É possível armazenar vinho em garrafas plásticas, regras e características

Ao preparar vinho caseiro, muitas vezes surge a questão de onde armazená-lo mais tarde. É possível guardar vinho caseiro em garrafas plásticas ou é melhor usar vidro? Como armazenar adequadamente o vinho caseiro para que permaneça bom pelo maior tempo possível.


É possível fazer vinho em garrafas plásticas?

Terminada a preparação do vinho caseiro, surge imediatamente a questão de onde despejá-lo. As mais utilizadas são as garrafas plásticas. Mas permanece questionável se é adequado para este fim ou se é melhor despejá-lo em vidro.Mas é melhor fazer em recipientes de vidro.

Vantagens e desvantagens

Na maioria das vezes, o vinho caseiro acabado é engarrafado em garrafas plásticas. Quase todas as casas têm recipientes vazios de limonada ou água. Portanto, não é necessário gastar dinheiro e comprar embalagens adicionais. Mas este método de armazenamento tem vantagens e desvantagens.

Vantagens de usar um recipiente de plástico:

  • preço baixo;
  • volumes diferentes;
  • peso (é conveniente vender nesses recipientes);
  • capacidade;
  • fácil de usar;
  • fácil de limpar;
  • Você pode fermentar em garrafas plásticas;
  • existe uma oportunidade de reutilizar.

garrafas plásticas

Mas a utilização de tais recipientes para distribuir álcool tem muitas desvantagens. Se você colocar o plástico em um local quente, substâncias nocivas, incluindo microplásticos, começarão a ser liberadas. Isso também acontece se você colocar em fermentação. Apesar de as garrafas plásticas serem fáceis de usar e baratas, armazenar bebidas nesses recipientes é perigoso. Principalmente se os recipientes forem expostos a altas temperaturas.

Mas se seguir as regras de armazenamento, você pode colocar vinho caseiro em plástico sem medo de que isso tenha efeitos nocivos à saúde.

armazenamento de vinho

Que tipo de plástico é adequado?

Nem todos os tipos de plástico são usados ​​para armazenar vinho caseiro. Recipientes com água ou outras bebidas são adequados. Mas neste caso, você ainda precisa escolher os contêineres. Muitas vezes, devido ao armazenamento em garrafas plásticas, o álcool adquire um sabor desagradável de plástico e começa a cheirar mal.
Outro grande problema do uso do plástico é que ele permite a passagem de ar e outros gases. Como resultado, ocorrem processos de oxidação.

Para saber se um recipiente é adequado para engarrafamento ou não, é necessário procurar o ícone PETE ou HDPE.Se o recipiente tiver estas marcações, significa que é adequado para engarrafamento.

Todos os outros tipos de plástico com outras marcações não podem ser reutilizados para engarrafar quaisquer bebidas, não apenas vinho.

PET plástico

Regras para armazenamento em recipientes plásticos

Para garantir que o vinho caseiro não se estrague durante o maior tempo possível, deve ser engarrafado corretamente e devem ser observadas as condições ideais de armazenamento.
Regras para armazenar bebidas em plástico:

  1. Você só pode usar garrafas que já continham bebidas ou outros produtos alimentícios. Você não deve usar outras garrafas.
  2. Também é importante verificar o rótulo antes de servir a bebida. O rótulo deve dizer PET (PETE) ou HDPE.
  3. Antes de servir a bebida, o recipiente deverá ser bem lavado com sabão e seco. Não deve haver nenhum cheiro vindo dele.
  4. Após a lavagem do frasco, ele deve ser desinfetado. Uma solução de iodo é adequada para isso. Dissolva 3-5 gotas de iodo em água e lave o recipiente com a solução. Em seguida, enxágue com água limpa.
  5. Também é aconselhável mergulhar as tampas em solução de iodo por 35-50 minutos.
  6. Recomenda-se verificar regularmente o vinho no plástico. Se aparecer um odor ou sabor desagradável, coloque-o imediatamente em um recipiente limpo.
  7. A bebida deve ser guardada na vertical, em local fresco.

Depois que as garrafas estiverem prontas, despeje o vinho e feche-as com as tampas.

recipiente para vinho

Tudo o que você precisa saber sobre as datas de validade do vinho

A vida útil do vinho depende em grande parte das condições em que a bebida é armazenada. Se for armazenado em plástico, observe que o prazo de validade é de cerca de 3 meses. Os recipientes devem ser colocados em local fresco, onde a luz solar não penetre. A temperatura ideal é de +5 a +15 graus.

Se você mantiver uma bebida em plástico por mais tempo, mesmo em condições favoráveis ​​​​de armazenamento, os processos de oxidação começarão a ocorrer com o tempo. Por causa disso, o sabor da bebida deteriora-se. Sem falar que o plástico começa a liberar microplásticos, perigosos para a saúde humana.

O prazo de validade máximo pode ser se for armazenado em potes ou garrafas de vidro. Por exemplo, você pode enrolar latas de vinho da mesma forma que enrola comida enlatada.

validade do vinho

Tempo de armazenamento do vinho em plástico

A vida útil do plástico é curta. Mesmo que todas as condições de armazenamento sejam atendidas, o prazo de validade ainda é de 3 a 5 meses, não mais. Claro, você pode armazenar por mais tempo, mas o sabor da bebida pode deixar muito a desejar. O álcool adquire um sabor desagradável e também começa a cheirar mal.

É melhor usar vidro. Você não precisa comprar garrafas especiais. Frascos normais são bastante adequados para esta finalidade.

Alguns produtores de vinho recomendam despejar o vinho comprado em garrafas plásticas (por exemplo, o vinho caseiro é encontrado em quase todas as esquinas entre os residentes locais no sul) em recipientes de vidro. Depois disso, é melhor enrolá-los com tampas. Mas qualquer outra embalagem lacrada serve.

líquido dentro

Quanto tempo você pode armazenar depois de abrir o recipiente?

O prazo de validade após a abertura da embalagem de qualquer vinho é de vários meses. Após a abertura, recomenda-se armazená-lo por no máximo dois meses. Mas esta regra é frequentemente negligenciada. Isto é especialmente verdadeiro para o vinho caseiro. De qualquer forma, o plástico não é o melhor material para armazenar bebidas alcoólicas. É usado em casos extremos. Recomenda-se armazenar o vinho adquirido em garrafas plásticas por no máximo seis meses após a abertura.

Após a abertura, recomenda-se prestar ainda mais atenção às condições de armazenamento.Sob nenhuma circunstância você deve deixar álcool ao sol ou em uma sala com altas temperaturas. O álcool aberto só pode ser armazenado na geladeira. Se estas condições não forem cumpridas, a bebida estragará no dia seguinte à abertura das garrafas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim