O vinho de arroz doce é feito de arroz fermentado. Esta bebida tem um sabor incomum. Para adicionar doçura, adiciona-se um pouco de açúcar durante o processo de vinificação. É verdade que o saquê tradicional é feito apenas de arroz, bolores (koji) e água. Esta bebida lembra a cerveja no sabor e na tecnologia de produção. A força do saquê é mais parecida com o vinho.
Características de fazer vinho de arroz
O saquê é uma bebida com baixo teor de álcool (7-20 graus). É fabricado em muitos países asiáticos. Cada nação tem sua receita culinária, mas os ingredientes principais são sempre arroz, água e mofo.
Muitas pessoas chamam de vodka saquê, mas não é. A bebida não é feita por destilação ou destilação. O saquê não pode ser chamado de vinho, porque não são usadas leveduras, mas fungos de mofo para fermentação. E esses microrganismos não funcionam com açúcar, mas com amido.
O vinho de arroz é um tipo especial de bebida fermentada na qual o fungo koji desempenha um papel importante. A levedura de vinho não é adequada para fazer saquê, pois não pode processar amido. Se você adicionar açúcar, não obterá saquê, mas purê de arroz.
Para preparar o saquê, leve um arroz grande, pegajoso e doce, que deve ser polido. Primeiro, os grãos de arroz são cozidos no vapor até ficarem totalmente cozidos. A próxima etapa na preparação do saquê é a fermentação. Para que o arroz fermente, é adicionada uma cultura especial de mofo - o fungo koji. Para ativar o processo de fermentação, adicione um pouco de açúcar.
O arroz infestado com o fungo é mantido em temperatura ambiente por cerca de 30 dias. Após o término da fermentação, a mistura é filtrada. O próprio arroz é prensado para remover o sedimento. O saquê é pasteurizado para interromper a atividade dos fungos, envelhecido por vários meses em recipientes hermeticamente fechados e depois engarrafado.
Tipos de bebida
Saquê é o nome japonês para vinho de arroz. É verdade que no próprio Japão esta palavra é usada para descrever qualquer álcool.
japonês
O saquê é um vinho japonês feito de arroz por fermentação. A bebida pode ficar turva se um sedimento branco espremido for adicionado ao líquido filtrado.Beba quente. O saquê tem sabor adocicado e contém até 50% de açúcar. Contém apenas 14 graus de álcool.
chinês
Huangjiu é um vinho chinês. Existem várias maneiras de produzi-lo. A bebida de arroz é feita de arroz quente ou resfriado com adição de fungo. Existe uma tecnologia de isca onde novas porções de grãos de arroz são adicionadas a cada vez durante o processo de fermentação.
Existe um método de produção de vinho em que o álcool é adicionado em um determinado estágio para interromper o processo de fermentação. O vinho acabado é filtrado, pasteurizado e envelhecido vários meses ou anos. Diferentes tecnologias de fabricação permitem a obtenção de diferentes bebidas.
Para melhorar o sabor, podem ser adicionados extratos vegetais ao vinho. A intensidade da bebida de arroz chinesa é de 12 a 20 graus.
coreano
Existem diversas variedades de bebidas de arroz na Coréia. Yakju é um vinho de arroz coreano que se distingue pela sua pureza. Esta bebida tem sabor e cheiro neutros. O vinho de arroz pode ser feito a partir de vários tipos de arroz, até mesmo variedades pretas. Makgeolli, por outro lado, tem cor leitosa turva e sabor adocicado. Feito de arroz cozido e água por fermentação.
tailandês
Sato é um vinho feito com arroz tailandês. Esta bebida lembra cerveja. Para prepará-lo utiliza-se arroz glutinoso, água, açúcar e fermento. Sato é usado para fins culinários ou bebido em uma fina palha de bambu.
Como fazer vinho de arroz em casa
Você mesmo pode fazer vinho de arroz em casa. Existem várias receitas simples para fazer saquê.
Receita clássica
Composto:
- 1kg de arroz;
- 3 litros de água;
- 10g de fermento koji.
Método de cozimento simples:
- o arroz é lavado e embebido por 12 horas;
- os grãos embebidos são fervidos até ficarem macios e resfriados;
- transfira os grãos de arroz para uma jarra de vidro e encha com água;
- adicione fungos;
- o jarro é fechado com selo d'água e levado para local aquecido para fermentação;
- após 30 dias a bebida é filtrada;
- os grãos são espremidos até secarem em gaze;
- ambos os líquidos podem ser combinados e levados para local fresco para clarificação;
- o vinho acabado é engarrafado;
- as garrafas são pasteurizadas por 20-30 minutos;
- as garrafas resfriadas são levadas para a adega e deixadas por 2 a 3 meses para melhorar o sabor.
Opção rápida
Composto:
- 1kg de grãos de arroz;
- 10g de koji;
- 3 litros de água;
- 200g de açúcar.
Como cozinhar:
- o arroz é fervido e resfriado;
- encha com água;
- adicione açúcar e fungos;
- deixar fermentar por 20 dias;
- filtrado, engarrafado e pasteurizado.
Com aroma cítrico
Receita:
- 1kg de arroz;
- 3 litros de água;
- 10g de koji;
- 100ml de suco de limão;
- 250g de açúcar.
Com especiarias
Receita:
- 1kg de grãos de arroz;
- 3 litros de líquido;
- 205g de açúcar;
- 10g de koji;
- 10 g de canela em pó, noz-moscada, gengibre.
Com geléia de maçã
Composto:
- 1kg de arroz;
- meio litro de geléia;
- 10 g de fermento para vinho;
- 3 litros de água.
Como cozinhar:
- cozinhe o arroz e deixe esfriar;
- despeje em uma jarra de 3 litros;
- adicione geléia;
- encher com água;
- adicione fermento;
- deixar por um mês em local aquecido para fermentação;
- filtre o líquido e engarrafe-o.
Com geléia de groselha
Ingredientes:
- 1kg de grãos de arroz;
- pote de meio litro de geléia;
- 3 litros de água;
- 10 g de fermento de vinho.
Receita de máquina de pão
Para preparar o arroz, você pode usar uma máquina de fazer pão comum. Os grãos de arroz são bem cozidos no vapor e não queimam. Neste aparelho elétrico, o arroz é cozido por cerca de uma hora. Em seguida, a polpa é resfriada, transferida para uma jarra e o vinho é preparado de acordo com a receita clássica.
Termos e condições de armazenamento
Normalmente, o vinho de arroz é deixado em uma jarra para fermentar por um mês. Após a filtragem, é aconselhável provar o saquê. Se a concentração for muito baixa, pode-se adicionar um pouco de açúcar e deixar fermentar por mais 2 semanas. A bebida totalmente fermentada é filtrada novamente e depois engarrafada.
A pasteurização deve ser realizada antes do armazenamento.
Garrafas de meio litro são pasteurizadas a uma temperatura de 60 graus por 20 minutos, garrafas de litro por 30 minutos. A pasteurização pode ser feita em uma panela comum. As garrafas resfriadas são bem tampadas e levadas para armazenamento na adega. Eles devem ficar no porão por pelo menos 3 a 6 meses. Este período é necessário para preparar totalmente o saquê.
Beba vinho de arroz frio ou aquecido a 15-30 graus Celsius. A vida útil do saquê é de 3 anos.