O trigo sarraceno é um produto valioso que contém carboidratos complexos. Graças a isso, mesmo uma pequena porção desse mingau proporciona saciedade a longo prazo. Inclui vitaminas B, aminoácidos, ácido nicotínico. Este produto também contém muito ferro, cobre, fósforo, manganês e outros elementos. Ao mesmo tempo, muitas vezes surge a questão de como cozinhar adequadamente o trigo sarraceno durante a noite, bem como os benefícios e malefícios dos cereais cheios de água ou kefir.
Diferenças entre trigo sarraceno cozido no vapor e cozido
O trigo sarraceno cozido no vapor é um grão cozido que mantém a maior parte de suas características. 100 gramas deste produto contêm 29% do valor diário de sódio, 12% de magnésio, 14% de fibra alimentar e 9% de ferro e fósforo cada. O trigo sarraceno seco também contém muitos outros componentes que são destruídos durante o tratamento térmico.
O sabor do trigo sarraceno cozido no vapor não é de forma alguma inferior ao do cereal fervido. Ao mesmo tempo, revela-se mais útil e possui propriedades dietéticas. Cereais embebidos em água durante a noite se encaixam perfeitamente em sua dieta regular. Também pode ser o principal componente da dieta do trigo sarraceno.
Composição do trigo sarraceno cozido no vapor
A singularidade do trigo sarraceno se deve à sua composição. Inclui muitas vitaminas, minerais e aminoácidos valiosos. O produto contém vitaminas B, magnésio, ferro, fósforo, iodo e cobre.
Se considerarmos elementos raros e importantes, vale dizer que o trigo sarraceno contém o seguinte:
- Rutina – fortalece o sistema imunológico, melhora as funções do sistema nervoso, coração e vasos sanguíneos.
- Colina – necessária para o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso.
- Selênio – reduz o risco de alterações anormais nos órgãos.
- O ácido fólico é necessário para o funcionamento normal do sistema nervoso central.
Os benefícios dietéticos do trigo sarraceno cozido no vapor estão associados ao seu alto teor de fibras. 100 gramas do produto contêm 11 gramas deste componente. Com a ajuda das fibras vegetais, é possível limpar o intestino, melhorar as funções dos órgãos digestivos e reduzir a probabilidade de desenvolver inflamações.
Propriedades benéficas e negativas
O trigo sarraceno de alta qualidade é uma fonte valiosa de energia e elementos benéficos para o corpo.Recomenda-se incluí-lo na dieta de pessoas que sofrem de hipertensão arterial, têm função cardíaca prejudicada ou colesterol alto. O trigo sarraceno ajuda a minimizar a probabilidade de recaídas de tais patologias e possíveis complicações. Isto é devido às pronunciadas propriedades diuréticas dos cereais.
Comer trigo sarraceno sem cozinhar ajuda a evitar aterosclerose, isquemia, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e outras patologias do coração e dos vasos sanguíneos. Este produto aumenta a força e elasticidade dos pequenos vasos e estimula a síntese de glóbulos vermelhos. Também participa dos processos de circulação sanguínea e elimina os sintomas da anemia.
O trigo sarraceno satura o corpo com valiosos aminoácidos, minerais e vitaminas B. Este cereal contém muitos flavonóides, que possuem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes pronunciadas. Também tem um efeito benéfico nas funções da glândula tireóide e reduz o risco de desenvolver tumores malignos em 20%.
Graças ao consumo sistemático do trigo sarraceno, é possível melhorar o estado da pele e das mucosas. Este produto melhora a acuidade visual, protege o aparelho geniturinário de infecções e previne o desenvolvimento de resfriados.
O trigo sarraceno é uma excelente fonte de ferro. A falta desse microelemento geralmente leva a fadiga intensa, anemia, gastrite atrófica, fraqueza do tecido muscular e outras condições dolorosas.A deficiência de ferro também causa pele seca e enfraquece o sistema imunológico.
O trigo sarraceno cozido no vapor pode ser usado com sucesso para perder o excesso de peso. Este produto proporciona saturação rápida e duradoura. Ao mesmo tempo, tem poucas calorias e quase nenhuma gordura. Junto com isso, o trigo sarraceno é uma fonte de carboidratos complexos. Eles fornecem energia ao corpo. Além disso, o produto pode ser um substituto completo da proteína animal.
Outra propriedade única do trigo sarraceno é a presença de fibra vegetal em sua composição. Graças a isso, o produto tem um efeito benéfico no sistema digestivo. Com o consumo regular de trigo sarraceno cozido no vapor, você pode obter os seguintes efeitos:
- fortalecer o peristaltismo intestinal;
- normalizar os níveis de colesterol;
- remova o excesso de açúcar do corpo;
- restaurar processos metabólicos;
- melhorar as funções digestivas;
- eliminar a constipação;
- limpar o fígado e os intestinos de toxinas, toxinas e outros elementos nocivos;
- aumentar a resistência e o desempenho;
- melhorar a atividade motora;
- alcançar uma sensação de saciedade a longo prazo - isso ajuda a evitar lanches adicionais.
O trigo sarraceno cozido no vapor praticamente não tem restrições de consumo. Somente aquelas pessoas que apresentam exacerbações de patologias dos órgãos digestivos devem evitar este produto. Os cereais verdes não devem ser consumidos se você tiver aumento da coagulação sanguínea ou pressão arterial baixa. Também é importante lembrar o senso de proporção. Ao consumir mais de 500 gramas de cereais por dia, existe o risco de distúrbios gástricos e aumento da formação de gases.
Instruções de cozimento
Para que um produto traga apenas benefícios, ele deve ser escolhido corretamente. Vale a pena considerar o seguinte:
- Integridade dos grãos.Quando esmagado, o cereal perde substâncias valiosas.
- Uma pitada de cereal. Os especialistas aconselham dar preferência aos cereais verdes ou castanhos claros. Quanto mais escuro o cereal, mais severo foi o tratamento térmico a que foi submetido. Isto leva a uma diminuição no conteúdo de substâncias valiosas.
- Qualidade do feijão. Não deve haver muitos fragmentos estragados ou sujos no cereal. Também é importante garantir a ausência de impurezas estranhas.
- Pacote. O melhor é comprar cereais em embalagens plásticas transparentes. Isso permitirá inspecionar o cereal quanto à presença de inclusões estranhas. Além disso, nesta embalagem o produto não fica úmido.
- Cheiro. Os cereais não devem apresentar odores estranhos. É importante garantir que não haja mofo ou bolor.
Cozinhando durante a noite
Para obter um café da manhã saudável, você deve preparar o prato com antecedência. O mingau pode ser consumido após 8 a 10 horas. É permitido cozinhar trigo sarraceno verde e marrom no vapor. Neste caso, a primeira variedade é considerada mais útil. Porém, nem todo mundo gosta do sabor desse produto.
Para preparar este prato, recomenda-se fazer o seguinte:
- Meça um copo de trigo sarraceno e enxágue em água corrente.
- Despeje 1 xícara de trigo sarraceno com 2 xícaras de água.
Se você usar água fria para esse fim à noite, poderá obter o produto acabado pela manhã. Porém, neste caso os grãos terão uma consistência ligeiramente dura. Se usar água fervente, pela manhã o mingau terá o sabor habitual. Os especialistas não recomendam adicionar sal a este prato.
Para obter um produto mais saboroso, você deve misturar o trigo sarraceno com o kefir. Para fazer isso você precisará levar os seguintes ingredientes:
- 1 colher de sopa de cereal;
- 100 mililitros de kefir 1%.
Primeiro é preciso enxaguar o cereal e colocá-lo em um copo.Depois disso, pode ser preenchido com kefir. Pela manhã, o trigo sarraceno vai inchar. Nesta fase é permitido utilizá-lo. Recomenda-se comer este prato pela manhã – meia hora antes do café da manhã.
Usando uma garrafa térmica
Para preparar o trigo sarraceno cozido no vapor, você pode usar uma garrafa térmica. Este método é considerado mais simples. Leva apenas 3-4 horas para cozinhar o cereal. No entanto, este método também apresenta desvantagens. O fato é que nem sempre é conveniente retirar o mingau inchado desse recipiente.
Para preparar um prato saudável, o trigo sarraceno precisa ser lavado e separado. Depois disso, recomenda-se colocá-lo em uma garrafa térmica e despejar água fervente sobre ela. Para 1 copo de cereal, tome 2 copos de água quente. No entanto, não é recomendado salgar este prato.
Recomendações de uso
Os nutricionistas recomendam comer trigo sarraceno cozido no vapor em 6 refeições. Ao preparar um prato, você deve levar um punhado de cereal, que caiba facilmente na palma da sua mão. Graças às pequenas porções, será possível reduzir significativamente o volume do estômago. Não é aconselhável adicionar sal.
Durante a dieta, o trigo sarraceno cozido no vapor pode ser consumido em quase qualquer volume. No entanto, você não deve adicionar outros ingredientes ao prato. Quando sentir muita fome, é recomendável beber um copo de iogurte desnatado.
A última refeição deve ser pelo menos 4 horas antes de dormir. Você pode beber mingau com água limpa. Recomenda-se beber pelo menos 1,5 litros por dia. Também é aceitável incluir chá de ervas ou bebida láctea fermentada em sua dieta.Se a dieta de trigo sarraceno for projetada para 3 dias, não é recomendado consumir alimentos adicionais. Isso o ajudará a perder o excesso de peso o mais rápido possível. Se a dieta for planejada para um período mais longo, vale a pena adicionar vegetais e frutas à dieta.
Uma dieta de uma semana à base de trigo sarraceno cozido no vapor ajudará você a se livrar de 7 a 8 kg de excesso de peso. Graças ao alto teor de minerais valiosos, os cereais ajudam a reduzir o inchaço. Além disso, este produto tem um efeito benéfico no funcionamento dos órgãos internos. Devido a isso, a pessoa se sente muito melhor.
Se você seguir a dieta de trigo sarraceno de sete dias, é permitido incluir alimentos adicionais em sua dieta. Para quem tem dificuldade em abrir mão dos doces, as frutas secas são indicadas. Para fazer isso, adicione algumas ameixas picadas ou damascos secos ao trigo sarraceno cozido no vapor.
Uma dieta mais suave de trigo sarraceno permite incluir frutas, vegetais e queijo em sua dieta. Neste caso, não há restrições sérias. Porém, os nutricionistas aconselham evitar cerejas, bananas e tâmaras. Entre os vegetais, deve-se dar preferência aos produtos que contenham amido. A quantidade de queijo não ultrapassa 20-30 gramas. Ao mesmo tempo, seu teor de gordura não deve ultrapassar 50%.
Para se livrar do excesso de peso e fortalecer o corpo, é permitido adicionar queijo cottage à dieta. Ao mesmo tempo, você pode comer 125 gramas de queijo cottage com trigo sarraceno no café da manhã e, no almoço, adicionar 100 gramas de carne cozida e um pouco de salada light. À medida que o conteúdo calórico da dieta aumenta, o número de refeições deve ser reduzido para 3.
O trigo sarraceno cozido no vapor é um produto muito saudável que contém muitas vitaminas e minerais valiosos.Para que este prato tenha o efeito desejado, é importante seguir as recomendações básicas para seu preparo e consumo.