O trigo é um dos cereais mais comuns e importantes para a humanidade. Possui o maior número de variedades, que servem para preparar diversos produtos - desde pães e doces até massas. Cada variedade de trigo de inverno possui características próprias, importantes não só para a classificação, mas também para a utilização para um fim específico.
Tipos de variedades
Com base na qualidade da espiga e da palha, o trigo é dividido em dois grupos:
- Trigo de verdade.
- Soletrado
No trigo real, o grão é facilmente separado dos filmes.A espiga fica firmemente presa ao caule, a palha é elástica e durável e não desmorona durante a debulha. Na espelta, todas as características são estritamente opostas: o grão fica firmemente preso no filme, a espiga se separa facilmente do caule e a palha se esfarela durante o processamento do produto.
A classificação científica do trigo é complexa, mas a divisão em variedades moles e duras é importante. Isso se deve ao fato de que a farinha de diferentes tipos de trigo possui propriedades técnicas completamente opostas e é utilizada para produzir diversos produtos.
Macio
As variedades de trigo mole representam mais de 95% do total. Crescem em áreas com climas temperados húmidos e quentes, pelo que a sua distribuição está em regiões como a Europa Ocidental e Central, a Rússia e países que anteriormente faziam parte da União Soviética. Essas variedades também são encontradas na Austrália.
O pão de trigo possui um canudo de parede fina com uma cavidade em seu interior que se estende ao longo de seu comprimento. Seu grão apresenta consistência vítrea, semivítrea ou farinhenta em seu interior. A cor das conchas pode variar do branco a um rico tom avermelhado.
Sólido
O trigo duro apresenta palha densa e sólida, grão pequeno e duro, de cor acastanhada ou amarelo dourado. Prefere climas mais secos e quentes, por isso é encontrada na região do Mediterrâneo e em dezenas de países ao redor do mundo com clima adequado.
Contém pequenas e duras inclusões de amido. A farinha obtida desses grãos contém muito glúten (glúten), e a estrutura é uniforme e de grão fino. Absorve rapidamente água e outros líquidos, e os produtos feitos a partir dele permanecem frescos por muito tempo sem envelhecer. Graças a estas características, a farinha de trigo duro é ideal para a produção de massas de alta qualidade.
Quando cozidos, não amolecem, mantêm a forma e têm sabor delicado.
O melhor resistente ao gelo
O trigo pode ser inverno ou primavera. As safras de inverno são semeadas no final do verão e início do outono, dependendo da região. É mais exigente com a qualidade do solo, portanto é mais adequado para a semeadura em regiões com solos férteis de chernozems e castanheiros.
Antes do início do frio, as colheitas de inverno têm tempo para germinar e criar raízes bem. O clima ameno com bastante umidade os ajuda a fazer isso. Esse trigo é bastante indiferente às condições climáticas, o principal é que as lavouras fiquem cobertas de neve antes do início do frio intenso. Portanto, as variedades de inverno zoneadas para áreas frias são as mais resistentes à geada.
As variedades mais populares
Sendo o trigo um dos cereais mais populares e importantes para a humanidade, a sua seleção não parou desde o momento em que se aprendeu a cruzar as primeiras variedades silvestres.Apesar de nos últimos anos ter havido um interesse crescente por tipos e variedades antigas de trigo como emmer, espelta e emmer, a seleção de variedades e variedades modernas continua.
Os cientistas estão tentando desenvolver novas variedades que não só sejam adequadas para a semeadura em diferentes zonas climáticas, mas também sejam resistentes a um conjunto de doenças das culturas de cereais, e também apresentem rendimentos elevados e estáveis e resistência às intempéries.
Cetro
Uma variedade de trigo mole de inverno recomendada para cultivo nas regiões de Novgorod, Nizhny Novgorod e Pskov, na Rússia.
Prós:
- A resistência à seca é média, de acordo com a norma.
- Resistente ao derramamento de grãos da espiga.
- Resistência ao gelo.
- Qualidades de cozimento.
- Resistente à germinação das raízes, danos causados pela ferrugem, moderadamente resistente à ferrugem das folhas.
Desvantagens:
- Suscetível a mofo da neve, oídio e septoria.
Trovão
O trigo de inverno é uma variedade valiosa e faz parte da variedade lutescens.
Prós:
- Resistência do inverno.
- Resistência ao alojamento.
- Resistência relativa à seca.
- Variedade de meia temporada.
- Adequado para assar pão e produtos de panificação.
Desvantagens:
- Suscetibilidade a uma série de doenças.
Alekseich
A variedade é recomendada para cultivo na região de Belgorod, nas zonas norte e sul do sopé do Território Krasnodar, nas zonas Azov e Sul da região de Rostov, no Território de Stavropol e na República da Adiguésia.
Pertence à variedade lutescens.
Prós:
- Variedade de meia temporada.
- A robustez do inverno está acima da média.
- Resistente ao alojamento.
- Trigo forte.
Desvantagens:
- A região em crescimento está limitada às regiões do sul da Federação Russa.
Tânia
Variedade semi-anã de alto rendimento. Líder em rendimento para cultivo industrial.
Prós:
- A variedade é resistente à maioria das doenças características do trigo mole de inverno.
- Amadurecimento precoce.
- Orelha sem orelha.
- Resistente ao alojamento.
Desvantagens:
- Requisitos exigentes para antecedentes agrícolas.
- É importante escolher as zonas de plantio corretas.
Bezostaya 100
Variedade de crescimento médio da variedade Lutescens. O espigão é cilíndrico, com rebentos curtos na parte superior, sem revestimento ceroso.
Prós:
- Variedade meio precoce.
- A robustez do inverno está acima da média.
- Resistência ao alojamento.
- Trigo forte.
Desvantagens:
- Rendimento moderado.
- Suscetibilidade a uma série de doenças das culturas cerealíferas.
Yuka
A variedade foi obtida por seleção quádrupla a partir de híbridos das variedades Polovchanka e Rufa. Distingue-se pela resistência à seca e produtividade, o que possibilita a utilização da variedade em áreas com características climáticas semelhantes. Pertence à variedade amarela (lutescens).
Prós:
- Estabilidade ao alojamento.
- Resistência ao derramamento de grãos.
- Variedade meio-tardia.
- Produtividade.
- Semeadura conforme antecessoras, inclusive depois do milho.
Desvantagens:
- Área de distribuição estreita.
Moscou 56
Recomendado para cultivo na região de Tula e na zona Central da região de Moscou. Pertence à variedade Erythrospermum.
Prós:
- Meia temporada.
Desvantagens:
- Rendimento médio e abaixo da média.
Moscou 40
Está no Cadastro Estadual das regiões Central e Central da Terra Negra, recomendado para cultivo na região de Tula. A variedade é eritrospermum.
Prós:
- Meia temporada.
- Resistência ao alojamento.
Desvantagens:
- Rendimento médio.
Moskovskaia 39
Trigo macio de inverno para cultivo nas regiões Central e Central da Terra Negra da Rússia, bem como em áreas próximas com clima e tipo de solo semelhantes.
Prós:
- Meia temporada.
- Robustez padrão do inverno e resistência à seca.
- Resistente ao mofo da neve, sujeira e septoria.
- O nível de proteína nos grãos é superior aos dados padrão em 1,5-2% e no glúten – em 6-8%.
Desvantagens:
- Resistência média aos danos por oídio e ferrugem marrom.
Yermak
O trigo de inverno é recomendado para cultivo no território de Stavropol, nas regiões de Rostov e Volgogrado. Pertence à variedade Erythrospermum.
Prós:
- Resistente ao alojamento.
- Meia temporada.
Desvantagens:
- Rendimento médio ou abaixo da média.
- Áreas de cultivo estreitas.
Cada uma das variedades de trigo novas ou antigas tem suas próprias vantagens e desvantagens, portanto, com uma abundância de produtos, os produtores podem escolher a semente apropriada para si.