Os jardineiros que desejam cultivar uvas devem primeiro decidir por que estão fazendo isso. Isso se deve ao fato da cultura ser dividida em dois tipos - técnica e sobremesa. As variedades técnicas são utilizadas na vinificação e nas conservas, enquanto as variedades de sobremesa são utilizadas frescas. Existem variedades que, com certa extensão, podem ser classificadas como os dois tipos ao mesmo tempo. Estes incluem a variedade de uva Citron Magaracha. Vamos descobrir quais são suas vantagens e como é cultivado.
- História do desenvolvimento de variedades
- Vantagens e desvantagens
- Parâmetros externos
- Bush e atira
- Folhas e frutas
- Especificações
- Produtividade
- Resistência a doenças
- Resistência ao gelo
- Plantar e cultivar uvas
- Em que regiões o cultivo é possível?
- Como escolher uma muda saudável e forte
- Datas e esquema de plantio
- Preparação do solo
- Selecionando um local
- Fertilizante
- Modo de rega
- Tratamento de vinhas contra agentes infecciosos
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Período de frutificação e colheita
- Onde as frutas são usadas?
História do desenvolvimento de variedades
A casta nasceu no Instituto Magarach de Viticultura e Enologia, através do cruzamento de três castas: Ucraniana Early, Madeleine Angevins e o híbrido Magarach. Posteriormente foi registrada como uva utilizada para cultivo para fins industriais. É apreciada por jardineiros e enólogos pelo seu bom gosto e colheita estável.
Vantagens e desvantagens
A planta ganhou fama graças às suas características dignas, entre as quais estão as seguintes:
- alta produtividade;
- cheiro bom;
- sabor rico;
- Não só o vinho é feito de Citron Magaracha, seus frutos silvestres são bastante adequados para alimentos frescos;
- reage calmamente a temperaturas abaixo de zero;
- fracamente suscetível a ataques de doenças fúngicas e pragas.
Nenhuma deficiência óbvia foi identificada. Com os devidos cuidados, as uvas farão as delícias do jardineiro com uma colheita saborosa e abundante.
Observação! A variedade pertence à categoria de autopolinização e para obter a colheita não é necessário o plantio de variedades adicionais em uma área.
Parâmetros externos
A descrição da variedade está dividida em duas etapas:
- descrição do aspecto do arbusto e seus brotos;
- descrição de folhas e frutos.
Vamos dar uma olhada neles.
Bush e atira
O arbusto Citron Magaracha, com cuidados intensivos e condições favoráveis, cresce acima da média. A videira jovem tem uma cor verde pálida e delicada, enquanto as plantas maduras mudam de cor e a videira adquire uma cor vermelha rica.
Folhas e frutas
As folhas têm três lóbulos arredondados e são de cor verde. O cacho tem formato cônico, seu peso médio chega a 300 gramas. Os bagos são redondos e de tamanho médio. Sua pele é fina, mas durável. A cor dos bagos é amarela, com tonalidade esverdeada. A polpa é suculenta e cada baga contém de 3 a 4 sementes.
Especificações
Dentre as características técnicas da bucha, um papel importante é desempenhado por:
- resistência a doenças fúngicas e ataques de parasitas;
- produtividade;
- resistência a climas frios, o que é especialmente importante para a Rússia.
Os criadores que desenvolveram a variedade Citron Magaracha deram o seu melhor e as três características são de alto nível.
Produtividade
O rendimento é digno de admiração, pois um jardineiro colherá cerca de 9 quilos de uvas de um arbusto. Assim, cerca de 10-11 toneladas de uvas são colhidas em uma parcela de 1 hectare. Nem toda variedade pode se orgulhar de tais indicadores, mas aliada à versatilidade e excelente sabor, tal abundância só provoca um sorriso alegre.
Resistência a doenças
Uma imunidade boa e forte instilada no arbusto Citron Magaracha permite que os jardineiros não se preocupem com doenças comuns à cultura, como:
- podridão cinzenta;
- oídio;
- mofo.
Os perigos que ameaçam a variedade e seu rendimento incluem os danos causados pela filoxera da uva. Para combater essa praga, as mudas são embrulhadas em polietileno e depois plantadas no local. Eles permanecem nesta forma até que o arbusto fique mais forte. Como medida preventiva, basta fazer inspeções periódicas nas plantações e retirar as folhas danificadas.
A cada poucas temporadas, é permitido tratar as plantações com medicamentos antifúngicos especiais.
Resistência ao gelo
Em teoria, o arbusto é capaz de resistir a geadas com temperaturas do ar caindo para -25 Ó. Na prática, tudo é um pouco pior, e jardineiros experientes aconselham cobrir as uvas todo inverno, por mais rigoroso que seja o inverno na sua região de residência.
O catarro é usado como um método eficaz que aumenta a resistência a temperaturas negativas. O significado do método é o seguinte:
- as tesouras de poda servem para aparar as raízes superiores do arbusto, que ficam a uma profundidade de até 5 centímetros;
- a planta começa a responder a tais ações e a fortalecer a parte inferior do sistema radicular, para que o congelamento do solo não tenha um forte efeito negativo.
Observação! Não se esqueça de cobrir o solo ao redor do arbusto em preparação para o inverno.
Plantar e cultivar uvas
A uva Citron Magaracha não é considerada uma variedade caprichosa, cujo cultivo exige muito tempo e esforço. Porém, não é recomendável plantar e cuidar do arbusto de forma analfabeta. Siga os requisitos básicos no plantio e no cuidado da planta, e ela retribuirá, trazendo uma colheita estável.
Antes de adquirir sementes ou mudas de Magarach, preste atenção aos seguintes pontos:
- regiões de crescimento favoráveis;
- datas de desembarque;
- seleção e preparação de um site;
- cuidar de arbustos de uva.
Em que regiões o cultivo é possível?
O cultivo de arbustos é possível em muitas regiões da Rússia, cuja temperatura no inverno não cai abaixo de -25 Ó. Os seguintes são considerados favoráveis para a reprodução:
- Norte do Cáucaso;
- Crimeia;
- Região de Volgogrado;
- Região de Rostov;
- Ásia Central;
- Extremo Oriente.
Na região de Moscou e em outras regiões localizadas mais próximas ao norte, as condições não são tão animadoras, por isso, na hora de plantar, escolha um local ensolarado, de preferência no lado sul de sua casa de verão.
Como escolher uma muda saudável e forte
Ao comprar mudas preste atenção em:
- Sistema radicular. Escolha mudas com muitas raízes. Eles devem estar inteiros e bem formados.
- A casca da muda deve estar intacta, sem sinais de danos.
- Preste atenção se a muda é enxertada ou não. Uma muda enxertada é muito melhor.
- Os botões, quando pressionados levemente, não devem cair ou descascar.
Importante! Mudas com folhas formadas devem ser evitadas. Plantas cujo sistema radicular fica ao ar livre, sem abrigo, também não são a melhor compra.
Datas e esquema de plantio
Ao plantar arbustos, use um dos seguintes esquemas:
- a distância entre arbustos é de 3 metros, a distância entre canteiros é de 1,5 metros;
- a distância entre os arbustos é de 3 metros, a distância entre os canteiros é de 2 metros.
As mudas são plantadas no meio da primavera e início do verão. Tudo depende da região de residência e da forma de plantio.
Preparação do solo
O processo de preparação é o seguinte:
- No local de plantio é cavado um buraco com 50-60 centímetros de largura e mesma profundidade.
- Uma fina camada de cascalho é colocada no fundo.
- A próxima camada é uma mistura de solo escavado no buraco, com esterco, areia e turfa.
- O solo precisa ser compactado a cada 20-30 centímetros.
- O arbusto é plantado com ligeiro declive.
Selecionando um local
O local para uvas deve atender às seguintes condições:
- boa iluminação;
- proteção contra vento;
- Você não deve plantar arbustos em locais onde a água estagna.Isso levará ao apodrecimento das raízes;
- o solo do local deve ter acidez neutra. Áreas argilosas ou arenosas são adequadas para isso.
Fertilizante
A planta deve ser alimentada com fertilizantes na primavera. Os fertilizantes podem ser de base orgânica ou inorgânica. Como fertilizante orgânico, o esterco de cavalo é a melhor opção. Para uma planta jovem, a dosagem por arbusto é de 4 litros de esterco, para uma planta adulta – 8-9 litros.
Modo de rega
Regue os arbustos no máximo uma vez por semana. Alguns baldes de água são despejados no arbusto. Acima de tudo, a planta necessita de rega durante o período de abertura dos botões e durante a formação dos frutos no cacho.
Observação! Antes e durante a floração é necessário interromper a irrigação artificial das uvas. Caso contrário, as flores do arbusto cairão rapidamente e você não poderá esperar uma boa colheita.
Não regue as uvas com água gelada, pois isso prejudicará o seu estado. O arbusto em si também não deve ser regado.
Tratamento de vinhas contra agentes infecciosos
Graças ao seu forte sistema imunológico, Citron Magaracha não requer tratamento especial com produtos químicos. Para prevenção, você não pode pulverizar o arbusto mais do que uma vez a cada 2-3 anos.
Aparar
Esta variedade é podada em 3-4 botões, o que estimula o crescimento e a formação de uma colheita abundante. É necessário deixar até 30 olhos na videira, este número ajudará a formar cachos de uvas maduros e o arbusto não ficará sobrecarregado.
Preparando-se para o inverno
Ao plantar na região sul, você não precisa se preocupar com preparativos especiais para o inverno. A planta resistirá sozinha ao mau tempo.Para a região de Moscou e regiões vizinhas, a planta não terá força própria suficiente e para o inverno precisa ser coberta com um pano especial.
Período de frutificação e colheita
Existem dois tipos de amadurecimento da uva:
- média;
- meio-tarde.
Com uma colheita média, as uvas são adequadas para a produção de vinho de mesa, e uma colheita médio-tardia é utilizada para vinhos de sobremesa. A colheita deve ser feita com cuidado, sem danificar a videira onde crescem os cachos.
Onde as frutas são usadas?
A principal área de utilização do Citron Magaracha é a vinificação. Excelente para fazer vinho seco e de sobremesa. Pode ser consumido fresco, pois a variedade é universal e o seu sabor é rico e intenso.