Extrair mel é um processo complexo e trabalhoso. Nesse caso, o apicultor retira das colmeias quadros cheios de mel e os bombeia em um extrator de mel. A princípio, o procedimento pode parecer simples e acessível. No entanto, na realidade, é um processo muito trabalhoso. Como exatamente o mel é bombeado? Para fazer tudo certo, é preciso levar em consideração muitas nuances.
Quando o mel é bombeado?
A extração de mel na Rússia central depende do clima. Quanto mais cedo as plantas da primavera começarem a florescer, mais rápido você conseguirá obter os resultados desejados.Na maioria das vezes, a coleta de mel ocorre no final de junho, mas às vezes as datas são alteradas para meados de julho. No sul, a variedade maio é frequentemente colhida. Durante a primeira bombagem, é possível obter relativamente pouco produto apícola. Neste caso, a última coleção será mais abundante.
A segunda vez que o mel é colhido durante o período de floração da tília. Isso geralmente é feito o mais tardar no final de agosto ou setembro. Ao mesmo tempo, é importante não perder os prazos, pois no outono as abelhas começam a se preparar para o inverno.
Na Bashkiria, a coleta de mel geralmente começa na primeira quinzena de julho, quando as melhores plantas melíferas terminam de florescer. Este processo continua durante todo o verão, permanecendo ativo mesmo no final da temporada.
Como determinar se um produto está pronto?
As molduras lacradas são consideradas o principal indicador da maturidade de um produto apícola. Neste caso, pelo menos um terço das células deve ser fechado. Este produto possui as melhores propriedades e não se deteriora.
As abelhas selam os favos de mel com cera depois que o excesso de umidade sai do mel. Este produto pode ser armazenado por um longo período de tempo. Isso se aplica à tília, ao trigo sarraceno e a qualquer outro tipo de mel.
Se a colheita for fraca no verão, os insetos não fecham as molduras. O mel também pode ser extraído deles, mas primeiro é preciso avaliar sua maturidade. É importante que o produto não vaze se a estrutura for girada horizontalmente. Neste caso, basta sacudir suavemente a moldura ou bater levemente com a mão.
Inventário
Para bombear o mel em um apiário, são utilizadas diferentes ferramentas - depende do método de trabalho utilizado. É importante que o equipamento utilizado seja cômodo e prático. O melhor é utilizar ferramentas modernas que permitam obter o produto da forma mais rápida e eficiente possível.
O seguinte equipamento é mais frequentemente usado para bombeamento:
- Mesa para impressão de favos de mel e molduras de abertura. Pode ser metal ou madeira. O design é equipado com uma tampa articulada, sob a qual são colocados os cassetes processados e os recortes.
- Faca ou garfo especial. Essas ferramentas são usadas para imprimir molduras.
- Tenda para bombear mel. É uma tenda portátil cujas paredes são forradas com malha densa. O design ajuda a proteger contra abelhas. Ao mesmo tempo, o processo de extração do mel se tornará conveniente e seguro. Além disso, uma barraca impermeável pode proteger o apicultor da chuva.
- Extrator de mel. Esta estrutura é um dispositivo mecânico para bombear o néctar doce.
- Filtro. É uma peneira que fica fixada embaixo da torneira. Este elemento ajuda a limpar a massa que sai da torneira do excesso de impurezas.
- Recipiente para armazenamento do produto acabado. É usado após bombear e filtrar o néctar.
- Recipiente para molduras danificadas.
Como isso é feito?
O processo de bombeamento inclui uma série de etapas sucessivas, cada uma das quais com certas características.
Fase preparatória
Independentemente do tipo de mel que você pretende bombear, é importante realizar uma série de atividades preparatórias. Isso se aplica à coleta de tília, trigo sarraceno, girassol e quaisquer outros tipos.
Recomenda-se preparar primeiro o equipamento. Nesta etapa vale lavar e secar o extrator de mel, os recipientes para molduras impressas e os recipientes para infusão. As facas também precisam ser afiadas e esterilizadas. Certifique-se de lubrificar todos os elementos do mecanismo principal. Além disso, é importante limpar os favos de mel dos insetos. Isso é feito com uma escova ou soprador.
Neste caso, será necessário usar uma solução de fenol. Este produto é considerado absolutamente seguro para as abelhas. Ao mesmo tempo, tem um aroma pungente e faz com que os insetos saiam de casa por um tempo.
Se a estrutura da colmeia incluir 2 edifícios, a coleta de mel deve começar pela parte inferior. Em estruturas multicorpos, recomenda-se a utilização de moldura. Um material embebido em ácido carboxílico é puxado sobre ele. Isso ajuda a remover as abelhas. Nesse caso, os removedores são considerados a opção ideal. Eles precisam ser instalados nas colmeias à noite. No entanto, tais dispositivos só podem ser usados na ausência de ninhada.
Para que as abelhas caiam na colmeia, é recomendável sacudir as armações. Os insetos restantes podem ser removidos com uma escova. Para isso, é pré-umedecido em água. Ao remover quadros, você precisa começar com o segundo. O fato é que é proibido tocar em estruturas próximas às paredes.
Depois de retirar todas as molduras, a colmeia precisa ser coberta.
Depois disso, recomenda-se cortar a parte superior das molduras. A melhor maneira de fazer isso é com uma faca aquecida. Assim que os favos de mel estiverem livres de abelhas, eles podem ser transportados para o local de bombeamento.
Processo de bombeamento
Muitas pessoas estão interessadas em saber a que temperatura vale a pena bombear o mel. Isto é recomendado em climas quentes ou quentes. Se as condições não forem atendidas, os quadros serão aquecidos. Isso deve ser feito em casal.
Depois de retiradas todas as abelhas das molduras, elas precisam ser colocadas em um extrator de mel. Neste caso, a parte aberta deve ser direcionada para fora. Para evitar excesso de peso e vibrações intensas, as estruturas são colocadas simetricamente.
Então você precisa começar a girar os botões ou conectar o acionamento elétrico à rede.Sob a influência da força centrífuga, o mel é primeiro pulverizado e depois desce. Recomenda-se abrir a torneira somente quando o néctar das abelhas estiver completamente drenado.
Depois de esvaziar as molduras de um lado, elas precisam ser puxadas e cortadas novamente. No entanto, isso é feito do lado oposto. Em seguida, as estruturas são novamente inseridas no extrator de mel. Somente a instalação correta das molduras permite bombear o mel corretamente.
O produto acabado deve ser drenado. Neste caso, deve ser passado por uma peneira. Para avaliar a prontidão do produto, deve-se prestar atenção ao monte que seu riacho forma.
Estágio final
O mel é bombeado até parar de vazar. Depois disso, recomenda-se instalar as molduras novamente na colmeia e deixar o produto apícola em infusão por 2 dias. Nesta fase, é necessário retirar periodicamente a espuma da superfície da massa.
Após a sedimentação, o mel deve ser colocado em recipientes de vidro, madeira ou esmaltado. Se uma substância mais líquida subir à superfície da substância, ela deverá ser removida imediatamente. Caso contrário, o produto irá estragar.
Bombear sem usar extrator de mel
Caso não seja possível comprar um extrator de mel, deve-se utilizar o método de prensagem. Porém, neste caso existe o risco de danos às esquadrias, o que é considerado a principal desvantagem do método. Se o mel for espremido manualmente, as estruturas podem ser preservadas. Mas neste caso o processo será demorado.
Extrair mel é considerado um processo difícil. Para que o procedimento seja bem-sucedido, é importante levar em consideração muitas nuances e características. É imprescindível realizar corretamente as medidas preparatórias e infundir o produto acabado.