores são pulverizadas contra o oídio 2 vezes - quando a infecção é detectada e 2 semanas depois. O consumo de líquido é de 10 litros por cem metros quadrados na concentração de 2 ml por 10 litros. Para a podridão cinzenta, a concentração é diferente - 4 ml por 10 l.
Pedido de rosas
As rosas são pulverizadas contra o oídio e manchas pretas 2 vezes - quando a doença é detectada e 2 semanas depois. O consumo de líquido é de 10 litros por cem metros quadrados ou até 1 litro para cada planta. A concentração da solução é diferente: para orvalho – 2 ml por 10 l, para manchas – 5 ml por 10 l.
Arbustos ornamentais
Os arbustos são tratados contra manchas quando são detectados sinais de infecção e novamente após 2 semanas. A concentração da solução é de 5 ml por 10 litros, esta quantidade é calculada por cem metros quadrados.
Beterraba sacarina
A beterraba forrageira e a sacarina são pulverizadas contra o oídio, fomosis, cercospora e praga de alternária duas vezes durante a estação de crescimento. Taxa de aplicação – 0,3-0,4 l, consumo – 3 l por cem metros quadrados. O período de carência é de 20 dias após o último tratamento.
Uva
Do oídio, mancha preta, rubéola, Phomopsis e principalmente da podridão negra, as uvas são tratadas 2 vezes. Concentração – 2 ml por 10 l.
Precauções de segurança ao usar o produto
"Diskor" refere-se a produtos com classe de perigo 3 para pessoas e abelhas. Não use perto de lagoas ou fontes de água.Se as regras forem seguidas, o fungicida não é fitotóxico, não é tóxico para pássaros, solo, minhocas e insetos. Ao trabalhar com o produto, é necessário usar roupas de proteção, luvas de borracha nas mãos e respirador no rosto. A pulverização deve ser feita em dia seco e sem vento. Não deve haver estranhos perto da área tratada.
Após o processamento das plantas, é necessário enxaguar o equipamento com água, lavar as mãos e o rosto com sabão. Em caso de contato com a pele, boca, nariz e olhos, enxaguar com água abundante. Em caso de intoxicação, lave o estômago com água, se os sintomas não desaparecerem consulte um médico.
Compatibilidade com outros pesticidas
Discor pode ser combinado em misturas com muitos pesticidas usados na horta e no processamento de batatas. Apesar disso, o fabricante recomenda a realização de um experimento de compatibilidade antes de diluir a solução de tratamento. Se não houver alterações na cor e na temperatura do líquido total, e não ocorrer precipitação, os produtos poderão ser utilizados simultaneamente.
Como armazená-lo corretamente?
Para armazenar o Discor, deve-se escolher um ambiente seco, escuro e quente, o medicamento é armazenado em temperatura de -5 a +35 ˚С. Se for armazenado em embalagem de produção fechada, pode ser utilizado por 2 anos. Após esse período, sua eficácia diminui e não é aconselhável utilizá-lo.
O que pode ser substituído?
Análogos com o mesmo ingrediente ativo são as preparações agrícolas “Raek”, “Skor”, “Planthenol”, “Chistotsvet”, “Khranitel”, “Skoroshans”, “Fardi”. Sua ação e propósito são quase semelhantes aos do Discor. Para aumentar a eficácia destes pesticidas, recomenda-se alterná-los na pulverização das culturas para evitar que os agentes patogénicos desenvolvam resistência a qualquer um deles.No entanto, como observam os fabricantes, os cogumelos não desenvolvem resistência ao Discor.
Como é diferente da droga "Skor"
Os medicamentos diferem por serem produzidos por diferentes empresas: “Diskor” - Agruhim LLC, “Skor” - a holandesa “Syngenta”. “Skorom” pode ser usado para tratar culturas contra cleasterosporíase, coccomicose, enrolamento de folhas e sarna. O produto possui uma lista mais ampla de culturas - além de plantas florais e ornamentais, pode ser pulverizado em tomates e cenouras, damascos, cerejas, peras e ameixas e pêssegos.
Mas a substância ativa dos medicamentos é a mesma - o difenoconazol, portanto, se necessário, pode-se substituir um pelo outro, observando a finalidade e a dosagem.
"Diskor" é um fungicida sistêmico e de contato de produção nacional. Distingue-se pela rápida penetração nos tecidos das plantas tratadas, ação rápida e baixos índices de consumo. O medicamento pode inibir a formação de esporos por patógenos e enfraquecer a reinfecção se a pulverização for realizada fora dos prazos estabelecidos ou se os sintomas da doença já forem perceptíveis.
O Discor possui termos de uso flexíveis, podendo ser utilizado em diferentes fases do ciclo vegetativo. Destrói fungos em folhas e frutos sem causar queimaduras ou deformações. Aumenta o rendimento das colheitas, melhora a qualidade dos frutos e prolonga a vida útil. Protege as batatas de semente e de consumo da praga de Alternaria durante o armazenamento.