Regras e condições de armazenamento do vinho caseiro, escolha do recipiente e temperatura

O vinho é um produto perecível, mas nas condições certas, mantendo a integridade, a sua qualidade melhora. Durante o armazenamento a longo prazo, ocorrem processos químicos envolvendo açúcar, fenóis e ácidos no vinho caseiro. Eles realçam o sabor, o aroma e as qualidades organolépticas do produto. Mas tais mudanças positivas são impossíveis se as regras de armazenamento da bebida nobre não forem seguidas.


O que se esconde por trás do termo potencial de envelhecimento do vinho?

Este termo refere-se ao grau condicional de melhoria na qualidade do álcool ao longo do tempo. Nem toda bebida alcoólica pode ser armazenada por muito tempo. Apenas 10% de todas as marcas conhecidas de vinho de uva melhoram após um ano de armazenamento. E apenas 1% dos produtos mantêm a qualidade após 9 a 12 anos.

O potencial de envelhecimento é determinado por vários fatores:

  • qualidade das matérias-primas;
  • Tecnologia de produção;
  • a colheita de um determinado ano;
  • região de localização da vinha;
  • técnica de vinificação.

O vinho bem envelhecido adquire sabor aveludado, complexo, macio e aroma rico.

Condições de armazenamento

As principais condições de armazenamento do álcool são ventilação e escuridão. Os raios solares são necessários para o amadurecimento completo das uvas, mas estragam o vinho. Se as condições de armazenamento não forem observadas, o produto oxida rapidamente e perde o sabor.

armazenamento de álcool

Recipientes para armazenamento de bebidas

O recipiente ideal são garrafas de álcool de vidro escuro. Eles:

  • proteger da luz;
  • garantir a preservação do sabor e das qualidades benéficas;
  • adequado para decoração, criando lindos “favos de mel” de vinho em ambientes internos.

O vinho deve ser colocado em garrafas limpas e secas. O recipiente cheio de álcool é hermeticamente fechado e colocado por 20 minutos em um recipiente com água aquecida a +60 °C. Depois são levados para um local de armazenamento permanente.

É inaceitável armazenar vinho em embalagens plásticas de supermercado. O plástico não é um obstáculo ao oxigênio. Os processos oxidativos ativos iniciam-se no interior do recipiente, destruindo o produto, o vinho fermenta e rapidamente se torna impróprio para degustação.

líquido colorido

É aceitável guardar o vinho caseiro em potes de vidro, que normalmente são utilizados para conservação.Mas neste caso é necessário selar o vinho não com tampas de ferro, mas sim com tampas de vidro seladas com borda de silicone. Nesses recipientes, o álcool permanece adequado para consumo por 4 a 7 meses.

Temperatura

A temperatura ideal no local de armazenamento é de 12-13 °C. Além disso, é indesejável que ocorram flutuações bruscas de temperatura superiores a 1,45 °C na sala. Mudanças médias anuais de temperatura entre 3-5 °C são aceitáveis.

É inaceitável armazenar vinho a altas temperaturas, pois acelera os processos oxidativos, fazendo com que o produto envelheça mais rapidamente. Quando a temperatura ultrapassa a norma em 8 °C, o envelhecimento acelera 2 vezes, mas o álcool não se torna de qualidade superior. Em altas temperaturas, as reações de oxidação ocorrem muito rapidamente e as substâncias que melhoram o sabor da bebida não têm tempo de serem sintetizadas.

regime de temperatura

A temperaturas superiores a +25 °C o vinho cozinha lentamente. O resultado é uma bebida turva com sabor de açúcar derretido e compota de frutas secas. A temperaturas inferiores a +10 °C, o vinho não envelhece e o sabor não melhora. E com o armazenamento em baixa temperatura, a probabilidade de o ácido tartárico se transformar na forma sólida aumenta. Cristais aparecem na bebida, que podem arranhar as mucosas da boca durante a degustação.

Humidade relativa

Este indicador é importante se o frasco for fechado com rolha porosa. A umidade relativa no local de armazenamento deve ser de 50 a 60%. Numa sala seca, a cortiça seca e racha e, quando a humidade é superior a 80%, torna-se bolorenta.

poeira na garrafa

Radiação ultravioleta

A radiação ultravioleta afeta negativamente o sabor do produto. Aparece gosto de lã podre, borracha queimada ou ovo podre.

Os tipos de álcool branco e espumante são mais suscetíveis à luz solar direta.O vinho tinto resiste mais à radiação ultravioleta porque contém taninos, mas depois de um tempo ainda estraga.

Devem ser instaladas lâmpadas incandescentes ou LED na área de armazenamento. A iluminação fluorescente é inaceitável, pois emite luz ultravioleta.

radiação no armário

Localização da garrafa

As garrafas de vinho devem ficar na horizontal. Desta forma o vinho lava constantemente a rolha, evitando que esta resseque.

Se o vinho for consumido em um curto espaço de tempo, o armazenamento vertical também é aceitável. Garrafas com rolhas não porosas podem ser armazenadas em qualquer posição.

Vibrações

O vinho não envelhece bem se estiver sujeito a vibrações constantes. Este efeito não afeta o sabor, mas a vibração não permite que os sedimentos se assentem. A suspensão flutua na bebida em vez de se fixar nas paredes e no fundo. Como resultado, o vinho fica turvo e opaco.

caixa de armazenamento

Por quanto tempo você consegue armazenar uma garrafa de vinho?

Não há resposta clara. O prazo de validade é determinado por vários fatores:

  • Nível de pH - quanto menor a acidez, mais tempo o vinho fica armazenado;
  • concentração de fenóis - quanto mais houver, maior será o prazo de validade;
  • um complexo de compostos não voláteis constituídos por açúcares, ácidos, fenóis.

O álcool de variedades de uvas escuras é armazenado por 3-9 anos, leve - 2,5-3,3 anos. Uma bebida doce fortificada tem um prazo de validade mais longo do que uma bebida seca e semidoce.

O vinho jovem enviado para armazenamento deve ser verificado semestralmente quanto a alterações de sabor, a fim de ajustar as condições do ambiente, se necessário.

guarde a garrafa

Pode ser guardado na geladeira?

O vinho é guardado na geladeira somente após a garrafa ser despressurizada. Deve ser usado em pouco tempo.

Garrafas com rolha não devem ser guardadas nas prateleiras da geladeira.Baixas temperaturas e vibrações periódicas de eletrodomésticos afetam negativamente a qualidade do produto. O vinho também pode absorver odores alimentares.

Características de armazenamento de vinho caseiro

A principal tarefa é controlar a temperatura e a umidade do ambiente.

Alguns proprietários incluem prateleiras para vinhos no projeto de sua cozinha. Essa decoração fica linda, as garrafas ficam na horizontal, a luz solar direta não incide sobre o vidro da garrafa. Porém, as prateleiras da cozinha não são a melhor opção para armazenar álcool. A cozinha é o cômodo mais quente da casa, onde o fogão a gás e o forno ficam ligados todos os dias, e a temperatura aqui não atende aos parâmetros exigidos para o vinho.

Vinho caseiro

Na adega

A melhor opção para guardar garrafas após a fermentação do vinho é uma adega. Os parâmetros de umidade e temperatura aqui são praticamente estáveis ​​e ideais para álcool armazenado. É aconselhável equipar a sala especificamente para garrafas de vinho: limpá-la, instalar fontes de iluminação adequadas e equipar estantes convenientes.

Se a adega estiver parcialmente submersa no solo, é aconselhável colocar as estantes junto à parte subterrânea da parede. Mas se a umidade do ar no ambiente ultrapassar 80%, não se deve manter a bebida de uva próxima ao chão.

vinho na adega

No apartamento

A melhor opção é adquirir uma adega com porta de vidro escuro, climatização e proteção contra vibrações. Armários pequenos e baratos armazenam vinho de um tipo a uma temperatura definida. E em armários grandes e caros você pode definir diferentes temperaturas para armazenar vários tipos de álcool.

Você também pode instalar um frigobar com proteção UV na cozinha. Na verdade, esta é uma versão menor de uma adega.

O vinho caseiro é geralmente guardado em barricas de carvalho.Mas muitos produtores de vinho preferem usar garrafas de vidro escuro com rolhas porosas. Encha as garrafas completamente para que não fique ar entre o líquido e a rolha.

A duração do armazenamento é determinada pelo tipo de produto doméstico:

  • vinho de maçã, ameixa e outras frutas custa 3 anos;
  • Rowan e outros tipos de frutas vermelhas – 5 anos;
  • uva – 4 anos.

álcool em casa

Armazenar vinho depois de abrir o recipiente

A vida útil do álcool aberto é determinada pelo seu tipo:

  • o vinho tinto não pode ser consumido por mais de 5 dias;
  • branco e rosa – 3 dias;
  • o vinho espumante deve ser consumido durante o dia;
  • os fortificados são armazenados por mais tempo que outros - até uma semana.

A razão do curto prazo de validade após a abertura da garrafa é a reação de oxidação iniciada, que continua mesmo depois de a rolha ser devolvida ao seu lugar.

Mas depois de expirado o prazo de validade, o seu vinho preferido não deve ser jogado fora imediatamente. Pode ser utilizado para preparar deliciosos pratos quentes.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim