Ao fazer vinho em casa é difícil conseguir o sabor ideal. Os vinicultores inexperientes muitas vezes se deparam com uma situação em que o álcool preparado é impossível de beber devido à sua doçura enjoativa. Muitas pessoas descartam uma bebida fracassada, e em vão. Existem três opções sobre o que fazer se o seu vinho caseiro for muito doce. Vale a pena usá-los se você odeia se livrar de um produto valioso.
Por que aparece o excesso de doçura?
A primeira razão pela qual o vinho é muito doce é a produção inadequada.
O procedimento de criação de uma bebida de uva é dividido em várias etapas:
- vintage;
- espremer suco;
- fermentação;
- iluminação.
É na terceira fase que é possível uma violação da tecnologia de produção, levando à doçura excessiva da bebida. A fermentação é a conversão do açúcar em álcool etílico. Quando o processo químico é insuficientemente ativo, revela-se um desequilíbrio no paladar.
Além disso, o produto revela-se excessivamente doce quando o enólogo:
- escolheu uvas doces para sobremesa como matéria-prima;
- utilizou grande volume de água para diluir o suco de uva;
- adoçou o mosto.
Como preparar vinho caseiro com muito açúcar
Três métodos são usados para corrigir o nível de doçura do álcool caseiro:
- adicionar água;
- Misturando;
- repetir a fermentação.
Estas medidas são simples, mas a sua tecnologia deve ser seguida à risca. Caso contrário, o produto não adquirirá um sabor agradável, mas piorará nas demais características de qualidade.
Diluição com água
Você pode diluir qualquer vinho caseiro com água, exceto vinho fortificado. O procedimento é realizado observando as seguintes regras:
- Dilua o vinho doce antes de beber. Primeiro adicione água a um pequeno volume de álcool para testar a mudança no sabor.
- Use apenas água fervida ou destilada.
- O vinho tinto doce é diluído em água morna, o vinho branco em água fria.
- A água é despejada aos poucos e provada a cada adição. Isso evitará que a bebida dessalinize devido ao excesso de adição de líquido.
- Ao combinar álcool e água, você deve respeitar a proporção ideal – 1:3.
- É correto colocar água no vinho, mas é incorreto fazer o contrário.
Se o resultado da diluição for a dessalinização da bebida, pode-se adicionar alguns cristais de ácido cítrico para acidificá-la. Observou-se que o vinho diluído torna-se mais aromático.
Você pode reduzir a doçura do álcool usando água mineral. O resultado é uma bebida refrescante que lembra vinho espumante.
Misturando
Para tirar o enjoo, combina-se o vinho doce com o vinho seco feito com uvas da mesma casta. Se não houver material caseiro para misturar, você poderá comprar vinho seco adequado na loja.
As bebidas são combinadas lenta e cuidadosamente. Após cada mistura, experimente até obter o sabor ideal. A mistura é um processo criativo que permite não só reduzir o teor de açúcar do álcool, mas também obter combinações interessantes de sabores.
Algumas donas de casa não corrigem o vinho doce, mas o adicionam como substituto do licor como ingrediente de coquetéis caseiros.
Refermentação
Para reduzir a doçura, a bebida é submetida a repetidos processos de fermentação. O procedimento é demorado, demorando mais de 2 meses, por isso é utilizado quando a diluição e a mistura falham.
O vinho doce é combinado com o mosto de vinho em proporções iguais. Deixe em local aquecido e à sombra até que o processo de fermentação esteja completo. Esta é a maneira mais confiável de economizar álcool estragado.
Medidas de prevenção
Para preparar álcool caseiro, você deve escolher variedades de uvas menos doces, em vez de sobremesas.
Mas é muito mais importante seguir as regras tecnológicas durante o processo de produção. Não exagere adicionando água e açúcar. É extremamente necessário controlar cuidadosamente a fase de fermentação, quando o açúcar processado forma a força do vinho.Se for adicionado excesso de adoçante ao mosto, a reação de fermentação será concluída antes que a bebida atinja o nível de doçura exigido.
Muitos enólogos cujas vinhas estão localizadas em latitudes temperadas cometem o erro de adicionar muito açúcar ao mosto, na esperança de compensar a falta de doçura dos frutos silvestres. Na verdade, em condições climáticas desfavoráveis, os frutos da uva muitas vezes amadurecem azedos.
Você pode dizer que o vinho ficará muito doce na fase de fermentação - pela produção excessiva de dióxido de carbono e pela superfície borbulhante ativa da bebida.
No entanto, os enólogos inexperientes raramente prestam atenção a tais sinais. Para medir corretamente a quantidade de açúcar é necessária experiência, mas até que não a tenha, é necessário seguir rigorosamente as instruções de preparo do vinho.