Os herbicidas na agricultura são utilizados para combater doenças fúngicas das plantas cultivadas. Todas as culturas precisam de processamento. Consideremos a finalidade e o efeito, as instruções de uso do fungicida Falcon para rosas. Sua composição, taxas de aplicação e dosagem da solução para diferentes culturas hortícolas. Compatibilidade com vários pesticidas e substitutos análogos.
- Composição e princípio de ação do fungicida "Falcon"
- Em que casos é usado?
- Formulário de liberação e análogos
- Taxas de consumo e regras de aplicação
- Para uvas
- Para rosas
- Para tomates
- Para pepinos
- Para beterraba
- Para morangos
- Para cereais
- Precauções de segurança
- Compatibilidade com outros agroquímicos
- Termos e condições de armazenamento
Composição e princípio de ação do fungicida "Falcon"
Falcon é produzido pela famosa empresa Bayer. A composição contém 3 substâncias que atuam ativamente sobre os fungos - espiroxamina num volume de 250 g por 1 l, tebuconazol (167 g por l), triadimenol (43 g por l). Pertencem às classes químicas morfolinas e triazóis. "Falcon" refere-se a pesticidas sistêmicos pelo método de penetração e a fungicidas protetores e curativos pela natureza da ação. O período de ação preventiva desse fungicida é de 15 a 25 dias, período afetado pelas condições climáticas.
Começa a agir após a penetração na planta, após 2 a 4 horas. O efeito protetor do fungicida Falcon é observado dentro de 2 a 4 semanas após a pulverização, o que depende do nível de dano fúngico às plantas e das condições climáticas.
Em que casos é usado?
O "Falcon", de acordo com as instruções do fabricante, é utilizado para pulverizar cereais cultivados e beterraba sacarina contra um complexo de infecções fúngicas e uvas contra o oídio. Mas também é usado para processar rosas, tomates, pepinos e morangos, apesar de essas culturas não estarem listadas nas instruções.
Formulário de liberação e análogos
A forma preparativa é uma emulsão concentrada, o fabricante engarrafa em latas plásticas de 5 litros. Análogos do fungicida para espiroxamina são os medicamentos “Input”, “Soligor”, para tebuconazol - “Avial”, “Altruist”, “Barrier Color”, “Benefit”, “Bunker”, “Vento”, “Vitalon”, “ Grandsil”, “Dozor”, “Zamir”, “Zenon Aero”, “Impact Super”, “Concord”, “Konkur”, “Custodia”, “Proscription” e outros, não existem análogos para o triadimenol. Os melhores análogos do Falcon são os produtos produzidos pela Bayer.
Taxas de consumo e regras de aplicação
Para cada cultura, as taxas de aplicação do Falcon serão diferentes.As instruções indicam detalhadamente a dosagem e regras de uso para cereais e outras espécies agrícolas. O tratamento contra fungos pode ser realizado em grandes áreas de plantio, bem como em fazendas particulares. Neste último caso, são utilizados pulverizadores domésticos comuns.
A pulverização é feita em clima calmo e seco, na ausência de orvalho nas folhas. Isso é necessário para que o fluido de trabalho tenha tempo de penetrar no tecido vegetal. Se tudo for feito corretamente, 1 spray será suficiente para obter um efeito duradouro. Se chover logo após o tratamento, o procedimento deve ser repetido. Condições de temperatura para utilização do produto “Falcon” – temperatura não inferior a 12 ˚С.
Para uvas
As uvas são pulverizadas com oídio 4 vezes na fase antes e depois da floração da videira, na fase em que os bagos são grãos pequenos e formam bagos, mas verdes. O consumo de líquido é de 800-1000 l/ha. A taxa de aplicação é de 0,4 litros por hectare, o período de espera após o último tratamento é de 40 dias.
Graças à combinação única de 3 substâncias ativas, o Falcon destrói completamente os fungos, as próprias plantas não sofrem com isso. Mas, seguindo as recomendações dos fabricantes, você pode colher os frutos apenas 1,5 meses após o último tratamento, não antes. Esse período é necessário para que as frutas fiquem totalmente seguras para consumo.
Para rosas
Os arbustos são pulverizados com Falcon profilaticamente e aos primeiros sinais de infecção, com uma solução de 5 ml para cada 10 litros. Se o dano for grave, será necessário aumentar a concentração para 10 ml por 10 l.
Para tomates
A concentração da solução é semelhante à utilizada para as rosas. Frequência dos tratamentos – 1. Período de espera – 30-40 dias.
Para pepinos
Trate as vinhas com uma solução de 5 ml por 10 litros. Se o dano for generalizado, a concentração deve ser aumentada para 10 ml por 10 l.
Para beterraba
A beterraba sacarina é pulverizada contra fomose, cercospora e oídio 2 vezes - na fase de fechamento das fileiras e após 14-16 dias. Taxa de aplicação – 0,5-0,6 l por ha, consumo de líquido – 300 l por ha. O período de carência é de 21 dias após o último tratamento.
Para morangos
Os arbustos de morango são pulverizados com solução Falcon, preparada a partir de 5 ml por 10 litros. Em caso de danos graves, aumente a concentração em 2 vezes. A última pulverização deve ser realizada o mais tardar 1,5 meses antes da colheita.
Para cereais
Para trigo, centeio e cevada, a taxa de aplicação de Falcon é de 0,6 litros por hectare. O processamento é feito durante a estação de crescimento. O Fusarium é destruído na fase de espiga e início da floração. O número de tratamentos é 1-2, o consumo da solução é de 200-300 litros por hectare. O período de espera é de 40 dias.
Precauções de segurança
"Falcon" refere-se a preparações fungicidas com classe de perigo 2, ou seja, perigosas para os seres humanos. Em termos de toxicidade para as abelhas, pertence à classe 3, ou seja, pouco tóxico. Com base nisso, pode ser usado próximo a apiários sem medo de prejudicar insetos benéficos.
Não deve ser utilizado próximo a corpos d'água para evitar a morte de organismos aquáticos e peixes. É permitido processar colheitas pelo método de aviação.
Devido à toxicidade, você só pode trabalhar com o medicamento com roupas de proteção grossas. Certifique-se de usar luvas, óculos de proteção e respirador. Eles não podem ser removidos enquanto o processamento estiver em andamento. Neste momento você não pode fumar, comer ou beber. Não deve haver estranhos perto da área tratada.
Em caso de contato com a pele, lavar o líquido com bastante água. Se entrar em contato com seus olhos ou boca, faça o mesmo.Em caso de ingestão acidental, beba água, tome vários comprimidos de carvão ativado e depois de um tempo provoque o vômito. Se forem observados sintomas de envenenamento, procure imediatamente ajuda de um médico.
Compatibilidade com outros agroquímicos
O "Falcon" pode ser misturado com inseticidas, outros fungicidas, medicamentos reguladores do crescimento e fertilizantes na forma líquida. Mas, antes de diluir em uma solução comum, é necessário misturar uma pequena quantidade do medicamento em um recipiente separado. Se nenhuma reação química for observada, os produtos podem ser misturados. Caso contrário, você precisará encontrar outros pesticidas.
Termos e condições de armazenamento
"Falcon" é armazenado por 3 anos a partir da data de lançamento. Todo esse tempo, o líquido deve estar em uma embalagem de produção fechada - um canister. As condições para uma conservação bem-sucedida são temperatura positiva, ambiente escuro e seco. Não guarde o medicamento junto com alimentos, medicamentos e rações para animais de fazenda. Crianças e animais não devem usar o fungicida.
Após o vencimento do prazo de validade, o medicamento é descartado. A solução não é armazenada, é preparada no volume necessário para o processamento durante o dia. Os resíduos devem ser descartados em local não utilizado para cultivo de plantas.
O "Falcon" é considerado o fungicida nº 1 no tratamento de grãos contra doenças fúngicas. Você também pode utilizá-lo em suas hortas, respeitando rigorosamente as doses recomendadas.Destrói patógenos de diversas doenças graças à sua rica composição, que contém 3 substâncias ativas pertencentes a diferentes classes químicas. Pode ser usado em uma rotação de culturas por ano. Tem efeitos terapêuticos e preventivos.
O “Falcon” é econômico, de baixo consumo, ou seja, atua com eficácia mesmo em pequenas concentrações. Cria um efeito protetor que dura muito tempo. Um efeito estável é observado mesmo em condições climáticas não muito favoráveis. Se utilizado de acordo com as instruções, não causa dependência de patógenos, o que possibilita seu uso anual nas mesmas lavouras. Começa a agir imediatamente após a pulverização, não sendo observada fitotoxicidade. Excelente para uso com outros agrotóxicos e não causa incompatibilidade.