Existem tipos especiais de uvas que durante muitos anos mostram apenas o seu melhor lado e continuam a ser procuradas no mercado hortícola. Uma das variedades de uvas mais populares e difundidas nas regiões russas é a Rusbol, resultado da seleção siberiana, por isso vale a pena conhecer suas características e vantagens.
- Seleção de variedades
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Características e descrição biológica
- Bush e atira
- Polinização e floração
- Cachos e frutas
- Resistência à geada e região de crescimento
- Formulários híbridos
- Melhorou
- Rusbol Mascate
- Métodos de reprodução
- Estacas
- Em camadas
- Condições e regras de pouso
- Cuidando das uvas ao longo do ano
- Formação de arbustos
- Regar e fertilizar
- Enxerto
- A necessidade de cobertura para o inverno
- Proteção contra pragas e doenças
- Início da frutificação da uva
- Tempo de amadurecimento das frutas
- Colheita e armazenamento
Seleção de variedades
O surgimento do híbrido Rusbol foi resultado do trabalho de uma equipe de cientistas e criadores búlgaros do Centro de Pesquisa que leva seu nome. Sim. I. Potapenko. Os jardineiros russos conhecem a variedade de uva chamada Mirage. A variedade de maturação precoce produz frutos de uso universal, sem sementes em seu interior.
Vantagens e desvantagens da variedade
As qualidades reprodutivas do híbrido permitem o cultivo de Rusbol em regiões com condições difíceis, inclusive na Sibéria, em solo desprotegido. As principais vantagens da variedade incluem:
- boa resistência às doenças comuns da uva, inclusive fúngicas;
- a capacidade de formar grandes cachos com bagas calibradas, frouxamente adjacentes umas às outras;
- estabilidade dos rendimentos;
- possibilidade de propagação por estacas;
- capacidade de suportar baixas temperaturas.
A desvantagem dessa variedade é que ela perde rapidamente sua apresentação durante o transporte de longo prazo. A umidade excessiva e a chuva prolongada podem causar rachaduras nos frutos e apodrecimento dos frutos.
Características e descrição biológica
A variedade é uma espécie de maturação precoce, a colheita é feita após 115-125 dias. A colheita da horta produz passas; os pequenos frutos não contêm sementes.
Bush e atira
Uma propriedade distintiva da variedade é a sua excelente capacidade de enraizamento. Os arbustos jovens apresentam taxas médias de crescimento dos rebentos. Uma planta adulta distingue-se pelo seu forte crescimento.
Polinização e floração
A planta produz flores de ambos os sexos.Essa qualidade permite que a variedade seja utilizada como polinizador de plantas com floração feminina.
Cachos e frutas
Os cachos de uva cônicos podem variar em tamanho, são grandes, com peso médio variando de 1 a 1,5 kg. Os bagos de formato oval são pequenos e não contêm sementes no seu interior, o que permite classificar a casta como uma variedade de passas. O diâmetro da uva é de 1,6 cm, o peso médio é de 3 G. Quando totalmente maduros, os frutos adquirem uma agradável tonalidade âmbar e um bronzeado característico no lado ensolarado.
A polpa suculenta dos frutos silvestres tem um sabor harmonioso. O teor de açúcar varia de 19 a 21%.
Resistência à geada e região de crescimento
Rusbol pertence à categoria de variedades da seleção siberiana. É capaz de sobreviver em invernos frios e temperaturas de até –25 0C. Pode deixar vários botões saudáveis, dos quais os rebentos eclodem ativamente na primavera.
Formulários híbridos
A variedade Rusbol é uma variedade híbrida, mas os criadores continuam tentando obter uma colheita com qualidades ainda melhores. O resultado desse trabalho foi o surgimento de duas novas espécies - Melhorado e Muscat.
Melhorou
O segundo nome da uva é Elfo. Possui características reprodutivas semelhantes às das plantas-mãe, mas tem um período de maturação mais curto, que é de 105-110 dias. Os frutos de grande porte começam a se formar já no 2º ano. O tempo demasiado húmido pode ter um impacto negativo nos rendimentos.
Rusbol Mascate
Como resultado do cruzamento com a casta estável búlgara, surgiu uma casta com frutos amarelo-âmbar e um delicado aroma a noz-moscada. Outras características correspondem à variedade parental.Devido à incapacidade das uvas de resistir ao transporte a longo prazo, a variedade é recomendada para cultivo apenas no território de pequenas parcelas familiares para consumo pessoal.
Métodos de reprodução
A formação de grandes plantações de uva exige custos significativos para compra de mudas. A variedade Rusbol permite evitar isso, pois se reproduz bem por estratificação e estacas.
Estacas
Com a ajuda de estacas, é possível obter um grande número de mudas e aumentar rapidamente a área de plantio de uva. O material é preparado com antecedência, para isso selecionam-se brotos saudáveis e fortes no outono e cortam-se estacas de 7 a 12 cm de comprimento da parte central para que o comprimento dos entrenós seja de cerca de 10 cm, e haja 3-4 botões desenvolvidos. As folhas e gavinhas são retiradas, os brotos são colocados em água e desinfetados com sulfato de cobre.
Após a secagem, as estacas são armazenadas até a primavera em adega à temperatura de +5 0C, colocando-as em caixas com areia úmida.
Em março, as mudas começam a germinar. Para isso, suas pontas são colocadas em uma solução de estimulador de crescimento e é fornecida iluminação adicional. Após o surgimento das raízes, as mudas são plantadas em recipientes com terra para serem transplantadas para local de cultivo permanente no mês de maio.
Em camadas
A reprodução por camadas pode ser profunda ou horizontal. A primeira opção é utilizada para substituir arbustos de uva adultos. Para isso, na primavera, cave uma vala com a largura de uma pá e 0,5 m de profundidade, nela é colocado o broto mais externo, trazendo o topo para o meio da vala e cortando-o em 5 cm, polvilhado com terra e cuidada durante a temporada como se fosse uma planta adulta. No 3º ano, o arbusto jovem pode ser separado do arbusto-mãe.
Se for utilizada estratificação horizontal, são cavados sulcos rasos de 10 a 20 cm onde é colocado o broto da uva. É prensado com estilingues e coberto com uma mistura de terra e turfa, deixando um monte de 10 cm de altura.É colocada uma película no topo do solo para evitar a evaporação da umidade, assim que aparecem os brotos ela é retirada. No outono, as mudas são desenterradas e divididas em mudas individuais. O sistema radicular é imerso em solução de argila e as estacas são enviadas para armazenamento na adega. Na primavera forma-se um sulco de 15 cm e são plantadas, cortando-se a parte aérea e borrifando-se com solo fértil.
Condições e regras de pouso
Para o plantio, escolha uma área fértil e bem iluminada. A falta de luz afeta negativamente o crescimento e a frutificação das plantas. O sistema radicular é inspecionado quanto a danos, os brotos são aparados e os secos são removidos. Para o plantio é feito um buraco com 80 cm de profundidade, onde é adicionado um complexo de fertilizantes minerais. A parte radicular da muda é cuidadosamente colocada na cova, os brotos são distribuídos uniformemente e cobertos com terra. Após o plantio, é necessário umedecer bem o local de plantio.
Cuidando das uvas ao longo do ano
Rusbol é considerada uma variedade despretensiosa. O cuidado com as plantas é padrão e consiste em irrigação, fertilização, poda e controle de pragas em tempo hábil. Se necessário, é formado um abrigo de inverno para os brotos.
Formação de arbustos
Devido à altura dos brotos, o Rusbol precisa de obras para formar um arbusto. A poda é feita por 2 a 3 olhos, nas vinhas poderosas é permitido fazer uma correção de 6 a 8 olhos. Para cada arbusto, a carga total não deve exceder 30-45 botões.Alguns jardineiros praticam o cultivo de uvas em mangas curtas, deixando de 3 a 4 vinhas frutíferas com 12 a 16 olhos.
Regar e fertilizar
No primeiro ano, a muda de uva precisa de regas adicionais. É permitido combinar o trabalho de umedecimento do solo com a aplicação de fertilizante líquido. Nos primeiros 2 a 3 anos, não se deve abusar da fertilização, pois a quantidade de nutrientes adicionados durante o plantio será suficiente para os brotos.
Enxerto
Para maximizar as melhores qualidades, as uvas são enxertadas com porta-enxertos vigorosos. Uma característica especial do Rusbol é que ele pode ser usado em quase todos os porta-enxertos.
A necessidade de cobertura para o inverno
A necessidade de formação de abrigo de inverno surge apenas em regiões de clima frio. Se a neve cair mais de 50 cm, não será possível fazer estruturas adicionais para a planta. A zona radicular é borrifada com uma camada de solo de 10 cm, e o solo e os brotos são tratados com uma solução de sulfato de ferro. Antes do início da geada, os brotos são retirados dos suportes, depositados e escolhido um método de abrigo.
Para fazer isso, basta borrifá-los com terra ou cobri-los com material de cobertura. A estanqueidade para abrigo é desnecessária e perigosa; a falta de acesso ao oxigênio e buracos para a umidade escapar levará ao superaquecimento dos olhos.
Proteção contra pragas e doenças
As uvas sofrem frequentemente de doenças como oídio, míldio e vários tipos de podridão. Rusbol tem uma resistência natural a tais perigos, pelo que as medidas preventivas são suficientes. Para pulverizar os brotos, use uma solução de sulfato de cobre, peróxido de hidrogênio ou calda bordalesa.
Início da frutificação da uva
Sob condições adequadas de cultivo, a primeira colheita da planta pode ser esperada no 2º ao 3º ano.A qualidade da frutificação da uva pode ser descrita como alta, o rendimento varia de 85 a 95%.
Tempo de amadurecimento das frutas
A formação de mãos maduras pode ser esperada após 115 dias, período definido como mínimo. Em diferentes regiões pode variar para cima ou para baixo, mas em setembro você pode começar o trabalho de colheita.
Colheita e armazenamento
O momento em que os cachos de uvas amadurecem significa que a vindima pode começar. Para isso, os pincéis são cuidadosamente cortados e colocados em recipientes pré-preparados. A desvantagem desta variedade é a impossibilidade de os bagos serem armazenados por muito tempo, pelo que na execução dos trabalhos é necessário minimizar o risco de danos nos frutos. As uvas podem ser usadas frescas como ingrediente em saladas, sobremesas e sucos. As bagas são secas e usadas para fazer muesli.