Diferentes variedades de uvas são usadas para fazer bebidas vínicas. A adição de frutas, especiarias ou ervas torna o bouquet dos vinhos inusitado e memorável. A intensidade de um vinho é expressa em percentagem de álcool. Ao responder à questão de quantos graus os vinhos contêm, como determinar a intensidade em casa, leve em consideração a quantidade de açúcar adicionado, bem como o teor de açúcar e a acidez das matérias-primas.
Força de diferentes tipos de vinho
A forma tradicional de fazer vinho envolve a utilização de uma casta específica. Muitas vezes, o critério na escolha de uma bebida para um banquete caseiro é o indicador de intensidade.
O cálculo do indicador de força depende diretamente da variedade e variedade de uvas:
- Variedades de vinho são utilizadas para preparar bebidas clássicas. As uvas para vinho são pequenas e doces, têm uma semente;
- a casta de uva de mesa é grande, sem sementes, adequada para fazer bebida de mesa sem especificar a área onde cresce a matéria-prima;
- para os vinhos varietais, utilizam-se uvas da mesma casta;
- os vinhos não vintage são produzidos pela mistura de frutos silvestres de diferentes colheitas;
- Os vinhos blend são produzidos a partir da mistura de diversas castas.
Sala de jantar
O objetivo direto da bebida de mesa é beber durante uma refeição. Distingue-se pela simplicidade do bouquet, pela ausência de tonalidades de sabor memoráveis e por uma certa intensidade, a partir de 9 por cento. Para fazer vinho de mesa, são utilizadas apenas variedades de uvas de mesa.
O fabricante e a localização geográfica onde as matérias-primas são coletadas podem variar significativamente. Por exemplo, um vinhedo francês pode se tornar fornecedor para a produção de vinho de mesa argentino. O vinho de mesa pode ser branco ou tinto, é servido à mesa durante a recepção de pratos principais de carne, peixe ou aves.
Especial
A quantidade de álcool etílico em vinhos especiais varia de 15 a 22 por cento. Esta bebida é obtida como resultado de um processo de fermentação incompleto. Difere do leite de mesa na concentração, pois devido ao aumento do teor de açúcar esse nível tende a aumentar.
Um exemplo clássico de variedade especial é o vinho tinto Cahors.
Aromatizado
O álcool produzido a partir do vinho de uva, com adição de corante de açúcar ou extratos de ervas, pode atingir um teor de 25% ou mais. O vermute, que pertence a esse tipo de bebida alcoólica, tem um teor alcoólico de cerca de 40 graus.
Espumante
O vinho espumante é preparado com uma tecnologia especial de champanhe, que inclui várias etapas. Para obter o efeito especial inerente a estes tipos de bebidas alcoólicas, o vinho e o gás são combinados em recipientes especiais sob pressão definida. O indicador de força está na fronteira entre 9 e 13 por cento.
Referência! Os espumantes são um atributo da celebração de eventos significativos. As garrafas de espumantes são lacradas com rolhas especiais, que produzem o efeito de um shot ao abrir a garrafa.
Carbonatado
As bebidas alcoólicas carbonatadas são frequentemente chamadas de espumantes. Para obter o resultado desejado, o dióxido de carbono é introduzido artificialmente na bebida sob pressão. A percentagem de álcool do vinho gaseificado pode ser inferior à de uma bebida espumante. Está na fronteira de 7 a 12 por cento.
Métodos para medir a força
O indicador de força pode ser medido usando dispositivos especiais. Em cada caso, levará algum tempo para analisar o resultado.
Vinômetro capilar
Um medidor de vinho capilar é um dispositivo com o qual você pode descobrir a intensidade do vinho seco em casa. Usar um medidor de vinho é bastante simples; você deve seguir algumas regras ao usá-lo:
- despeje o vinho no funil, enchendo o recipiente até a metade;
- depois que 2-3 gotas são liberadas do fundo do frasco, o funil é rapidamente virado de cabeça para baixo;
- a base é colocada sobre uma superfície plana;
- uma certa quantidade de líquido pode sair da base, mas a quantidade principal permanecerá no frasco e parará em um determinado nível;
- A resistência é determinada pela marca na escala de medição.
Hidrômetro
Para medir o teor alcoólico, a bebida é colocada em um hidrômetro cilíndrico e imersa em água, com a parte larga voltada para baixo. A principal condição para a realização do procedimento é que a temperatura do líquido no qual o medidor está imerso não seja inferior a 20 graus Celsius.
Refratômetro
Este dispositivo ajuda a determinar a resistência determinando o índice de refração do líquido. Uma gota de matéria-prima fermentada é suficiente para funcionar. Para medir os indicadores, uma bebida é aplicada no copo e o ângulo de refração é lido.
Este método é indicado para quem entende de cálculos por meio de diversos coeficientes, e possui uma tabela de dependência do ângulo de refração com o percentual de álcool.
A maneira antiga
A antiga forma de determinar a força de um vinho é uma avaliação subjetiva da qualidade da bebida. Tradicionalmente, confiava-se a um dos provadores a verificação do teor alcoólico. A intoxicação leve, levando em consideração a análise das tonalidades de sabor da bebida proposta, foi considerada uma espécie de indicador de força. Esta técnica não tinha base teórica e só podia basear-se nas sensações individuais do provador.
Método Analítico
O método analítico, que permite medir a concentração em casa sem utilizar nenhum tipo de alcoômetro, baseia-se em cálculos matemáticos simples.
Para utilizar os cálculos, você deve ter dados de entrada e seguir o plano de cálculo:
- 1 por cento de álcool é obtido usando 22 gramas de açúcar por 1 litro de mosto;
- o teor de açúcar da casta determina outros indicadores do teor de açúcar do mosto;
- Tendo informações sobre a acidez e o teor de açúcar das matérias-primas, é possível calcular a quantidade de açúcar adicionado.
1 por cento de açúcar dará ao produto final cerca de 0,6 graus ou por cento de teor alcoólico.
Como tornar o vinho mais forte
Vinho de uva de qualquer intensidade pode ser fortalecido. Para tanto, são utilizados métodos especiais que afetam qualitativamente a porcentagem de álcool etílico.
Substancias químicas
Elementos químicos são adicionados às bebidas caseiras para aumentar o prazo de validade. O ácido sulfuroso, mais usado em casa, desempenha várias funções simultaneamente:
- destrói bactérias acéticas;
- descolora o vinho;
- protege o líquido do escurecimento.
O ácido sulfuroso é representado por comprimidos de pirossulfito de potássio de 1 grama. Para cada 10 litros de álcool adicione 3 gramas de ácido sulfuroso. Este método é adequado para fixar vinhos secos, cuja concentração total antes do procedimento é de 12 a 14 graus.
Depois de adicionar o produto químico, o álcool é bem misturado, filtrado e depois colocado em recipientes para armazenamento posterior.
Aumenta o teor de álcool
O álcool atua como um conservante que pode fixar qualquer tipo de vinho. O álcool previne o aparecimento de bactérias acéticas, ajuda a prolongar o prazo de validade e elimina a fermentação.
Para cada litro de bebida adicione 12 mililitros de álcool. Após a adição do álcool, o vinho é mexido e colocado em garrafas preparadas.
Pasteurização
A pasteurização é um dos métodos de enlatamento caseiro. Ao aplicar o método de pasteurização ao álcool, é necessário levar em consideração algumas características.A pasteurização é usada para aumentar a vida útil do vinho caseiro e destruir bactérias patogênicas.
Regras básicas para pasteurização caseira:
- as garrafas são colocadas no fundo de uma panela larga, que deve ser coberta com uma grade especial ou coberta com um pano;
- É necessário deixar alguma distância entre as garrafas para que as paredes das garrafas não se toquem, caso contrário podem estourar;
- É permitido ferver apenas garrafas sem rolha, pois quando aquecida a água tende a se expandir e expulsar o excesso de vapor;
- Após a fervura, as garrafas devem ser fechadas imediatamente.
Determinar a força de um vinho envolve o uso de métodos comprovados. Para medir com precisão a porcentagem de álcool etílico em uma bebida alcoólica, é necessário saber qual variedade de uva é utilizada no preparo do vinho, sua acidez e teor de açúcar.