Baldo é um arroz grande e polido muito utilizado para fazer risoto. Ao mesmo tempo, nem toda pessoa sabe o que significa o nome arroz Baldo, sua descrição e características. Este cereal tem um sabor rico. É caracterizado por grãos transparentes como cristais, que, mesmo após tratamento térmico, mantêm sua estrutura e sabor únicos.
O que é isso
Baldo é um arroz de grão médio e grãos alongados. Eles podem variar em cor - tudo depende do tipo.Baldo vem em branco, transparente e marrom. A última variedade também é frequentemente chamada de piemontesa. Este tipo é considerado um produto caro.
É importante considerar que os fabricantes conscientes garantem que não haja grãos danificados na embalagem. Se estes ainda forem encontrados, não há necessidade de separar o cereal novamente. Após o tratamento térmico, Baldo parece uniforme. Ao mesmo tempo, a textura e o sabor do prato não são prejudicados.
Características da variedade
Esta variedade é obtida a partir do arroz Arbório. Baldo é caracterizado por grãos grandes e densos que não amolecem durante o tratamento térmico. Este produto absorve perfeitamente odores, sabores e líquidos.
O Baldo Clássico é caracterizado por grãos transparentes de cor levemente amarelada. A variedade branca distingue-se pelos grãos alongados, mas não muito finos. Quando cozidos, ficam macios e bastante carnudos. Este arroz é fácil de mastigar.
Diferenças de outras variedades
Baldo é considerada uma variedade pura. Isto significa que não há necessidade de escoar a água várias vezes durante o cozimento. Você pode enxaguar o arroz 1 a 2 vezes ou pular totalmente este procedimento. Outra característica do produto é o menor teor de amido.
Em que elementos químicos ele consiste?
Este cereal possui uma composição rica e variada. O produto contém várias vitaminas B:
- B1 – também chamada de tiamina. Esta substância tem um efeito benéfico em todos os sistemas.
- B2 – esta substância é chamada riboflavina. Com sua ajuda é possível ativar todos os processos metabólicos.
- B6 – também é chamada de piridoxina. Este componente promove a absorção de proteínas e ativa aminoácidos.
- O ácido fólico é uma vitamina da juventude. Além disso, esta substância estimula as funções reprodutivas do corpo.
Baldo também contém ácidos pantotênico e nicotínico. Além disso, o produto contém vários minerais. Este tipo de arroz contém magnésio, sódio, potássio, cálcio e ferro. Também inclui zinco, fósforo, cobre. Além disso, o produto inclui 18 aminoácidos. Contém ácidos graxos. O valor energético de 100 gramas desse tipo de arroz é de 330 quilocalorias.
Benefícios dietéticos
Todas as variedades de Baldo, exceto o branco, são consideradas uma opção ideal para perder peso. No entanto, os especialistas não recomendam o uso desse arroz em dietas rigorosas. Para se livrar do excesso de peso, você precisa considerar o seguinte:
- coma bem - coma arroz com legumes, carne, peixe;
- passe mais tempo ao ar livre;
- exercício;
- tenha a atitude certa.
As variedades Baldo clássico e marrom são ideais para perder peso. Esses alimentos contêm muita fibra. Eles também contêm antioxidantes. Além disso, esses produtos apresentam índice glicêmico inferior em comparação às variedades brancas.
O arroz de grão longo também contém amido resistente. É uma fibra vegetal que promove a perda de peso e tem efeito benéfico em todo o corpo.
Recursos benéficos
Uma vez que este tipo de arroz contém muitas vitaminas B, tem um efeito benéfico nas funções do sistema nervoso e ativa o metabolismo do corpo. Esta variedade é considerada um excelente sorvente.Limpa o corpo do excesso de líquidos e remove resíduos e toxinas.
O arroz tem uma textura delicada. Devido a isso, envolve suavemente as paredes do estômago. Isso permite que o produto seja utilizado em patologias do aparelho digestivo. Com o uso sistemático do Baldo, os seguintes resultados podem ser alcançados:
- melhorar o sono e livrar-se da insônia;
- normalizar a função renal;
- reduzir o teor de colesterol ruim;
- fornecer reservas de energia para o dia inteiro.
Este produto não contém glúten. Por isso, não causa reações alérgicas, é de fácil digestão e causa sensação de peso no estômago.
Contra-indicações
Este tipo de arroz não é recomendado para pessoas com tendência à prisão de ventre. Os cereais podem provocar cólicas e flatulência. Se surgirem tais problemas, você precisará reduzir o consumo de arroz para uma vez por semana.
É importante considerar que com o consumo sistemático de arroz existe o risco de rápida eliminação do potássio do organismo. Isso tem um efeito negativo no funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos.
Aplicativo
O arroz Baldo é usado ativamente na culinária. É especialmente útil utilizar o produto para preparar pratos clássicos italianos. Esse grão costuma ser usado para risoto. Essa variedade também é ótima para mingaus, suflês e pudins.
Este arroz complementa perfeitamente os pratos dietéticos. Pode ser usado para perder peso e combater patologias do aparelho digestivo.
Para obter um produto saboroso e saudável, é importante cozinhar o Baldo corretamente. Este grão não é lavado antes do tratamento térmico. É importante considerar que esse arroz absorve grande quantidade de líquido. Portanto, é misturado com água na proporção de 1:2.
O Baldo Branco e Clássico precisam ser cozidos por 20 minutos. A variedade piemontesa requer muito mais tratamento térmico. O tempo de cozimento chega a 1 hora.
Recomenda-se cozinhar o arroz em uma panela de fundo grosso. Neste caso, recomenda-se distribuir uniformemente o cereal em água fervente. Primeiro leve o arroz para ferver em fogo alto, depois reduza e espere 10 minutos. Para separar os grãos, o arroz pronto deve ser mexido com uma espátula de madeira. Isso deve ser feito enquanto estiver quente.
Receitas populares
Essa variedade é perfeita para fazer deliciosos risotos. Este prato tem uma textura delicada. Você pode até cozinhar pilaf de Baldo Piemontês. Este cereal é bastante duro. Ao terminar, mantém uma consistência quebradiça.
Para preparar um risoto clássico, são necessários os seguintes ingredientes:
- 1,5 xícaras de Baldo;
- 2 cebolas médias;
- 3 talos médios de aipo;
- 2 dentes de alho;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 100 gramas de manteiga;
- um ramo de salsa;
- 1,5 litros de caldo ou vinho branco seco;
- 50 gramas de diferentes tipos de queijos - Parmesão, Talleggio, Gruyère são perfeitos;
- sal e pimenta.
Para preparar um delicioso risoto, recomendamos fazer o seguinte:
- Pegue 2 panelas. Em um deles é preciso aquecer o caldo - caldo de legumes, carne ou frango é perfeito. Num segundo recipiente, aqueça o azeite.
- Coloque a cebola, o alho e o aipo em óleo aquecido. Frite todos os ingredientes até ficarem transparentes.
- Adicione o arroz aos vegetais. Cozinhe até que os grãos absorvam o óleo e os sucos vegetais. Neste caso, o arroz precisa ser mexido constantemente.
- Adicione o caldo quente e mexa sempre novamente.Enquanto controla a absorção do líquido, adicione o caldo. Isso deve ser feito até que o arroz adquira uma consistência macia, transparente e cremosa.
- Adicione a manteiga, os queijos ralados e a salsa. Desligue o fogão e tampe o prato.
Outro prato delicioso que pode ser feito com esse tipo de arroz é o arroz doce. Recomenda-se usar Baldo branco para isso. Para preparar o pudim, você precisa levar os seguintes ingredientes:
- meio copo de arroz;
- 1 litro de leite;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- canela;
- baunilha;
- gema crua;
- passa.
Para preparar o pudim você precisa fazer o seguinte:
- Coloque o arroz em uma panela de fundo grosso, acrescente a manteiga, o leite e o açúcar. Misture bem todos os ingredientes.
- Deixe ferver em fogo médio. Neste caso, a massa deve ser mexida o tempo todo.
- Depois de ferver, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre. Isso fará com que o arroz aumente de tamanho e adquira uma textura cremosa.
- Retire o arroz pronto do fogão e acrescente a baunilha.
- Quando a massa esfriar um pouco, pode-se adicionar a gema e transferir para a forma.
- Antes de servir polvilhe o pudim com canela.
Uma excelente opção seria o curry de vitela com Baldo. Para fazer isso você precisa levar os seguintes produtos:
- 500 gramas de vitela;
- 200 gramas de Baldo;
- 100 gramas de alho-poró;
- 130 mililitros de vinho branco seco;
- 500 mililitros de caldo de carne;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 2 maçãs;
- 1-2 colheres de sopa de curry;
- 3 colheres de sopa de passas light;
- 3 colheres de sopa de pinhões.
Para preparar este prato, você precisa fazer o seguinte:
- Frite a vitela em fogo alto.
- Adicione o alho-poró e as maçãs picados na mesma frigideira e frite por 2 minutos.
- Adicione o arroz e aqueça levemente tudo junto.
- Despeje o caldo e o vinho, deixe ferver e reduza o fogo.
- Cubra com uma tampa e cozinhe por 10 minutos.
- Adicione a carne, o curry, as nozes e as passas.
- Cubra com uma tampa e deixe por 5 a 10 minutos.
O arroz Baldo é um produto saudável que tem um efeito benéfico no funcionamento do organismo. Com ele você pode preparar uma grande variedade de pratos deliciosos - risotos, pudins, acompanhamentos, suflês. É importante levar em consideração as contra-indicações ao uso deste produto.