Os criadores nacionais contribuíram para o surgimento da casta Kesha. Esta cultura apresenta boa tolerância aos efeitos de microrganismos patogênicos e do meio ambiente. As uvas produzem uma boa e grande colheita, ultrapassando vários quilogramas por videira. Os frutos silvestres têm sabor agradável e não enrugam durante o transporte.
História do desenvolvimento de variedades
Esta variedade de uvas foi criada pelos criadores Kuban. Esta cultura é híbrida.Este último foi obtido através do cruzamento da variedade moldava White Beauty and Delight. Além disso, este último também foi desenvolvido no Instituto Kuban.
O nome Kesha não é usado apenas para esta variedade. Existem várias culturas com o mesmo nome que possuem características semelhantes.
A variedade manteve as características inerentes às suas formas parentais. Em particular, as uvas ganharam a capacidade de resistir aos efeitos de muitas doenças e garantir elevados rendimentos de cada videira.
Descrição das uvas Kesha
Existem duas variedades desta variedade de uva: Kesha-1 (Talismã) e Kesha-2. Este último também é um híbrido. Para obter a segunda variedade, cruzamos a primeira safra e a Kishmish Radiant.
A descrição desta variedade afirma que as uvas estão entre as culturas de maturação precoce. Os bagos estão prontos para a vinificação aproximadamente 140 dias após o início da floração. Os frutos podem ser colhidos no final de agosto.
Uma videira de 5 metros cresce a partir dos rebentos desta cultura. A planta é autopolinizadora. Ou seja, existem flores de ambos os sexos na videira.
Os cachos caracterizam-se pelo grande tamanho e pela ausência de ervilhas (o crescimento das plantas não é acompanhado pela formação de pequenos frutos). Cada fruta possui consistência densa e elástica. O comprimento total de cada cacho chega a 24 centímetros.
Os pincéis, à medida que crescem, adquirem a forma de um cilindro ou cone. Nas plantas maduras, o peso do cacho chega a 1 quilo. Devido a taxas tão altas, não se deve permitir que mais de dois racemos apareçam em um broto.
Durante o período de maturação, formam-se na videira frutos verdes que, ao atingirem a maturação técnica, adquirem uma cor amarelo claro. Os frutos apresentam estrutura uniforme e sabor adocicado.
A casca das uvas é densa, mas pode ser facilmente mastigada durante a alimentação.Graças a esta casca, os cachos não são danificados durante o transporte. Portanto, as uvas Kesha são frequentemente cultivadas para venda.
Os frutos desta cultura caracterizam-se pelas seguintes características:
- a concentração de açúcar é de 20-25%;
- o teor de ácido é de 4,8-8 gramas por litro;
- o peso chega a 14 gramas.
Os bagos têm formato redondo e no interior do fruto não existem mais do que três sementes.
Diversidade de espécies
Kesha-1 é caracterizado por alta resistência (mais do que formas relacionadas) a temperaturas abaixo de zero. Além disso, se as uvas forem cultivadas na zona centro do país, recomenda-se plantar as vinhas em estufas.
O talismã tem boa imunidade à maioria das variedades de fungos patogênicos. Os microrganismos patogênicos perigosos para a variedade incluem o míldio e a podridão cinzenta. Uma característica importante do Talismã é que a videira contém apenas flores femininas. Portanto, junto com Kesha-1, recomenda-se plantar no local outras variedades que sejam capazes de polinizar a planta.
O talismã cresce rapidamente, por isso requer podas constantes. O amadurecimento das uvas leva até 135 dias. O peso total de um cacho de uma planta adulta chega a 1 quilo. Os pincéis, à medida que crescem, adquirem formato cônico ou solto. Os frutos maduros apresentam uma tonalidade vermelha clara.
Kesha-2 (Kesha Muscat, Tamerlan, Zlatogor) produz uma colheita 130 dias após o aparecimento das primeiras flores. Os frutos deste híbrido apresentam as seguintes características:
- dimensões - 30*35 milímetros;
- peso - 16 gramas;
- nível de açúcar - 23%;
- acidez - 8 gramas por litro.
Este híbrido é autopolinizador. Os cachos da planta podem ficar pendurados na videira por várias semanas sem perder as características originais.
Quais são as vantagens?
As uvas têm muitos benefícios, incluindo os seguintes:
- alta produtividade;
- requisitos de cuidados relativamente baixos;
- aparecimento regular de frutas;
- amadurecimento uniforme dos bagos;
- rápida aclimatação a uma nova região em crescimento;
- sabor agradável;
- boa apresentação;
- prazo de validade longo;
- boa imunidade a fungos.
As desvantagens da variedade incluem resistência média às doenças características da maioria das variedades de uva. Este híbrido não tolera bem as geadas, desde que a videira fique descoberta durante o inverno. Além disso, devido ao seu rápido crescimento, a planta deve ser podada em tempo hábil. Os demais brotos e enteados formam uma coroa ao longo de vários meses, o que atrapalha o amadurecimento do fruto.
Características principais
As uvas suportam, em média, geadas até -23 graus. Portanto, a cultura é plantada na Rússia Central, desde que seja fornecido abrigo adequado. Os frutos silvestres podem permanecer muito tempo na geladeira, mantendo suas propriedades originais.
A variedade Kesha é utilizada para cultivo em escala industrial. A popularidade das uvas deve-se à elevada transportabilidade e boa apresentação dos bagos.
As estacas das plantas criam raízes rapidamente. Com os devidos cuidados, a videira começa a produzir colheita 2 anos após o plantio. Apesar de as uvas resistirem aos efeitos dos microrganismos fúngicos, a planta necessita de tratamento regular com líquido Brodka e fungicidas, que protegerão a cultura dos efeitos nocivos das bactérias e do oídio.
A variedade Kesha é perene. Se as regras de cultivo forem seguidas, a videira produz uma colheita de mais de 10 anos.
Tempo de maturação da variedade
As uvas Kesha produzem uma colheita 125-135 dias após o aparecimento das primeiras flores. A colheita começa em meados ou final de agosto.Os cachos podem ficar pendurados na videira até setembro sem perder a apresentação e o sabor.
Recursos de pouso
Recomenda-se que a videira da variedade Kesha seja cultivada em chernozem, pois a planta possui elevados requisitos de composição do solo. A cultura possui raiz longa, o que deve ser levado em consideração na escolha do local de cultivo. Se a água subterrânea estiver próxima da superfície da terra, é recomendável cavar um buraco em outra parte do local.
O plantio de uvas é realizado desde que a temperatura ambiente seja superior a +15 graus e a temperatura do solo superior a +10 graus. Para a Rússia Central, o período apropriado para o cultivo de mudas é o início da primavera, para o sul do país - primavera e outono.
A distância entre as plantas deve ultrapassar 1,5 metros. Este intervalo deve ser levado em consideração ao determinar onde as uvas crescem.
A planta é plantada em solo misturado com fertilizantes de fósforo-potássio e húmus. Deve ser formada uma camada de drenagem no fundo da cova, o que evitará a estagnação do líquido e o desenvolvimento de doenças do sistema radicular.
Após o enchimento com terra, o colo da muda deve permanecer acima do solo a uma altura de 5 centímetros. Após a conclusão do plantio, a parte aérea da estaca é cortada em 2 gemas. Ao mesmo tempo, recomenda-se a instalação de um suporte que garanta a formação de uma bucha com o formato correto. Depois de concluídas todas as manipulações, a muda precisa ser regada com três baldes d'água.
Deve ser formado um sistema de drenagem próximo às uvas para retirar o excesso de umidade.
Cuidado e cultivo
No primeiro ano depois plantando uvas requer rega constante e tratamento 2-3 vezes da videira com fungicidas. Mais tarde, durante a temporada, é necessário retirar o excesso de brotos, dando ao arbusto o formato correto.
Duas vezes por ano a videira necessita de rega abundante (13-14 litros de água): a primeira vez - antes dos botões crescerem, a segunda vez - depois da floração das uvas. Para o crescimento normal das culturas, basta aplicar fertilizantes de fósforo e potássio uma vez.
Durante a temporada, é necessário cobrir regularmente o solo com esterco. Os caules secos e os ramos defeituosos devem ser removidos, caso contrário a velocidade de desenvolvimento da planta diminuirá. A poda é realizada no início da primavera ou no outono.
Todos os galhos, inclusive os presos ao suporte, devem ser retirados e colocados no solo antes do início da geada. Para uma fixação confiável, é recomendado o uso de arame. Depois disso, a videira precisa ser coberta com folhas ou galhos secos e colocada filme plástico por cima.
Para acelerar a frutificação, utiliza-se uma estaca lenhosa, que é mantida por 30 segundos em solução de sulfato de cobre 1-3% e depois enxertada na planta.
Sobre doenças e pragas
A variedade Kesha é suscetível às seguintes pragas:
- Oídio. Este fungo ataca as folhas. O oídio é caracterizado por um rápido desenvolvimento e aparece como uma camada amarelada na vegetação. Para combater essa praga, são utilizados fungicidas e solução de sulfato ferroso.
- Podridão cinzenta. A infecção ocorre devido à alta umidade. A podridão cinzenta provoca a formação de manchas marrons na superfície das folhas. Em caso de infecção, as partes afetadas são removidas.
- Carrapatos. Provocam o aparecimento de manchas marrons, claras ou amarelas na superfície das folhas. A infestação de carrapatos é perigosa para os humanos.
As uvas Kesha raramente são afetadas por essas pragas. Se aparecerem sinais de infecção, a planta deve ser tratada imediatamente.