O centeio produz grãos com os quais a farinha é feita e o pão é assado. Vários tipos de cereais também são obtidos a partir dos grãos. Vejamos os tipos e características do cereal de centeio, como é feito, sua composição química, o valor do produto e seus benefícios para o organismo. Como preparar bem o mingau de farinha de centeio segundo a receita clássica, com frutas vermelhas, carne, cogumelos. Como e por quanto tempo armazenar o produto.
Tipos de cereais de centeio
Todos os tipos de cereais de centeio são feitos de grãos maduros e secos. Os cereais feitos de grãos não triturados são chamados de grãos integrais. É produzido descascando e moendo o grão.A cor do cereal varia do bege claro ao acastanhado. Faz o mingau mais saudável porque os grãos permanecem intactos.
Os cereais integrais podem ser cozidos no vapor ou não. O mingau cozido no vapor cozinha mais rápido, o mingau fica quebradiço e com um sabor rico. Além dos grãos integrais, também são vendidos grãos triturados, triturados para cozinhar mais rápido e grãos achatados em flocos.
Composição e benefícios
O grão de aveia contém 10,3 g de proteína, 1,6 g de gordura, 60,8 g de carboidratos e 15,1 g de fibra, antioxidantes e ácidos orgânicos por 100 g de produto. Vitaminas: B1, B2, B4, B5, B6, B9, E, K, PP. Oligoelementos: potássio, magnésio, ferro, manganês, cálcio, fósforo, cobre, selênio, zinco. Conteúdo calórico – 338 kcal.
O valor nutricional do cereal de centeio consiste em grande quantidade de proteínas, gorduras vegetais, fibras e carboidratos digeríveis. É útil comer mingaus e outros produtos feitos com ele para aumentar a imunidade, melhorar o bem-estar, limpar o corpo de substâncias tóxicas e melhorar a função intestinal.
O mingau de farinha de centeio é útil para quem sofre de diabetes mellitus, doenças do coração e dos vasos sanguíneos, da glândula tireóide e do trato gastrointestinal. Os pratos à base dele são úteis para consumir durante o estresse físico e mental, para incluir no cardápio dietético, para emagrecer ou durante o período de recuperação após uma doença.
Cereais triturados e bem cozidos podem ser usados para alimentar as crianças, junto com sêmola, trigo sarraceno, arroz e aveia. É útil alterná-los. O centeio ajuda a combater a deficiência de vitaminas, o estresse e a fadiga na primavera. Recomenda-se comer flocos para anemia, aterosclerose e hipertensão.
Receitas de mingaus
Não é mais difícil preparar alimentos com cereais de centeio do que com outros.Você pode cozinhá-lo em água pura e leite; adicione açúcar, sal e manteiga à mistura final. Para quem está perdendo peso, é melhor usar óleo vegetal em vez de manteiga. Para sabor e benefício, você pode adicionar frutas frescas ou secas, frutas, vegetais, ervas, nozes, diferentes tipos de queijos, cogumelos, mel e outros produtos conforme desejado.
Jeito fácil
Para preparar de acordo com a receita clássica, é preferível levar cereais triturados ou cozidos no vapor. Ingredientes que você vai precisar:
- cereal de centeio no valor de 100 g;
- água na quantidade de 0,2 l;
- leite – 0,3 l;
- você também precisa levar uma pitada de sal;
- 2 colheres de sopa. eu. Saara;
- 25 g de manteiga para este volume de mingau.
Sequência de cozimento:
- Lave o cereal em água, leve ao fogo e ferva.
- Adicione leite, açúcar e sal à água fervente.
- Mexa tudo e ferva novamente.
- Em seguida, deixe o fogo baixo, tampe a panela e cozinhe por meia hora.
- Adicione frutas e bagas e ervas ao prato ao servir.
Assado com frutas vermelhas
A receita envolve a inclusão de sementes de linhaça e frutas vermelhas, além de cereais de centeio. Recomenda-se comer mingaus assado com frutas vermelhas pela manhã no café da manhã. Para preparar você precisará de:
- 100g de flocos de centeio;
- 100 g de frutas e bagas - framboesas, morangos, groselhas;
- 50 g de sementes de linho e girassol;
- 100ml de leite;
- 1 ovo;
- 1 banana.
Modo de preparo: bata o ovo com o leite, acrescente o açúcar à mistura, acrescente os flocos de centeio e mexa. Pique as frutas vermelhas e a banana, despeje também na tigela, acrescente as sementes de girassol. Encha a forma com a mistura e unte com manteiga antes de colocar os produtos. Pré-aqueça o forno a 200°C e asse o prato por aproximadamente 20 minutos.
Com cogumelos
O mingau feito de farinha de centeio com cogumelos é considerado saboroso e saudável.É fácil de preparar, você vai precisar de:
- 150g de cereais;
- cogumelos 250 g;
- 2 cebolas;
- óleo vegetal e especiarias.
É aconselhável usar cereais triturados, que cozinham mais rápido. Enxágue o produto, acrescente água e leve ao fogo. Descasque as cebolas e os cogumelos, lave-os, corte-os em pedaços e frite numa frigideira com um pouco de óleo. Terminada a fritura, acrescente pimenta-do-reino, noz-moscada, cardamomo e sal.
Adicione o mingau aos cogumelos na frigideira, tampe e cozinhe por 5 minutos. Sirva o prato com creme de leite, queijo, ervas e pão preto.
Mingau com carne
Prepare um prato de centeio com 300 g de frango ou carne magra, é preciso levar a mesma quantidade de cereal. A receita inclui 3 cebolas e cenouras médias.
- Os cereais de centeio devem ser lavados, enchidos com água e deixados em infusão por 1,5 a 2 horas.
- Corte a cebola ao meio rodelas, coloque em uma frigideira e frite os pedaços em óleo de milho ou linhaça até dourar.
- Separadamente da cebola, frite as cenouras e a carne cortada em tiras.
- Em seguida, coloque tudo em uma tigela, misture e leve ao fogo alto.
- Depois de alguns minutos, adicione temperos e sal.
- Em seguida, adicione o cereal e despeje água fervente para que a água cubra a massa em 3 cm.
- Abaixe o fogo, cozinhe por 5 minutos, tampe a panela, desligue o fogo e deixe ferver por 30 minutos.
Recursos e prazo de validade
Os grãos integrais, inclusive o centeio, devem ser armazenados a uma temperatura de 0-25°C e com umidade não superior a 70%. Se as regras de armazenamento forem seguidas, o cereal não estragará por pelo menos 2 a 3 anos. Para cereais triturados, o prazo de validade é reduzido para 4-12 meses. Isso se deve ao fato de que o grão triturado é mais suscetível a fatores adversos do que o grão integral.
Para que o cereal permaneça nutritivo, ele deve ser armazenado em local escuro para que os raios solares não incidam sobre ele. É importante proteger o produto de centeio de pragas de insetos. Para fazer isso, você pode usar potes de vidro ou lata esterilizados. Eles devem estar limpos e secos. Despeje o cereal neles e feche as tampas. Os potes ajudam a manter o frescor do produto, evitando que o grão absorva umidade, odores, infecções e propagação de insetos no conteúdo.
Coloque os potes em um local fresco e escuro, como uma despensa ou balcão da cozinha. Marque as datas de enchimento em potes ou recipientes para monitorar seu frescor.
Feche o frasco com uma tampa sempre após o uso. Se aparecerem pragas no conteúdo, ele não deve ser usado para cozinhar. Você não deve comer cereais úmidos e mofados.