O uso de fungicidas modernos para combater doenças em hortaliças há muito se tornou necessário. Consideremos o princípio de ação do "Ordan" - fungicida para tratamento de tomate, batata, pepino, sua composição, velocidade de ação, duração da proteção. Como diluir, em que volume usar, quais medicamentos podem ser combinados e o que pode substituir o produto.
- Forma de liberação e princípio ativo do fungicida "Ordan"
- Mecanismo e espectro de ação
- Velocidade de exposição e período de ação protetora
- Como criar?
- Taxa de consumo e instruções de uso do medicamento
- Em tomates e pepinos
- Em batatas, cebolas
- Morango
- Processamento de uva
- Rosas e outras plantas ornamentais
- "Ordan" para flores de interior
- Medidas de segurança
- Primeiros socorros para envenenamento
- Compatibilidade com outros pesticidas
- Data de validade e regras de armazenamento
- Substitutos para "Ordan"
Forma de liberação e princípio ativo do fungicida "Ordan"
O fabricante deste produto é a CJSC August (Rússia), que produz o conhecido fungicida Topaz. Contém 2 ingredientes ativos - oxicloreto de cobre na quantidade de 689 g por 1 kg e cimoxanil na quantidade de 42 g por 1 kg. O fungicida é produzido pelo fabricante na forma de pó, acondicionado em caixas de 1 kg, além de sacos de 15 kg.
De acordo com o método de penetração, “Ordan” pertence aos pesticidas de contato e sistêmicos e, de acordo com a natureza da ação, pertence aos fungicidas protetores e curativos.
Mecanismo e espectro de ação
Os princípios ativos do agrotóxico têm mecanismo de ação diferente, mas visam combater infecções fúngicas em plantas cultivadas: requeima, alternária, míldio e atuam de forma complexa. A droga localiza e inibe patógenos, evita que esporos de fungos e micélio entrem no tecido vegetal e trata amostras danificadas por doenças.
Velocidade de exposição e período de ação protetora
O medicamento "Ordan" começa a agir 2 horas após o tratamento. A proteção preventiva dura de 1 a 2 semanas, dependendo do nível de dano, o efeito terapêutico dura de 2 a 4 dias. Nas doses recomendadas, Ordan não é tóxico para as plantas.
Como criar?
A solução fungicida Ordan é preparada usando tecnologia padrão - primeiro, a porção necessária do pó é diluída em um pequeno volume de água e a solução é despejada no tanque do pulverizador. Em seguida, adicione água limpa para levar o volume total da solução ao volume necessário. A pulverização é realizada apenas com solução recém-preparada.
Taxa de consumo e instruções de uso do medicamento
Dependendo da cultura, a concentração da solução e sua taxa de consumo serão diferentes. Isso está detalhado nas instruções de uso.
Em tomates e pepinos
Para pulverizar pepinos que crescem em canteiros comuns e estufas contra a peronosporose, a taxa de aplicação é de 2,5-3 kg por hectare. A pulverização é realizada profilaticamente quando aparecem 4-6 folhas nos arbustos, ou no máximo 2 dias após a infecção. Em seguida, são realizados mais 2 tratamentos para estufas e 4 para pepinos em campo aberto. O intervalo entre os tratamentos é de 1-1,5 semanas. O consumo de líquido em estufas é de 10 litros por cem metros quadrados, em canteiros – 6 litros por cem metros quadrados. O período de espera é de 3 e 5 dias, respectivamente.
O mesmo esquema se aplica ao tratamento de tomates cultivados em estufas e canteiros simples contra a requeima e alternária.
Em batatas, cebolas
As cebolas são pulverizadas contra a pirenosporose 3 vezes com um intervalo de 1 a 1,5 semanas. A taxa de aplicação é de 2 kg por hectare, o consumo é de 4 a 6 litros por hectare. O período de espera é de 20 dias. Batatas contra infecção por Alternaria e a requeima são tratadas 3 vezes. A taxa de aplicação é de 2 a 2,5 kg por hectare, o consumo de solução é de 4 litros por hectare. O período de espera é de 20 dias.
Morango
O "Ordan" também é utilizado no tratamento protetor ou terapêutico de arbustos de morango contra manchas marrons. Com esta doença, o tratamento com “Ordan” é feito para prevenir a infecção. A solução é feita com 25 g de pó para cada 10 litros de água.5 litros desta solução são distribuídos por cem metros quadrados.
Processamento de uva
As uvas são pulverizadas contra o míldio 3 vezes com um intervalo de 1 a 1,5 semanas. A taxa de aplicação é de 2,5-3 litros por hectare, o consumo de solução é de 100 litros por hectare. Devem passar pelo menos 3 semanas antes de colher os frutos.
Rosas e outras plantas ornamentais
As roseiras são pulverizadas contra a ferrugem assim que são detectados os primeiros sinais de infecção. A concentração da solução é de 50 g por 10 l.
"Ordan" para flores de interior
As culturas de interior contra doenças fúngicas são tratadas com uma solução de 1-5 g de pó por 1 litro.
Medidas de segurança
O tratamento com o medicamento é feito pela manhã ou à noite para que não se formem queimaduras solares nas folhas. O dia não deve estar nublado ou sem vento. A solução deve ser utilizada na íntegra, não pode ser armazenada nem por pouco tempo, por isso é necessário preparar um volume tal que possa utilizar toda.
"Ordan" pertence a fungicidas com classe de perigo 3. Para trabalhar com isso, é necessário usar roupas e sapatos grossos que cubram todas as áreas vulneráveis do corpo.
Use respirador, óculos de proteção e luvas. Não beba, coma ou fume enquanto prepara a solução e a utiliza. Após o trabalho, lave o rosto e as mãos, enxágue as áreas onde a solução entrou em contato. “Ordan” não pode ser usado perto de lagos ou apiários, não pode ser usado para tratar colheitas durante a floração de jardins.
Primeiros socorros para envenenamento
Em caso de intoxicação acidental, é necessário beber comprimidos de carvão ativado e bastante água. Depois de algum tempo, induza o vômito. Se o quadro não se estabilizar, procure ajuda médica.
Compatibilidade com outros pesticidas
O fungicida "Ordan" pode ser combinado com muitos pesticidas. Não misture com medicamentos que tenham reação alcalina.Se as informações exatas sobre compatibilidade não estiverem indicadas nas instruções, você mesmo precisa testar a compatibilidade dos medicamentos antes de iniciar o trabalho: mexa-os em um pequeno recipiente e, se não ocorrer nenhuma alteração, você pode misturá-los na mistura do tanque.
Data de validade e regras de armazenamento
“Ordan” deve ser armazenado em local escuro e sem iluminação. Medicamentos, alimentos para pessoas, ração animal e produtos domésticos não devem ser colocados nas proximidades. O depósito deve ser inacessível a crianças e animais de estimação. O prazo de validade do produto na embalagem original é de 3 anos, após o uso o produto fica inutilizável. Não armazene a solução preparada, descarte o que sobrar após o processamento.
Substitutos para "Ordan"
Os análogos são os medicamentos “Kurzat”, “Hom” e “Oksikhom”, “Abiga Peak”. Eles contêm os mesmos ingredientes ativos. As finalidades desses medicamentos são diferentes, mas, se necessário, você pode substituir um por outro caso a planta seja afetada por uma doença que o medicamento possa combater.
O fungicida "Ordan" da empresa russa "August" destina-se ao tratamento de vegetais, plantas ornamentais e de interior, frutos silvestres e uvas contra um complexo de infecções fúngicas. Protege-os contra infecções e é eficaz na fase inicial do desenvolvimento da doença. Oferece dupla proteção às plantas, tanto saudáveis quanto já infectadas. Os patógenos quase não têm tolerância ao produto; apresenta baixa toxicidade para culturas, humanos e insetos. Para usar o “Ordan” você não precisa de conhecimentos ou equipamentos especiais. O produto pode ser utilizado por qualquer jardineiro. Pode ser usado em grandes empreendimentos agrícolas e terrenos privados.