A casta Zarya Nesvetaya foi desenvolvida a partir do cruzamento de Talisman com Cardinal. O híbrido revelou-se excelente: frutos silvestres suculentos, maduros e com sabor frutado, boa sobrevivência e resistência. Os conhecedores afirmam que se assemelha a uma variedade de noz-moscada com uma nota ácida leve e quase imperceptível. Além disso, a nova espécie quase não tem medo de pragas de jardim.
- História da seleção
- Pontos fortes e fracos da variedade
- Características e descrição das uvas
- Bush e atira
- Folhas
- Pincéis e hastes de flores
- Aparência e sabor das frutas
- Métodos de reprodução
- Características de cultivo e cuidado
- Pousar
- Fertilizante foliar e radicular
- Modo de rega
- Formação de arbustos e poda
- Processamento sazonal
- Preparando-se para o inverno
- Período de frutificação
- Datas de amadurecimento e colheita
- Doenças e pragas - métodos para combatê-las
História da seleção
Dawn foi desenvolvido por E. G. Pavlovsky, um famoso divulgador e criador de variedades de uvas. Duas espécies foram escolhidas como progenitoras - Cardeal e Talismã. O híbrido apresenta propriedades precoces: os frutos amadurecem em 100 dias. Pertence à variedade de mesa, de acordo com a zona climática, inclina-se para as regiões meridionais - região do Mar Negro, região do Don e Cáucaso. Isso pode ser considerado uma vantagem e uma desvantagem. É claro que na Zona Média será difícil cultivar estas uvas.
Pontos fortes e fracos da variedade
Não existem variedades ideais: viticultores e agrônomos experientes sabem disso. Os primeiros nem sempre se distinguem pela doçura e sabor aceitável, os tardios não têm tempo de amadurecer em climas frios. Portanto, os criadores realizam cruzamentos, tentando desenvolver um híbrido adequado para a maioria das condições da extensa Federação Russa, da região de Moscou à Sibéria e ao Extremo Oriente.
As vantagens de Zarya Nesvetaya são expressas a seguir:
- variedade de mesa com cacho pesado e harmoniosamente formado, agradável sabor a frutos silvestres;
- a videira é forte, com flores bissexuais, não há dificuldades de polinização;
- o cuidado adequado permite obter até 3 pincéis em uma sessão;
- o peso médio de um cacho é de 600-1000 gramas (há exemplares de até 2 quilos);
- A baga é de cor viva, cor bordô e formato alongado. A casca é fosca, moderadamente densa;
- a polpa é doce, com sabor rico a noz-moscada, um pouco azeda;
- uma baga pesando até 12 gramas não contém mais do que 2 sementes;
- as uvas são adequadas para enlatados caseiros, sucos, tinturas e vinificação.
As desvantagens da variedade se manifestam na sensibilidade ao frio (precisa de abrigo para o inverno), na suscetibilidade a pragas. Às vezes, as bagas são muito consumidas pelos pássaros.Os viticultores experientes também observam que Zarya tem caules fracos e sensíveis a lesões.
Características e descrição das uvas
A variedade cresce e se desenvolve bem, produzindo grandes cachos. Praticamente não ocorre ervilha (formação de pequenos bagos), a configuração das bordas é cônica. Os frutos são redondos, tendendo ao formato de uma elipse, com uma rica tonalidade rosa (passando para o roxo quando maduros).
A casca é densa, resiste a pequenos impactos, mas é macia e elástica. À medida que amadurece, aparece uma camada cerosa característica. O miolo é doce, mas não enjoativo, saboroso e suculento. A cor da videira é verde acastanhada, com nós acastanhados. A folha é clássica, 5 lobada e verde brilhante. A floração começa cedo, as inflorescências são bissexuais - não há necessidade de se preocupar com a polinização.
Apesar da despretensão, a variedade gravita em climas quentes, onde amadurece e frutifica melhor e mais rápido.
Bush e atira
O arbusto é resistente à alta umidade, o que é importante para as uvas, que costumam ser sensíveis ao apodrecimento das raízes. Os brotos são fortes, verdes escuros e podem suportar climas frios com temperaturas caindo até -23 graus. Normalmente, 2-3 coroas são amarradas em um galho.
Folhas
A folha de Zari Nesvetaya é pequena, normal, de formato redondo, com 5 lâminas dentárias salientes.
Pincéis e hastes de flores
Os pincéis são verdes escuros, têm pedúnculo fraco - isso deve ser levado em consideração na poda e no cuidado da uva. Os pedúnculos são de conjunto duplo - masculino e feminino, portanto a polinização da espécie ocorre sem interferência externa.
Aparência e sabor das frutas
O fruto é redondo, ligeiramente alongado, de cor rosa escuro (a roxo), com uma cobertura cerosa branca clara. O sabor é macio, rico, com notas características de noz-moscada, doce, mas não enjoativo (20% de açúcar).O peso de uma uva é de até 12 gramas, o cacho inteiro – até 1 quilo.
Métodos de reprodução
A variedade é bem propagada por estacas, não há novidade nesta técnica. O plantio é permitido em 2 períodos selecionados: primavera ou outono. Para futuros arbustos, deve-se preparar um local e uma mistura de solo. É necessário prever antecipadamente a instalação de uma treliça ou suporte para apoiar a videira de rápido crescimento.
Características de cultivo e cuidado
O plantio começa com a fertilização do solo. Para tanto, são utilizados componentes orgânicos e minerais adicionados ao solo. As mudas plantadas são regadas abundantemente e o solo ao seu redor é coberto com cobertura morta. Zarya não requer podas constantes, como algumas outras variedades, em média precisa deixar de 6 a 8 olhos.
No início da primavera, é realizada uma irrigação especial com umidade, permitindo que as camadas superiores do solo sejam saturadas com líquido e entregues às raízes. Na segunda vez, a mesma dose de umidade é dada à videira durante a floração, quando o ovário se forma. A rega é interrompida completamente 14 dias antes do início da frutificação.
O tratamento preventivo com produtos químicos contra a presença de pragas é realizado de forma contínua, o que fortalecerá a imunidade do mato e protegerá a cultura. Antes da hibernação, o arbusto é podado e coberto (principalmente em áreas frias).
Pousar
Antes de plantar, escolha um local - é melhor que seja uma área sem sombra, iluminada, bem ventilada, mas sem correntes de ar. Zarya Nesvetaya permite algum alagamento, mas isso não significa que o solo para o plantio deva ser pantanoso, com alto nível de lençol freático ou argiloso pesado.
Uma drenagem de pedras e cascalho é colocada no fundo da cova e uma mistura de terra de solo e fertilizante é colocada em cima dela (pode-se usar húmus). Recomenda-se aplicar cobertura morta nas uvas para preservar e acumular nutrientes.
Fertilizante foliar e radicular
Para alimentar Zari, utiliza-se alimentação de raiz e superfície (foliar). O arbusto recebe a primeira dose de fertilizante no momento do plantio, posteriormente são adicionados regularmente húmus e complexos minerais e realizada cobertura morta.
Durante a frutificação, é permitida a pulverização com soluções aquosas de fertilizantes contendo potássio, nitrogênio ou fósforo - isso ajudará os frutos a amadurecer e a se encher de suco.
Modo de rega
A variedade é resistente à umidade, sendo permitida alguma rega excessiva ao cuidar do arbusto. Basta não exagerar para não causar o apodrecimento do sistema radicular. O regime de rega é regular, mas não excessivo: cerca de 2 semanas antes do amadurecimento dos bagos, é totalmente interrompido.
Formação de arbustos e poda
O arbusto não necessita de podas “especiais”, pois suporta bem a formação de rebentos por si só. Recomenda-se deixar até 8 olhos na videira (no total não passam de 40-42 no arbusto). Deve ser instalado um suporte no local ao longo do qual os brotos se desenvolverão.
Processamento sazonal
Consiste em podas (primavera e outono), pulverização com produtos químicos e fertilização. A variedade não é particularmente resistente a pragas de jardim, por isso necessita de tratamento regular (2 a 3 vezes) com fungicidas.
Recomenda-se pulverizar Zarya duas vezes antes da floração e uma vez depois.
Em geral, a espécie resiste relativamente bem ao míldio: sua resistência a esta doença comum é estimada em 7 pontos em 10.
Preparando-se para o inverno
Isto inclui a remoção de áreas danificadas da videira, a limpeza dos restantes frutos, o afrouxamento do solo e a cobertura. A variedade é resistente ao gelo, mas a proteção contra o frio não será supérflua: ajudará o arbusto a manter a vitalidade e a “acordar” mais rápido na primavera. Para abrigo, utiliza-se cobertura morta, aterro com terra, serragem, serapilheira e até neve (assim que cai).
Período de frutificação
Começa 100-115 dias após a primeira bicada dos botões. Pode variar ligeiramente dependendo da região de crescimento; em climas quentes, Zarya Nesvetaya amadurecerá mais cedo, mas não muito.
Datas de amadurecimento e colheita
O período médio de maturação dos frutos é de 105 dias, no final de julho e início de agosto. Ao mesmo tempo, iniciam a colheita, pois o cacho apresenta pedúnculo fraco, facilmente danificado pelo vento ou manuseio descuidado.
Acredita-se que os bagos podem ficar pendurados na videira durante algum tempo sem deteriorar a qualidade ou prejudicar o sabor/apresentação, mas é melhor colhê-los a tempo.
Doenças e pragas - métodos para combatê-las
A variedade é resistente ao míldio, mas é danificada por fungos e pragas de jardim. Gorgulhos e rolos de folhas podem causar danos significativos, principalmente durante a formação das inflorescências. Para Zarya Nesvetaya, o tratamento com inseticidas é uma medida importante, disso depende a disponibilidade da cultura e seu volume.
O tratamento é realizado 30 dias antes da vindima. Para evitar danos causados por insetos que penetram profundamente sob a casca, na primavera eles são limpos de fragmentos mortos, seguido de queima da planta.