As culturas cultivadas para a produção de grãos são variadas. Consideremos a história do triticale, um híbrido de trigo e centeio, a aparência da planta, seus traços característicos, tipos e variedades de cultura. A composição química das frutas e valor nutricional, quais os benefícios e malefícios que trazem, características de cultivo e utilização na agricultura e na culinária. A diferença entre um trigo híbrido e um trigo normal.
O que é triticale
Uma nova safra de grãos apareceu recentemente graças ao melhoramento artificial de espécies cultivadas relacionadas - trigo e centeio.O Triticale surgiu no final do século XIX. No início os híbridos eram estéreis, depois foi possível obter plantas que pudessem produzir descendentes. Hoje, o híbrido trigo-centeio é cultivado como alimento e forragem.
História da descoberta
Eles tentaram obter uma nova planta que combinasse as melhores qualidades das espécies-mãe já no século XIX. Os primeiros representantes da cultura foram criados em 1875, mas não conseguiram produzir descendentes. Poucos anos depois, em 1888, foram obtidas plantas das quais se obteve uma colheita, mas pequena.
Em 1936, foi descoberto o efeito estimulante do alcalóide colchicina nas células germinativas das plantas. A partir daí, foi possível obter misturas híbridas de trigo e centeio, capazes de reprodução e transmissão estável de características hereditárias às gerações subsequentes.
Hoje, as variedades hexaplóides do híbrido são consideradas as mais populares para cultivo. O cultivo de variedades espalha-se a cada dia, a cultura é cultivada principalmente na Rússia e nos países do leste e do sul da Europa, na Polónia ocupa um dos primeiros lugares na lista dos grãos.
Aparência e características
Planta híbrida com 70-115 cm de altura, comprimento de espiguetas - 10-12 cm, cor da folha - verde escuro e cinza, as folhas se desenvolvem mais cedo que as do trigo e não amarelam por muito tempo. O fruto é um grão amarelo com tonalidade acastanhada, o peso de mil sementes é de 40 a 60 g. O rendimento de uma colheita promissora é de 30 a 35 centavos por hectare para grãos e 60 centavos para variedades forrageiras.
O triticale é mais resistente a doenças e à seca do que suas plantas-mãe e tolera melhor o frio do que o trigo. A variedade de inverno resiste ao congelamento do solo e não requer rega.Pode crescer bem em solos não muito férteis.
O valor nutricional do híbrido é superior ao do trigo - a proteína do grão é 1-1,5% maior e 3-4% maior que a do centeio. O grão contém menos glúten, mais aminoácido lisina e gordura. A massa verde da colheita também é mais valiosa que as verduras da espécie original - 1 kg dela contém 0,3 ração. unidades, enquanto no trigo – 0,18 ração. unidades
O triticale é usado para produzir farinha usada na fabricação de produtos de panificação, massas e massas. A desvantagem da cultura é a dificuldade de separar as cascas dos grãos do centro.
Tipos e variedades
São cultivadas variedades de culturas de primavera e inverno; as seguintes são populares entre elas:
- Altaiskaya-5. Triticale de inverno, recomendado para a Sibéria Ocidental. O rendimento do híbrido desta variedade é médio - 32,5 centavos, máximo - até 70 centavos. A variedade é resistente à maioria das doenças.
- Anfidiplóide 256. Variedade de inverno, destinada às regiões do Norte do Cáucaso. O rendimento médio é de 43,5 c/ha. O híbrido tolera a seca e é resistente ao acamamento e queda do caule.
- Yarilo. Variedade de grãos forrageiros do tipo primavera, recomendada para cultivo nas regiões do norte do Cáucaso. A produtividade foi observada em 25 centavos por hectare. Resistente a muitas doenças.
Variedades de rações:
- Argo. Uma variedade de inverno cultivada para alimentação de grãos e verduras. Resistente a infecções e pragas, rendimento – 180 c/ha.
- Tornado. Variedade de inverno, rendimento de grãos – 60 c/ha. A variedade é recomendada para cultivo na região do Volga e regiões centrais. Resistente a fungos, exceto mofo da neve.
Características de cultivo
Triticale é adequado para solos gramados e podzol com acidez pH de 5,5-6,5. Solos pesados e alagados não são adequados para isso.O preparo da terra para a semeadura ocorre da mesma forma que para o trigo: aração e aplicação de matéria orgânica e fertilizantes nitrogenados.
Em caso de doenças nas lavouras, as lavouras são pulverizadas com fungicidas, e em caso de ataque de pragas - com inseticidas. Os grãos maduros de triticale podem germinar ainda na espiga, portanto a colheita deve ser feita na hora certa.
Composição química e valor nutricional
100 g do produto contém 12,8 g de proteínas, 2,1 g de gordura, 54,5 g de açúcares, 2,6 g de fibra. O conteúdo calórico da fruta híbrida é de 293 kcal. Vitaminas contidas em: B1, B2, B5, B6, B9, U, PP. Microelementos: fósforo, cálcio, ferro, manganês, potássio, magnésio, cobre e zinco.
O valor nutricional do triticale é expresso em compostos vitamínicos e elementos minerais, proteínas vegetais e animais, gorduras e carboidratos digeríveis. As substâncias entram no corpo a partir de produtos obtidos do grão de triticale.
Benefícios e malefícios
Os benefícios do triticale se expressam em um efeito positivo nos órgãos do aparelho digestivo, a cultura possui alto valor nutritivo. Os produtos provenientes dos frutos da planta não devem ser consumidos por quem tem intolerância individual às substâncias de sua composição. Isto é especialmente verdadeiro para a intolerância ao glúten.
Aplicativo
O principal uso do grão de triticale e da massa verde é como ração para animais de fazenda.Parte dela é utilizada na fabricação de farinhas e produtos alimentícios para consumo humano.
Na agricultura
A ração composta é preparada a partir dos frutos do híbrido, é alimentada com grãos ou ração composta para bovinos, ovinos, suínos e caprinos. É superior em valor nutricional ao trigo e a muitos outros grãos e proporciona um bom ganho de peso para o gado.
O teor de proteína no grão híbrido é maior do que em outros grãos. Valor alimentar do grão – 1,24 ração. unidades, ou seja, superior à da aveia, massa verde - 0,3 ração. unidades, palha – 0,2 ração. unidades O triticale verde contém muitas proteínas, carotenóides, lisina e carboidratos, segundo esse indicador a cultura está à frente das espécies-mãe. Além de ser utilizado como ração animal, é utilizado para compostagem e incorporação ao solo como adubo verde. O grão é processado para produzir álcool e combustível líquido, acetona e matéria-prima para papel.
Na culinária
A farinha do grão de triticale possui características próprias - as proteínas do glúten diferem das do mesmo trigo, por isso o produto é utilizado na indústria de confeitaria. Os produtos feitos com farinha de triticale são de qualidade superior aos feitos com trigo.
Biscoitos, pães de gengibre e muffins são feitos de farinha híbrida. Os produtos de panificação caracterizam-se pelo sabor apurado e os produtos não envelhecem por muito tempo. Embora os grãos de triticale não sejam vistos com frequência nas lojas, os produtos assados são populares. O grão híbrido também é utilizado na produção de fermentação.
Diferenças do trigo normal
A espiga do híbrido é mais longa que a do trigo e o grão é maior. O rendimento também é maior - excede o rendimento do trigo da mesma área em 1,5-2 vezes. O valor nutricional da cultura é maior, os frutos contêm mais proteínas e aminoácidos. O amido contém menos amilose, por isso é melhor digerido.
O interesse pelo triticale para uso na agricultura é causado pelas possibilidades da cultura. O híbrido de trigo e centeio tem alto potencial, é resistente à geada, a fungos e vírus e não requer cultivo em solo fértil. Triticale tolera frio e calor; o híbrido pode ser semeado em áreas onde o cultivo de variedades tradicionais de trigo é problemático e não dá os resultados esperados.