O vinho elaborado a partir de uvas azuis frescas distingue-se pelo seu sabor rico e agradável. Esta casta é considerada a mais indicada para a elaboração de bebidas alcoólicas. Os produtos acabados são combinados com frutas, legumes, acompanhamentos e pratos de carne. O vinho azul envelhecido complementa perfeitamente qualquer mesa festiva.
As nuances de fazer vinho a partir de uvas azuis
Nem sempre é possível calcular as proporções e deixar a bebida rica e delicada na primeira vez.Portanto, enólogos experientes recomendam seguir algumas dicas durante o processo:
- Para espremer as frutas, você pode usar um moedor de carne ou um espremedor de frutas. Se esses aparelhos não estiverem em casa, o procedimento é feito manualmente, mas leva mais tempo.
- Para preparar o vinho seco, utiliza-se açúcar em quantidades mínimas. Ao fazer uma bebida fortificada à base de vodka, a dosagem de açúcar granulado é duplicada.
- É melhor guardar e infundir o vinho em recipientes de vidro. Desta forma, mantém melhor as suas características gustativas.
O produto resultante deve ser filtrado 4 a 6 vezes, caso contrário a bebida ficará turva.
Variedades adequadas
Para obter uma bebida vínica rica e aromática, são utilizadas certas variedades de uvas:
- Merlot.
- Português.
- Isabel.
- Pinot Franc.
Independentemente da variedade, é proibido lavar os bagos após a colheita. Na sua casca existem leveduras naturais, que garantem a fermentação do vinho durante o processo de infusão.
Seleção correta de matérias-primas
Antes de começar a cozinhar, você deve trabalhar cuidadosamente com as uvas:
- Os frutos recolhidos são separados e a massa é retirada de ramos, gravetos e folhas.
- Os frutos estragados são retirados e, com base neles, o vinho perde as suas características gustativas.
- Esta regra também se aplica aos frutos maduros demais, não há necessidade de utilizá-los no processo. Caso contrário, a bebida ficará muito forte e marrom.
- As uvas preparadas são imediatamente prensadas e espremidas, não podendo ser deixadas por muito tempo.
A colheita dos frutos ocorre no outono. É melhor que o tempo lá fora esteja seco e sem vento.
Como fazer vinho de uva azul em casa
Uma receita simples de vinho azul é assim:
- As uvas lavadas são transferidas para uma tigela funda.Para o preparo, leve 2 kg de frutas vermelhas.
- Misture-os com as mãos e depois triture-os num moedor de carne.
- Esprema a mistura de frutas vermelhas várias vezes para obter um suco claro e sem polpa.
- A massa resultante é coberta com gaze e enviada para sala aquecida por 5 dias.
- Com o passar do tempo, o suco é filtrado e colocado em um recipiente limpo.
- Misture 1,5 kg de açúcar na bebida, coloque um selo d'água ou luva (será necessário fazer 1 a 2 furos em um dos dedos com uma tesoura).
- A peça é enviada para local escuro e quente por 1,5 meses. Você pode dizer que o vinho fermentou pela luva esvaziada e pelo final do processo de gorgolejar da base do vinho.
- Comece a filtrar o produto. Para fazer isso você precisa usar um pequeno tubo de borracha. É importante não misturar o sedimento com a própria bebida, caso contrário a massa ficará turva e o processo de fermentação será reiniciado. Isso tornará a base alcoólica forte e excessivamente doce.
- O produto acabado é colocado em garrafas de vidro e levado para uma sala fria.
Recomenda-se guardar o álcool por 3-4 meses antes de beber. Durante este tempo, irá infundir e adquirir a sua verdadeira tonalidade.
Se isso não for possível, é melhor manter a garrafa na geladeira por vários dias antes de beber.
Conselho prático
Que dicas adicionais você pode usar durante o processo:
- Os recipientes para cozinhar podem ser tratados com bombas de enxofre. Este método ajuda a prevenir o desenvolvimento de bactérias na bebida. O mesmo tratamento é utilizado em porões e caves para evitar o aparecimento de mofo nas embarcações.
- Para remover sedimentos do vinho, você pode usar leite de vaca. Para cada litro de vinho, pegue 1 colher de leite, despeje a mistura em um recipiente e deixe a mistura por 4 dias.
- A gaze deve ser trocada periodicamente durante o processo de fermentação para evitar o acúmulo de bactérias nela.
Antes de despejar o produto em recipientes, recomenda-se filtrá-lo pelo menos 3 vezes. Isso ajudará a tornar a bebida doce e leve. Em outros casos, você pode obter um produto com cor e cheiro incomuns para o vinho azul.
Data de validade e regras de armazenamento
É preferível guardar o produto na adega e no porão, onde a temperatura não ultrapasse os 15 graus Celsius. Em taxas mais elevadas, as características de sabor do produto podem mudar. Você pode armazenar vinho na cave por até 5 anos. No entanto, alguns produtores de vinho aconselham beber reservas ao longo de vários anos. Em casa, o produto pode não ser feito de maneira correta, o que causará sedimentação e alteração do sabor após alguns anos.