Como colocar molduras corretamente em uma colmeia, como fazer você mesmo

As colônias de abelhas são alojadas em casas especiais projetadas para a comodidade de insetos e apicultores. O conforto depende das características de design internas e externas. A estrutura interna da casa das abelhas se diferencia pela localização das esquadrias, que são divididas em tipos distintos. Vamos dar uma olhada mais de perto nas molduras que existem e como colocá-las corretamente na colmeia para obter mais mel.


O que é uma moldura em favo de mel?

As barras superior e inferior, derrubadas com finas tiras laterais, com um arame ou barbante esticado em seu interior são chamadas de moldura. Uma camada de cera é fixada na base do fio. As molduras são fixadas nos “cabides” das barras superiores pelas dobras - “prateleiras” localizadas nas paredes da colmeia.

As abelhas usam arame para construir favos de mel, que usam para armazenar mel ou procriar. Na hora da colheita, o apicultor levanta a tampa da colmeia e retira facilmente a moldura preenchida.

Durante a estação de coleta ativa de pólen, uma extensão com moldura de revista é fixada ao corpo principal. Difere do habitual pelo seu tamanho menor. Várias esquadrias estão instaladas na extensão e no edifício principal. Eles são substituídos por vazios à medida que são preenchidos com favos de mel.

As armações são instaladas dentro da colmeia para limitar e controlar a produção de mel.

Variedades de molduras de abelha

As abelhas selvagens constroem colmeias em cavidades e galhos de árvores, sob os telhados de edifícios e casas. As casas do apiário são projetadas com a máxima comodidade para a colheita, mas as barras de favo de mel também não devem interferir na vida dos insetos. As estruturas de quadros são divididas em tipos dependendo de sua finalidade.

Abrigos

As ripas estão localizadas ao longo das bordas da colmeia. Este tipo destina-se à alimentação de insetos e ao isolamento do corpo da colmeia. As abelhas podem construir favos de mel neles e depositar mel. As estruturas de cobertura também servem para separar os ninhos e dividir a colmeia em zonas.

Vantagens:

  • separar a parte “viva” das paredes da habitação;
  • Eles se aquecem no inverno se você adicionar isolamento.

Imperfeições:

  • as abelhas podem entrar no espaço entre a barra e o corpo.
Especialista:
As estruturas de cobertura são adequadas para qualquer colmeia e variam em tamanho.

Alimentadores

As abelhas obtêm alimentos de forma independente para si e para seus descendentes. Mas no início da estação de coleta de pólen e no inverno, os insetos às vezes precisam de alimentação. As estruturas de alimentação são projetadas para alimentação adicional de insetos. As estruturas podem ser acima da estrutura, montadas no teto ou externas.

Alimentadores

Vantagens:

  • instalado dentro e fora da colmeia;
  • apoiar a vida da colônia de abelhas.

Imperfeições:

  • não se destina à coleta de mel.

Como alimentador, são utilizadas estruturas universais com duas paredes e espaço livre entre elas.

Viveiros de incubadoras

As estruturas são projetadas para criação de abelhas operárias e drones. No compartimento com a abelha rainha são instaladas mais ripas para a prole e duas para os favos de mel. As incubadoras mantêm a umidade e o calor necessários para aumentar o número de colônias de abelhas.

Vantagens:

  • necessário para a criação de abelhas;
  • ajude a adição natural da colônia de abelhas.

Imperfeições:

  • requerem espaço adicional na colmeia.

As incubadoras recebem mais espaço no edifício principal se houver uma loja anexa no exterior.

Zastavnye

Estruturas de armação, cobertas com compensado em vez de arame, isolam as colmeias antes da chegada do inverno. As tiras da cerca se ajustam perfeitamente às paredes para evitar que insetos entrem na abertura. Na região norte, o espaço entre o corpo da casa e a estrutura sólida é pavimentado com materiais isolantes.

Vantagens:

  • ajude as abelhas a sobreviver ao inverno;
  • seguro para insetos.

Imperfeições:

  • Adequado apenas para a estação fria.

Estruturas sólidas não podem ser utilizadas adicionalmente, por exemplo, para alimentação.

Construção

As ripas são projetadas para remover drones. Existe uma opinião entre os apicultores de que não é necessário instalá-los. Afinal, as estruturas de construção tiram o trabalho da colônia de abelhas.

Vantagens:

  • manter a composição natural dos indivíduos;
  • pode ser usado para formar células.

Imperfeições:

  • Se a tensão das cordas for insuficiente, as abelhas não as utilizam.

Sem construir estruturas, os insetos chocam drones em estruturas comuns de favo de mel.

Secional

O projeto especial destina-se à venda de favos de mel frescos. O espaço do quadro é dividido em seções. Como resultado, os favos de mel têm o formato correto e são facilmente divididos em pedaços idênticos.

Vantagens:

  • mostrar a origem natural do mel;
  • conveniente de usar.

Imperfeições:

  • tamanho pequeno.

As pranchas seccionais são chamadas de miniquadros porque têm 11,5 centímetros de comprimento e 7 centímetros de largura.

Desenhos e dimensões

Molduras prontas são mais convenientes porque cabem exatamente no tamanho padrão da colmeia e o arame ou barbante fica bem esticado. Ao fazer em casa, existe o risco de a estrutura não ser suficientemente resistente e as abelhas não conseguirem construir favos de mel. Mas com suas próprias mãos você pode fazer muitas molduras para colmeias fora do padrão a partir de materiais improvisados.

Desenhos e dimensões

Em uma casa particular, você pode economizar dinheiro em molduras caseiras. Portanto, antes de instalar a estrutura, é necessário selecionar o tamanho e o desenho para o tipo de colmeia:

Colmeia Altura Largura Altura dos ombros
Em centímetros
Dadana-Blatta 30 43,5 1,5
Loja 14,5 43,5 1,5
Langonstropa-Ruta 23 43,5 1
Padrão ucraniano 30 43,5 1
Alto estreito ucraniano 43,5 30 1

Uma colmeia padrão contém 12 quadros. O número mínimo de estruturas de quadros é 8 e o máximo é 24.

Escolhendo o material certo

As abelhas são construídas perto das condições naturais, por isso são frequentemente utilizados materiais naturais.

Pranchas e barras

As molduras de fábrica são feitas de plástico e são mais fáceis de cuidar. Mas para fazer suas próprias tábuas, a madeira é a mais adequada.Para fazer uma moldura em favo de mel, são utilizadas espécies macias de árvores decíduas: choupo, salgueiro, tília. Bétula e pinho rapidamente se lascam com o corte dos fios.

Benefícios da madeira:

  • custa menos que o plástico;
  • fácil de processar;
  • sujeito a reparo rápido;
  • seguro para o meio ambiente e insetos.

O plástico, ao contrário da madeira, é resistente à umidade e ao calor, a roedores e insetos. Mas, de acordo com as observações dos apicultores, as abelhas relutam em construir favos de mel em molduras de plástico e o sabor do mel não é para melhor. A estrutura plástica é difícil de fazer e impossível de reparar.

Desenhos e dimensões da foto

Fio e buchas

Para fazer molduras em casa, é melhor usar arame de aço inoxidável e buchas de latão. O aço inoxidável é resistente à umidade e aos resíduos de insetos. O fio de aço comum é mais fácil de cortar, mas pode estragar o produto com sabor metálico. As armações de aço inoxidável durarão mais.

O material inadequado para fazer cordas é o arame feito de metais macios (alumínio, cobre). Com o tempo, eles esticam e cedem.

Para molduras caseiras, é melhor adquirir arame especial para apicultura. É feito de aço de baixo carbono. O diâmetro da corda é de 0,3-0,5 milímetros. Além disso, uma alternativa à apicultura e ao fio de aço inoxidável é um fio de aço galvanizado. É forte e flexível e não emaranha.

Uma opção cara, mas confiável, é o fio de tungstênio ou nicromo, usado em aparelhos elétricos.

Material para fixação de molduras em favo de mel

Os blocos de madeira são conectados com parafusos auto-roscantes ou derrubados com pregos de aço inoxidável. Pregos de sapato padrão também são adequados para montar a estrutura em favo de mel.Para garantir que as partes das molduras tenham uma boa fixação, elas são adicionalmente lubrificadas com cola PVA marcada como D-3 ou D-4, que é segura para insetos.

Processo de manufatura

A produção das molduras em favo de mel ocorre em quatro etapas: preparação das tiras, montagem, tensionamento e soldagem do arame, desinfecção. As tábuas das tábuas são pré-secas.

Vistas de desenhos e dimensões

Preparando pranchas com suas próprias mãos:

  • a tábua é retirada com uma plaina com espessura de 30-40 centímetros e cortada em comprimentos de 14 a 43 centímetros, dependendo do tipo de colmeia;
  • nas barras destinadas à parte superior da moldura, recorte “ombros” com 10 milímetros de profundidade, afastando-se de 1 a 1,5 centímetros de cada borda;
  • Nas barras inferiores são feitas ranhuras para ligação às ripas, a 1 centímetro da extremidade.

Antes de cortar as barras, são colocados em seu comprimento os centímetros necessários para o corte dos “cabides” e ranhuras.

Como montar molduras de colmeia:

  • conecte alternadamente a barra superior com as pranchas laterais e depois a inferior;
  • barras e tábuas são derrubadas com pregos ou parafusos aparafusados.

O próximo passo é apertar as cordas. Para evitar que favos de mel pesados ​​dobrem a estrutura, o fio é puxado verticalmente entre barras grossas.

Como tensionar cordas com suas próprias mãos:

  • faça furos nas barras superior e inferior;
  • trate com um anti-séptico;
  • inserir buchas;
  • Em qualquer furo extremo, coloque um prego até a metade, enrole o arame e martele-o completamente;
  • passe o barbante um a um pelos furos das barras;
  • No último furo, enfie novamente o prego, enrole a ponta do fio e martele-o completamente.

Antes de finalmente martelar o segundo prego tensor, o fio é devidamente tensionado com um alicate. Uma corda bem tensionada é elástica e soa como uma corda de violão. Você pode usar grampos em vez de pregos.

A última etapa é a fixação da parede de cera ou enceramento. As partes de madeira da moldura são desinfetadas com solução alcoólica de própolis a 10%. O fio é aquecido e imerso em uma camada de cera. O procedimento pode ser realizado de forma conveniente e rápida por meio de um dispositivo elétrico.

Como colocar molduras corretamente em uma colmeia

O número e a localização das estruturas em favo de mel dependem do tamanho da colônia de abelhas e do tipo de colmeia. Também é importante posicioná-los de forma que as abelhas construam favos uniformes. As células tortas não são adequadas para armazenar mel.

Como colocar molduras corretamente em uma colmeia

Recursos de colocação de quadros:

  • em uma caixa quadrada, as armações são colocadas longitudinalmente e transversalmente em relação ao furo;
  • se for costume inclinar a colmeia para inspeção, as estruturas dos favos de mel são colocadas longitudinalmente para não danificar os insetos;
  • uma placa de cera presa ao arame ajudará a manter a estrutura nivelada e as abelhas construirão mais favos de mel em ambos os lados;
  • a tensão do fio deve ser forte, caso contrário os favos de mel não ficarão bem presos e se desfarão;
  • em uma colmeia padrão, as estruturas de incubação se alternam com as estruturas em favo de mel para que não se quebrem sob o peso dos insetos;
  • em colmeias multicasco, com um bom suborno, você pode colocar várias estruturas de incubação seguidas;
  • se um armazém com molduras para favos de mel for anexado à colmeia, são colocadas dentro da colmeia estruturas para reprodução de descendentes.

Além da localização das molduras, a posição da colmeia é importante para a construção dos favos de mel. O corpo deve ser colocado ligeiramente inclinado em direção ao furo da torneira.

Também é importante construir estruturas de poços nas incubadoras para que as abelhas construam favos de mel fortes para as operárias incubadoras. Eles podem usar células instáveis ​​para criar drones ou ignorá-los completamente. Portanto, a produtividade da colônia de abelhas e a quantidade de mel dependem da qualidade do quadro.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim