A variedade de uva Sphinx é uma variedade de mesa, e até um jardineiro novato pode cultivá-la, já que a planta é despretensiosa no cuidado. O sabor dos frutos silvestres e os indicadores de rendimento são decentes, mas apresentam uma série de desvantagens. Uma boa frutificação pode ser alcançada sabendo como plantar e cuidar adequadamente das culturas hortícolas.
- História do surgimento da variedade
- Características e indicadores externos
- Área de cultivo
- Resistência ao gelo
- Resistência a doenças
- Como são o arbusto e os brotos?
- Frutas e rendimento
- Aterragem da Esfinge
- Regras para cuidar das uvas
- Beliscar
- Desbaste e poda sazonal
- Cobertura
- Cobertura morta
- Processamento de outono e primavera
- Abrigo para o inverno
- Época de floração e amadurecimento dos frutos
- Quando colher e armazenar colheitas
- Doenças e pragas - como lidar com elas
- Infeções fungais
- Infecção bacteriana
- Insetos
- Problemas durante o cultivo
História do surgimento da variedade
A casta Esfinge foi obtida por seleção no início do século XXI, tendo como criador o cossaco V.V. Zagorulko. Um fato interessante é que ele era engenheiro mecânico e trabalhar com novas variedades de uvas era seu hobby. Para seu mérito, vale dizer que parte significativa deles recebeu reconhecimento e popularidade. A variedade Sphinx foi desenvolvida através do cruzamento da Moldávia Variedades de uva Strasensky e Timur resistente ao gelo.
Características e indicadores externos
A descrição classifica a variedade como uma cultura de mesa de maturação precoce. Dos pais, a planta herdou a cor preta dos frutos e a capacidade de tolerar baixas temperaturas.
Área de cultivo
A casta dá-se bem quando cultivada em regiões quentes. Segundo os criadores, os territórios ideais para isso são o sul da Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia. A casta tolera bem o calor e a seca. A capacidade de resistir às geadas permite o cultivo da Esfinge em regiões frias, mas requer abrigo e proteção contra rajadas de vento.
Resistência ao gelo
A uva Sphinx recebeu suas qualidades de resistência à geada de seu pai, Timur. A planta pode tolerar geadas até –25 0C, mas em regiões frias é necessário fornecer abrigo para ele.
Resistência a doenças
As uvas Sphinx pertencem a variedades híbridas, que devem proporcionar maior resistência a diversos tipos de doenças, mas são classificadas como médias.Os especialistas avaliam a resistência ao mofo e ao oídio em 3,5 pontos em uma escala de 10 pontos.
Como são o arbusto e os brotos?
Os arbustos de uva Esfinge distinguem-se pelo seu forte crescimento, os rebentos fortes e vigorosos estão repletos de grandes folhas dissecadas. Aglomerados em forma de cilindros são formados nos brotos.
Frutas e rendimento
As uvas são de cor azul escura. Seu tamanho pode chegar a 30 mm, mas no frio do verão podem diminuir e perder a doçura. O formato das uvas é redondo ou ligeiramente alongado. O peso médio dos frutos varia de 8 a 10 g, apresentam aroma pronunciado, polpa densa e suculenta e sabor adocicado. O peso de um cacho de frutas silvestres varia de 500 a 700 g.
Aterragem da Esfinge
As obras de plantio de mudas de uva começam no início de abril e podem continuar até meados de maio. O cumprimento dos prazos é necessário para que a planta se enraíze bem, ganhe força e consiga resistir ao frio.
Alguns jardineiros praticam o plantio de outono em outubro, mas isso aumenta o risco de morte das uvas.
Para as uvas, escolha um local protegido de rajadas de vento, pois as correntes de ar são destrutivas para a planta. Recomenda-se escolher áreas do sul. É permitido plantar mudas ao longo das paredes dos edifícios. Solos argilosos são ideais para o crescimento de brotos.
Para o plantio de mudas, as plantas formam um buraco com 80 cm de profundidade e 20 cm de largura, o fundo é forrado com uma camada de solo fértil de 15 cm de espessura, em seguida é colocada uma mistura de húmus, superfosfato e fertilizante potássico sucessivamente. . Antes do plantio, as mudas são embebidas em água por 48 horas, os brotos das raízes são aparados e sobram 3 olhos.
Quando colocadas em cova, as raízes da muda são cuidadosamente esticadas, garantindo sua distribuição uniforme. Após preencher o local de plantio com terra, é necessário regá-lo abundantemente, para isso utilize 3 baldes de água morna.
Regras para cuidar das uvas
Cuidar das uvas é bastante simples. O segredo para conseguir uma boa colheita é escolher o local de plantio certo, regar e podar a planta na hora certa.
As plantas com menos de 3 anos necessitam de rega, que é organizada de acordo com certas regras. Cada arbusto deve ter no mínimo 4 litros, sendo adicionada uma pequena quantidade de cinza à água. Durante a temporada são feitas 3 regas:
- o primeiro - após a retirada do abrigo de inverno;
- a segunda - no momento da formação dos botões;
- o terceiro - após o término da floração.
Os arbustos de uvas maduras não precisam de umidade adicional. Requerem uma única rega no outono antes de serem enviados ao abrigo, o que reduz o risco de congelamento dos rebentos. Depois disso, é importante fornecer proteção oportuna contra o frio.
Beliscar
Para dar aos rebentos a oportunidade de crescerem mais fortes o mais rápido possível, é realizada uma pinça. Este procedimento também é frequentemente usado para acelerar o amadurecimento dos frutos silvestres e dar-lhes mais doçura. Ao realizar este procedimento, é retirada a parte superior da parte apical no valor de 3 folhas. É permitida a retirada de 4 placas em caso de recuperação tardia da geada e necessidade de direcionar nutrientes para sua restauração.
Desbaste e poda sazonal
As uvas precisam de desbaste e poda em tempo hábil. O primeiro ajuda a manter a circulação de ar suficiente e garante o livre acesso à luz solar nos frutos. É necessário retirar galhos secos e danificados. O excesso de brotos é podado não só na formação do arbusto principal, mas também próximo às raízes.
Cobertura
O primeiro enriquecimento do solo é feito imediatamente antes do plantio da muda na cova. Então, durante 3 anos, não há necessidade especial de adicionar nutrientes adicionais. Após esse período, é necessária a fertilização com matéria orgânica ou fertilizantes minerais. Durante o período vegetativo, a planta é alimentada pelo menos 3 vezes, o intervalo entre os procedimentos é de 2 a 3 semanas.
Após a retirada da cobertura, o solo é enriquecido com fertilizantes nitrogenados para dar força à planta e melhor crescimento da massa verde. Durante o período de floração, para melhor formação dos ovários, borrife os brotos com uma solução de ácido bórico, preparando-o a partir de 3 litros de água e 3 g do medicamento. Durante a formação dos bagos são adicionados superfosfato de potássio e sulfato de potássio e, no outono, são adicionadas cinzas de madeira.
Cobertura morta
A cobertura morta proporciona à planta um melhor crescimento e aumenta a produtividade. Para fazer isso, uma camada de materiais vegetais de 5 a 10 cm de tamanho é fornecida ao redor da planta. Palha, serragem e folhas caídas são frequentemente usadas como base. A cobertura morta ajuda a reter a umidade, enriquece o solo com oxigênio e estimula a intensidade de atividade dos organismos benéficos à uva, criando um ambiente favorável para eles.
Processamento de outono e primavera
A poda adequada melhora a qualidade da frutificação e fortalece as uvas. A Esfinge precisa de trabalho antes de ser enviada para um abrigo durante o inverno. Ao mesmo tempo, partes da planta são removidas, cortando de 4 a 6 olhos. Os arbustos formam um leque, deixando 4 mangas. A vantagem desta variedade é que não tem tendência a formar rebentos, pelo que a poda não demora muito.
Na primavera a poda não é feita, pois pode causar lacrimejamento. A consequência disso pode ser a morte da planta ou uma redução significativa no rendimento.Neste momento, apenas os brotos congelados e secos são removidos.
Abrigo para o inverno
Quando cultivadas em regiões de clima frio, as uvas necessitam de abrigo obrigatório. O trabalho começa quando a temperatura atinge +5 0C. Os brotos são retirados do suporte, cobertos com terra e palha, e no topo são instalados arcos com agrofibra esticado sobre eles. É importante prevenir o efeito do debate sobre a uva.
Época de floração e amadurecimento dos frutos
As uvas dão os primeiros frutos no 100-105º dia. Mesmo os cachos totalmente maduros conseguem permanecer na videira por muito tempo.
Quando colher e armazenar colheitas
Os tempos de colheita variam ligeiramente em diferentes regiões. Na maioria deles cai em meados de agosto, nos mais quentes nos primeiros dias do último mês de verão. Os cachos colhidos podem ser armazenados na geladeira por até um mês. As bagas podem servir como matéria-prima para fazer passas e preparações de inverno. O Sphinx não tem uma vida útil longa, portanto não é usado para armazenamento de longo prazo.
Doenças e pragas - como lidar com elas
A infecção das plantações é frequentemente observada quando as regras de cuidados com as plantas não são seguidas. Isso pode ser evitado seguindo práticas agrícolas de trabalho com a planta, evitando alagamentos e tomando medidas preventivas.
Infeções fungais
A Esfinge tem uma resistência bastante elevada a infecções fúngicas. Ele lida com bastante sucesso com algumas das doenças mais perigosas das variedades de uva - míldio, oídio. As plantações podem estar sujeitas a antracnose, verticelose e podridão. Para o controle, são utilizadas preparações especiais - fungicidas.
Infecção bacteriana
Durante a infecção bacteriana, microrganismos perigosos penetram na planta e começam a parasitar, o que afeta negativamente o crescimento dos brotos da uva.A infecção sistêmica afeta a aparência da planta e dos frutos. As folhas podem começar a murchar, formações e manchas semelhantes a tumores podem se formar na superfície e pode ocorrer apodrecimento.
As doenças bacterianas comuns das uvas incluem necrose, bacteriose e podridão azeda. Nem todas as doenças bacterianas são tratáveis; por exemplo, a infecção pelo cancro exigirá uma solução radical sob a forma de arrancar as plantações e passar algum tempo em quarentena.
Insetos
Para as uvas, o principal perigo vem das vespas, brocas, ácaros, rolos de folhas e tripes. Medicamentos direcionados são usados para controlar pragas. Os mais comumente usados incluem Karbofos, Actellik e Fufanon. Para prevenção, é realizado tratamento de outono com Nitrafen.
Problemas durante o cultivo
A variedade Sphinx é uma variedade de uva bastante fácil de cultivar. As qualidades de maturação precoce e resistência à geada permitem bons retornos mesmo em regiões com condições difíceis de cultivo. Os jardineiros notam frequentemente o esmagamento dos frutos silvestres, o que está associado à falta de calor e à escolha de um local com luz insuficiente. A poda e alimentação oportunas da planta ajudarão a evitar isso.
Os jardineiros costumam encontrar uvas congeladas. Os erros, neste caso, estão mais frequentemente associados à cobertura realizada incorretamente ou à sua implementação tardia. O isolamento excessivo leva ao superaquecimento dos brotos, e o isolamento insuficiente leva à incapacidade da planta de sobreviver às geadas ou de se recuperar da hipotermia excessiva na primavera.