Quem nunca fez vinho tinto ou branco acha que é um processo longo. Na verdade, acontece que o vinho não demora tanto para ser preparado quanto parecia. Para saber a duração da fermentação da bebida, é preciso saber com antecedência quanto tempo o vinho fermenta.
- Tempo de fermentação do vinho
- Maçã
- Da polpa (do bolo)
- Das uvas Isabella
- Ameixa
- Do espinho
- Vermelho
- Branco
- Processo de fermentação do vinho em casa
- Fatores que afetam o tempo de fermentação
- Temperatura ideal
- É necessário agitar o vinho durante a fermentação?
- Como saber quando o vinho está pronto
- Como acelerar a fermentação do vinho?
- Possíveis problemas
- Conclusão
Tempo de fermentação do vinho
Para determinar o momento exato da fermentação do vinho líquido em uma luva, você precisa se familiarizar com quanto tempo os diferentes tipos de vinho fermentam.
Maçã
Algumas pessoas acreditam que uma deliciosa bebida de vinho só pode ser feita a partir de uvas, mas isso está longe de ser verdade. Alguns produtores de vinho também o preparam com outras frutas. Particularmente populares são as bebidas alcoólicas feitas de maçãs maduras. Esses vinhos praticamente não diferem da cidra de frutas. A única diferença é que a cidra é uma ordem de grandeza mais fraca, já que não se adiciona tanto açúcar.
A duração da fermentação da mistura de maçã depende diretamente do ambiente onde ela é armazenada. Por exemplo, a uma temperatura de 20-25 graus, a bebida fermenta durante um mês e meio.
Da polpa (do bolo)
Na maioria das vezes, as pessoas preparam uma bebida de vinho com bagaço. Essa mistura toca rápida e lentamente. Como no caso anterior, depende muito da temperatura. Por exemplo, em baixas temperaturas o líquido fermenta por muito tempo. Portanto, para determinar quanto tempo a mistura vai durar, é necessário manter a mesma temperatura no ambiente. Para uma fermentação rápida, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de vinte e cinco graus Celsius.
Das uvas Isabella
Existem muitas variedades de vinho que são utilizadas para preparar uma bebida alcoólica. Isabella não é uma dessas variedades de uva, mas, apesar disso, muitas pessoas fazem vinho com ela. Se você seguir corretamente todas as tecnologias de preparo, poderá fazer vinhos de uva aromáticos.
Os vinicultores experientes recomendam transferir a mistura de vinho para uma sala escura onde a temperatura estará na faixa de 15 a 25 graus. Para acelerar o processo, será necessário criar condições mais quentes.
Ameixa
O vinho caseiro feito de ameixa não é uma bebida de elite. Porém, apesar disso, os vinicultores estão preparando-o. As peculiaridades desta bebida incluem o seu sabor original e aromático de ameixa. Na maioria das vezes, esses vinhos são servidos com sobremesas ou pratos de carne.
A fermentação do líquido da ameixa demora um pouco mais que o normal. À temperatura ambiente, a mistura fermenta durante 90-95 dias. Porém, se os recipientes com líquido estiverem bem embalados e isolados, a fermentação será acelerada.
Do espinho
Sloe é o nome da ameixa silvestre, que se diferencia das ameixas domésticas pelo pequeno tamanho e sabor. Os enólogos afirmam que podem fazer vinhos deliciosos com abrunhos. Esta bebida tem sabor aromático e por isso não difere muito da uva.
Para fazer um delicioso vinho de abrunho, é preciso saber prepará-lo para a fermentação. Os recipientes com líquido são colocados em uma sala escura e quente para que o vinho fermente mais rápido. A uma temperatura de 20 graus, o processo será concluído em um mês e meio.
Vermelho
Os enólogos costumam preparar bebidas de vinho tinto a partir de variedades de uvas de mesa. Os vinhos elaborados apresentam excelente sabor e aroma agradável. Muitas pessoas que planejam fazer bebidas alcoólicas a partir de uvas estão interessadas em saber por quanto tempo elas devem fermentar. Ao contrário do vinho branco, o vinho tinto fermenta por mais tempo. Seu processo de fermentação termina após três meses e meio.
Branco
As uvas brancas são utilizadas não só para fazer suco, mas também para fazer vinho. Esta bebida possui um número considerável de propriedades benéficas. Por exemplo, pode ser usado para melhorar o apetite, fortalecer o sistema imunológico e também aumentar a atividade cerebral.
Antes de criar tal vinho, é necessário familiarizar-se com a duração da sua fermentação. Se você colocar recipientes com líquido em uma sala em temperatura ambiente, a fermentação estará completa em um mês e meio.
Processo de fermentação do vinho em casa
A fermentação possui características que precisam ser tratadas com antecedência.
Fatores que afetam o tempo de fermentação
Existem vários fatores que podem afetar a duração da fermentação. Portanto, é recomendável familiarizar-se com eles com antecedência para que a mistura não fermente por muito tempo. Isso inclui o seguinte:
- Nível de vedação. Recomenda-se fechar bem os recipientes cheios. Se o oxigênio penetrar no interior, a mistura fermentará por muito mais tempo.
- Condições inadequadas. Recomenda-se cuidar antecipadamente das condições adequadas. A sala selecionada deve ser escura e com temperatura do ar de pelo menos vinte graus Celsius.
Temperatura ideal
Para que o vinho fermente bem é necessário deixá-lo numa sala com temperaturas óptimas. Não é recomendável deixar o líquido fermentar em ambientes com temperatura inferior a 15 graus, pois isso pode causar sua deterioração. É melhor deixá-lo em uma sala quente e aquecida adicionalmente.
É necessário agitar o vinho durante a fermentação?
Quem nunca fez vinho antes se pergunta se ele precisa ser agitado durante o processo de fermentação. Alguns enólogos dizem que isso não deveria ser feito, mas não é verdade. Recomenda-se agitar o líquido regularmente para acelerar o crescimento de fungos. O recipiente pode ser agitado manualmente ou você pode usar uma vara de madeira especial para isso. Porém, antes do uso, deve ser bem enxaguado e livre de sujeira.
Como saber quando o vinho está pronto
Nem todos os iniciantes que fazem vinho pela primeira vez sabem determinar corretamente a prontidão da bebida. Portanto, é preciso saber com antecedência como se determina se o vinho está pronto.
Para determinar a prontidão, basta examinar cuidadosamente o próprio líquido.
Se não houver espuma e a liberação de bolhas parar, a fermentação acabou e o líquido pode ser despejado em garrafas.
Como acelerar a fermentação do vinho?
Algumas pessoas não gostam que a bebida fermente por muito tempo, então decidem acelerar o processo. Para agilizar o procedimento, adiciona-se ácido tartárico especial à mistura. Para cada quatro litros de líquido, adicione 2 a 3 colheres de sopa de ácido.
Possíveis problemas
Existem vários problemas que levam à suspensão da fermentação. Esses incluem:
- temperatura baixa;
- usar fermento inadequado;
- vedação não confiável;
- o aparecimento de mofo.
Conclusão
Durante o processo de cozimento, o vinho deve fermentar. Portanto, antes de criar uma bebida vínica, é necessário se familiarizar com os tempos de fermentação e as características desse processo.