O trigo é uma das culturas mais cultivadas na indústria agrícola. Serve como matéria-prima para a fabricação de produtos e também é utilizado no lar. O trigo é utilizado para a produção de cereais, cada tipo com características próprias. Eles são feitos de variedades duras de cereais e de variedades moles. Esses produtos são utilizados na culinária para preparar pratos excelentes.
Quais cereais são feitos de trigo
A lista com os nomes das variedades de cereais de trigo é bastante ampla. Pode ser pequeno, médio ou grande.A duração e as características do seu preparo dependem do tamanho dos grãos.
Poltavskaia
Os grumos Poltava são feitos de variedades de trigo duro. Possui classificação própria:
- Cereal nº 1. Esse produto é completamente desprovido de embrião e também parcialmente limpo de sementes e membranas de frutos. Os próprios grãos são polidos, apresentam formato alongado com bordas arredondadas.
- Cereal nº 2. As partículas são de tamanho médio e não possuem núcleo. Eles são caracterizados por uma forma oval com bordas arredondadas.
- Cereal nº 3. Usado para cozinhar mingaus. É menor em tamanho que a variedade anterior.
- Cereal nº 4 – triturado. Os grãos são de tamanho muito pequeno, próximos à sêmola.
Os sêmolas Poltava são adequados para preparar mingaus e molhos.
artek
De acordo com o GOST, na Rússia é obtido a partir de variedades de trigo duro. O cereal em si consiste em pequenas partículas, completamente desprovidas de embrião e parcialmente liberadas das membranas da semente e do fruto. Depois disso, os grãos são polidos e depois embalados - e vão à venda.
Os cereais Artek têm suas próprias subespécies. Dependem do tamanho das partículas do cereal, mas têm uma característica comum - cor amarela e agradável aroma de trigo.
Arnautka
Não existe esse nome no GOST, portanto não há requisitos especiais para o produto. Esta é apenas uma característica adicional que indica que os grãos da variedade de trigo com o mesmo nome são utilizados na produção de cereais.
Ao fazer Arnautka, é usada uma variedade dura de cereal. Neste caso, o trigo certamente deve ser primaveril e vítreo. É por esta razão que o cereal apresenta uma cor amarelada.
Arnautka é mais adequado para fazer mingaus. Em termos de valor nutricional, não difere das variedades de cereais Artek ou Poltavskaya.
Maná
Um dos cereais mais apreciados pelas crianças é obtido durante a transformação do trigo em farinha. Durante esse processo, grandes partículas de endosperma são peneiradas, resultando na semolina. Sua produção é regulamentada pela norma GOST nº 7022-97.
A semolina é dividida nas seguintes variedades:
- M. Este cereal é feito a partir de variedades de trigo mole, por isso apresenta uma cor creme ou branca.
- MT. Também é preparado a partir de variedades de trigo mole, mas o trigo duro é adicionado adicionalmente na quantidade de 20%. Este componente confere transparência à semolina.
- T. É feito com apenas um durum, por isso fica amarelado ou transparente.
Bulgur
Esta é uma variedade relativamente nova de cereal, então o GOST ainda não desenvolveu um padrão separado para ela. Este produto difere de outros produtos obtidos a partir de grãos de trigo porque deve ser regado com água fervente. Para obter cereal você precisa de:
- os grãos são fervidos até ficarem macios ou regados com vapor;
- a matéria-prima é seca, com o que sua superfície fica enrugada e sua cor fica mais escura;
- o trigo é levemente umedecido e, em seguida, as cascas densas são retiradas de sua superfície;
- É realizada a segunda etapa de secagem, graças à qual o bulgur adquire seu incomum sabor de nozes.
Em seguida, o bulgur é triturado e peneirado, após o que é apenas embalado e enviado às prateleiras das lojas.
Os tamanhos dos grãos podem variar de grãos inteiros a pequenas partículas. O produto é perfeito para fazer mingaus, sopas, saladas e almôndegas de cordeiro.
Cuscuz
Este cereal é preparado a partir de sêmola, obtida a partir de variedades de cereais duros. Durante a produção, o cereal é umedecido, gruda-se em pequenos pedaços - e forma-se o “trigo”, que é chamado de cuscuz. O produto passa por processamento adicional visando a remoção de partículas e poeira desnecessárias. Este cereal é polvilhado com farinha ou semolina e depois peneirado.
Os grãos são de tamanho bastante diminuto. Atingem 2 milímetros de diâmetro. Alguns os comparam a grãos de arroz, outros a pequenas massas.
O cuscuz faz acompanhamentos deliciosos que combinam bem com vegetais e carnes. Para deixar o mingau quebradiço, é melhor cozinhá-lo no vapor.
Soletrado e soletrado
Espelta é o nome dado a todo um grupo de variedades de trigo mole. A espelta é uma das variedades de espelta. O cereal produzido a partir deles caracteriza-se pela presença de um grande número de filmes que não são debulhados durante o processamento.
A espelta e a espelta são vendidas na forma de cereais triturados ou grãos integrais. No segundo caso, o trigo é adequado para germinação, por isso é reverenciado por veganos e crudívoros.
Fricke
Esta é outra variedade estrangeira de cereal, portanto ainda não existem padrões russos para ela. É feito exclusivamente a partir de grãos jovens, que já adquiriram a cor amarela, mas ainda não endureceram nem secaram.
Freekeh é muito popular na culinária oriental. É utilizado no preparo de pratos - sopas, acompanhamentos, cereais. O produto acompanha bem carnes gordurosas, vegetais frescos ou cozidos e nozes.
Ptitim
Este produto só pode ser classificado condicionalmente como cereal. O princípio da sua produção é semelhante ao do cuscuz.Porém, neste caso, os grânulos são maiores, por isso o ptitim também é chamado de massa pequena. O produto pode ter formato de grãos de arroz, conchas, estrelas, podendo também ser pintado em diversas cores com corante alimentício.
Ptitim é feito de farinha de trigo obtida pelo processamento de trigo duro. As bolas são formadas artificialmente, para que não amoleçam durante o tratamento térmico. Você pode usar cereais no preparo de sopas ou saladas.
Cereal de trigo
Assim como a aveia ou o milho, os cereais também são feitos de trigo. O produto é fabricado de acordo com este princípio:
- os grãos são cozidos no vapor ou fervidos;
- a matéria-prima é achatada;
- Se necessário, os flocos resultantes são fritos adicionalmente.
Os flocos de trigo cozinham rapidamente, são mais fáceis de digerir e saturam o corpo com nutrientes essenciais. A produção do produto é regulamentada pelo GOST R 50365-92.
O que mais é feito de trigo?
Não apenas diferentes tipos de cereais são obtidos a partir dos grãos de trigo. Outros produtos valiosos e muito procurados também são produzidos a partir de cereais.
Farinha
Um dos produtos mais valiosos obtidos no processamento do trigo é a farinha. É necessário para assar - pão, pãezinhos, biscoitos e outros produtos similares. Também é adicionado a vários tipos de massa de panqueca e até molhos são preparados a partir dele.
O uso da farinha na medicina popular é conhecido. Bolos medicinais com adição de mel ou mostarda aquecem bem e ajudam a combater doenças inflamatórias do aparelho respiratório e dos órgãos auditivos.
Importante! A farinha de pão é feita apenas de variedades de trigo mole.Mas a farinha obtida de cereais duros é utilizada principalmente para a produção de massas alimentícias.
Etapas da produção de farinha:
- verificar a qualidade das matérias-primas de cereais;
- se necessário, o grão é seco, após o que é limpo de detritos e impurezas desnecessárias;
- o trigo é umedecido em 3 etapas e depois passado por mós;
- a farinha resultante passa por uma peneira especial de produção. Lá o produto acabado é classificado por tamanho.
As partículas menores pertencem ao grau mais alto, as partículas maiores pertencem ao 1º grau e o 2º grau é a farinha obtida de um material com estrutura próxima à casca do grão de trigo.
Massa
As massas vêm em diferentes formatos e densidades, mas muitas de suas variedades são feitas de farinha de trigo. Além disso, apenas as matérias-primas obtidas a partir de cereais duros são adequadas para a sua produção.
Álcool
O álcool de trigo é altamente valorizado na indústria do álcool. A partir dele são feitos produtos de alta qualidade, mas o escopo de suas aplicações não termina aí. O álcool de trigo também é amplamente utilizado na perfumaria e na indústria farmacêutica. Também é adicionado a produtos químicos domésticos.
Para obter o álcool, o grão é primeiro cuidadosamente separado, limpo e fervido. O tratamento térmico permite a liberação do amido, que é utilizado nas etapas posteriores da produção.Quando a massa preparada fica homogênea, ela é sacarificada e depois submetida à fermentação e destilação. O álcool acabado é purificado e classificado em recipientes.
O trigo é uma valiosa matéria-prima vegetal a partir da qual são feitos cereais, massas e muitos outros produtos. A cultura traz benefícios inestimáveis ao corpo devido à sua rica composição. Para preservar todas as substâncias valiosas, o produto deve ser preparado corretamente, levando em consideração as características da variedade de cereal de trigo selecionada.