Hoje existem muitas receitas de vinho de sorveira, que permitem preparar uma bebida saudável e aromática. Você pode fazer um produto natural usando tecnologia clássica ou misturar frutas vermelhas com ingredientes adicionais. Para fazer a bebida, você pode usar maçãs, uvas e passas. Em qualquer caso, é importante seguir rigorosamente a tecnologia de preparo e garantir as corretas condições de armazenamento.
- Sutilezas de fazer vinho de sorveira
- Benefícios e malefícios
- Regras para escolher ingredientes
- Como fazer vinho de sorveira em casa
- Receita clássica
- Sem fermento
- Opção com maçã
- Com suco de uva
- Vinho espumante de sorveira vermelha
- Fortificado
- De chokeberry
- Chokeberry com canela
- Data de validade e regras de armazenamento
Sutilezas de fazer vinho de sorveira
Para fazer vinho natural, você deve seguir estas regras:
- Você pode usar diferentes tipos de sorveira - doméstica ou selvagem.
- É melhor fazer vinhos fortes ou de sobremesa com as frutas.
- Vale a pena colher sorveira após geadas leves. Isso melhorará a qualidade da bebida.
- Para preparar 500 mililitros de suco, serão necessários pelo menos 2 quilos de frutas vermelhas, pois contêm pouca polpa.
Para preparar o produto, é necessário adicionar açúcar ou amônio à composição. Em vez desses ingredientes, você pode usar passas ou uvas frescas.
Benefícios e malefícios
As propriedades benéficas da sorveira devem-se à grande quantidade de vitaminas que contém. O produto contém muito ácido ascórbico. As bagas também incluem vitaminas B, A, PP, K. Elas contêm micro e macroelementos, ácidos orgânicos, óleos essenciais e fitoncidas.
A bebida pode ser consumida para anemia, beribéri e fraqueza geral. Você também pode beber para gota e artrite. O produto ajuda a lidar com distúrbios metabólicos regulares.
Porém, a bebida não deve ser consumida por pessoas que sofrem de alcoolismo. Também é contra-indicado em doenças do aparelho digestivo.
Regras para escolher ingredientes
Os frutos de Rowan são bastante densos. Eles não são suscetíveis a ataques de pragas e apodrecimento. Portanto, eles podem ser usados para fazer vinho.
É melhor colher a sorveira após a primeira geada. Isso ajudará a se livrar da amargura. Dependendo do clima da região, isso é feito em outubro ou novembro. Se isso não for possível, coloque as frutas no freezer antes de preparar a bebida.
Como fazer vinho de sorveira em casa
Você pode preparar vinho de sorveira de acordo com diferentes receitas. Para isso, é utilizada tecnologia clássica. Você também pode adicionar componentes adicionais à composição.
Receita clássica
Este é um método de cozimento simples que requer os seguintes ingredientes:
- 10 quilos de frutas vermelhas;
- 3 quilos de açúcar;
- 4 litros de água;
- 150 gramas de passas.
Os bagos precisam ser descascados, regar com água fervente e deixar por 20 minutos. Repita o procedimento novamente. Em seguida, esprema o suco da fruta. Coloque a polpa em uma tigela separada e adicione água quente.
Misture os ingredientes, acrescente metade do açúcar e as passas. Deixe por 3 dias. Adicione o açúcar e despeje em um recipiente de fermentação. Cubra com selo d'água e deixe agir por várias semanas. Em seguida, retire do sedimento e coloque em local escuro por 3 meses.
Sem fermento
Para fazer vinho sem fermento, você deve tomar o seguinte:
- 2 quilos de frutas vermelhas;
- 2,5 litros de água;
- 1,5 quilogramas de açúcar.
Os bagos devem ser regados com água a ferver, esmagados e espremidos para retirar o sumo. Em seguida, adicione água e açúcar e deixe a mistura fermentar em selo d'água. Em seguida, retire a bebida do sedimento e despeje em recipientes estéreis.
Opção com maçã
Para fazer vinho com adição de maçã, você deve usar uma receita passo a passo. Isso exigirá o seguinte:
- 10 quilos de sorveira;
- 2 litros de suco de maçã;
- 2 litros de água;
- 3-4 quilos de açúcar;
- passa.
Você também pode levar 1 quilo de polpa de maçã picada para 2 quilos de sorveira. Os ingredientes devem ser misturados ao açúcar e guardados em local escuro. Depois de algumas semanas, coe o suco e coloque-o em selo d'água.
Com suco de uva
Você também pode servir vinho com adição de suco de uva. É melhor usar 7 quilos de chokeberry por 3 quilos de uvas brancas. As frutas devem ser amassadas e bem misturadas.O vinho é então preparado de acordo com a receita clássica.
Se você usar uvas vermelhas, poderá obter uma bela bebida âmbar escura com um leve amargor.
Vinho espumante de sorveira vermelha
Para esta bebida você precisará de:
- 2-3 kg de frutas vermelhas;
- 9 litros de água;
- 1-1,5 kg de açúcar;
- um punhado de passas.
As matérias-primas devem ser levemente trituradas e colocadas em um recipiente. Despeje água fervente sobre ele, deixe esfriar, acrescente algumas passas e metade do açúcar. Após o início da fermentação ativa, coar e adicionar o açúcar restante. Despeje em garrafas e feche. Deixe por um dia em temperatura ambiente e depois transfira para local fresco. Após 2-3 semanas você pode experimentar o produto.
Fortificado
Esta bebida tem um teor de 15-22%. Para prepará-lo, adiciona-se álcool ou vodka à composição no início da fermentação. Para 10 quilos de frutas, tome 0,7-1 litro de vodka ou 0,4-0,5 litros de álcool. Você pode beber a bebida após 7 a 8 meses.
De chokeberry
O processo de preparação da bebida lembra a tecnologia clássica. No entanto, o resultado é um produto rico. Para prepará-lo você precisará de:
- 10 quilos de frutas;
- 2 quilos de açúcar;
- 2 litros de água.
Chokeberry com canela
A canela realça o sabor da fruta e suaviza a sua adstringência. O produto deve ser adicionado antes da infusão. Para 1 litro de líquido você deve usar 10-20 gramas de canela. A bebida deve ser guardada por 3-4 meses.
Data de validade e regras de armazenamento
Quanto mais tempo o vinho de sorveira é armazenado, mais delicioso ele se torna. Com o armazenamento, o amargor desaparece e surge um sabor adocicado. A força da bebida também aumenta.
O melhor é guardar o vinho numa adega. Isso deve ser feito a uma temperatura de +15-18 graus. O melhor é colocar a bebida em garrafas de vidro e guardá-las na horizontal.No primeiro ano, o produto ficará mais escuro e aparecerá no paladar um amargor pronunciado. No segundo ano o vinho ficará mais leve e doce.
O vinho Rowan é uma bebida saborosa e saudável que você mesmo pode preparar. Para ter sucesso no preparo, é preciso escolher a receita certa e seguir à risca a tecnologia.