As doenças fúngicas podem afetar qualquer planta cultivada, incluindo flores. Fungicidas são usados para controlá-los. Consideremos a fórmula e forma preparativa do “Flor Pura”, sua finalidade e princípio de ação, dosagem para diluição e consumo da solução. Como usar o produto de acordo com as instruções, quão compatível é com agrotóxicos, é tóxico, por quanto tempo e onde armazenar o produto, o que pode ser reposto.
Composição e formas de liberação do medicamento
O fungicida "Chistotsvet" é produzido pela JSC "August" na forma de emulsão concentrada em frascos de 10 ml e ampolas de 2 ml e 1 ml. A substância ativa do medicamento é o difenoconazol na quantidade de 250 g por 1 litro. “Chistotsvet” é um pesticida sistêmico protetor e cicatrizante de ação de contato com efeito imunizante.
Finalidade e princípio de ação do fungicida "Chistotsvet"
“Flor Pura” é usada em lotes residenciais particulares para tratar rosas e outras flores e arbustos ornamentais contra doenças (podridão cinzenta, manchas, oídio).
O difenoconazol da solução penetra no tecido das flores tratadas, interrompe o crescimento do micélio fúngico e reduz a intensidade da esporulação. A substância tem atividade específica contra patógenos de oídio, crosta, ferrugem, podridão radicular e mofo.
A solução Chistotsvet é absorvida pelas plantas após 2 horas e não é lavada pela chuva ou orvalho. O tempo de efeito protetor é de até 2 semanas. Durante este período, os fungos não se desenvolvem nas plantas tratadas, ficando totalmente protegidos do desenvolvimento de doenças. A pulverização pode ser realizada tanto para prevenção, antes do início da infecção, quanto para tratamento de plantas quando aparecem sinais de infecção fúngica.
Taxas de consumo de drogas
A solução "Chistotsvet" para tratamento de flores contra o oídio é preparada na dosagem de 2 ml por 5 l, para arbustos ornamentais - 2 ml por 10 l, para manchas - 4 ml por 5 l e 4 ml por 10 l, respectivamente. Dosagem para tratamento de flores contra podridão cinzenta – 4 ml por 5 l.
O consumo da solução “Pure Tsvet” é de 5 litros por cem metros quadrados para flores e 10 litros por cem metros quadrados para arbustos.O trabalho de cuidado das plantas na área tratada pode ser realizado 3 dias após a pulverização.
Como usar o produto corretamente
A solução é preparada de acordo com as instruções de uso e utilizada no mesmo dia. Para preparar a solução, encha o recipiente do pulverizador até a metade com água, adicione o volume necessário do medicamento e mexa até obter uma emulsão homogênea. Em seguida, despeje água até o volume necessário de acordo com as instruções e misture novamente.
Para o oídio de rosas e plantas de interior, o número de tratamentos obrigatórios é de 2 vezes, iniciar com o aparecimento dos sintomas da doença, repetir uma segunda vez após 2 semanas. Para manchas e podridão cinzenta - 4 vezes por temporada, seguindo o mesmo esquema. A pulverização de flores e arbustos é realizada separadamente do uso de fertilizantes foliares.
Precauções básicas
Em termos de toxicidade, o fungicida “Pure Flower” é classificado como um medicamento com classe de perigo 3 (para abelhas e humanos). Seguro para abelhas, pássaros, vermes do solo e bactérias. Ligeiramente perigoso para organismos aquáticos e peixes.
Apesar da toxicidade moderada do produto “Flor Pura”, é necessário trabalhar com ele com roupas de proteção que cubram todo o corpo. Use um respirador, luvas e óculos de proteção para proteger contra respingos de solução nos olhos e nariz. Não remova o equipamento de proteção durante toda a operação. Trate as plantas na ausência de crianças e animais. Você não pode beber, comer ou fumar durante a pulverização.
Não use recipientes para alimentos, baldes de água ou recipientes de metal para diluir a solução fungicida. Pulverize as plantas ao ar livre pela manhã ou à noite, durante o dia em dias nublados. Não deve haver vento cuja velocidade exceda 5 m por segundo.Para tratar rosas e flores, você pode usar um borrifador comum e borrifar a solução uniformemente sobre toda a superfície das folhas.
Primeiro socorro
Após terminar a pulverização, deve-se lavar as mãos e o rosto com sabão em pó. Se a solução entrar em contato com a pele ou os olhos, lave imediatamente com bastante água. Se a solução entrar no estômago e houver sinais de envenenamento, é necessário enxaguar: tome 1 comprimido de carvão ativado para cada 10 kg de peso e beba pelo menos 1 litro de água. Após 15 minutos, induza o vômito. Se os sintomas não desaparecerem depois disso, você deve consultar um médico.
Compatibilidade com outros pesticidas
De acordo com as instruções do fabricante, não é recomendado misturar o fungicida Chistotsvet com outros pesticidas e fertilizantes. Caso seja necessário tratar flores ou arbustos com fungicida ou algum outro preparado, deve-se manter um intervalo entre os tratamentos de 2 semanas. Nesse período, o fungicida terá tempo de agir e não entrará em contato com outros medicamentos.
Período de armazenamento e regras
O produto "Chistotsvet" pode ser armazenado por 3 anos a partir da data de lançamento. Observar as condições de armazenamento: manter o medicamento na embalagem original, com as tampas fechadas. Armazene o medicamento separadamente de medicamentos e produtos domésticos, alimentos e rações, fora do alcance de animais e crianças.
O armazém deve ser escuro, ventilado, seco e fresco. Se as regras de armazenamento forem violadas, o prazo de validade do medicamento “Chistotsvet” é reduzido. Um produto vencido ou estragado não pode ser utilizado, sua eficácia é reduzida.Um fungicida diluído em água pode ser armazenado por apenas 1 dia, não podendo ser utilizado posteriormente, portanto é necessário preparar o medicamento para uso na quantidade necessária para consumo em até 1 dia útil.
Análogos da droga
Para o difenoconazol, os substitutos do “Chistotsvet” para uso em lotes residenciais privados são os fungicidas “Diskor”, “Hranitel”, “Raek”, “Plantenol”, “Medea”, “Skor” e “Rangoli-Cursor”. Os medicamentos são eficazes contra um complexo de doenças fúngicas comuns e contêm 1 ou mais componentes.
O fungicida "Chistotsvet" é usado em fazendas privadas para pulverizar rosas e flores contra doenças fúngicas. Não é tóxico para as plantas, não se acumula nos tecidos e no solo, tem ação rápida, não é lavado quando rega ou chove e protege as plantas do desenvolvimento de doenças por pelo menos 2 semanas após o tratamento.
O medicamento "Chistotsvet" é produzido pelo fabricante em ampolas de pequeno volume, convenientes para uso em residências particulares. 1 ampola é suficiente para tratar um pequeno canteiro ou canteiro. Para garantir a destruição dos patógenos, as plantas devem ser pulverizadas pelo menos 2 vezes após um determinado período de tempo. O fungicida é armazenado por muito tempo em condições usuais de agrotóxicos, tem baixa dosagem e consumo, por isso é rentável adquiri-lo para uso doméstico.