As pessoas que criam vinhos aromáticos não se tornam imediatamente enólogos profissionais. Às vezes, você precisa gastar mais de uma dúzia de anos para preparar uma bebida de vinho saborosa e de alta qualidade. Os iniciantes que decidem fazer isso pela primeira vez muitas vezes se deparam com o fato de que a bebida criada começa a cheirar a vinagre. Para evitar que isso aconteça, você precisa descobrir com antecedência por que o vinho às vezes se transforma em vinagre.
Por que o vinho azedou?
Existem várias razões principais pelas quais um produto vínico é transformado em vinagre. Isso inclui o seguinte:
- O aparecimento de bactérias no líquido. Na maioria das vezes, uma bebida alcoólica se transforma em vinagre se nela aparecerem bactérias nocivas. Por isso, especialistas que já produzem vinho há muitos anos aconselham armazená-lo em potes pré-esterilizados. Isso aumenta significativamente a vida útil.
- Condições de armazenamento inadequadas. Às vezes, uma bebida de uva começa a azedar se não for armazenada corretamente. Na maioria das vezes, isso acontece se o líquido for mantido por muito tempo em uma sala muito quente, onde a temperatura não cai abaixo de vinte graus Celsius.
- O conteúdo de grande quantidade de oxigênio nos recipientes onde ocorre a fermentação. Se o vinho preparado começar a cheirar a vinagre, pode não ter fermentado adequadamente.
Como determinar isso
Quem vai começar a criar seriamente uma bebida alcoólica de uva deve saber distinguir um vinho azedo de um vinho normal.
Descobrir que o vinho vira vinagre é bastante simples, e você pode fazer isso mesmo sem alcoômetro. O processo de acidificação é geralmente determinado pelo sabor do líquido e seu odor desagradável. O vinho que começa a estragar tem um cheiro desagradável e um sabor amargo. Com o tempo, cheira um pouco a vinagre. Ao mesmo tempo, a acidez do sabor aumenta várias vezes. Portanto, para verificar se uma bebida está azeda ou não, basta cheirá-la e testar o sabor. Durante o teste, recomenda-se beber no máximo 2 a 3 goles, pois uma bebida estragada pode afetar negativamente o seu bem-estar.
Como consertar vinho estragado
Muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível guardar uma bebida de vinho por conta própria se ela começar a azedar.Isso só pode ser feito nas primeiras quarenta e oito horas após o início do procedimento de acidificação.
No entanto, enólogos experientes recomendam fazê-lo nas primeiras horas, pois aumenta a probabilidade de restaurar o sabor do vinho.
Existem várias maneiras de ajudar a eliminar o aroma desagradável do vinagre. Porém, o método mais eficaz é a pasteurização, que é realizada em várias etapas:
- primeiro você precisa remover a película cinza que aparece na superfície;
- destilar o líquido em recipientes limpos e esterilizados;
- coloque o recipiente cheio em uma panela com água;
- coloque o recipiente com as garrafas no fogão a gás e aqueça por meia hora;
- transfira a cuba com garrafas cheias para uma sala com temperatura de ar de cerca de 9 a 10 graus.
Medidas de prevenção
Existem várias dicas úteis que o ajudarão a evitar transformar uma bebida de vinho em vinagre:
- Prepare o líquido de uva apenas com frutas silvestres de alta qualidade. As uvas devem ser separadas com antecedência para eliminar os frutos podres e estragados.
- Esterilize os pratos. Os especialistas aconselham primeiro a esterilizar os recipientes onde a bebida irá fermentar e futuramente ser armazenada.
- A tampa do vinho deve ser periodicamente imersa no mosto. Isso é feito para que a bebida não comece a estragar.
- Use tampas de qualidade. Durante o processo de fermentação, é necessário usar bons selos d'água que evitem a entrada de ar nos recipientes.
É possível fazer vinagre com vinho azedo?
Às vezes o tempo esgota-se rapidamente e as pessoas não têm tempo para guardar o vinho que começou a azedar. Nesse caso, você pode simplesmente jogar fora a bebida estragada ou fazer vinagre com ela, muito usado pelas pessoas no dia a dia.O vinagre líquido feito de vinho é muito aromático e por isso é adicionado a vários pratos para dar um toque picante ao seu sabor.
Para preparar o vinagre de vinho, os recipientes com líquido são abertos e deixados abertos por 2 a 3 semanas. Neste caso, a bebida deve ser infundida a uma temperatura de pelo menos 20-25 graus acima de zero. Sob tais condições, o líquido azedará rapidamente e se transformará em vinagre.
Métodos de uso de ácido acético tartárico
Se algo deu errado durante a fermentação e você obteve ácido acético em vez de vinho, não fique chateado, pois ele também pode ser usado. Na maioria das vezes as pessoas o usam em:
- Área culinária. Muitas donas de casa e chefs profissionais usam ácido na culinária. A partir dele são feitos molhos aromáticos, que futuramente serão adicionados às saladas de vegetais. Este vinagre também é usado para marinar produtos de carne ou peixe.
- Vida. Vinho jovem estragado que começou a azedar também pode ser usado em casa. Por exemplo, pode ser usado para remover facilmente sujeira de roupas ou pratos. Esse líquido também é usado na lavagem de roupas para deixar o tecido mais macio.
É possível beber vinho que virou vinagre?
O vinho estragado e azedo perdeu tudo de útil que o torna bebível.
Portanto, se tiver sabor de vinagre, é recomendável evitar o consumo dessa bebida.
Conclusão
Pessoas que nunca prepararam bebidas com vinho muitas vezes cheiram a vinagre. Para evitar tal problema, você precisa se familiarizar com a prevenção de sua ocorrência e os métodos de restauração do vinho azedo.