O arroz é uma cultura muito antiga e mais difundida no planeta. A Ásia é considerada o berço do arroz. Porém, hoje é cultivado em quase todos os países do mundo. Isto não é surpreendente, uma vez que este cereal contém muitos aminoácidos, tem um sabor excelente e é de fácil digestão. Ao mesmo tempo, nem toda pessoa sabe como o arroz cresce, onde exatamente ele é cultivado nas plantações no mundo e qual é a tecnologia de cultivo da cultura.
Descrição do arroz
O arroz é uma cultura anual que pertence às hidrófitas. Seu cultivo requer solo alagado e bastante chuva. A planta precisa de muito sol. Em tempo nublado, a colheita piora.
A temperatura ideal para o desenvolvimento do arroz é de +25-28 graus. Quando os parâmetros diminuem para +15 graus, seu crescimento diminui. Se a temperatura for de +12 graus, isso leva ao aparecimento de grãos vazios.
Para que um cereal se desenvolva normalmente, é necessária uma quantidade suficiente de nutrientes. A falta de nitrogênio causa desaceleração no desenvolvimento das culturas e diminuição dos parâmetros de rendimento. Com o seu excesso, a massa vegetativa aumenta e o peso dos grãos diminui. Além disso, são afetados por fungos.
Peculiaridades
O arroz se distingue por um sistema radicular fibroso que penetra de 20 a 30 centímetros de profundidade. Sua estrutura inclui raízes principais e adventícias. Uma característica do sistema radicular do arroz é a presença de tecido com cavidades que conduzem o ar. Devido a isso, as raízes ficam bem saturadas com oxigênio, que vem da folhagem e do caule.
O talo do arroz é uma palha de até 1,5-2 metros de tamanho. A planta tem folhas longas e estreitas, que se distinguem por uma nervura pronunciada. Atingem 50 centímetros de comprimento e 1 de largura.A inflorescência é uma panícula que chega a 30 centímetros de comprimento. Durante o período de maturação, os frutos aparecem em forma de grãos, que se localizam nas escamas das flores.
Vários campos são usados para o cultivo da cultura. Os grãos precisam ser plantados de forma intermitente. Após a colheita, os campos precisam ser drenados e semeados com trevo doce, trevo e alfafa.Graças a isso é possível melhorar as características do solo e saturá-lo com substâncias úteis. Você também pode plantar ervilhaca, ervilha, trigo sarraceno e colza depois do arroz.
Área de distribuição
O arroz é difundido na América do Sul, Indonésia, China, Índia e Vietnã. Este cereal cresce melhor em climas tropicais, mas também pode ser encontrado em regiões subtropicais. Na Rússia, a cultura é cultivada nas regiões de Primorsky e Krasnodar. Também é encontrado nas regiões de Calmúquia, Rostov e Astrakhan.
Arroz em diferentes países
Apesar de o berço da cultura ser a Ásia, ela cresce em vários países do mundo:
- China - aqui o arroz é cultivado em campos inundados. Primeiro, as sementes são plantadas em uma estufa especial. Além disso, o solo nele contido é uma mistura de água e sujeira. Nestas condições, as culturas mais resistentes sobrevivem. Depois que as mudas atingem 10 centímetros, os brotos são jogados na água. Quando o tamanho atingir 50 centímetros, começará a floração. Durante este período, os grãos são formados. Após a colheita, os grãos são dispostos na estrada e secos, sendo encaminhados para um armazém.
- Rússia – neste país a cultura começa a ser cultivada em maio. Primeiro, o solo precisa ser bem regado. Depois que os brotos atingem uma altura de 15 a 20 centímetros, os campos ficam cheios de água. Neste caso, as partes superiores dos brotos devem ficar acima da água. Os campos precisam ser drenados 15 a 20 dias antes da colheita.
- Índia - aqui o arroz germina pela primeira vez em 1-2 meses. Depois disso, os grãos são colocados em solo com água. Antes da colheita ou capina, a água deve ser drenada. A colheita é necessária depois que as folhas ficam amarelas. O arroz pode ser colhido em 1 campo 2 a 4 vezes durante o ano.
- Tailândia - neste caso, os grãos são jogados no solo preparado e aguardam o surgimento dos brotos.Então eles precisam ser colhidos e plantados uniformemente. Demora 30 dias para cultivar cereais. Durante a colheita, o arroz é cortado e batido num recipiente separado. Depois disso, ele precisa ser limpo de detritos, lixado ou vaporizado.
- Itália - neste país o solo é preparado primeiro enchendo-o com água. Após o qual é realizado o trabalho de plantio. Depois de uma semana, os campos são drenados para permitir que os grãos criem raízes. Em seguida, o solo é novamente preenchido com 10 centímetros de água e eles tentam manter esse regime. A colheita começa quando os caules atingem 1,5 metros. Depois disso, os grãos precisam ser secos e embalados.
Técnica crescente
Existem várias maneiras de cultivar esta cultura de cereal:
- Sukhodolny - usado em regiões com precipitação rara, áreas pantanosas baixas e verões quentes.
- A irrigação é considerada a mais popular. Neste caso, os campos são especialmente inundados. Para isso, as valas cavadas são preenchidas com água. 2 semanas antes da colheita, é baixado para permitir que o solo seque ligeiramente.
- Estuário - considerada uma opção ineficaz. É usado apenas em algumas regiões do sul e do leste da Ásia. Nesse caso, a cultura é cultivada em baías de rios e em áreas alagadas.
Por que a água é importante para ele?
O arroz desenvolve-se normalmente em solo normal, mas cultivá-lo em água ajuda a aumentar o seu rendimento. Isso ocorre porque as ervas daninhas não podem crescer nessas condições. Graças a isso é possível economizar mais espaço para grãos saudáveis. Além disso, a cultura recebe muitos nutrientes da água.
Produtividade
Em média, 1 hectare de plantio pode produzir 60 quintais de arroz. O rendimento máximo desta cultura chega a 150 centavos.Parâmetros específicos dependem de quais plantas foram cultivadas no local antes.
Características de coleta em campos de arroz
Antes da colheita, os campos precisam ser drenados o suficiente para que o equipamento possa circular por eles sem ficar preso na lama. O arroz deve ser colhido em etapas porque os grãos amadurecem de forma desigual. Imediatamente após a colheita, as sementes precisam ser secas e limpas.
Como cultivar arroz você mesmo
É bem possível cultivar arroz sozinho. Porém, para isso é importante escolher a variedade certa e seguir as recomendações da tecnologia agrícola.
Seleção de variedades
Na Rússia, o arroz começou a ser cultivado na década de trinta do século passado. Inicialmente, foram utilizadas variedades como Start e Spalchik. Seu rendimento foi de 7 toneladas por hectare. Então começaram a plantar variedades como Zhemchuzhina e Solnechny. Kulon, Slavyanets e Revel também são cultivados ativamente.
A variedade Liman é considerada resistente ao acamamento. O período de cultivo é de 100 dias e os parâmetros de rendimento chegam a 5 toneladas por hectare. Rapan é considerada outra variedade de meia temporada. Sua maturação ocorre em 120 dias. Red, Regulus e Yantar crescem bem em solos pobres.
Preparando o site
Em condições naturais, o cereal cresce em áreas pantanosas. Portanto, na hora de escolher um local, é importante fornecer à cultura o nível de umidade necessário. Para consumo pessoal, os cereais podem ser cultivados em caixas. Dado o longo período vegetativo, a cultura deve ser plantada através de mudas.
Pousar
Para cultivar a partir de sementes, você precisa preparar recipientes largos. É melhor colher sementes da mesma variedade. Eles precisam ser enchidos com água e deixados durante a noite. Graças a isso, é possível reduzir o teor de substâncias que interferem na germinação.
Para facilitar o cuidado do arroz, recomenda-se fazer fileiras e canteiros.O solo deve ser limpo de ervas daninhas e regado abundantemente. Em seguida, as sementes precisam ser enterradas no solo e umedecidas. O intervalo entre as sementes deve ser de 10 centímetros e entre os canteiros - 30.
Cuidado
A dificuldade do cuidado reside no fato do solo precisar ser constantemente umedecido. É importante evitar o ressecamento. Palha ou composto ajudarão a simplificar a tarefa. Em uma semana você deve esperar que os primeiros brotos apareçam. Durante todo o período de maturação, as mudas devem ser mantidas em água.
Colhendo arroz amadurecido
O amadurecimento do arroz leva de 3 a 4 meses. Antes da colheita, é necessário deixar a água secar. Depois de algumas semanas, o cereal pode ser colhido. Neste caso, os grãos devem secar e amarelar. Os caules devem ser cortados logo abaixo das espiguetas e armazenados em local seco e bem ventilado. Após 2 a 4 semanas, o arroz deve ser seco no forno e descascado.
O cultivo de arroz é um processo bastante interessante. É importante levar em consideração que se trata de uma cultura que adora umidade, o que exige estrito cumprimento das regras da tecnologia agrícola.