Nas últimas décadas, os criadores desenvolveram muitas variedades de uvas híbridas. Cada vez mais, os jardineiros estão prestando atenção às culturas com frutos de amadurecimento precoce que podem suportar condições difíceis de cultivo. A casta Podarok Nesvetaya, de elevadas qualidades produtivas, pertence a esta categoria.
- História de criação e região de crescimento
- Características negativas e positivas
- Dados externos
- Arbusto
- Escapa
- Folhas
- Flores
- Bagas
- Características de cultivo e tecnologia agrícola
- Área de pouso
- Tecnologia de plantio
- Cuidados com lianas
- Período de frutificação e colheita
- Armazenamento e uso de uvas
- Doenças e pragas - métodos para combatê-las
- Insetos
- Roedores
- Doenças infecciosas e bacterianas
História de criação e região de crescimento
A variedade híbrida foi resultado do cruzamento talismã de uva e Mulher Bonita. Seu surgimento foi facilitado pelos trabalhos do famoso criador E. G. Pavlovsky. As uvas Pamyati Nesvetaya são agora cultivadas ativamente nas regiões da Rússia e nos países da CEI.
Características negativas e positivas
Avaliações de jardineiros indicam que a variedade não exige condições de cultivo. Com um mínimo de investimento de tempo e esforço, a planta pode encantar você com bons resultados produtivos. As vantagens do Nesvetaya incluem:
- colheita muito precoce;
- capacidade de sobreviver em baixas temperaturas;
- excelente qualidade de sabor a frutos silvestres;
- versatilidade de uso, inclusive para fins culinários;
- boa frutificação;
- 100% de maturação das mãos;
- aparência decente da fruta.
As desvantagens incluem resistência insuficiente às doenças da uva. A planta exige fertilidade do solo, rega e reage negativamente ao excesso de fertilizantes minerais. Além disso, todos os pontos acima podem ser facilmente eliminados se as regras de cultivo forem seguidas. As desvantagens da variedade incluem a fraca transportabilidade dos cachos de uva.
Dados externos
As diferenças externas da casta residem na forma e na cor dos bagos, na estrutura dos rebentos e das folhas.
Arbusto
A planta possui brotos fortes e poderosos que começam a frutificar após 95-105 dias. O arbusto da uva é poderoso e com folhas grandes.
Escapa
Os rebentos das uvas caracterizam-se por uma boa taxa de sobrevivência, rápido crescimento e bom amadurecimento dos cachos. Durante a época de jardinagem crescem significativamente, pelo que necessitam de poda obrigatória.
Folhas
As lâminas das folhas têm uma rica cor verde e formato de cinco lóbulos.
Flores
A planta forma inflorescências bissexuais. Graças a esta propriedade, possui um alto nível de polinização.
Bagas
A planta produz cachos de uvas cônicos de tamanho médio. O peso de um cacho varia de 500 a 550 g, podendo em alguns casos chegar a 1 kg. Os frutos de formato oval são de cor vermelho escuro. Uma uva atinge a massa de 9 G. A polpa carnuda é protegida de forma confiável por uma casca densa e tem sabor harmonioso com leve toque de noz-moscada.
Mesmo em condições difíceis de cultivo, o problema de esmagamento dos frutos não é típico da variedade.
Características de cultivo e tecnologia agrícola
A variedade de uva Podarok Nesvetaya pode suportar temperaturas de até -24 0C, o que possibilita seu cultivo em regiões de clima frio. O plantio pode ser feito tanto no outono quanto na primavera. Neste caso, é necessário seguir as regras gerais da tecnologia agrícola:
- são selecionadas mudas saudáveis para o plantio, adquiridas em viveiros especializados;
- o solo é preparado com antecedência, garantindo escavação profunda e aplicação de fertilizantes minerais;
- seguir as regras de regar, amarrar, podar os brotos;
- fornecer cobertura morta do solo.
É importante evitar que a planta seja infectada e prevenir a influência nociva das aves. A necessidade de abrigo de inverno é determinada em função das condições climáticas de uma determinada região.
Área de pouso
As uvas apresentam exigências especiais no local de plantio. A área de crescimento permanente dos brotos deve ser ensolarada, sombrear os arbustos afetará negativamente o seu crescimento. É importante fornecer à planta um solo fértil que contenha quantidade suficiente de nutrientes.Deve estar solto e permitir a passagem fácil de ar e umidade. Se necessário, o solo é drenado com os seguintes materiais;
- pequena pedra;
- pedra britada;
- tijolo quebrado.
Você não deve escolher áreas adjacentes à superfície do lençol freático para plantar.
Tecnologia de plantio
Para plantar uma planta é necessário fazer um buraco de 80 cm de profundidade.A muda é pré-preparada retirando os brotos secos do sistema radicular e tratando-a com um estimulador de crescimento. Uma pequena camada de drenagem é formada no fundo do buraco e um complexo de fertilizantes minerais é adicionado ao solo.
Nele é colocado um suporte, que futuramente será suficiente para amarrar a muda.
O broto é colocado na cova, espalhando uniformemente as raízes e cobrindo-as com solo fértil. Depois disso, o local de plantio é umedecido abundantemente com água. Os rebentos das uvas formam-se em filas regulares, no caso do plantio junto a uma parede é necessária uma distância de pelo menos 1,5 m da fundação.
Cuidados com lianas
Com os devidos cuidados com a videira, a colheita pode ser obtida já no 2º ano. Além da rega e fertilização padrão, é necessária uma poda anual, cuja qualidade e correção determinam diretamente o rendimento das uvas.. As vinhas anuais e perenes estão sujeitas a podas, sendo retirado o volume de crescimento anual na ordem de 60 a 80%. Após o inverno, a planta necessita de rega abundante, o que permite ativar o crescimento das plantas.
Período de frutificação e colheita
Uma variedade de maturação precoce produz uma colheita em 95-100 dias. As primeiras frutas em regiões quentes podem ser colhidas já em agosto; a maioria dos jardineiros começa a fazer isso em setembro. Antes do início do frio, a colheita deve ser colhida integralmente.
Armazenamento e uso de uvas
Para longo prazo armazenamento de variedades de uva não é aproveitado, por isso é consumido in natura, como matéria-prima para o preparo de sucos e conservas. Devido à incapacidade da polpa suculenta de resistir às condições de transporte de longo prazo, é praticamente impossível encontrar Podar Nesvetaya fresco nas prateleiras das lojas.
Doenças e pragas - métodos para combatê-las
A uva Podarok Nesvetaya é considerada uma variedade resistente a diversos tipos de doenças da videira. Para evitar problemas com a saúde dos brotos, é importante seguir as regras de cuidado das plantas e monitorar o aparecimento de roedores e insetos.
Insetos
As plantações de uva são um local que atrai um grande número de insetos. Alimentam-se da massa verde e dos sucos da planta, podem danificar a casca e causar a infecção do arbusto por doenças bacterianas e fúngicas. O maior perigo para as uvas são os ácaros, pulgões, rolos de folhas e tripes. Para combatê-los, borrife medicamentos com princípio de ação direcionado.
Por exemplo, Fozalon, Confidor e Actellik são usados contra os ácaros da uva.
As plantações de uvas costumam sofrer com vespas, que danificam os frutos e aumentam o risco de apodrecimento. Para evitar danos aos frutos por insetos nocivos, são utilizadas armadilhas e os pincéis são cobertos com uma camada protetora. Em seus canteiros, os jardineiros usam para esse fim gaze, que enrolam cuidadosamente em cada cacho. Para grandes áreas de plantação de uva, para proteção contra vespas, pode-se usar uma tela plástica com pequenos furos.
Roedores
Para evitar que os roedores se deleitem com os brotos da uva, a parte aérea basal é envolta em tecido resistente.Ramos de abeto são colocados ao redor do tronco, proporcionando assim uma barreira mecânica. Os jardineiros costumam salvar plantas de ratos usando armadilhas feitas de garrafas plásticas, cortando o fundo dos recipientes e cavando-os no solo próximo às plantações. No inverno, um abrigo que evite que os roedores cheguem aos brotos ajudará a protegê-los.
Doenças infecciosas e bacterianas
A resistência da planta a doenças de origem fúngica é estimada em 2,5 pontos. As qualidades reprodutivas da planta permitem-lhe combater com sucesso o míldio, o oídio e a bolor cinzento. Na maioria das vezes, as plantações estão infectadas com antracose, bacteriose, rubéola e câncer bacteriano. A última espécie representa o maior perigo, pois só pode ser eliminada eliminando completamente os rebentos infectados.
Para prevenir o aparecimento de doenças na primavera, é realizada a pulverização preventiva dos brotos com preparações anti-pragas, durante a temporada o solo é periodicamente afrouxado e coberto com cobertura morta, e as folhas caídas são eliminadas no outono.