Conseguir uma bebida alcoólica de qualidade em casa não é fácil, é preciso aprender. Se seguir a tecnologia, é possível que um enólogo novato faça vinho de uva meio doce em casa. Se seguir a receita de fabricação, a bebida pode ficar melhor do que na loja. O meio doce é um dos vinhos mais populares na produção caseira. A bebida acompanha bem quase todos os pratos.
Recursos de criação
O vinho meio doce tem sabor suave e aroma delicado. Pode ser feito a partir de qualquer variedade de uva. Enólogos experientes identificam vários dos mais adequados: Riesling, Rkatseteli, Sapevari, Feteasca, Arevik, Lidia, Muscat, Cabernet Sauvignon, Isabella.
A bebida semidoce contém uma pequena quantidade de açúcar - até 12%, e é servida não só com peixes e carnes, mas também com sobremesas e frutas.
Para fazer isso você vai precisar de uvas, açúcar e adicionar água. Alguns recursos de culinária:
- Para evitar que o produto vire vinagre, é necessária a pasteurização. Impedirá a proliferação de microorganismos e protegerá a bebida do azedamento.
- Os frutos são guardados até a maturação completa para que neles se acumule glicose suficiente.
- Por cima forma-se uma película de fermento, graças à qual a fermentação do produto será correta.
Os recipientes da futura bebida estão limpos e secos. Podem ser fumados com enxofre para evitar a entrada de microrganismos.
Metodos de cozinhar
Existem duas maneiras de produzir uma bebida alcoólica caseira.
De suco e vinho seco
Primeiro, o vinho é preparado e engarrafado. O suco é espremido separadamente, engarrafado e pasteurizado a 85%, deixado para armazenamento. Para uma bebida meio doce, misture dois produtos na proporção de 7:3.
Por exemplo - 700 ml de vinho e 300 ml de suco. Contém cerca de 6% de açúcar e 8,5% de álcool. Para um sabor mais doce, em vez de suco, adicione 100 g de mel por litro de vinho, se desejar. Beba imediatamente a bebida assim preparada.
Método com pasteurização
Serão necessárias uvas com teor de açúcar de pelo menos 23%. Ações:
- Esprema o suco das uvas, despeje em um recipiente limpo e deixe por 12 horas em local fresco.
- Em seguida, colocam-no em um novo recipiente através de um sifão para que o sedimento permaneça no recipiente antigo e colocam-no para fermentação. Neste caso, a temperatura do ar é ajustada para não mais que 15 0COM.
- Depois de sete dias, é preciso provar o vinho e não perder o momento em que há a quantidade ideal de açúcar para tornar a bebida saborosa.
- Em seguida, pare a fermentação aquecendo a uma temperatura de 80 0COM.
- Antes do procedimento, escorra o vinho do sedimento, despeje e feche.
- Deixe as garrafas de 10 litros por 50 minutos, depois retire da água e deixe por 24 horas. Depois leve para a adega por 2 meses.
Quando a bebida clareia, ela é servida, selada com rolhas limpas e cozidas no vapor e amarrada com pergaminho. Em seguida, pasteurize novamente a uma temperatura de +72 0C, recipientes de 0,5 litros são mantidos por 25 minutos. Após o resfriamento, você poderá degustar o vinho. Armazene em +10 0S, não mais.
Regras para escolher os ingredientes principais
Antes de preparar a bebida, você deve conhecer as regras básicas. As uvas retiradas da vinha não são lavadas, mesmo que estejam empoeiradas. Afinal, existe fermento vivo em sua superfície. Não há necessidade de colher uvas logo após a chuva, é preciso esperar alguns dias.
Para obter uma bebida alcoólica de qualidade, os cachos devem estar secos, sem gotas de umidade. Os bagos são separados dos ramos, secos e bolorentos, e deitados fora. Os frutos silvestres são bem amassados, feitos em porções. Cada um é servido em pratos preparados.
Os especialistas aconselham que se as uvas forem colhidas em tempo frio, é necessário deixá-las repousar à temperatura ambiente durante várias horas.
Como fazer vinho de uva meio doce
Existem muitas receitas para preparar uma bebida alcoólica, destacando algumas das mais populares.
Receita simples
Para fazer bebida alcoólica em casa, é melhor usar água artesiana ou água da torneira. A tecnologia é quase a mesma de uma bebida seca. Ingredientes:
- bagas - 10 kg;
- água - 600 ml;
- açúcar granulado - 1 kg.
Limpe os montes de detritos coletados. Depois separe as uvas das uvas e amasse-as, de preferência com as mãos, ou com um espremedor de madeira. As frutas vermelhas não devem entrar em contato com utensílios de metal. Coloque a massa resultante em um recipiente grande, de preferência um barril de carvalho, cubra com um pano limpo, coloque em uma sala com temperatura de + 25 0C. Deixe por 5 dias, mexa regularmente com um palito de madeira 1 a 2 vezes ao dia.
Depois de um tempo, escorra o suco em um recipiente separado. Despeje os frutos triturados sem suco e descasque com água, acrescente o açúcar e deixe por 3 dias. Em seguida, misture os dois líquidos em um recipiente e instale uma válvula de água para remover o dióxido de carbono. Para isso, utilizam selos d'água prontos de fábrica ou de projeto próprio.
Após três semanas, quando a fermentação estiver completa, escorra o sedimento. Engarrafe o líquido e pasteurize. Aqueça a água na panela a +60 0C, coloque uma grelha no fundo e coloque as garrafas. Deixe-os por 20 minutos. Em seguida, retire e deixe esfriar.
O vinho ainda precisa amadurecer por um ou dois meses.
De uvas Rkatsiteli
A produção de vinho a partir desta casta caracteriza-se por uma grande quantidade de açúcar. Rkatsiteli tem sabor forte, contém pouca glicose, mas o produto dura mais tempo. Você precisará de:
- Rkatitseli - 40 kg;
- água - 8 litros;
- açúcar - 7,5kg.
Esmague as frutas, coloque-as em um recipiente limpo e deixe por 4-5 dias. Durante este tempo, mexa várias vezes. Em seguida, escorra o suco em uma tigela separada. Dissolva o açúcar na água e regue com a polpa. Deixe descansar por mais 5 dias. Em seguida, despeje o suco e a polpa em um recipiente.Deixe fermentar por pelo menos um mês, instalando um selo d'água de vinho. Então engarrafe.
Da variedade Isabella
Os frutos de Isabella atingem a maturidade no final de outubro. Para produzir açúcar suficiente, as uvas são colhidas mais uma semana. Ingredientes para bebida semidoce:
- uvas - 20kg;
- açúcar - 2-4kg;
- água - 0,5-0,7 litros.
Coloque as frutas esmagadas e o suco espremido em um recipiente estéril de gargalo largo. Após 4 dias, quando a fermentação começar, coe o suco e esprema a polpa em uma gaze dupla.
Despeje metade do açúcar no suco e despeje em uma tigela para fermentar. Instale a tampa com o selo d'água firmemente. Coloque o futuro vinho em local escuro com temperatura de +18… +28 0C. Após 5 dias, adicione o restante do açúcar. Quando a fermentação estiver completa, experimente e adicione mais açúcar se necessário. Você pode usar um tubo de filtro especial para despejá-lo em outro recipiente sem afetar o sedimento. Colocar na cave para envelhecer 3 meses. Então engarrafe.
Como e por quanto tempo você pode armazenar
É melhor guardar o vinho em garrafas de vidro ou de plástico. Devem ser provenientes de produtos alimentícios e bem lavados, isentos de odores estranhos. Em seguida, os recipientes são desinfetados com solução de iodo e água na proporção de 1:2500. As tampas também ficam embebidas na solução por uma hora.
O desinfetante é drenado e as garrafas são enchidas com vinho, 1 a 2 cm antes do gargalo.O recipiente fechado é baixado para o porão e mantido na posição vertical. A bebida é degustada a cada 2 semanas.
A temperatura ambiente é desejável +14…+16 0C para vinhos de sobremesa, +10…+12 0C para salas de jantar, umidade - 80-85%. Não deve haver mofo ou produtos propensos a apodrecer.
O vinho de uva é armazenado por 4 anos, o vinho de ameixa e cereja por 3 anos.É permitido guardar a bebida em recipiente plástico por no máximo 7 meses.
O vinho também envelhece em barricas de carvalho durante 1-2 anos.